Caixa DSG é fiável?

Vantagens, bem... é sempre subjectivo, mas existem vantagens, tal como desvantagens.

Sei que a manutençaõ é mais regular, menos kms de intervalo.

Tem vantagem no consumo, segundo se ve nos dados da marca.

Tem uma desvantagem, pelo menos aminha... não faz um ponto de embraiagem decente, muitas vezes dou por mim com o carro a descair, por exemplo a sair de um estacionamento numa subida, se não uso o travão de mao, o carro cai, e se não usar, a probabilidade de carregar no acelarador (assustado) o carro dá-me um salto para a frente que ainda levo o gajo da frente por ali fora! :)

Penso que devia ter uma função como as normais caixas auto, em que o carro fica completamente travado numa subida quando se tira o pé do travão.

Mas muitos carros actuais mesmo de caixa manual têm um assistente electrónico que segura o carro com o travão nas subidas. Quando numa subida se tira o pé do travão para o acelerador o carro não descai por uns segundos e ao acelerar o carro não fica preso pelo travão. Eu quando esporadicamente guio algum carro de caixa auto (seja de que tipo for) tento simular essa funcionalidade pressionando o travão de serviço com o pé esquerdo e assim tenho o direito livre para controlar o outro pedal.

Qto à caixa DSG, infelizmente em termos de fiabilidade sou daqueles que não pode dar uma resposta nem por experiência própria nem por saber da experiência que o amigo do primo do vizinho que está na França teve.
Posso no entanto afirmar que não sou fã das caixas manuais robotizadas presentes em alguns carros como num Citroen C4 que experimentei. São caixas lentas a subir de mudança, não são suaves e as reduções ocorrem quando já não queremos reduzir. Esse C4 já trocou embraiagem mais cedo do que numa caixa convencional e isso é comum nas caixas robotizadas.

No entanto tive a oportunidade de guiar um Golf V GTI com uma caixa DSG e em termos de utilização é perfeita em todos os sentidos: em modo manual pelo sistema de dupla embraiagem engrena a mudança seguinte mais rápido que que seria humanamente fazer, a electrónica ajuda a umas reduções também rápidas e no tempo certo e em modo auto quase parece uma caixa auto das antigas de conversor de binário pela suavidade com que troca as mudanças e reage ao tipo de condução que fazemos, mudanças ao red-line em condução agressiva e mudanças no binário em condução conservadora.

O que é importante é saber se esses problemas são pontuais ou recorrentes.

Os casos que enunciei eram recorrentes.
Bem, a net não é bem o melhor sitio para se tirar um universo e determinar se o problema é recorrente ou não...

A Caixa DSG não sei, mas a DCT-M da BMW sofreu um recall há uns tempos porque não fazia reduçoes suaves, se não me engano. Para além disso, já li que em pista as caixas de 2 embraigens sobreaquecem em pouco tempo e depois tem-se parar e esperar que arrefeçam. Li isto em foruns internacionais.

Bem, a net não é bem o melhor sitio para se tirar um universo e determinar se o problema é recorrente ou não...

Não é de facto, mas é a melhor forma de "ouvir" mais opiniões (principalmente vindo de quem utiliza o equipamento).

E se esse pensamento for seguido á risca, pode-se fechar este tópico. :)

Eu tenho a opinião contrária.

Na net tens um universo de utilizadores vasto, a nível mundial.

Se não te guiares pela net, guias-te por onde ? Esperar que 2 amigos comprem esse produto ? Esperar que saia um artigo numa revista a falar do problema ?

Há muitos carros com problemas crónicos graves do qual a imprensa nunca falou, principalmente a Nacional.

Nesse aspecto, os franceses metem mais o dedo na ferida.

Bem, aqui o Vanquish está quase, quase, quase convencido a trocar o C4 por um Golf 1.9 Tdi 105cv DSG de 2005 com 50000kms.[:cool:]

Só ouço maravilhas da caixa e, se bem que também existam problemas, parecem-me bem mais os casos de sucesso do que os problemáticos.

O que me dizem, é de avançar? Será a DSG á prova de erros de anterior proprietário, ou podem ter ocorrido machadas (quase) finais e a caixa vai berrar na mão de outro?

É que, se por um lado ADORAVA ter uma DSG, por outro, pelo que ouço, as poucas hipóteses de reparações "avulsas" e os 5000€ de uma caixa nova dão-me volta ao estômago.......principalmente sendo um carro para trabalho, embora não esforçado.:(

Nitro, esse Octavia, soma e segue?

