Caça à multa?

Sobre isso dos máximos automáticos não será um excesso de se querer tudo automático?
E já agora isso também desliga os maximos se detectar peões ou animais?

De resto se funciona a 100%, ok, agora se há situações que não, mais vale ir em manual.

Posto isto, não duvido que seja mt mais provavel alguém manualmente se esquecer de tirar os maximos do que o sistema automático o fazer mesmo que com delay. MAS os cuidados e análise que vocês estão a debater, boa parte dos condutores não o fará, como sabemos, e o resultado...já sabemos.

Em zonas iluminadas ou abaixo de 40km/h o meu nem sequer liga automaticamente os máximos. Por isso a parte dos peões está normalmente assegurada. Já animais ainda bem que não o faz pois já me salvou de atropelar um javali.

Em zonas iluminadas ou abaixo de 40km/h o meu nem sequer liga automaticamente os máximos. Por isso a parte dos peões está normalmente assegurada. Já animais ainda bem que não o faz pois já me salvou de atropelar um javali.

Mas do que sei os bichos tb podem ficar desorientados e ficar mais sujeitos a atropelamentos..

nto grande evolução no dacia, o meu III é só 2 km/h, nada mau.

jfangio o desconto do radar não é linear, por ex numa noticia há uns anos disseram que abaixo dos 100 km/h era 5 km/h, mas tb já soube de quem ia a 161 reais e eles passaram pa 151, e isso tb pode ajudar a explicar o mito de que só multam a partir de 140, é que se o minimo for 121 e aqui se mantiver os 10 de tolerancia, terá de ser minimo 131 reais que implica 133 a 143 de velocimetro.

nto grande evolução no dacia, o meu III é só 2 km/h, nada mau.

jfangio o desconto do radar não é linear, por ex numa noticia há uns anos disseram que abaixo dos 100 km/h era 5 km/h, mas tb já soube de quem ia a 161 reais e eles passaram pa 151, e isso tb pode ajudar a explicar o mito de que só multam a partir de 140, é que se o minimo for 121 e aqui se mantiver os 10 de tolerancia, terá de ser minimo 131 reais que implica 133 a 143 de velocimetro.

O desconto tem que ver com a máquina. Cada uma tem um erro e uma incerteza específica que têm que ser deduzidas à velocidade registada pela máquina para que não restem dúvidas da velocidade a que circulava o veículo.

estão-se a misturar duas coisas diferentes.
uma é a liberdade que uma entidade fiscalizadora tem para regular o cinemometro para multar a partir de determinada velocidade/ tipo de infração de determinada via. há situações em que decidem multar só a partir de de velocidade considerada infração grave e outros casos dão mesmo tolerância zero como até aconteceu há uns anos julgo que na N125 que até foram colocados painéis a informar.

outra coisa é o EMA que é obrigatoriamente descontado em todas as medições sendo sempre esse o valor apurado para efeitos de coima conforme indicado no b) do art. 170 do CE e isso é válido também para outros instrumentos de medição como os exemplo os alcoolimetros que se não estou em erro ronda os 8% para medições até 2gr de TAS
no caso dos cinemometros até saiu recentemente uma portaria onde já se inclui o EMA dos novos radares de secção (velocidade média) e salvo umas 2 ou 3 exceções na maioria aplica-se um desconto de 5km/h ou 5% conforme seja respetivamente uma situação de velocidade inferior ou superior a 100km/h​

não estou a conseguir meter o link correto para a portaria nº 352/2023

Última edição:
Aqui na Australia o limite e' 110 e eles multam imediatamente acima (claro que dando o desconto que qualquer dispositivo de medicao tem que ter). Nunca fui apanhado, mas ja tive colegas a ser apanhados muito pouco acima do limite.

Olá a todos,

Li com atenção todas as respostas, as quais respeito, embora discorde, pois algumas distorcem completamente o que referi. Mas gostava de vos contar algo interessante e para isso vamos recuar cerca de 25 anos.

