Caixas automáticas "Sealed for life"

Real

Well-known member
Tenho uma Citroen C4 Grand Picasso com uma caixa automática de 6 velocidades, que, para a Citroen, é "Sealed for life", ou seja, supostamente não precisa de mudanças de óleo.

Ora, pela net fora, toda a gente diz que isto é tolice e uma coisa inventada pelo pessoal do Marketing, pois não há nenhum óleo vitalício (é a minha opinião também).

Qual a vossa opinião sobre esta designação?

Tenho uma Citroen C4 Grand Picasso com uma caixa automática de 6 velocidades, que, para a Citroen, é "Sealed for life", ou seja, supostamente não precisa de mudanças de óleo.

Ora, pela net fora, toda a gente diz que isto é tolice e uma coisa inventada pelo pessoal do Marketing, pois não há nenhum óleo vitalício (é a minha opinião também).

A Volvo defendia o mesmo, e as caixas têm má fama apenas e só por causa disso.

Na realidade eles têm razão... "Sealed for life" A "life" é que fica mais curta. [;)]

Troca, oleo e filtro se houver.

Mete o oleo original.

Por vezes há comportamentos estranhos das caixas automáticas que são causados pela deterioração do lubrificante.

Se eu tivesse uma caixa automática e a marca dissesse que não se trocava o lubrificante, tentaria ver junto do fabricante da caixa. Duma maneira ou doutra, seria para trocar de tempos a tempos, a par do filtro, caso exista, como diz o colega Illusion. Caso contrário, com o tempo/uso corre-se o risco de ter de substituir a caixa.

Já as tiptronic também não tem manutenção prevista mas a ZF recomenda trocar óleo/filtro a cada 60 mil quilómetros :sh)

Um amigo meu também andava com essa ideia da caixa auto do 535d dele porque era o que o concessionário lhe tinha dito...após muita insistência lá fez a mudança de óleo aos 200mil...e pasme-se no bmw service o antigo dono já tinha feito aos 100mil...há aí uns concessionários de marca que gostam mesmo de ir ao bolso da malta.

Gosto do sealed for life...with a reduced life span...

Esse "problema" não é só em caixas auto... até em caixas manuais isso acontece. [s)] [8b]

Mas sinceramente, tal não me convence de todo e é preferível fazer a sua troca.

A minha ideia é mesmo fazer a troca. Só não sei se, com os actuais 34.000, ainda é cedo ou não

Estou à espera de um orçamento da Citroen para a troca.

A minha ideia é mesmo fazer a troca. Só não sei se, com os actuais 34.000, ainda é cedo ou não

Obviamente que isso é cedo.

Preocupa-te com isso lá para os 90k

34.000 parece-me muito cedo!

A caixa do meu Clio do dia a dia já conta com 12 anos e 170.000kms. Sem qualquer manutenção sugerida pela marca.
A verdade que que algumas mudanças já custam a entrar.
PS. É caixa manual.

Como referido, aí é cedo.

Aponta antes para ali em torno dos 100.000km +-...

Ainda o fds passado mudei o óleo da caixa "automática" do meu Smart F2 450...a Mercedes também alega o mesmo. Este estava quase em pasta...:sh)

Quantos anos tem o carro?

Sealed for life quer dizer quando berrar, berrou. Na verdade, não é mentira nenhuma.

Sei que varia de caixa para caixa, mas não fazia mais de 60 mil kms com o óleo numa caixa automática.

Quantos anos tem o carro?

Sealed for life quer dizer quando berrar, berrou. Na verdade, não é mentira nenhuma.

Sei que varia de caixa para caixa, mas não fazia mais de 60 mil kms com o óleo numa caixa automática.

X2

Se tiveres com expectativa de manter o carro por muito tempo e acumular algumas centenas de milhar de km, é aconselhado trocar o óleo da caixa em torno dos 60 mil km.

Também podes pedir para retirar uma pequena amostra de óleo para verificar a sua cor. Se o óleo da caixa já apresentar uma cor perto do castanho (em vez de rosa vivo) é para trocar.

Já agora, o óleo recomendado pelo fabricante dessa caixa (AISIN WARNER) é o Aisin Premium ATF 6 que substituiu o antigo Aisin ATF Type T-IV.

PS. Na família também mora uma caixa dessas montada num DS5 com 50 mil km.

Se o preço não for obsceno, sou gajo para trocar já isso. Caso contrário, deixo para a próxima revisão, que a continuar assim será à volta dos 50000 km.

Se o carro não tiver muiiiiiiitos anos faz à vontade aos 50 mil kms. Se for recente, eu só fazia pelos 60 mil.

Quantos kms e anos tem o Smart?
É de 2007, marca 184.000km no quadrante, fora os que lhe tiraram no país de origem.

Acabei de abastecer e fiz a média de consumo, baixou dos 4.2l/100km para 3.7 em andamento rápido.

Vou ver nos próximos abastecimentos se este valor se mantém.

É de 2007, marca 184.000km no quadrante, fora os que lhe tiraram no país de origem.

Acabei de abastecer e fiz a média de consumo, baixou dos 4.2l/100km para 3.7 em andamento rápido.

Vou ver nos próximos abastecimentos se este valor se mantém.

A caixa aguentou bem...pela família também passou um cdi automático com patilhas no volante e aquilo era muito engraçado, além de muito económico.

A caixa aguentou bem...pela família também passou um cdi automático com patilhas no volante e aquilo era muito engraçado, além de muito económico.
No início também era muito céptico por estes carros, hoje em dia uso-o quase todos os dias, chegando a fazer 120 kms por dia.

Para o uso do dia a dia é excelente, anda muito, gasta pouco, é muito fiável, a manutenção é em conta, é muito prático de estacionar, etc.

De conforto e dureza da suspensão é que...enfim, mas já me habituei.

Chego a ter uma média de velocidade superior ao do Astra...

Back