Caça à multa - Indignação!!!

citação:Originalmente colocada por Traveller

citação:Originalmente colocada por Avant
Sugiro a leitura do código da estrada...

citação:SUBSECÇÃO II
Ultrapassagem
Artigo 36.º
Regra geral
1 A ultrapassagem deve efectuar-se pela esquerda.
2 Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de 120 a 600 euros.
Artigo 37.º
Excepções
1 Deve fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos ou animais cujo condutor, assinalando devidamente a sua intenção, pretenda mudar de direcção para a esquerda ou, numa via de sentido único, parar ou estacionar à esquerda, desde que, em qualquer caso, tenha deixado livre a parte mais à direita da faixa de rodagem.
2 Pode fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos que transitem sobre carris desde que estes não utilizem esse lado da faixa de rodagem e:
a) Não estejam parados para a entrada ou saída de passageiros;
b) Estando parados para a entrada ou saída de passageiros, exista placa de refúgio para peões.
3 Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de 120 a 600 euros.

citação:Artigo 42.o
[. . .]
Nos casos previstos nos n.os 2 e 3 do artigo 14.o e no artigo 15.o, o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos neste Código.

Vamos então ver as situações que o CE não consideram como ultrapassagem:

citação:Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito
1 Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.

2 Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 60 a 300 euros.

Artigo 15.º
Trânsito em filas paralelas
1 Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar.
2 Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de 120 a 600 euros.

Diz-me aí onde é que, fora das localidades, ou em engarrafamentos, e sem o carro da frente estar a sinalizar uma manobra de viragem à esquerda, se pode ultrapassar um carro pela direita...

Para mim basta ler a citação do Artigo 42.

Para mim ultrapassar significa ter que mudar de faixa para passar um veiculo qye se encontre a minha frente, e passando o mesmo retornar à minha faixa inicial.

Ora eu circulando na faixa da direita dentro dos limites de velocidade não sou obrigado a cruzar 2 faixas para passar um veiculo mais lento que circule na faixa do meio. Para além disso a propria Brisa no "manda" circular mais à direita.

Partilho da mesma opinião, sem tirar nem pôr... ;)

Meus amigos...

Olhem que HOJE há caça à multa na descida da Nacional 117 ou mais vulgarmente conhecida por Cabos D'Avila.

E sei de um caso que foi apanhado a descer a 128 km/h hj e que não tenho pena, só tenho pena pq a carta lhe faz mesmo falta mas é a "Pute de la vie!" E houve registos no local de 158 km/h! [:0][8]

citação:Originalmente colocada por Traveller

158 km....aquilo ali é 70.....ta bem tá
Aquilo Ali é 90Km/h...

Mas ficou lá esquecida uma placa de obras (que já estão quase quase há séculos). E a placa diz 70. E o radar está logo na placa...

Pq de resto toda a descida é 90, excepto na zona da ponte (Ikea).

Já aqui abri um tópico a indignar-me contra a caça á multa, na altura houve pessoas contra e outras a favor o que é normal, o que não é normal é a BT continuar na senda da caça á multa dos mais variados meios, alguns deles que de tão caricatos roçam mesmo o ridiculo.
Na semana passada seriam umas 22.30 descía eu os Cabos de Àvila quando avisto uma brigada nas bombas de gasolina, assim que passo vejo-os a acender os pirilampos e atravessam do lado direito para o lado esquerdo para, mandar (mais á frente ) encostar um Porsche, que descía ao meu lado nas calmas tal como eu. Tudo bem estão no direito deles, é pena é que não tenham visto ou não quiseram ver um Fiat que se enganou e ía entrar para a Cril e estava a fazer marcha atrás para corrigir o erro, eu vi, eles não viram? Ou estariam obcecados com o dito Porsche.
São estas pequenas atitudes que deixam mal uma força de segurança que tinha tudo para ser bem vista e respeitada por todos os utentes da estrada.

citação:Originalmente colocada por Tiro e Queda

Já aqui abri um tópico a indignar-me contra a caça á multa, na altura houve pessoas contra e outras a favor o que é normal, o que não é normal é a BT continuar na senda da caça á multa dos mais variados meios, alguns deles que de tão caricatos roçam mesmo o ridiculo.
Na semana passada seriam umas 22.30 descía eu os Cabos de Àvila quando avisto uma brigada nas bombas de gasolina, assim que passo vejo-os a acender os pirilampos e atravessam do lado direito para o lado esquerdo para, mandar (mais á frente ) encostar um Porsche, que descía ao meu lado nas calmas tal como eu. Tudo bem estão no direito deles, é pena é que não tenham visto ou não quiseram ver um Fiat que se enganou e ía entrar para a Cril e estava a fazer marcha atrás para corrigir o erro, eu vi, eles não viram? Ou estariam obcecados com o dito Porsche.
São estas pequenas atitudes que deixam mal uma força de segurança que tinha tudo para ser bem vista e respeitada por todos os utentes da estrada.

