Caixa DSG é fiável?

Os carros que andei mais com caixas automáticas foi um 525TDS e um 159 1.9 JTD 150cv.

A questão não está na rapidez com que elas entram ou o tempo que não se perde a mete-las.
A questão é que saber usar uma caixa manual dá prazer. As automáticas em D é só acelerar e travar e mesmo no modo manual é só carregar em botões.

Qual é a piada disso? É como a Playstation? Ainda falam de carros com direcções pouco comunicativas.

Esse vídeo do Leon DSG é um exemplo de uma das coisas que não gosto. O barulho do motor na troca de caixa é irritante.

Que hajam adeptos das caixas e gostem do conforto que ela dão tudo bem. É por isso que há pessoas que andam de scooter e outras, como eu, que têm mota.

Qual é o prazer de usar uma caixa manual em plena hora de ponta, durante 20 minutos (ou mais) em que raramente engrenas a segunda velocidade?

Ainda não entendi como é que alguém que gosta de conduzir usa uma caixa automática.

É tirar um dos "segredos" de conduzir. É a mesma coisa que andar com um carro que acelere e/ou trave e/ou curve automático.

Estamos a chegar ao tempo de sentar no carro, dizer o destino e adormecer.

Que façam sentido em pista para poder espremer o melhor do carro e não perder tempo para fazer a melhor volta possível tudo bem. Agora para conduzir no dia a dia, por alguém que o gosta de fazer já não me entra na cabeça.

Tinha essa sensação até ter conduzido um BMW 320 com caixa automática da BMW! Eu sou um condutor que usa muito a caixa pelo que no início é confuso pois existe sempre a tentação de usar o braço direito para ir à caixa.

Depois de conduzir alguns KM mudei completamente de visão.

Em cidade é uma maravilha para se conduzir! Como na maior parte das vezes não passas da 3ª consegues uma condução muito mais fluída e estável com inegáveis vantagens em termos de segurança e de consumos.

Em auto-estrada é simplesmebte fabuloso! A caixa consegue adaptar-se à tua condução e consegues tanto manter nas calmas uma condução equilibrada e estável aos 100km/h como dar-te um bocadinho de prazer e praticar uma condução mais desportiva!

Se quiseres ter maior controlo do carro tens sempre a possibilidade de meter aquilo em caixa manual e podes ir mudando de mudança manualmente sem teres que usar a embraiagem!

Claro que é diferente de uma caixa manual tradicional. Mas ainda assim confesso que fiquei cliente!

Pois, se foram essas as tuas experiências com carros auto, compreendo a tua aversão...

As de dupla embraiagem de última geração, já tornam as coisas bem diferentes, Pdk, DSG, F1 na Ferrari, and so on...São muito rápidas a maioria até faz o blip (dá uma aceleradela a reduzir, para manter o motor na faixa ideal), não se sentem as mudanças a entrar, e para mim é um passo em frente, não se perde muito do prazer de condução, aliás até acrescenta mais um pouco, não tens de tirar as mãos da posição ideal, e as passagens de caixa são incomparavelmente mais rápidas do que se fores tu a fazer.

A mensagem de ter um GTR em que a única opção é auto, os Ferrari em que a maioria vem auto, penso até que iam implementar a auto de série e a manual como opção, quer dizer algo[;)]

Com isto quero dizer que gosto das duas coisas, uma boa manual, ou uma boa automática, e tira-se prazer das duas coisas...

Essa expressão Playstation, tem a ver com outras coisas que não a caixa[;)]

Cobra, o que me faz confusão é as pessoas preocuparem-se em demasia com a eficácia de um carro e pouco com a sua própria eficácia enquanto condutores.

Claro que aqui ninguém dúvida da eficácia das caixa auto, e exemplo disso mesmo são a quantidade de super desportivos que já as utilizam, todavia diga-se de passagem que uma manual num carro com 500cv não é nada fácil de trabalhar.

Fazendo uma analogia com o futebol, eu posso comprar as melhores chuteiras do mundo, mas se não for para o campo treinar nunca vou conseguir melhorar enquanto jogador da bola, no fundo nunca vou conseguir tirar o grande prazer que é jogar futebol se não for eu a exigir mais de mim mesmo... independentemente de ter nos pés umas chuteiras fabulosas.

À parte da eficácia (que eu não ponho em causa) o meu maior gozo está na influência que eu tenho directa na caixa manual seja de forma correcta ou incorrecta, e quando a trabalho de forma incorrecta, tenho oportunidade de identificar o erro, corrigir e da próxima fazer melhor.

Quando comecei a treinar ponta-tacão era um desastre [:D] mas para mim isso tornou-se um desafio, actualmente é uma técnica que utilizo no dia-a-dia com um certo à vontade e eficácia.

Gosto de me explorar a mim primeiro para depois perceber as potencialidades dos carros, parece-me evidente que a maioria dos condutores funciona ao contrário.

Para quem faz muitos kms por dia compreendo perfeitamente que tudo isto que eu disse deixa de fazer sentido. [;)]

Até podem inventar uma dupla DSG com interacção por voz e que mete as mudanças em menos de 0,00001s.

