[Mercado] Cálculo consumo electricidade num plug-in

É realmente uma enorme tentação mas outra parte chata para mim seria estar a gastar 300 ou 400€ por ano do meu bolso a carregar electricidade para andar com o carro da empresa, fora o facto de "ter" que mudar para bi-horário que a mim não me interessa para o dia-a-dia.
Somando tudo acho que preferia escolher outro carro [:D]
pois depende da perspectiva
sou completamente contra colocar dinheiro em carro da empresa, noutra empresa que tive, havia colegas meus a colocarem 10/15k em carros de renting da empresa, era um disparate.
mas o X5 é uma liga completamente à parte dos modelos disponíveis com o orçamento, daí a tentação.
mas não decidi

Exato, se tem gasolina paga não precisa de carregar na tomada. Não sou o maior expert nisto, e depende muito do tipo de híbrido, mas salvo erro deve ser como no Golf GTE (e similares) que há um modo que a gasolina carrega o motor elétrico.

É menos eficiente que usar gasolina e carregar tb na tomada, mas assim dá para ter a os dois motores a bombar (o elétrico dá um bom power extra) e não gastar um tusto em eletricidade em casa.

O universo inteiro anda perdido em relação a esta questão. Acredita nisso.

Li um artigo esta semana para teres uma ideia: actualmente todos os carros eléctricos em França ( cerca de 40000) correspondem à produção de 1 reactor nuclear (!).
Estamos a falar de 0,15% do parque automóvel. Se existem 60 reactores em frança ( já uma brutalidade), para alimentar só 50% do parque automóvel, seriam necessários... 400 reactores nucleares ( ou então alternativa a queimar fuel/gas...[:D])

Crescimento dos eléctricos lá é de 200% ao ano. Os homens já anda a fazer contas onde vão buscar a energia para alimentar esse boom. Há, claro e quem vai pagar a necessidade de redimensionamento da infraestrutura de distribuição?

Os próximos anos vão ser engraçados em matéria de políticas energética com uma certeza: a factura da luz vai disparar com absoluta certeza.

Isto é um absurdo, basta fazer contas simples:

Em Portugal há cerca de 6 milhões de carros que fazem uma média de 40 km por dia.

Um carro elétrico gasta cerca de 20 kWh/100 km, pelo que se todos os carros fossem elétricos teríamos um consumo de 18 TWh.

A produção elétrica em Portugal em 2016 foi de 56 TWh.

E portanto... a tua dúvida é?! [:D]

Idem. Se podes aceder à um X5 por esses valores, eu nem hesitaria.

Ainda que o ClioIIIRS tenha alguma razão, eu preferia sempre um X5 mesmo que 20d a uma SMax (que é bastante boa).

Soma a isso a vantagem de teres lugares reservados no aeroporto e no IKEA. [:D]

Idem. Se podes aceder à um X5 por esses valores, eu nem hesitaria.

Ainda que o ClioIIIRS tenha alguma razão, eu preferia sempre um X5 mesmo que 20d a uma SMax (que é bastante boa).

Soma a isso a vantagem de teres lugares reservados no aeroporto e no IKEA. [:D]

Eu termos de negócio não deixa de ser imbatível, e tem essas vantagens também de facto.

Os híbridos podem carregar gratuitamente nalgum lado?

Comparar um X5 40e a um 5008 1.6 é comparar vinho com água.

O universo inteiro anda perdido em relação a esta questão. Acredita nisso.

Li um artigo esta semana para teres uma ideia: actualmente todos os carros eléctricos em França ( cerca de 40000) correspondem à produção de 1 reactor nuclear (!).
Estamos a falar de 0,15% do parque automóvel. Se existem 60 reactores em frança ( já uma brutalidade), para alimentar só 50% do parque automóvel, seriam necessários... 400 reactores nucleares ( ou então alternativa a queimar fuel/gas...[:D])

Crescimento dos eléctricos lá é de 200% ao ano. Os homens já anda a fazer contas onde vão buscar a energia para alimentar esse boom. Há, claro e quem vai pagar a necessidade de redimensionamento da infraestrutura de distribuição?

Os próximos anos vão ser engraçados em matéria de políticas energética com uma certeza: a factura da luz vai disparar com absoluta certeza.
Não existem renováveis na França e o pessoal já tinha todas as tomadas a bombar a 100% 24/24h?

Eu diria que a sigla 40e e 313cv pode ser meio enganador.

Basta umas gazadas e ficas sem o motor elétrico e depois tens "só" um 2l turbo com 245cv, sendo que o peso deste X5 em concreto é superior ao de um X5 40d (com um mais pesado 3l diesel, mas sem as baterias).

Claro que este 2l turbo de 245cv é um bom motor, mas sem a ajuda das baterias e num conjunto desta dimensão e peso não deve dar para o que os 313cv e sigla "40e" podem fazer imaginar.

Ou seja tem a sigla 40 mas qd as baterias vão a zero a performance deve alinhar-se mais pela do X5 25d (que tem o 2l diesel com dois turbos).

Os custos em eletricidade são residuais face ao que "monstro" que é um X5, nomeadamente se for carregado em vazio com tarifa bi-horária. E vale a pena aproveitar e meter as máquinas a lavar de noite já agora, pq caso contrário bi-horária pode não compensar caso só carregues o X5 dia sim dia não por exemplo. Compensa tb bastante para quem tem termoacumulador e o carrega de noite, mas isto já é OT.