Opinem, convençam-me (tambem não custa muito[:D])......ou não.

Obrigado[;)]

Last edited:
Eu adorei...neste caso foi a S-Tronic, que é a mesma coisa com outro nome.

O carro em questão foi um TT Roadster

Se pudesse o próximo carro teria uma DSG incorporada... mas infelizm€nt€, a única desvantagem da DSG é o preço, cerca de mais 2000 a 3000€ que a versão manual :(:(

A caixa é simplesmente brutal, não sentes as mudanças a entrar, o carro vai andando e pronto... Só notas pelo barulho do carro (caso for um TDI) e pelo conta-rotações, de resto é limpinho, nada de nada! Depois acho a caixa muito inteligente e sabe o que fazer naquele momento (que mudança devo pôr?) e faz rapidamente, fruto da dupla embraiagem, é excelente! [br:)] No modo desportivo então!! [:cool:] Depois tem "brinquedos" para nós nos divertirmos como o Lauch Control, ou as patilhas no volante! [:blush:]

Aqui fica um vídeo elucidativo de como se porta a DSG em condução normal:
YouTube - SEAT LEON 2.0 TDI DSG

Eu recomendo!

Vanquish, isso é que são novidades, depois conta qualquer coisa que estou curioso! [:p] Só para te ver fora dos Franciu! [:)]

Ainda não entendi como é que alguém que gosta de conduzir usa uma caixa automática.

É tirar um dos "segredos" de conduzir. É a mesma coisa que andar com um carro que acelere e/ou trave e/ou curve automático.

Estamos a chegar ao tempo de sentar no carro, dizer o destino e adormecer.

Que façam sentido em pista para poder espremer o melhor do carro e não perder tempo para fazer a melhor volta possível tudo bem. Agora para conduzir no dia a dia, por alguém que o gosta de fazer já não me entra na cabeça.

Ainda não entendi como é que alguém que gosta de conduzir usa uma caixa automática.

É tirar um dos "segredos" de conduzir. É a mesma coisa que andar com um carro que acelere e/ou trave e/ou curve automático.

Que façam sentido em pista para poder espremer o melhor do carro e não perder tempo para fazer a melhor volta possível tudo bem. Agora para conduzir no dia a dia, por alguém que o gosta de fazer já não me entra na cabeça.

Depois de ler o teu post fico com a sensação de que nao terás grande experiencia com caixas auto. Acho que sao sempr euma vantagem, pois em 90% dos casos não tiramos partido de uma caixa manual, já para nao falar que no transito da cidade, por mais que se goste de por mudanças, é sempre um pincel. A este facto e tipo de pensamento associo, dentro das caixas auto que ja experimentei, as da mercedes sequentronic e auto 5 e 7 g-tronic, BMW de 6v, lexus de 6v e 8v, tiptronic da audi, e a que equipa os phaeton 3.0, 4.2 e 6.0, que nao tenho aa certeza de ser tip.

Quanto á impossibilidade de conciliar gosto pela condução/conduçao desportiva com cx auto, acho que estas redondamente enganado e que a tua opiniao mudará certamente depois de experimentares caixas como a DSG, PDK ou SMG.

Quando á dsg especificamente é uma das melhores caixas que ja experimentei: muito rapida e precisa, sendo tambem suave. Apenas a usei associada ao motor TSI de 200cv e 3.2 fsi 250cv, mas achei-a fantastica!

Qual a tua experiencia com caixas automáticas?

Os carros que andei mais com caixas automáticas foi um 525TDS e um 159 1.9 JTD 150cv.

A questão não está na rapidez com que elas entram ou o tempo que não se perde a mete-las.
A questão é que saber usar uma caixa manual dá prazer. As automáticas em D é só acelerar e travar e mesmo no modo manual é só carregar em botões.

Qual é a piada disso? É como a Playstation? Ainda falam de carros com direcções pouco comunicativas.

Esse vídeo do Leon DSG é um exemplo de uma das coisas que não gosto. O barulho do motor na troca de caixa é irritante.

Que hajam adeptos das caixas e gostem do conforto que ela dão tudo bem. É por isso que há pessoas que andam de scooter e outras, como eu, que têm mota.

Os carros que andei mais com caixas automáticas foi um 525TDS e um 159 1.9 JTD 150cv.