Tiro e Queda, por acaso não sabes se o dito Porsche era roubado ou coisa do género? Nunca sabemos tudo...

SilverArrow, a ideia que tenho é que a velocidade permitida no local é de 90 km/h e até tem condições para um bocadinho mais, mas abusos assim tb não! Se deixaram ficar a placa de 70km/h é mesmo para apanhar pq não se justifica tal.

citação:Originalmente colocada por testenick

citação:Originalmente colocada por Tiro e Queda

Tiro e Queda, por acaso não sabes se o dito Porsche era roubado ou coisa do género? Nunca sabemos tudo...

SilverArrow, a ideia que tenho é que a velocidade permitida no local é de 90 km/h e até tem condições para um bocadinho mais, mas abusos assim tb não! Se deixaram ficar a placa de 70km/h é mesmo para apanhar pq não se justifica tal.

já pararam pra pensar que pode haver outras razoes para ter uma placa de 70 nesse sítio? tudo bem que depois do arranjo que levou o piso está muito melhor mas mesmo assim é uma zona com N entradas e saídas, faixas de aceleraçao e desaceleraçao, paragens de autocarros, entradas e saídas de bombas de gasolina... enfim na hora de ponta pode ser a "**** da loucura".

Não sei o que me irrita mais... a pura caça à multa ou a pacividade dos agentes (PSP/GNR) perante a situação de verem um carro a sair em contra mão de uma rua e não fazerem nada para não terem que se chatear e:

- Não mandar parar e fiscalizar os veículos com matriculas dobradas para cima
- A passividade com os veículos que não possuem nem piscas nem retrovisores
- A passividade com o estacionamente super descontrolado principalmente qdo este não permite a passagem de alguem com uma cadeira de rodas... (o pão nosso de cada dia)
- A passividade com aqueles que se recusam a usar as faixas direitas das AE's.
- ETC ETC ETC ETC

muito bons para umas coisa (caça à multa) e uma autêntica mer.da para outras... [xx(]

citação:Originalmente colocada por Duro

já pararam pra pensar que pode haver outras razoes para ter uma placa de 70 nesse sítio? tudo bem que depois do arranjo que levou o piso está muito melhor mas mesmo assim é uma zona com N entradas e saídas, faixas de aceleraçao e desaceleraçao, paragens de autocarros, entradas e saídas de bombas de gasolina... enfim na hora de ponta pode ser a "**** da loucura".

Já! :D E aquela zona tem 3 faixas a descer mais os acessos, dai não ver a justificação dos 70. E mesmo que fosse o motivo que alegaste que tem o seu sentido reconheço, mais o Autocarro etc etc, Pq carga de água o mesmo limite não é estabelecido desde cá de cima? É que os acessos começam cá em cima e vão por ai abaixo. Pq só ali é que tem?

Pronto a Brigada é o Lobo Mau e o resto são todos Capuchinhos Vermelhos, injustiçados por não poderem esgrimir as virtudes dos seus bolides como bem lhes queira. O que vale é que somos todos farinha do mesmo saco mesmo os que andam lá por fora quando estão cá esquecem tudo.

