Caixa DSG é fiável?

Ponho agora o seguinte problema, atendendo às características das duas caixas.

A DSG7 é indicada para um valor de binário até 250 N.m. Ora, o 1.6 TDI tem, precisamente, este valor logo cerca das 2000 rpm. Então, qual será a durabilidade dela, trabalhando tão à justa?

Não seria melhor o uso da DSG6 que aguenta binários superiores 350 N.m? Para o 2.0 TDI está bem aplicada a DSG6.
Segundo fontes oficiosas a dsg7 aguenta até 320 Nm. Apenas está limitada a 250 para prolongar a vida das embraiagens.
Consumo global está em 5,6 L/100.

E os consumos verificados? São superiores as versões de caixa manual? Obrigado aos dois desde já.

Olá Marelo,

Quanto a comparar consumos, não sei, pois não conheço ninguém com um golf como o meu com caixa manual de 6, mas a média que tenho neste momento é de 6,2 lts/100kms.
Para um carro "automático" é um valor bastante bom, até porque parte da utilização é urbana.

Gasóleo ou gasolina?

Onde é que, segundo a vossa experiência, esta caixa tem melhor rendimento? Estou a falar dos motores 1.6 TDI, 1.4 TSI (160 cv) e 2.0 TDI.

Pelo que eu estive a ler, penso que o câmbio sequencial é mais útil no modo S (sport). É aí que poderemos moderar ou puxar pela caixa quando necessário, especialmente em estradas sinuosas de montanha.

No modo D (Drive) será mais para usar em automático e para poupança de combustível e motor

Sem experiência nenhuma, foi às conclusões que cheguei. Mas posso estar enganado.

Pelo que eu estive a ler, penso que o câmbio sequencial é mais útil no modo S (sport). É aí que poderemos moderar ou puxar pela caixa quando necessário, especialmente em estradas sinuosas de montanha.

No modo D (Drive) será mais para usar em automático e para poupança de combustível e motor

Sem experiência nenhuma, foi às conclusões que cheguei. Mas posso estar enganado.

Olá AntonioRibeiro

Em relação à utilização da DSG, tanto o modo Drive (D), como o modo Sport (S), são totalmente automáticos. A diferença reside no facto de, no modo S, as trocas de mudança ocorrerem a regimes mais elevados permitindo explorar mais as rotações do motor. Se não estou em erro, no meu caso (Golf V 1.9 TDI DSG), as trocas em modo S ocorrem após as 2600 rpm.
Em situações em que o carro, no modo D, iria em sexta, no modo S provavelmente irá em quarta.
Para ser sincero, utilizo o modo S em estradas de montanha, a descer, para utilizar o efeito travão do motor. Em D o motor rola mais solto e esse efeito quase não existe.
O modo sequencial é independente da linha P R N D S. Tem que se deslocar a alavanca para a direita e, a partir daí, utilizar impulsos para a frente para subir e impulsos para trás para reduzir.
No entanto, mesmo no sequencial, se o regime do motor for muito baixo ou, pelo contrário, se puder ocorrer sobre-regime, a caixa não troca de mudanças por mais impulsos que se dêem à alavanca.
Cumprimentos
Esqualidus

Olá AntonioRibeiro

Em relação à utilização da DSG, tanto o modo Drive (D), como o modo Sport (S), são totalmente automáticos. A diferença reside no facto de, no modo S, as trocas de mudança ocorrerem a regimes mais elevados permitindo explorar mais as rotações do motor. Se não estou em erro, no meu caso (Golf V 1.9 TDI DSG), as trocas em modo S ocorrem após as 2600 rpm.
Em situações em que o carro, no modo D, iria em sexta, no modo S provavelmente irá em quarta.
Para ser sincero, utilizo o modo S em estradas de montanha, a descer, para utilizar o efeito travão do motor. Em D o motor rola mais solto e esse efeito quase não existe.
O modo sequencial é independente da linha P R N D S. Tem que se deslocar a alavanca para a direita e, a partir daí, utilizar impulsos para a frente para subir e impulsos para trás para reduzir.
No entanto, mesmo no sequencial, se o regime do motor for muito baixo ou, pelo contrário, se puder ocorrer sobre-regime, a caixa não troca de mudanças por mais impulsos que se dêem à alavanca.
Cumprimentos
Esqualidus

A tua caixa já é a DSG7? Penso que a DSG6 é mais fiável e resistente.

