[Comparativo] Caixas Manuais vs caixas Automáticas

As caixas CVT têm como vantagens a suavidade de condução,conforto em cidade e obviamente os consumos pois permitem circular a rpm bem mais baixas que uma caixa manual convencional.Além disso permitem circular constantemente no regime máximo de potencia do motor.
As desvantagens é que não se pode prever inclinações (a caixa só ajusta a relação depois de lá estar) e a condução desportiva é impossivel dado que não se pode fazer reduções.(CVT simples)

A nivel de manutenção , estas caixas arrisco a dizer que têm menos manutenção que as manuais normais (troca o óleo e ponto final).

Eu tenho a DSG no meu Golf e posso dizer que é excelente, é-me indiferente manual ou auto, mas a verdade é que após um ano e tal de DSG quase não me consigo ver a conduzir manual, dá um conforto muito grande. A verdade é que também não experimentei outras auto. E depois posso sempre ser eu a meter em caso de necessidade... coisa que acho que não se pode fazer com as CVT..

Quanto a manutenção creio que a minha precisa de mudança de óleo aos 100000Km.

Eu vim ler este tópico, porque recentemente oiço muita gente falar bem das caixas pilotadas/auto, e eu digo que me faz confusão uma caixa auto e o pessoal responde-me sempre que a eles também lhe fazia até experimentarem...

Quem me tira a minha caixa manual, travão de mão convencional e até o rodar a chave para colocar o carro a trabalhar, tira me o prazer da condução, é que eu adoro conduzir....

Vou comprar uma 3008 e já me vão roubar o travão de mão, mas pelo menos a caixa fico pela manual..... he he he

Back