Há cerca 25 anos atrás, estava eu com perto de 40 anos, apareceu o forum da revista Autohoje ( hoje chamado de Motorguia ). Fui dos primeiros a registar-me, com outro nick ( entretanto esqueci os acessos e criei este mais tarde em 2007 ) e por volta de 2004 tive a oportunidade de conhecer varios membros bem como 2 dos moderadores, um dos quais ainda hoje aqui continua e com um bom trabalho. Eram na maioria miudos novos que tinham nessa altura a idade do meu filho mais velho, 18, 19, 20 anos. Recordo dum facto engraçado, um dos moderadores nem carta ainda tinha. Bons tempos. Cerca de 25 anos depois, é com muito prazer que verifico, que quase todos os que responderam a este tópico são condutores que nunca ultrapassaram os limites de velocidade em auto estrada, ao contrário do que deverá acontecer com 99,9% dos portugueses! É de facto prestigiante para este forum e de louvar, a presença no mesmo de 0,1% da população portuguesa, que nunca excedeu os limites de velocidade em auto estrada, autenticos samaritanos do volante e que eu irei passar a admirar, pois confesso não ter as mesmas qualidades e embora tente ao maximo respeitar o código de velocidade, por vezes em auto estrada isso não acontece. Como cada vez que saio à rua encontro pessoal inconsciente a conduzir, com a maior percentagem a incidir no pessoal acelera mais novo, presumo que por esta altura este forum esteja cheio de velhotes como eu, quiçá alguns mais rezingões e extremistas no que aos limites de velocidade diz respeito.

Não posso tambem de acrescentar o seguinte. Dá a ideia que algumas pessoas não leram o que escrevi no inicio deste tópico, pois eu fui bem claro quando referi que as velocidades deveriam ser cumpridas, especialmente dentro das localidades, pois é aí que acontecem os maiores abusos e os maiores riscos. Em auto estrada circular a 130 parece-me absolutamente normal, metade dos paises da europa têm 130 como limite e limitei-me a referir isso. Extrapolar isso para fazer comparações com tipos que conduzem em cima dos outros, que fazem manobras perigosas ou até fazer contas ridiculas à hipotetica velocidade de ponteiro, parece-me totalmente absurdo e disparatado. Embora possam estar mais velhos ( ou se calhar não... ), há velhos hábitos que nunca mudam e até topicos como este são motivo para inventar situações inexistentes, rotular pessoas e criar conflitos e confusões. Para alguns eu já era um demonio ao volante por ter andado a 130 km/h na auto estrada, um completo disparate! Havia um programa chamado a noite da má lingua em que se dizia mal de tudo e todos, porque não um forum com o mesmo nome?

Sou um defensor dos constantes abusos na estrada tais como: manobras perigosas, desrespeito pelos semáforos e passadeiras, excesso de velocidade dentro de localidades, ultrapassagens sem noção, zigue-zague no transito para passar à frente dos outros, enfim, uma quantidade de comportamentos perigosos e desajustados, mas isso é muito diferente de andar em auto estrada sem transito, à 1h da manhã a 130 km/h!

Em resumo, fui apanhado em excesso de velocidade? Fui. Paguei a multa? Paguei. Neste forum ninguem excede os limites em auto estrada? Pelas respostas que li, parece que não! Será um milagre? Talvez!

Poderia de imediato escrever as mensagens que imagino se irão seguir, mas não vale a pena, pois são demasiado previsiveis, é o normal.

Bom Ano a todos

Presumo que não sejas de Lisboa, para não conheceres o radar fixo, ou então esqueceste-te dele.

Isto pode acontecer a qualquer um, resta assumir o erro.

Presumo que não sejas de Lisboa, para não conheceres o radar fixo, ou então esqueceste-te dele.

Isto pode acontecer a qualquer um, resta assumir o erro.