A tua caixa já é a DSG7? Penso que a DSG6 é mais fiável e resistente.

A minha é a de 6.
Em 2005, quando adquiri o carro, só havia essa.
Até ver (quase 7 anos e 118.000 kms) nada a dizer. Continua suave a trocar de mudanças, tanto a reduzir como a subir. Estou satisfeito.

A minha é a de 6.
Em 2005, quando adquiri o carro, só havia essa.
Até ver (quase 7 anos e 118.000 kms) nada a dizer. Continua suave a trocar de mudanças, tanto a reduzir como a subir. Estou satisfeito.

De facto, as DSG6 têm aguentado mais. São também mais antigas e rodadas, já houve mais tempo para corrigir eventuais erros.

Contudo, é questão de sorte ou azar. Sempre pode calhar um carro 'limão'. Mas, se formos a pensar nisso... não decidimos nada. O meu caro actual não me tem dado problemas... até agora. Vai ficando cada vez mais velho (tem 6 anos) e vai-se desvalorizando rapidamente. Foi ontem à inspecção e estava bom, nada a reparar.

Tenho interesse em subir mais um degrau (para o 2.0 TDI) e ter a caixa DSG. Se tivesse (mais) dinheiro, ficava ainda com o que tenho mais o novo. Mas, não é possível :(. O 2.0 vai ficar mesmo à justa no meu orçamento. Se o decidir comprar, dando o meu à troca, espero que não saia 'limão'.

Last edited:
De facto, as DSG6 têm aguentado mais. São também mais antigas e rodadas, já houve mais tempo para corrigir eventuais erros.

Contudo, é questão de sorte ou azar. Sempre pode calhar um carro 'limão'. Mas, se formos a pensar nisso... não decidimos nada. O meu caro actual não me tem dado problemas... até agora. Vai ficando cada vez mais velho (tem 6 anos) e vai-se desvalorizando rapidamente. Foi ontem à inspecção e estava bom, nada a reparar.

Tenho interesse em subir mais um degrau (para o 2.0 TDI) e ter a caixa DSG. Se tivesse (mais) dinheiro, ficava ainda com o que tenho mais o novo. Mas, não é possível :(. O 2.0 vai ficar mesmo à justa no meu orçamento. Se o decidir comprar, dando o meu à troca, espero que não saia 'limão'.

Por acaso também ando a pensar trocar o meu golf mas, desta vez, não me parece que vá continuar na VW.
O Golf VI (que chamo de V e 1/4 pois as diferenças são muito poucas) está a prazo. Em setembro vai ser apresentado o novo em Frankfurt.
No actual, sento-me nele e tenho a sensação de estar no meu carro. Para além de não gostar nada dos faróis de trás do actual quando comparados com os do meu...
Mas não querer VW não se prende com a caixa DSG, pois um dos carros que ando a ponderar é o Altea 2.0TDI DSG.
A única coisa que me arrepia no Altea é o tablier. Até gosto do design, principalmente do CopaPlus, mas o material ser todo plástico rígido, que já ninguém utiliza...
Não é que tenha medo dos ruídos parasitas pois isso o Golf também faz. A questão é mesmo o toque...
Por acaso, em relação aos ruídos, quando fui à VW ver o VI (ou V e 1/4, eheheh) reparei que os ruídos da consola central estão para continuar. Calquei o plástico na zona do rádio e ouvi um estalo... Parece-me que, por aí, também não houve grande evolução. Só desapareceu a grelha do topo do tablier...
Bem, mas isto foge um bocado à questão.
A caixa dsg é muito boa. Quanto a mim, não corta o prazer de conduzir, pelo contrário, fica é mais dispendiosa, quer na aquisição, quer na manutenção (óleo e filtro aos 60.000Kms).
Já pus algumas pessoas que tinham aqueles preconceitos contra as caixas automáticas a conduzi-lo e mudaram todos de ideias... Principalmente por estarem à espera das indecisões e do arrasto nas mudanças. A caixa DSG não faz nada disso. Não me lembro de, alguma vez, a minha ter falhado uma mudança.
Quanto à fiabilidade, é como digo, se a coisa correr mal, quer-me parecer que fica muito caro, mas acho que os cuidados também são muito importantes.
Nenhuma caixa (e nisso as automáticas são mais sensíveis) gosta de arranques a fundo ou a patinar rodas constantemente.
De resto é uma questão de sorte mas, para ser sincero, ainda tenho mais medo da fiabilidade dos "afamados" 2.0TDI, do que da caixa dsg.
Já ouvi dizer, ou melhor, li em foruns, que houve pessoal que teve problemas na dsg e gastou 2.000€, mas conheço uma pessoa que tem um Golf V 2.0 TDI que gastou perto de 3.000€ com o famoso problema das cabeças do 2.0 TDI. O azar deste meu conhecido foi ser cuidadoso e o motor só rebentar depois de passar dos 100.000, já fora da garantia...
Mas lá está, a sorte também conta...

