Camaradagem

O exemplo de camaradagem do video, contrasta com um certo clima corporativo que se sente cada vez mais aqui no fórum.

Por esses motivos e ainda outras razões que a razão desconhece, excelentes e bons user's deixaram de participar completamente ou participam amiúde, outros ainda foram afastados compulsivamente.

A camaradagem neste fórum não era isso, mas a isso conduziram.

O video que o Omega colocou foi colocado em 2009 e o tema das touradas foi uma constante

Uma boa noite a todos

Eu não acho que o video reflicta camaradagem. Reflecte amizade. Obrigação de cumprir um dever, talvez coragem, mas para lá estarem tb a têm, altruísmo.
Acho que camaradagem é outra coisa. É tudo mto parecido, mas não sinónimos.

A série Band of Brothers está cheia de casos de camaradagem, ainda que criados obviamente. Talvez sejam nos teatros de guerra que esta camaradagem vem mais ao de cima.[;)]

O primeiro vídeo deste tópico também é um grande exemplo, real de camaradagem.

É verdade. Que saudades de outros tempos... [;)]

O "cerne" da questão é isto tudo!

Este fórum representa cada vez mais uma triste imagem do nosso cada vez mais triste País!

Já não sou desses "tempos" do fórum, no entanto, ainda muito recentemente, houve vários users que me são/eram completos desconhecidos e que tiveram atitudes muito nobres para comigo.

E não foi preciso espalharem aos 4 ventos o que fizeram ou deixaram de fazer.

Só por aí podem-se tirar conclusões.

Ajudar e colaborar sem esperar receber nada em troca.

A eles, o meu obrigado.[;)]

Por isso, acreditem que ainda existe camaradagem aqui no fórum.

Como continuo sem palavras, vou deixar-vos aqui uma história que já partilhei no Tópico dos aviões, onde surge camaradagem profissional e humana de companheiros e inimigos em tempo de guerra.
Uma lição de vida.
Os limites da guerra

Todos nós crescemos ouvindo e vendo que a Guerra traz à tona o lado mais selvagem do ser humano. Mas será sempre assim? Ao que parece, não. O meu amigo Guilherme mandou-me um interessante caso sobre o limite entre a inimizade de nações.

franz3.gif

Charlie Brown era piloto americano de um B-17G do 379th BG em Kimbolton na Inglaterra.
Seu B-17 estava seriamente danificado, atingido pelos caças inimigos e pela antiaérea.
Com a bússola arruinada, ele voava perdido e cada vez mais adentro da Alemanha, ao invés de estar com rumo para sua base inglesa.
Após sobrevoar um aeródromo alemão, um caça Messerschmidt Me 109G foi enviado para abater este B-17.

Quem estava no comando do caça era o alemão Franz Steigler. Ao se aproximar do bombardeiro, não podia crer no que via. Em suas palavras:
“Nunca vi um avião naquele estado. A secção traseira, leme e profundores muito avariados, artilheiros feridos, a proa do quadrimotor danificada e furos por toda fuselagem.”
franz.jpg

Embora tivesse o caça armado e carregado, Franz emparelhou seu Me 109 com o B-17 e olhou para o comandante Charlie Brow e este estava apavorado e lutando com os controles para manter o bombardeiro voando.
Ciente da desorientação do piloto, Franz acenou que eles girassem 180 graus, escoltando o avião em um rumo seguro para a Inglaterra.
franz2.jpg

Então Charlie Brown saudou e voltou para sua base.
Ao pousar, Franz informou ao CO que abateu o bombardeiro sobre o mar.
No “debriefing”, Charlie Brown e sua tripulação informaram o ocorrido, mas foram instruídos para não falar sobre o episódio com ninguém.
Após 40 anos, Charlie partiu em busca daquele piloto alemão que o salvou.
Depois de longo tempo, ele encontrou Franz.
franz3.jpg

Ele nunca havia citado o fato, nem em reuniões do pós-guerra.
Eles se encontraram nos EUA numa reunião do 379 BG, com a equipe que ainda estava viva porque Franz não disparou suas armas.