Nunca vai ser uma caixa manual. Até podem ser mais rápidas e serem cómodas, mas anula completamente uma parte bastante importante da condução.

Com uma DSG conseguem arranques sempre rápidos. Nem precisam de ter habilidade. É acelerar a fundo e segurar no volante. Não existem trocas de caixa erradas, não existem "pregos", etc.

Para quem gosta de tudo isso muito bem. Alias, a partir de uma certa idade até deviam ser obrigatórias. Substituem a falta de habilidade que as pessoas vão perdendo.

Se conduzir uma DSG até posso gostar bastante, mas como experiência. Nunca dava dinheiro por ela, nem nunca comprava um carro que a tivesse.

Por alguma coisa carros como o TTRS vêm com caixa manual e existiu pressão por parte dos clientes Americanos para equiparem o M5 com uma.

E continuo a concordar que em pista as "DSG" são a melhor opção. Como em tráfego intenso. Mas como nenhuma dessas hipóteses é a minha vida dispenso completamente.

Nem vou falar na manutenção extra e possíveis complicações a mais em relação a uma manual.

Até podem inventar uma dupla DSG com interacção por voz e que mete as mudanças em menos de 0,00001s.

Nunca vai ser uma caixa manual. Até podem ser mais rápidas e serem cómodas, mas anula completamente uma parte bastante importante da condução.

Com uma DSG conseguem arranques sempre rápidos. Nem precisam de ter habilidade. É acelerar a fundo e segurar no volante. Não existem trocas de caixa erradas, não existem "pregos", etc.

Para quem gosta de tudo isso muito bem. Alias, a partir de uma certa idade até deviam ser obrigatórias. Substituem a falta de habilidade que as pessoas vão perdendo.

Se conduzir uma DSG até posso gostar bastante, mas como experiência. Nunca dava dinheiro por ela, nem nunca comprava um carro que a tivesse.

Por alguma coisa carros como o TTRS vêm com caixa manual e existiu pressão por parte dos clientes Americanos para equiparem o M5 com uma.

E continuo a concordar que em pista as "DSG" são a melhor opção. Como em tráfego intenso. Mas como nenhuma dessas hipóteses é a minha vida dispenso completamente.

Nem vou falar na manutenção extra e possíveis complicações a mais em relação a uma manual.

Ao menos podias meter qual era o motivo real, pelo qual o TT-RS não trás a DSG[;)]

Tenho um C3 com CMP5 e a caixa é um mimo!

Para o meu estilo de condução (muito descontraído e sem pressas nenhumas) a velocidade com que muda de velocidade em modo manual é bastante satisfatória tanto para cima como a reduzir.

Só não gosto muito do comportamento da mesma em baixas velocidades quando a caixa fica sem saber se deve engatar ou desengatar, muitas vezes tem uma reação algo bruta nestes casos.

Nas manobras, estacionamento em subidas e descidas, é uma questão de habituamento, usa-se o travão de mão para ajudar e pronto.

Em cidade não há melhor! For dela, se cumpres os limites e regras legais de transito não vais notar nenhum problema.

Se em pista a caixa não é suficientemente rápida, bem eu não comprei o C3 para track days, e não os faço na via pública.

Cobra, o que me faz confusão é as pessoas preocuparem-se em demasia com a eficácia de um carro e pouco com a sua própria eficácia enquanto condutores.

Claro que aqui ninguém dúvida da eficácia das caixa auto, e exemplo disso mesmo são a quantidade de super desportivos que já as utilizam, todavia diga-se de passagem que uma manual num carro com 500cv não é nada fácil de trabalhar.

Fazendo uma analogia com o futebol, eu posso comprar as melhores chuteiras do mundo, mas se não for para o campo treinar nunca vou conseguir melhorar enquanto jogador da bola, no fundo nunca vou conseguir tirar o grande prazer que é jogar futebol se não for eu a exigir mais de mim mesmo... independentemente de ter nos pés umas chuteiras fabulosas.

À parte da eficácia (que eu não ponho em causa) o meu maior gozo está na influência que eu tenho directa na caixa manual seja de forma correcta ou incorrecta, e quando a trabalho de forma incorrecta, tenho oportunidade de identificar o erro, corrigir e da próxima fazer melhor.

Quando comecei a treinar ponta-tacão era um desastre [:D] mas para mim isso tornou-se um desafio, actualmente é uma técnica que utilizo no dia-a-dia com um certo à vontade e eficácia.

Gosto de me explorar a mim primeiro para depois perceber as potencialidades dos carros, parece-me evidente que a maioria dos condutores funciona ao contrário.

Para quem faz muitos kms por dia compreendo perfeitamente que tudo isto que eu disse deixa de fazer sentido. [;)]

Eu também gosto e muito de uma boa caixa manual, antes também odiava automáticas, depois comecei a experimentar e descobri as vantagens que se conseguem tirar, vários programas, etc.,...

Sei que há malta que ainda prefere carbs a injecção e por aí fora, mas a questão é esta depois de ter tido uma carro com DSG e ter tido várias experiências percebo bem que adora estas caixas, não vou deixar de meter um Skyline num pedestal por este ter só este tipo de caixa[;)].