Sou de Lisboa sim, natural de Alvalade. Talvez por normalmente cumprir os limites de velocidade, nunca me tinha apercebido desse radar, apenas tinha conhcimento do que se encontra na entrada da 2a circular, onde o limite é de 80km/h. Claro, o erro é mais que assumido, referi-o no inicio, mas não posso deixar de comentar que se forem multar toda a gente que circula a 130 km/h em auto estrada, ninguem escapa. Os exemplos deveriam vir de cima e infelizmente tanto os governantes que fazem as leis, como os agentes de autoridade que conheço e são muitos, são dos maiores desrespeitadores das regras de transito....

Sobre isso dos máximos automáticos não será um excesso de se querer tudo automático?
E já agora isso também desliga os maximos se detectar peões ou animais?

De resto se funciona a 100%, ok, agora se há situações que não, mais vale ir em manual.

Posto isto, não duvido que seja mt mais provavel alguém manualmente se esquecer de tirar os maximos do que o sistema automático o fazer mesmo que com delay. MAS os cuidados e análise que vocês estão a debater, boa parte dos condutores não o fará, como sabemos, e o resultado...já sabemos.
Nos Tesla a maior parte das vezes não são os máximos automáticos que encandeiam, mas sim os médios. De vez em quando tem que se fazer um ajuste de altura dos farois (é só ir a um menu e o carro faz isso sozinho).
por acaso tenho notado cada vez mais carros com os farois muito fortes e não são os máximos. Isto em todas as marcas, mas com maior incidência em BMW (talvez por haver mais modelos a circular com farois “potentes”).

Há cerca 25 anos atrás, estava eu com perto de 40 anos, apareceu o forum

As internetes já não são a mesma coisa, agora não se podem dizer bacoradas em voz muito alta, e como a natureza tem horror ao vácuo, o espaço é ocupado por puritanos sortidos a apregoar virtudes diversas em voz tonitruante.

O Dana Carvey do "Saturday Night Live" tinha um skit recorrente em que a certa altura a personagem declarava "I shall now do my 'Superior Dance'!" para rematar a vitória retórica do seu monólogo. Há muitas coisas que são assim [:p]

Olá a todos,

Li com atenção todas as respostas, as quais respeito, embora discorde, pois algumas distorcem completamente o que referi. Mas gostava de vos contar algo interessante e para isso vamos recuar cerca de 25 anos.

Há cerca 25 anos atrás, estava eu com perto de 40 anos, apareceu o forum da revista Autohoje ( hoje chamado de Motorguia ). Fui dos primeiros a registar-me, com outro nick ( entretanto esqueci os acessos e criei este mais tarde em 2007 ) e por volta de 2004 tive a oportunidade de conhecer varios membros bem como 2 dos moderadores, um dos quais ainda hoje aqui continua e com um bom trabalho. Eram na maioria miudos novos que tinham nessa altura a idade do meu filho mais velho, 18, 19, 20 anos. Recordo dum facto engraçado, um dos moderadores nem carta ainda tinha. Bons tempos. Cerca de 25 anos depois, é com muito prazer que verifico, que quase todos os que responderam a este tópico são condutores que nunca ultrapassaram os limites de velocidade em auto estrada, ao contrário do que deverá acontecer com 99,9% dos portugueses! É de facto prestigiante para este forum e de louvar, a presença no mesmo de 0,1% da população portuguesa, que nunca excedeu os limites de velocidade em auto estrada, autenticos samaritanos do volante e que eu irei passar a admirar, pois confesso não ter as mesmas qualidades e
embora tente ao maximo respeitar o código de velocidade, por vezes em auto estrada isso não acontece. Como cada vez que saio à rua encontro pessoal inconsciente a conduzir, com a maior percentagem a incidir no pessoal acelera mais novo, presumo que por esta altura este forum esteja cheio de velhotes como eu, quiçá alguns mais rezingões e extremistas no que aos limites de velocidade diz respeito.