Esqualidus, o problema dos 2.0 não foi já resolvido? Ouvi dizer e li que já estava ultrapassado o problema da cabeça do motor. Aliás até já estava no Golf V.

Esqualidus, o problema dos 2.0 não foi já resolvido? Ouvi dizer e li que já estava ultrapassado o problema da cabeça do motor. Aliás até já estava no Golf V.

Eh pá, eu acho que sim. O Golf que estava a falar é um 2.0 TDI de 2004 cujo motor rebentou após os 100.000 kms.
Mas, de vez em quando, ouve-se falar em mais um que rebentou pelo mesmo sítio. Vi algures num forum qualquer que havia uma situação dessas com um Tiguan, mas isso vale o que vale. Quando é um caso isolado, podem ser maus tratos, quando são muitos (como foi o caso há uns anos) é defeito, com certeza.
Esse problema parece-me que foi resolvido em 2006/2007, mas um certo receio fica sempre não é??? Ainda por cima quando acho que a VW não é assim tão boa a nível de fiabilidade como muita gente quer fazer parecer, mas isso é apenas uma opinião minha, mais nada.
Agora uma coisa é certa, já vi em vários foruns que a audi, aos seus clientes, resolveu o problema mesmo fora de garantia, mas da VW, fora da garantia, sempre ouvi dizer que se pagou e bem...
Aliás, no caso que conheço, o rapaz foi à VW, em garantia, falar disso e disseram-lhe que não se preocupasse, porque como era um problema conhecido, quando acontecesse, mesmo fora de garantia, assumiam a reparação. Realmente assumiram contra um cheque de quase 3.000 euros...
Mas enfim...

Fiz hoje a mudança do óleo da caixa DSG.
Aos 119.000 kms, continua a funcionar na perfeição.
O óleo que saiu nem sequer estava preto.
Estava viscoso e quase transparente. Fiquei bastante admirado.
Segundo o técnico, a caixa ainda está para andar e durar.
Cumprimentos,

Esqualidus

Fiz hoje a mudança do óleo da caixa DSG.
Aos 119.000 kms, continua a funcionar na perfeição.
O óleo que saiu nem sequer estava preto.
Estava viscoso e quase transparente. Fiquei bastante admirado.
Segundo o técnico, a caixa ainda está para andar e durar.
Cumprimentos,

Esqualidus

Foi a segunda mudança?

Foi a segunda mudança?

Sim.
A dos 120.000kms.
Segundo o técnico, ainda poderia ter andado mais uns bons kms visto que o óleo não estava minimamente queimado e não tinha limalhas.
Mas lá está, isso foi algo que só soube quando vi o óleo a correr [:D]
Só se tivesse capacidades adivinhatórias ou visão raio X para saber [:D]
Assim fiquei mais tranquilo.

Back