As capotas metálicas reforços e respectivos mecanismos, normalmente acrescentam 200 kg às versões coupés, enquanto as de lona andam por 1/3 desse peso.
Esta é uma gigantesca diferença, negligenciável para um leigo, mas muito significativa para um petrol-head.
Num Mercedes S cabrio e num 997 cabrio, ambos de lona, esqueces-te completamente que estás num cabrio quando vais de capota fechada.
Vais-me obrigar a recorrer à pesquisa para não estar a falar de memória e cometer algum erro mas olha que não é bem assim.
Volto a referir o dado acima, a Ferrari dizia no comunicado de imprensa de lançamento do Cali que a diferença para a solução em lona que tinham testado era nula ou quase negligenciável (já não me lembro exactamente).
De resto acho que estamos a misturar conceitos. Carros enormes como estes generalistas de que se falam ou um BMW s8 por exemplo têm uma área tão grande para tapar que uma solução metálica vai ser sempre um trambolho.
Já carros mais pequenos podem ter soluções bem engraçadas metálicas e que esteticamente resultam bem (o SL por exemplo, o Z4 etc).
Quanto aos exemplos que indicas, como disse não conheço essas lonas em carro “de luxo” pelo que não me consigo pronunciar mas no 997 não concordo nada. Conheço bem o modelo e passou um 997 coupe la por casa, não é igual. É bom sem duvida, mas não é igual.
Depois há outra grande vantagem das capotas metálicas e dos seus “grandes rabos”. A capacidade da mala com a capota fechada.
Como as metálicas recolhem para a mala quando ela não está lá temos tanta capacidade de carga como um normal “hatchback”( ou mais). As capotas de lona recolhem para compartimentos específicos não utilizáveis e a mala é normalmente uma pequena vergonha.
Quando a minha namorada tinha o Astra CC a mãe dela tinha um Saab 9-3 cabrio, o último modelo antes de fecharem portas. No Astra CC cabia uma mala de porão mais uma catrefada de coisas, era um carro utilizável em qualquer contexto. No Saab nem metade lá se conseguia meter.
Eu tenho um cabrio de capota rígida e ainda ha 2 fins de semana la enfiei 1 mala porão daquelas mesmo grandes mais uma data de sacos e saquinhos. E ainda levava 2 malas cabine num dos bancos traseiros