A questão não está na rapidez com que elas entram ou o tempo que não se perde a mete-las.
A questão é que saber usar uma caixa manual dá prazer. As automáticas em D é só acelerar e travar e mesmo no modo manual é só carregar em botões.

Qual é a piada disso? É como a Playstation? Ainda falam de carros com direcções pouco comunicativas.

Esse vídeo do Leon DSG é um exemplo de uma das coisas que não gosto. O barulho do motor na troca de caixa é irritante.

Que hajam adeptos das caixas e gostem do conforto que ela dão tudo bem. É por isso que há pessoas que andam de scooter e outras, como eu, que têm mota.

Subscrevo.

Também já tive oportunidade de conduzir um 320cd com caixa automática e aquilo IMHO não tem piada nenhuma, é enfadonho.

Quando se está no pára-arranca, quando se está cansado sei perfeitamente que são úteis, mas eu nunca trocaria esses momentos por outros momentos que me dão muito mais prazer.

Ponta-tacão e single-clutch são técnicas que as caixas automática anulam por completo (claro que existem algumas caixas automáticas que já o fazem mas de forma automática).

Quando alguém conduz um carro o que normalmente tenta fazer é lidar com as transferências de massa de forma exímia para que possam circular de forma segura e confortável (sem solavancos), as passagens de caixa numa manual para serem realizadas de forma suave mas com rapidez requer perícia, treino e técnica.

O que é notório é que várias pessoas com caixa manual não conseguem atingir esse ponto... as caixas automáticas são excelentes para tapar essa lacuna e sentirmos-nos excelentes condutores.

Não interpretem isto como um ataque pessoal a quem prefere as caixas automáticas porque não é, é apenas empirismo.

Last edited:
Se pudesse o próximo carro teria uma DSG incorporada... mas infelizm€nt€, a única desvantagem da DSG é o preço, cerca de mais 2000 a 3000€ que a versão manual :(:(

A caixa é simplesmente brutal, não sentes as mudanças a entrar, o carro vai andando e pronto... Só notas pelo barulho do carro (caso for um TDI) e pelo conta-rotações, de resto é limpinho, nada de nada! Depois acho a caixa muito inteligente e sabe o que fazer naquele momento (que mudança devo pôr?) e faz rapidamente, fruto da dupla embraiagem, é excelente! [br:)] No modo desportivo então!! [:cool:] Depois tem "brinquedos" para nós nos divertirmos como o Lauch Control, ou as patilhas no volante! [:blush:]

Aqui fica um vídeo elucidativo de como se porta a DSG em condução normal:
YouTube - SEAT LEON 2.0 TDI DSG

Eu recomendo!

Vanquish, isso é que são novidades, depois conta qualquer coisa que estou curioso! [:p] Só para te ver fora dos Franciu! [:)]

Tu ó grande Migas Guru dos VW, chuta ai as principais diferenças de um Trendline Pack para um Confortline.[:p]

Já pensaste que há pessoas que pensam diferente e que são capazes de gostar de conduzir e ao mesmo tempo fazê-lo da forma mais descontraída possível?

Que há pessoas para quem um carro é mais do que um mero objecto de prazer, sendo essencialmente uma ferramenta de trabalho usada diária e intensamente?

Para mim, uma caixa auto, especialmente a DSG tendo em conta a sua reputação, é o melhor de dois mundos.[:p]

Pois, se foram essas as tuas experiências com carros auto, compreendo a tua aversão...

As de dupla embraiagem de última geração, já tornam as coisas bem diferentes, Pdk, DSG, F1 na Ferrari, and so on...São muito rápidas a maioria até faz o blip (dá uma aceleradela a reduzir, para manter o motor na faixa ideal), não se sentem as mudanças a entrar, e para mim é um passo em frente, não se perde muito do prazer de condução, aliás até acrescenta mais um pouco, não tens de tirar as mãos da posição ideal, e as passagens de caixa são incomparavelmente mais rápidas do que se fores tu a fazer.

A mensagem de ter um GTR em que a única opção é auto, os Ferrari em que a maioria vem auto, penso até que iam implementar a auto de série e a manual como opção, quer dizer algo[;)]

Com isto quero dizer que gosto das duas coisas, uma boa manual, ou uma boa automática, e tira-se prazer das duas coisas...

Essa expressão Playstation, tem a ver com outras coisas que não a caixa[;)]

Back