Não posso tambem de acrescentar o seguinte. Dá a ideia que algumas pessoas não leram o que escrevi no inicio deste tópico, pois eu fui bem claro quando referi que as velocidades deveriam ser cumpridas, especialmente dentro das localidades, pois é aí que acontecem os maiores abusos e os maiores riscos. Em auto estrada circular a 130 parece-me absolutamente normal, metade dos paises da europa têm 130 como limite e limitei-me a referir isso. Extrapolar isso para fazer comparações com tipos que conduzem em cima dos outros, que fazem manobras perigosas ou até fazer contas ridiculas à hipotetica velocidade de ponteiro, parece-me totalmente absurdo e disparatado. Embora possam estar mais velhos ( ou se calhar não... ), há velhos hábitos que nunca mudam e até topicos como este são motivo para inventar situações inexistentes, rotular pessoas e criar conflitos e confusões. Para alguns eu já era um demonio ao volante por ter andado a 130 km/h na auto estrada, um completo disparate! Havia um programa chamado a noite da má lingua em que se dizia mal de tudo e todos, porque não um forum com o mesmo nome?

Sou um defensor dos constantes abusos na estrada tais como: manobras perigosas, desrespeito pelos semáforos e passadeiras, excesso de velocidade dentro de localidades, ultrapassagens sem noção, zigue-zague no transito para passar à frente dos outros, enfim, uma quantidade de comportamentos perigosos e desajustados, mas isso é muito diferente de andar em auto estrada sem transito, à 1h da manhã a 130 km/h!

Em resumo, fui apanhado em excesso de velocidade? Fui. Paguei a multa? Paguei. Neste forum ninguem excede os limites em auto estrada? Pelas respostas que li, parece que não! Será um milagre? Talvez!

Poderia de imediato escrever as mensagens que imagino se irão seguir, mas não vale a pena, pois são demasiado previsiveis, é o normal.

Bom Ano a todos

(a vermelho) A mim parece-me que é certamente o mesmo caso da maioria das pessoas. O meu é de certeza.

O que é que acontece para as respostas que recebeste, é que as pessoas que como tu, às vezes cometem uma infracção e são apanhados, não ficam indignadas porque afinal o radar não está fixo nos 150 km/h ou porque a velocidade máxima afinal devia ser 130km/h.

Acho que a questão foi essa e não o facto de teres sido apanhado a 132km/h. Eu continuo a achar a mesma coisa, andar a +- 145km/h na Autoestrada e ser apanhado num radar não se chama caça à multa.

Cerca de 25 anos depois, é com muito prazer que verifico, que quase todos os que responderam a este tópico são condutores que nunca ultrapassaram os limites de velocidade em auto estrada, ao contrário do que deverá acontecer com 99,9% dos portugueses! É de facto prestigiante para este forum e de louvar, a presença no mesmo de 0,1% da população portuguesa, que nunca excedeu os limites de velocidade em auto estrada, autenticos samaritanos do volante e que eu irei passar a admirar, pois confesso não ter as mesmas qualidades e embora tente ao maximo respeitar o código de velocidade, por vezes em auto estrada isso não acontece. Como cada vez que saio à rua encontro pessoal inconsciente a conduzir, com a maior percentagem a incidir no pessoal acelera mais novo, presumo que por esta altura este forum esteja cheio de velhotes como eu, quiçá alguns mais rezingões e extremistas no que aos limites de velocidade diz respeito.

Creio que não percebeste; o que está em causa não é o cumprimento, ou não, das regras estradais, mas sim o assumir dos nossos erros, sem subterfúgios...

Não posso tambem de acrescentar o seguinte. Dá a ideia que algumas pessoas não leram o que escrevi no inicio deste tópico, pois eu fui bem claro quando referi que as velocidades deveriam ser cumpridas, especialmente dentro das localidades, pois é aí que acontecem os maiores abusos e os maiores riscos.

