[Mercado] Cálculo consumo electricidade num plug-in

Nas specs o 40e tem autonomia de 31km, mas parece segundo um ensaio que o real ronda os 20km. Imaginem que gasto os 20km por dia, logo de noite tenho de fazer uma carga total.
Esse custo será os 8,5kwh x custo do kWh que pago? Ou seja esse seria o custo de uma carga total?

Levanto esta questão porque tenho uma proposta de renting em que o X5 40e cabe que nem uma luva no plafond da empresa.
Estou mais interessado no X5 do que propriamente por ser híbrido lol
Isso e nos 313cv combinado

Sim, são cerca de 0,9€ por carga.

Nas specs o 40e tem autonomia de 31km, mas parece segundo um ensaio que o real ronda os 20km. Imaginem que gasto os 20km por dia, logo de noite tenho de fazer uma carga total.
Esse custo será os 8,5kwh x custo do kWh que pago? Ou seja esse seria o custo de uma carga total?

Levanto esta questão porque tenho uma proposta de renting em que o X5 40e cabe que nem uma luva no plafond da empresa.
É assim que se fazem as contas. Mas algo não está bem nesses cálculos. 8,5kwh para 20km da uma média surreal de 42,5kwh aos 100km. Nem um camião gasta tanto...
Um carro como o Tesla Model X gasta cerca de 25kwh aos 100km.

O mais certo é que os 8,5kwh seja capacidade total. A capacidade util que o carrro pode efetivamente utilizar deve ser algo por volta dos 5kwh.

Last edited:

Então se não te preocupa muito a questão dos consumos, não sei qual a dúvida. Vai ser certamente mais barato que um Diesel equivalente, desde que em geral andes poucos kms por dia.

Já ando com um plug-in híbrido há dois anos e, assumindo que a utilização é a referida ( 1 carga por dia em casa) tem que se contar com o seguinte: o sistema de gestão da bateria dificilmente deixa baixa a carga dos 20% do total da capacidade, por outro lado existem perdas na carga, que podem ser significativas em sistemas de refrigeração activa das baterias (desconheço se no X5 ela existe).
Com tudo isto, não acredito que a média de uma carga diária supere os 7,5 kW.h. O raciocínio do cálculo está bem, mas não te esqueças de considerar o IVA na tua tarifa de eletricidade e do Imposto Especial do Consumo de Eletricidade (0,00123/kW. já com IVA). Por vezes compensa mudar o tarifário para bi-horário, se carregares o carro à noite.

A conta nestas condições é de certeza inferior a 50 € /mês.

Quanto acham que custa o renting mensalmente do X5 40e?
- 20.000km ano
- 4 anos
- manutenção, seguro e impostos incluídos
- pneus ilimitados
- carro substituição

Isso partindo do princípio que esvazia as baterias todos os dias até ao último electrão (ou seja, o pior caso).

É a unica conta que dá para fazer tendo em conta os dados. Sendo que o pior caso é algo perfeitamente aceitável tendo em conta que em modo eléctrico a autonomia é 30 km.

E no local de trabalho não tens garagem onde carregar? Isso é que era uma economia.
A empresa não se importa que não seja diesel? Um conhecido meu não foi para um híbrido porque a empresa disse que podia por as despesas de gasóleo mas de gasolina não.

Quando acabam as baterias esse X5 deve ser cá um bêbado! [:D]

Quanto acham que custa o renting mensalmente do X5 40e?
- 20.000km ano
- 4 anos
- manutenção, seguro e impostos incluídos
- pneus ilimitados
- carro substituição

951.94 euros [:)]
Só é pena os 7 lugares não existirem nesta versão.

E no local de trabalho não tens garagem onde carregar? Isso é que era uma economia.
A empresa não se importa que não seja diesel? Um conhecido meu não foi para um híbrido porque a empresa disse que podia por as despesas de gasóleo mas de gasolina não.