Para mim não interessa o tipo de caixa, desde que seja boa...

Agora não risco as automáticas como se fossem um impedimento do verdadeiro prazer de condução, porque é um conceito errado[;)]

Estás a ver como afinal tem vantagens. É por isso que eu quero a DSG.[;)]

Claro, mas eu nunca pôs em causa as vantagens da mesma, principalmente para quem faz do carro um instrumento de trabalho e passa muitas horas na estrada. [;)]

Muito binário para a DSG, visto que o TT só pode levar a S-Tronic (aka DSG) ???

A Audi não tem nenhuma DSG que aguente com o binário do 5 cilindros, pelo menos foi a info revelada.

Agora, se isto da automáticas tira tanto prazer, porque é que o Skyline só vem assim, e a maioria dos Ferrari idem? (Bem como Lambos e por aí fora)

Eu também gosto e muito de uma boa caixa manual, antes também odiava automáticas, depois comecei a experimentar e descobri as vantagens que se conseguem tirar, vários programas, etc.,...

Sei que há malta que ainda prefere carbs a injecção e por aí fora, mas a questão é esta depois de ter tido uma carro com DSG e ter tido várias experiências percebo bem que adora estas caixas, não vou deixar de meter um Skyline num pedestal por este ter só este tipo de caixa[;)].
Para mim não interessa o tipo de caixa, desde que seja boa...

Agora não risco as automáticas como se fossem um impedimento do verdadeiro prazer de condução, porque é um conceito errado[;)]

Não sou resistente às caixas auto, como já disse já conduzi algumas vezes um 320d coupe com auto e tem a sua piada principalmente numa fase inicial, posteriormente torna-se aborrecido.

Mas neste momento prefiro caixa manual por aquilo que já tinha referido anteriormente.

As pessoas continuam a falar muito do prazer apenas e eu introduzi outra variável que para mim é importante e que acaba por estar relacionada com o prazer também. [;)]

A Audi não tem nenhuma DSG que aguente com o binário do 5 cilindros, pelo menos foi a info revelada.

Agora, se isto da automáticas tira tanto prazer, porque é que o Skyline só vem assim, e a maioria dos Ferrari idem? (Bem como Lambos e por aí fora)

Não têm caixas que aguentem 450Nm? Só se for porque não querem. Dentro do grupo têm uma que aguenta 1.200Nm.

Os Ferraris e GTR vêm com caixas sequenciais porque têm uma função: serem os mais rápidos em pista.

The new Audi S tronic 7-speed gearbox

handle up to 550 Nm of torque, meaning it can be coupled to engines such as the 3.0 V6 TDI or the 4.2 V8 engine of the S5

Em relação ao assunto do M5, se fores ao site da BMW Americana, está lá uma das opções do M5:

http://www.bmwusa.com/Standard/Cont...Features_and_Specs/M5SedanPkgsandOptions.aspx

Performance Options
Manual transmission $0

O giro é que os Americanos, que são adeptos de caixas automáticas, é que quiseram a manual.
Os Europeus, que sempre os criticaram, agora querem é muito binário e automáticas.

Last edited:
The new Audi S tronic 7-speed gearbox

Em relação ao assunto do M5, se fores ao site da BMW Americana, está lá uma das opções do M5:

BMW North America

Performance Options
Manual transmission $0

O giro é que os Americanos, que são adeptos de caixas automáticas, é que quiseram a manual.
Os Europeus, que sempre os criticaram, agora querem é muito binário e automáticas.

A S-tronic 7 é só para motores longitudinais.

E acho que para o volume esperado de 400 carros por ano, não iriam desenvolver uma caixa para este
chassis/motor, a não ser que aproveitem alguma coisa para um RS3[;)]

Last edited:
Não têm caixas que aguentem 450Nm? Só se for porque não querem. Dentro do grupo têm uma que aguenta 1.200Nm.

Os Ferraris e GTR vêm com caixas sequenciais porque têm uma função: serem os mais rápidos em pista.

Essas caixas high-spec, não sei se ainda são desenvolvidas pela Ricardo, só uma caixa deve ser mais de metade do preço do RS...

Não sou resistente às caixas auto, como já disse já conduzi algumas vezes um 320d coupe com auto e tem a sua piada principalmente numa fase inicial, posteriormente torna-se aborrecido.

Mas neste momento prefiro caixa manual por aquilo que já tinha referido anteriormente.

As pessoas continuam a falar muito do prazer apenas e eu introduzi outra variável que para mim é importante e que acaba por estar relacionada com o prazer também. [;)]

A última vez que conduzi um automático, acho que o Scirocco TSI 200cv...
Adorei o carro, e a transmissão fez parte desse apelo, é um gajo vestir a pele do Loeb, e desenhar trajectórias, fazer as reduções (embora a gestão da caixa não nos deixe fazer porcaria!) e tirar mesmo gozo da experiência...

E depois pego no meu caixão com rodas manual, e fazer o mesmo, tirar o mesmo gozo da condução!

Eu acho que o prazer de condução não é refém do tipo de caixa que se tem.

Back