De facto, as DSG6 têm aguentado mais. São também mais antigas e rodadas, já houve mais tempo para corrigir eventuais erros.
Contudo, é questão de sorte ou azar. Sempre pode calhar um carro 'limão'. Mas, se formos a pensar nisso... não decidimos nada. O meu caro actual não me tem dado problemas... até agora. Vai ficando cada vez mais velho (tem 6 anos) e vai-se desvalorizando rapidamente. Foi ontem à inspecção e estava bom, nada a reparar.
Tenho interesse em subir mais um degrau (para o 2.0 TDI) e ter a caixa DSG. Se tivesse (mais) dinheiro, ficava ainda com o que tenho mais o novo. Mas, não é possível

. O 2.0 vai ficar mesmo à justa no meu orçamento. Se o decidir comprar, dando o meu à troca, espero que não saia 'limão'.
Por acaso também ando a pensar trocar o meu golf mas, desta vez, não me parece que vá continuar na VW.
O Golf VI (que chamo de V e 1/4 pois as diferenças são muito poucas) está a prazo. Em setembro vai ser apresentado o novo em Frankfurt.
No actual, sento-me nele e tenho a sensação de estar no meu carro. Para além de não gostar nada dos faróis de trás do actual quando comparados com os do meu...
Mas não querer VW não se prende com a caixa DSG, pois um dos carros que ando a ponderar é o Altea 2.0TDI DSG.
A única coisa que me arrepia no Altea é o tablier. Até gosto do design, principalmente do CopaPlus, mas o material ser todo plástico rígido, que já ninguém utiliza...
Não é que tenha medo dos ruídos parasitas pois isso o Golf também faz. A questão é mesmo o toque...
Por acaso, em relação aos ruídos, quando fui à VW ver o VI (ou V e 1/4, eheheh) reparei que os ruídos da consola central estão para continuar. Calquei o plástico na zona do rádio e ouvi um estalo... Parece-me que, por aí, também não houve grande evolução. Só desapareceu a grelha do topo do tablier...
Bem, mas isto foge um bocado à questão.
A caixa dsg é muito boa. Quanto a mim, não corta o prazer de conduzir, pelo contrário, fica é mais dispendiosa, quer na aquisição, quer na manutenção (óleo e filtro aos 60.000Kms).
Já pus algumas pessoas que tinham aqueles preconceitos contra as caixas automáticas a conduzi-lo e mudaram todos de ideias... Principalmente por estarem à espera das indecisões e do arrasto nas mudanças. A caixa DSG não faz nada disso. Não me lembro de, alguma vez, a minha ter falhado uma mudança.
Quanto à fiabilidade, é como digo, se a coisa correr mal, quer-me parecer que fica muito caro, mas acho que os cuidados também são muito importantes.
Nenhuma caixa (e nisso as automáticas são mais sensíveis) gosta de arranques a fundo ou a patinar rodas constantemente.
De resto é uma questão de sorte mas, para ser sincero, ainda tenho mais medo da fiabilidade dos "afamados" 2.0TDI, do que da caixa dsg.
Já ouvi dizer, ou melhor, li em foruns, que houve pessoal que teve problemas na dsg e gastou 2.000€, mas conheço uma pessoa que tem um Golf V 2.0 TDI que gastou perto de 3.000€ com o famoso problema das cabeças do 2.0 TDI. O azar deste meu conhecido foi ser cuidadoso e o motor só rebentar depois de passar dos 100.000, já fora da garantia...
Mas lá está, a sorte também conta...