Quando acabam as baterias esse X5 deve ser cá um bêbado! [:D]

infelizmente vou deixar de ter garagem coberta (e com tomada) em janeiro, devido a mudança de instalações
mas 80% dos casos faço à volta de 15/20km dia de semana, o que dá para andar eléctrico.
pior será viagens grandes, mas tenho ainda cartão combustível (sim é permitido mesmo a gasolina)
é uma enorme tentação este 40e mesmo não tendo os 5 lugares

tenho uma proposta de 615€ da Leaseplan

O valor que referi é da leaseplan, aproveita o desconto

sDivYYl.png

O valor que referi é da leaseplan, aproveita o desconto

pois eu tenho já em nome da minha empresa e com o desconto grande (enorme) que temos na BMW...
eventualmente há uma campanha qualquer para escoar o híbrido.
não sei de qq maneira só encomendo em Janeiro (finais), por isso resta saber se se mantém este valor

mas já percebi que devo conseguir viver com um plug-in, pelo menos tenho garagem durante a noite para carregar

Eu diria que a sigla 40e e 313cv pode ser meio enganador.

Basta umas gazadas e ficas sem o motor elétrico e depois tens "só" um 2l turbo com 245cv, sendo que o peso deste X5 em concreto é superior ao de um X5 40d (com um mais pesado 3l diesel, mas sem as baterias).

Claro que este 2l turbo de 245cv é um bom motor, mas sem a ajuda das baterias e num conjunto desta dimensão e peso não deve dar para o que os 313cv e sigla "40e" podem fazer imaginar.

Ou seja tem a sigla 40 mas qd as baterias vão a zero a performance deve alinhar-se mais pela do X5 25d (que tem o 2l diesel com dois turbos).

Os custos em eletricidade são residuais face ao que "monstro" que é um X5, nomeadamente se for carregado em vazio com tarifa bi-horária. E vale a pena aproveitar e meter as máquinas a lavar de noite já agora, pq caso contrário bi-horária pode não compensar caso só carregues o X5 dia sim dia não por exemplo. Compensa tb bastante para quem tem termoacumulador e o carrega de noite, mas isto já é OT.

Claro que a proposta da LeasePlan por esse valor é smp mt interessante, só acho que a performance pode desiludir face às expectativas.

Pela empresa por quanto ficaria por exemplo uma 525d Touring ? Como tens melhores descontos para BMWs devido à empresa.

Last edited:
Eu diria que a sigla 40e e 313cv pode ser meio enganador.

Basta umas gazadas e ficas sem o motor elétrico e depois tens "só" um 2l turbo com 245cv, sendo que o peso deste X5 em concreto é superior ao de um X5 40d (com um mais pesado 3l diesel, mas sem as baterias).

Claro que este 2l turbo de 245cv é um bom motor, mas sem a ajuda das baterias e num conjunto desta dimensão e peso não deve dar para o que os 313cv e sigla "40e" podem fazer imaginar.

Ou seja tem a sigla 40 mas qd as baterias vão a zero a performance deve alinhar-se mais pela do X5 25d (que tem o 2l diesel com dois turbos).

Os custos em eletricidade são residuais face ao que "monstro" que é um X5, nomeadamente se for carregado em vazio com tarifa bi-horária. E vale a pena aproveitar e meter as máquinas a lavar de noite já agora, pq caso contrário bi-horária pode não compensar caso só carregues o X5 dia sim dia não por exemplo. Compensa tb bastante para quem tem termoacumulador e o carrega de noite, mas isto já é OT.

Claro que a proposta da LeasePlan por esse valor é smp mt interessante, só acho que a performance pode desiludir face às expectativas.

Pela empresa por quanto ficaria por exemplo uma 525d Touring ? Como tens melhores descontos para BMWs devido à empresa.

O 525d deve alinhar pelo E220d ou seja na casa dos 800€, ligeiramente abaixo, mas mais caro que o X5 o Serie 5 PHEV

infelizmente vou deixar de ter garagem coberta (e com tomada) em janeiro, devido a mudança de instalações
mas 80% dos casos faço à volta de 15/20km dia de semana, o que dá para andar eléctrico.
pior será viagens grandes, mas tenho ainda cartão combustível (sim é permitido mesmo a gasolina)
é uma enorme tentação este 40e mesmo não tendo os 5 lugares

É realmente uma enorme tentação mas outra parte chata para mim seria estar a gastar 300 ou 400€ por ano do meu bolso a carregar electricidade para andar com o carro da empresa, fora o facto de "ter" que mudar para bi-horário que a mim não me interessa para o dia-a-dia.
Somando tudo acho que preferia escolher outro carro [:D]

Back