Alguns exemplos

(eu) Na A5 com um MX5 a 172Kmh, o carro deles manteve-se bem distante, não dava para ver quem lá ia dentro (12 contos)

(eu) Na N5 em espanha a 162Kmh, o carisma verde num desnivel bem fora da estrada depois de um grupo de arvores era obvio, mas o tempo para reagir muito pouco mesma assim a velocidade antes da travagem estava perto dos 200k (20 mim pesetas)

(eu) Na Belgica um descuido devido á descida acentuada e bastante potência disponivel (estava a tentar manter os 140kmh) e o ponteiro subiu aos 160kmh, por cima do viaduto estavam os radares (um para cada faixa) com correspondentes máquinas fotográficas e flashes. Sem multa, o carro era alemão

(outros) Na alemanha acima dos 200k, aparece o sinal de 120k e obedeço, passo para 130k, um Z4 decide ignorar o sinal e manter os 200k, por azar o mercedes branco que seguia lá tb andava na caça á multa e segue atrás dele com o rotativo ligado (estavam parados na saida seguinte ) valor do prémio desconheço

(eu e outros) Na alemanha em localidade o carro da frente trava um pouco bruscamente á saida de uma curva para os 30kmh, mais á frente estava o radar bem discreto e numa lateral dois encostados a receberem a notificação se não tivesse ninguém á frente levava uma por ir a 60kmh provávelmente

(outros) Em espanha nos desvios dos SOS, descaracterizado, com os intermitentes ligados e os dois triangulos instalados e um a fazer que estava a utilizar o posto. Mais há frente no posto de abastecimento estava montada a selecção e escritório.

(outros) Na A1 há umas semanas, muitos carros na direita a aproximadamente 110kmh, eu ia a 140 escostei temporáriamente para deixar passar um avião, o 1.8T que entretanto já tinha passado sai da direita (escosto outra vez) e lá foi fazer a sua caça à multa (uns bons quilometros mais á frente no acesso a uma estação de serviço lá estavam os dois parados).

Abraço

citação:Originalmente colocada por Nuno Pratas

citação:Originalmente colocada por Leonardo Sinisgalli

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Um amigo meu com um Corsa 1.2 Sport ia a caminho do algarve e um Audi colou-se á traseira dele a dar sinais de luzes... Depois buzinou... Depois mais sinais.

O gajo manteve-se na sua velocidade, e o audi lá passou pela direita, e quem era? Quem era?

Os geninhos!

É vergonhoso.
Vergonhosa é a atitude do teu amigo!
Passou-lhe pela cabeça que aquele carro podia transportar alguém para o hospital?
Ou, se viu que era a GNR, que podia estar a perseguir um criminoso? Ou a atender uma emergência?

Não obstante, continuou a circular pela direita e foi ultrapassado pela esquerda!
Merece palmas, esse teu amigo.
E ainda se queixam da caça à multa: pelos vistos o teu amigo nem multado foi por estar a cometer uma contra-ordenação claríssima (mais uma prova que os GNR tinham algo de mais importante a fazer).

Só é apanhado quem quer.
Faço 200 kms todos os dias (quase sempre em AE), sempre a mais de 120 kms/h. Em compensação tento não passar da contra-ordenação leve (mais 30 kms do que o permitido) e respeito escrupulosamente todas as (outras) regras do Código da Estrada, nomeadamente, a santa da circulação pela faixa mais à direita (a maior parte das vezes só eu e alguns camiões circulamos naquela faixa).
Porque nunca me mandaram parar? Porque, apesar de conduzir a uma velocidade elevada, não faço asneiras, não incomodo ninguém e tenho uma condução calma.
Não valho a pena.
Quem se anda a picar, sujeita-se às consequências. Ninguém pode dizer que não estava avisado.
Agora, podem existir excepções em que a polícia abusa da sua autoridade. Nestes casos, isso é manifestamente censurável.
Mas são excepções e não a regra como querem fazer passar aqui...

Sendo o carro da GNR e mesmo que fosse a atender todos aqueles exemplos a maneira mais fácil de assinalar marcha de urgência é o pirilampo+sirene!

Cmpts
A 1ª questão foi já esclarecida pelo SilverArrow.
Quanto a esta, não é necesário ser-se da GNR para se transportar alguém ao hospital... E, neste caso, como fazer? Pôr a cabeça de fora a imitar uma sirene?
A questão que se coloca é: se o carro é descaracterizado, como saber se é da GNR? E se não for, como saber se está ou não numa situação de emergência? Na dúvida, dou sempre passagem. Não vá um dia ser eu a necessitar de ser conduzido ao hospital num carro sem sirene...

citação:Originalmente colocada por testenick

citação:Originalmente colocada por Duro

Já! :D E aquela zona tem 3 faixas a descer mais os acessos, dai não ver a justificação dos 70. E mesmo que fosse o motivo que alegaste que tem o seu sentido reconheço, mais o Autocarro etc etc, Pq carga de água o mesmo limite não é estabelecido desde cá de cima? É que os acessos começam cá em cima e vão por ai abaixo. Pq só ali é que tem?

