[Comparativo] Caixas Manuais vs caixas Automáticas

Eu conduzo com uma automática, a Softouch da Smart, e é horrível lol. Já estou habituado e nem me faz muita comichão, mas acredito que para quem venha doutra caixa qualquer (Manual ou Automática) a do Smart seja desesperante.

Quanto a DSG, só peca por não dar o controlo total ao condutor, isto no meu ver. Eu sei que se fizer reduções bruscas de 3 ou 4 velocidades posso partir o motor, mas isso já é comigo. O mesmo digo acerca de levar as rotações ao limite; eu é que devia escolher quando é que quero meter uma acima lol. Tirando isso, é EXCELENTE. Na PDK já se cede mais controlo ao condutor, como seria de esperar.

Claro... É Porsche [;)]
There is No Substitute ...

Cumprimentos

Mais do que isso, é o controlo sobre a embraiagem.

A capacidade de controlar a ligação do motor às rodas dá para fazer umas coisas bem engraçadas que uma caixa automática não permite.

Por exemplo a meio de uma curva em 3ª com caixa DSG num rwd de potência média, colas o acelerador ao chão e o carro acelera (como seria de esperar).

Com uma caixa manual carregas na embraiagem, colas o acelerador para mandar a rotação para o vermelho, soltas a embraiagem de gás e bora ver a estrada pela janela [kiss]

Mas entendo que para a esmagadora maioria dos condutores isto não interessa para nada.

A mim interessa e interessa saber e saber bem...
Obrigado pelo teu contributo [;)]

Cumprimentos

As caixas automáticas actuais (em particular as de dupla embraiagem) estão a anos luz das antigas para melhor, mas há um grande problema: quando for necessário mexer nelas...

Vou dar um exemplo concreto: conheço uma pessoa que importou um Golf da Alemanha com DSG e de há uns tempos a esta parte ele queixa-se que a caixa está como que a "arrastar" as passagens de caixa (algo que não era suposto dado existirem duas embraiagens).

Na VW disseram que era necessário desmontar a caixa e isso implica know-how muito específico, muito tempo e dinheiro!

PS - o carro já não está na garantia e o homem está ficar mesmo com medo!

Pois...
Existe essa parte, que muita gente não contempla. [s)]

Obrigado.
Cumprimentos

sabem se a caixa cvt do nissan primera p11, é fiavel.
ando a pensar trocar o meu primera velhinho,
por um 2.0 cvt, mas tenho receio da caixa.

Podem dizer o que quiserem, mas manual é manual!

Podem é existir certas caixas e situações em que as automáticas têm uma comodidade superior ás manuais.

Eu é que mando no meu carro, não ele é que manda em mim[;)]

Eu gosto de ambas, manuais e automáticas.

Acho que depende muito do carro em que as tivermos. Diria que a generalidade dos carros familiares E, F e até D, monovolumes e SUVs combinam bem com caixas auto e nalguns casos nem tem que ser de dupla embraiagem, porque interessa mais a comodidade e suavidade do que a velocidade das passagens.

Em carros citadinos pequenos por uma questão de custo as caixas manuais e em carros deportivos ou com toque desportivo em principio também, mas depende, porque de facto há caixas de dupla embraiagem muito interessantes.

Em termos de controlo e gozo de condução as caixas manuais continuam imbativeis, em termos de suavidade, comodidade e até eficácia a tirar rendimento do carro são as boas autos.

Eu gosto de ambas, manuais e automáticas.

Acho que depende muito do carro em que as tivermos. Diria que a generalidade dos carros familiares E, F e até D, monovolumes e SUVs combinam bem com caixas auto e nalguns casos nem tem que ser de dupla embraiagem, porque interessa mais a comodidade e suavidade do que a velocidade das passagens.

Em carros citadinos pequenos por uma questão de custo as caixas manuais e em carros deportivos ou com toque desportivo em principio também, mas depende, porque de facto há caixas de dupla embraiagem muito interessantes.

Em termos de controlo e gozo de condução as caixas manuais continuam imbativeis, em termos de suavidade, comodidade e até eficácia a tirar rendimento do carro são as boas autos.
a minha irmã tem, um a4 novo com caixa automatica,
julgo que é de variação continua, aquilo em manual tem 8 velocidades.
é muito agradavel de conduzir, só não gosto em sport,
porque pucha até as 4500 rpm´s e se tirar o pé baixa logo para as 3000+-,
dá ideia que, não temos o travão "motor", parece que ele sobe uma mudança.
no primera a caixa será assim?

Podem dizer o que quiserem, mas manual é manual!

Podem é existir certas caixas e situações em que as automáticas têm uma comodidade superior ás manuais.

Eu é que mando no meu carro, não ele é que manda em mim[;)]

Daí a grande maioria das caixas automáticas/embraiagem pilotada actuais permitirem a utilização em modo manual e com programas sport. Eu sei q é complicado conhecer a fundo as caixas automáticas por ainda não estarem muito implementadas no mercado português, mas deixem de ser "velhos do restelo" [:p]

Não me imagino a optar por caixa auto...

Só em certas máquinas que não tenha escolha. Mas também não tenho papel para isso, portanto... a questão nem se coloca.