E aquele radar está ali porquê? Exato, porque é um ponto critico, o final de uma AE, a entrada numa grande cidade, um ponto onde é frequente as paragens do trânsito e consequentes choques em cadeia. Se calhar o radar foi ali colocado com critério, digo eu...

Para alguns eu já era um demonio ao volante por ter andado a 130 km/h na auto estrada, um completo disparate! Havia um programa chamado a noite da má lingua em que se dizia mal de tudo e todos, porque não um forum com o mesmo nome?

Permite-me; se foste controlado a 132 km/h REAIS, o ponteiro do velocímetro do teu veículo andaria ali algures entre os 140 e os 145 km/h.

Em relação ao fórum, caso este não se adeque, tens sempre o tuningonline.

Mas, voltamos ao 1º ponto; foste apanhado em excesso de velocidade, a culpa é da caça á multa; foste criticado pela tua postura, a culpa é do fórum, dos miúdos, dos graúdos, etc. E tu, és perfeito? Já experimentaste fazer uma introspeção?

É tudo tão previsível, tanto que nunca te passou pela cabeça que pudesse haver ideias diferentes das tuas (sacrilégio!). Sem razão nenhuma, claro...

PS: A menção da idade é porquê? Para ganhar pela antiguidade?

É revoltante e chato, sim, mas há que assumir a culpa. Só é caçado quem se permite ser caçado... desrespeitando conscientemente as regras que conhece perfeitamente.

Sou de Lisboa sim, natural de Alvalade. Talvez por normalmente cumprir os limites de velocidade, nunca me tinha apercebido desse radar, apenas tinha conhcimento do que se encontra na entrada da 2a circular, onde o limite é de 80km/h. Claro, o erro é mais que assumido, referi-o no inicio, mas não posso deixar de comentar que se forem multar toda a gente que circula a 130 km/h em auto estrada, ninguem escapa. Os exemplos deveriam vir de cima e infelizmente tanto os governantes que fazem as leis, como os agentes de autoridade que conheço e são muitos, são dos maiores desrespeitadores das regras de transito....

E é bom que abrandes antes de chegar a esse assinalado, porque de quando em vez, está o móvel, 300 metros antes.

Ainda há dias, ia eu, e mais umas dezenas de veículos, nos meus 75 km/h a passar pelos tuneis de Benfica em direção a Algés, quando um apressadinho de um Megane passa pela esquerda a uns 80/90 km/h, foi flashado (e eu também, espero que a maquineta tenha acertado no veiculo...). Com tanto sinal, com tanto aviso, qual é mesmo a desculpa?

E é bom que abrandes antes de chegar a esse assinalado, porque de quando em vez, está o móvel, 300 metros antes.

Boas!
Um pouco de off topic, em que zona mesmo costuma estar esse radar móvel? (é que quando venho do "norte", só baixo dos cem mais ou menos junto à saída para o Prior Velho / Sacavém :sh) )
Obg!

Agora sobre o tópico, caça à multa é, quanto muito e na mho, quando não há qualquer aviso ou sinal (E já estou a fazer um grande desconto no meu pensamento, pois regras são regras e se existe fiscalização e estamos a incumprir, não há caça à multa, há só incautos...).

Tudo o mais é o risco que aceitamos correr ("custo/benefício" [:D]) se excedermos o que está determinado pela sinalização.
E contra mim falo, pois, ainda no dia 1, fiz uma AE sempre entre os 130 e 140, o que me permitiu seguir na via da esquerda com muito menos confusão do que na faixa da direita, mantendo um ritmo constante.

E já agora, o risco que eu aceito correr na velocidade (salvo raríssimas exceções), é o que corresponde ao excesso punido como contraordenação leve. Exceto, é claro, no caso dos radares fixos onde cumpro os limites.

Cumps!

Voltar
Superior