Nao te vou jurar mas penso que mesmo na recta do Continente/Fiat o limite é 70, pelo menos no fim dessa recta e quando começa a descida havia lá uma placa de 70. Nao sei se se mantém.

citação:Originalmente colocada por Leonardo Sinisgalli
A 1ª questão foi já esclarecida pelo SilverArrow.
Quanto a esta, não é necesário ser-se da GNR para se transportar alguém ao hospital... E, neste caso, como fazer? Pôr a cabeça de fora a imitar uma sirene?

Está no codigo

Abraço

citação:Originalmente colocada por Elios

Pronto a Brigada é o Lobo Mau e o resto são todos Capuchinhos Vermelhos, injustiçados por não poderem esgrimir as virtudes dos seus bolides como bem lhes queira. O que vale é que somos todos farinha do mesmo saco mesmo os que andam lá por fora quando estão cá esquecem tudo.

Alguns exemplos

(eu) Na A5 com um MX5 a 172Kmh, o carro deles manteve-se bem distante, não dava para ver quem lá ia dentro (12 contos)

(eu) Na N5 em espanha a 162Kmh, o carisma verde num desnivel bem fora da estrada depois de um grupo de arvores era obvio, mas o tempo para reagir muito pouco mesma assim a velocidade antes da travagem estava perto dos 200k (20 mim pesetas)

(eu) Na Belgica um descuido devido á descida acentuada e bastante potência disponivel (estava a tentar manter os 140kmh) e o ponteiro subiu aos 160kmh, por cima do viaduto estavam os radares (um para cada faixa) com correspondentes máquinas fotográficas e flashes. Sem multa, o carro era alemão

(outros) Na alemanha acima dos 200k, aparece o sinal de 120k e obedeço, passo para 130k, um Z4 decide ignorar o sinal e manter os 200k, por azar o mercedes branco que seguia lá tb andava na caça á multa e segue atrás dele com o rotativo ligado (estavam parados na saida seguinte ) valor do prémio desconheço

(eu e outros) Na alemanha em localidade o carro da frente trava um pouco bruscamente á saida de uma curva para os 30kmh, mais á frente estava o radar bem discreto e numa lateral dois encostados a receberem a notificação se não tivesse ninguém á frente levava uma por ir a 60kmh provávelmente

(outros) Em espanha nos desvios dos SOS, descaracterizado, com os intermitentes ligados e os dois triangulos instalados e um a fazer que estava a utilizar o posto. Mais há frente no posto de abastecimento estava montada a selecção e escritório.

(outros) Na A1 há umas semanas, muitos carros na direita a aproximadamente 110kmh, eu ia a 140 escostei temporáriamente para deixar passar um avião, o 1.8T que entretanto já tinha passado sai da direita (escosto outra vez) e lá foi fazer a sua caça à multa (uns bons quilometros mais á frente no acesso a uma estação de serviço lá estavam os dois parados).

Abraço

cá dentro é caça à multa, lá fora é actuaçao exemplar das forças de autoridade e lá fora é que é bom e nao sei quê!!

Curiosamente os gajos lá fora dizem o mesmo...[}:)]

citação:Originalmente colocada por Excalibur

A quem não acredita ou nunca viu dou uma sincera recomendação.

Façam num ano 50.000 a 60.000 km's com os vossos TDI, CDI, HDIS e afins, pelas estradas deste nosso pais e depois venham aqui dizer se nunca viram.

Garanto-vos que vêm, e depois ... depois falamos se continuam com essa candida opinião.

Já dei várias vezes para esta causa penso que esta foi a ultima, continuamos a não querer ver que não são só os condutores a ter culpas, a forma como se aborda o problema da sinistralidade e da prevenção rodoviária é desadequado e estas inqualificáveis formas de actuar de algumas patrulhas e brigadas camufladas o fazem é VERGONHOSO.
Não podes pedir atestados de saber ler e escrever a toda a gente que manifesta a sua opinião. Por acaso faço + de 50,000km por ano, maioritariamente em AE.

E vejo muita coisa, naturalmente.

Nunca vi uma perseguição a curta distância. Já fui perseguido várias vezes e nunca os vi encostados.