Acho graça a alguma coisas que passam na Tv, Americanas pois claro (o Jeremy bem lhes bate... [:D]), o agarrar no volante e acelerar não faz parte da minha ideia do que é prazer de condução... e por muitos oculos de sol que se usem, não tem o mesmo estilo [:D]

Manual é manual.

a minha irmã tem, um a4 novo com caixa automatica,
julgo que é de variação continua, aquilo em manual tem 8 velocidades.
é muito agradavel de conduzir, só não gosto em sport,
porque pucha até as 4500 rpm´s e se tirar o pé baixa logo para as 3000+-,
dá ideia que, não temos o travão "motor", parece que ele sobe uma mudança.
no primera a caixa será assim?
Se é de variação contínua não tem velocidades.
Deve ser a nova DSG8, que veio substituir a DSG6.
Eu tenho uma DSG7 e acho-a fantástica. Só me assusta a sua substituição, porque parece que estas caixas não têm reparação.
E tenho travão motor. Por vezes, até demais quando vou a descer e a travar. Até tenho que usar a patilha (+) para voltar a subir senão a rotação sobe bastante.

Ah, lembrei-me agora depois de ver Top Gear no Discovery, 5ª feira, o SynchroRev Match que a Nissan utiliza no 350 Z (não sei se o faz em mais algum modelo ou se já é mais utilizado por ai) é uma excelente funcionalidade... a mim dá-me um bocado a ideia de facilitar muito a coisa, por vezes, mas a verdade é que não é preciso ponta tacão, single clutching, double clutching, etc... e para os mais azelhas nas reduções, não dão cabo do motor [:D]

Parece-me que junta um pouco do melhor dos dois Mundo, auto e manual.

Daí a grande maioria das caixas automáticas/embraiagem pilotada actuais permitirem a utilização em modo manual e com programas sport. Eu sei q é complicado conhecer a fundo as caixas automáticas por ainda não estarem muito implementadas no mercado português, mas deixem de ser "velhos do restelo" [:p]

Se é para brincar, jogo Playstation, de resto prefiro mudanças manuais![:D]

Não é ser "velho do restelo" é meramente uma questão de gostos[;)]

Já experimentei uma caixa automática num E220cdi e gostei do conforto que dá. Só não achei piada ao facto de a caixa me obrigar a andar sempre num regime acima daquele que habitualmente eu costumo andar, o que se traduz, na prática, em consumos um pouco acima da média. E estamos a falar no modo normal. Com este motor, de binário razoável que está disponível desde cedo, com uma caixa manual conseguimos poupar bastante combustível (por vezes mais de 1L/100).

Se é para brincar, jogo Playstation, de resto prefiro mudanças manuais![:D]

Não é ser "velho do restelo" é meramente uma questão de gostos[;)]

Ok, há masoquistas para tudo [:D][:p]

Mais a sério, eu mudei para uma caixa de embraiagem pilotada no fim do ano passado e as vantagens foram mais q evidentes. E nem sequer é uma caixa de dupla embraiagem. Não tem o mesmo feeling das caixas manuais, como é óbvio, mas isso nenhuma automática tem.

Defeitos também os tem, como em todos os sistemas automatizados, mas as caixas manuais não lhes ficam atrás. Como tive 10 anos de experiência de condução em manuais, há certos maneirismos das automáticas dos quais eu não gosto, mas se tivesse o mesmo tempo de experiência apenas em automáticas e passasse agora para manuais, iria dizer exactamente o mesmo.

Não me imagino a optar por caixa auto...

Só em certas máquinas que não tenha escolha. Mas também não tenho papel para isso, portanto... a questão nem se coloca.

Acho graça a alguma coisas que passam na Tv, Americanas pois claro (o Jeremy bem lhes bate... [:D]), o agarrar no volante e acelerar não faz parte da minha ideia do que é prazer de condução... e por muitos oculos de sol que se usem, não tem o mesmo estilo [:D]

Manual é manual.

não é à toa que o mega carro [br:)][br:)][br:)][br:)] gt2 rs traz uma caixa manual, para ter o verdadeiro prazer de condução [:cool:]

Outra coisa é que as automaticas são têm uma manutenção muito mais cara, é necessário mudar o óleo frequentemente ao contrário das manuais.

Uma reparação de um caixa automatica é muitissimo cara, numa manual também é cara mas não chega a tanto. Além disso numa manual qualquer mecanico sabe mexer enquanto que nas automaticas há muito poucos.

Outra coisa é que as automaticas são têm uma manutenção muito mais cara, é necessário mudar o óleo frequentemente ao contrário das manuais.

Uma reparação de um caixa automatica é muitissimo cara, numa manual também é cara mas não chega a tanto. Além disso numa manual qualquer mecanico sabe mexer enquanto que nas automaticas há muito poucos.

Lamento, mas vou ter que discordar.

A manutenção de uma caixa automática clássica, é basicamente trocar-lhe o óleo, normalmente com intervalos entre os 60 e os 100kkms.

O que dizes sobre qualquer mecânico saber mexer numa caixa manual e não numa auto é verdade, no nosso país.
Se voces querem acreditar ques as caixas manuais dão muitos problemas, pensem no seguinte, as caixas dos pesados de passageiros dentro das nossas cidades são quase exclusivamente automáticas, e fazem centenas de milhares de kms sem problemas.

Voltar
Superior