Claro que a proposta da LeasePlan por esse valor é smp mt interessante, só acho que a performance pode desiludir face às expectativas.

Pela empresa por quanto ficaria por exemplo uma 525d Touring ? Como tens melhores descontos para BMWs devido à empresa.
O sistema não será on off. Desde quando usas 100% da potência o tempo todo?

Tens 245 + 113 cvs.

pois depende da perspectiva
sou completamente contra colocar dinheiro em carro da empresa, noutra empresa que tive, havia colegas meus a colocarem 10/15k em carros de renting da empresa, era um disparate.
mas o X5 é uma liga completamente à parte dos modelos disponíveis com o orçamento, daí a tentação.
mas não decidi
E 540e ou 530e bem equipado, não é opção?

E 540e ou 530e bem equipado, não é opção?

Só há 530e berlina , não gosto tanto, além disso tem valor superior em renda mensal.
Vou confirmar para a semana ,mas o valor parece demasiado baixo para um carro , com valor tabela a rondar os 90k (com poucos extras)

Só há 530e berlina , não gosto tanto, além disso tem valor superior em renda mensal.
Vou confirmar para a semana ,mas o valor parece demasiado baixo para um carro , com valor tabela a rondar os 90k (com poucos extras)

Acho que há 530e touring... até tenho ideia que há uma nos DB aqui FAHO.

No entrando, acredito que haja mais agressividade nos descontos do X5 que na nova série 5 acabada de sair.

O X5 a nível estectico continua sem me convencer e creio que é mal massificado, veêm se muito poucos. Está geração está a anos luz do sucesso das gerações anteriores.

Mas repito, não tinha quaisquer dúvidas... as outras opções são “trotinetes” quando comparadas com esta hipótese.

Neste momento na minha garagem tenho 4 eléctricos. Uns pugs e um Tesla, ligados a tomadas do condomínio. [:D] Ninguém se chateia. :confused:

No entrando, acredito que haja mais agressividade nos descontos do X5 que na nova série 5 acabada de sair.

O X5 a nível estectico continua sem me convencer e creio que é mal massificado, veêm se muito poucos. Está geração está a anos luz do sucesso das gerações anteriores.

Mas repito, não tinha quaisquer dúvidas... as outras opções são “trotinetes” quando comparadas com esta hipótese.

Neste momento na minha garagem tenho 4 eléctricos. Uns pugs e um Tesla, ligados a tomadas do condomínio. [:D] Ninguém se chateia. :confused:

Gostava de morar no teu condomínio, andar de carro à pala dos outros é um espectáculo! :)

Isto é um absurdo, basta fazer contas simples:

Em Portugal há cerca de 6 milhões de carros que fazem uma média de 40 km por dia.

Um carro elétrico gasta cerca de 20 kWh/100 km, pelo que se todos os carros fossem elétricos teríamos um consumo de 18 TWh.

A produção elétrica em Portugal em 2016 foi de 56 TWh.

Há um erro de contas! É 1 reactor para 5 milhões.
Já tinha rectificado.

Pois isso não concordo!

No meu caso já tenho electricidade minha na garagem, com uns trocos faço a puxada ao pé do lugar de estacionamento.
Uma coisa é uns dias, vá uma semana, outra é permanente.
E esse Tesla a mamar electricidade do condomínio vai lá vai
Se o X5 deve mamar uns 50€ mês nem imagino esse

Não há para já a 530e Touring só 4 portas.
Eu até gosto do X5, mas no segmento prefiro o XC90 ou melhor ainda o Velar.

Pergunta ignorante mas todos os carregadores são universais?

Isto é, todos as marcas usam o mesmo tipo de carregador? Todos podem ir aqueles carregadores dos shoppings, etc?

Pois isso não concordo!

No meu caso já tenho electricidade minha na garagem, com uns trocos faço a puxada ao pé do lugar de estacionamento.
Uma coisa é uns dias, vá uma semana, outra é permanente.
E esse Tesla a mamar electricidade do condomínio vai lá vai
Se o X5 deve mamar uns 50€ mês nem imagino esse

Não há para já a 530e Touring só 4 portas.
Eu até gosto do X5, mas no segmento prefiro o XC90 ou melhor ainda o Velar.

A minha casa é arrendada, não pago condomínio, portanto, não é um problema meu. Obviamente, acho um grande abuso...

Realmente não há a 530e... a do DB é uma 530i.

Mas vê isso bem porque parece me demasiado bom para ser verdade. Se se confirmar, encomenda já ante que isso mude! [:)]

Pergunta ignorante mas todos os carregadores são universais?

Isto é, todos as marcas usam o mesmo tipo de carregador? Todos podem ir aqueles carregadores dos shoppings, etc?

Há carga AC e DC.

Na Europa e EUA pretende-se adotar o sistema combinado:

Para a carga DC usa os pinos de baixo:

j51OACL.jpg

Para a carga AC basta usa apenas a parte de cima, a chamadas Mennekes:

wWtiXZW.jpg

No entanto os carros japoneses usam duas portas diferentes.

Para carga DC usam o CHAdeMO:

uJFFy3R.jpg

E necessitam de uma outra entrada para a carga AC:

4QZ3eWF.jpg

Portanto há basicamente dois sistemas, o CCS/Mennekes e o CHAdeMO.

Back