Mas o que é que vocês querem mais? Queixam-se do quê?

Já citei muitas vezes o casa das obras na A1, aqui junto à portagem de Grijó. Nestes 10km que estão em obras, há lá placas a dizer qual o limite de velocidade, que a velocidade é controlada por radar, que há obras (nos USA, em caso da infracção ser num zona em obras, a multa é a multiplicar por 2) e sempre que passo por lá, há 1 carro branco da GNR - Nissan e na portagem estão uns 10 a 15 Toyotas e outros da GNR a facturar pesado. E só apanham o pessoal que exceda em 20km/h a velocidade máxima permitida, 80.

Ah, é caça à multa. Claro que sim. Tadinhos. :D

E eu a 100, porque sei que é um troço em obras e o pessoal a 140, 160 na maior. Porreiro. A segurança dos outros não interessa. E a polícia é uma cambada de camelos que só chateiam quem anda a trabalhar. Pois. [:p]

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por Excalibur

A quem não acredita ou nunca viu dou uma sincera recomendação.

Façam num ano 50.000 a 60.000 km's com os vossos TDI, CDI, HDIS e afins, pelas estradas deste nosso pais e depois venham aqui dizer se nunca viram.

Garanto-vos que vêm, e depois ... depois falamos se continuam com essa candida opinião.

Já dei várias vezes para esta causa penso que esta foi a ultima, continuamos a não querer ver que não são só os condutores a ter culpas, a forma como se aborda o problema da sinistralidade e da prevenção rodoviária é desadequado e estas inqualificáveis formas de actuar de algumas patrulhas e brigadas camufladas o fazem é VERGONHOSO.
Não podes pedir atestados de saber ler e escrever a toda a gente que manifesta a sua opinião. Por acaso faço + de 50,000km por ano, maioritariamente em AE.

Nunca vi uma perseguição a curta distância. Já fui perseguido várias vezes e nunca os vi encostados.

Já citei muitas vezes o casa das obras na A1, aqui junto à portagem de Grijó. Nestes 10km que estão em obras, há lá placas a dizer qual o limite de velocidade, que a velocidade é controlada por radar, que há obras (nos USA, em caso da infracção ser num zona em obras, a multa é a multiplicar por 2) e sempre que passo por lá, há 1 carro branco da GNR - Nissan e na portagem estão uns 10 a 15 Toyotas e outros da GNR a facturar pesado. E só apanham o pessoal que exceda em 20km/h a velocidade máxima permitida, 80.

E eu a 100, porque sei que é um troço em obras e o pessoal a 140, 160 na maior. Porreiro. A segurança dos outros não interessa. E a polícia é uma cambada de camelos que só chateiam quem anda a trabalhar. Pois. [:p]

É verdade que a malta abusa não são todos ou são. e se á sinalização a dizer que á radares e essa treta toda acho bem que seja multados mas agora e maior parte das vezes quando não existe os tai avisos de radar e eles (BT) estão escondidos atrás das moitas a tirar velocidades ai sim chamo caça á multa

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

ACho que a resposta já a tinha colocado.

citação:Excalibur
AH Membro Gold

Portugal

7029 Posts
Colocado - 23/05/2006 : 18:38:58
Talvez dos metodos que usam

Que diga-se, em muitos casos nao saõ nada consentaneos com a sociedade actual.

Infrigiu !!
Multa e acabou, não anda ali a ver se pode "carregar" um pouco mais.

Não infrigiu está no limiar, ou multa e tem argumento para tal, não tem, segue e apanha outro.

Mas olhem ás infracções que até se revestem de perigo para o transito e que saõ feitas nas suas barbas, o circular permanentemente nas faixas á esquerda, não sinalizar manobras, etc, etc.

Eu minimamente cumpro, no exemplo que dás também eu andaria a 80 ou 90 fosse esse o limite estipulado, agora o que se vê em determinadas situações não é simplesmente cumprir o dever, é usar o dever para tirar um pouco de gozo do cidadão.

e se fores a espanha não os ves atras das moitas a tirar velocidades.
eles até avisam uns metros antes mas tanbem se fores apanhado tás bem lixado

Ja dizia o outro

Quem são os policias que policiam os policias...

Não sei em que país voçês moram, mas no meu, eles andam bem coladinhos, tanto em AE como na Marginal ou dentro de Lisboa...

Back