Quando perguntaram a Franz por que não derrubou o B-17, ele respondeu:
“Não tive coragem de acabar com a vida daqueles homens que lutavam para viver. Voei ao lado deles. Eles davam tudo de si para chegar são e salvos à sua base, e eu não ia impedi-los de viver. Simplesmente não podia atirar em um inimigo indefeso. Seria o mesmo se eu estivesse num pára-quedas.”

Ambos os pilotos morreram em 2008.

Para mostrar camaradagem, na maioria das vezes não são precisas palavras, bastam os actos.

ou teres andado na tropa.

Se de alguma forma este post é uma resposta ao meu, quando referi a tropa, não tenhas a menor duvida de que foi o sitio onde senti mais o espirito de camaradagem.

Tens de ajudar, e de ser ajudado. Inevitavelmente vais sentir na pele os teus sacrificios e os dos outros, e vai apoiar o mais que puderes.

Acredito que quem não foi á tropa, não compreenda.

Como a camaradagem não se aprende na escola e como nem todos são forcados e a maioria já não vai á tropa , o resultado disto é que a maioria perdeu a oportunidade unica na vida de aprender o que é camaradagem, pois não é a jogar playstation nem a beber copos vão aprender estes valores.

Como a camaradagem não se aprende na escola e como nem todos são forcados e a maioria já não vai á tropa , o resultado disto é que a maioria perdeu a oportunidade unica na vida de aprender o que é camaradagem, pois não é a jogar playstation nem a beber copos vão aprender estes valores.

Ainda há actividades que fomentam a camaradagem. [;)]

Algumas empresas mandam os seu colaboradores para acções team building como por exemplo passar um fds no mato para aumentar ou desenvolver a camaradagem talvez para obter melhores resultados depois no trabalho.

Ainda há actividades que fomentam a camaradagem. [;)]

Algumas empresas mandam os seu colaboradores para acções team building como por exemplo passar um fds no mato para aumentar ou desenvolver a camaradagem talvez para obter melhores resultados depois no trabalho.

e as vezes o único resultado é um concurso de karaoke com toda a gente meio torta

[:D][:D][:D]

Concordo, mas acrescento que a camaradagem se pode desenvolver na escola.

Na minha turma de licenciatura, ficámos bastante unidos, chegando ao ponto de, por exemplo, arranjarmos empregos uns para os outros.

Infelizmente algumas pessoas não foram capaz de olhar para além das imagens do vídeo. a camaradagem que ali se vê, não é apenas dentro da arena, continua ela vida toda.

Como continuo sem palavras, vou deixar-vos aqui uma história que já partilhei no Tópico dos aviões, onde surge camaradagem profissional e humana de companheiros e inimigos em tempo de guerra.
Uma lição de vida.

Para mostrar camaradagem, na maioria das vezes não são precisas palavras, bastam os actos.

Não chamaria ao acto camaradagem, mas da compreensão e cavalheirismo por alguém que executa a mesma tarefa e compreende o problema daqueles homens que estão a lutar pela vida.

Naquelas circunstâncias se o piloto do Me109 não tivesse ajudado o estropidao B17 a voltar á base ou em direcção a inglaterra o quase certo teria sido a perda de toda a tripulação.
Humanamente o B17 como o próprio piloto do ME109 comenta e reconhece, seria como disparar contra um pára-quedista indefeso, um acto criminoso como descrito na convenção de Genebra.

Por sermos adversários de alguém não quer dizer que sejamos criminosos.

Camaradagem ....

Dar de comer, dormida, ajuda financeira a amigo ... que depois de sair da fossa, apenas se sabe dele por este forum, fazendo cag@nça do seu carro novo, das suas viagens, da sua esposa e do seu apartamento ... e deixa os pais com fome na casa deles.

Nunca mais .. sou apenas eu, marido, filhos e pais .. o resto : amanhem-se

Camaradagem ....

Dar de comer, dormida, ajuda financeira a amigo ... que depois de sair da fossa, apenas se sabe dele por este forum, fazendo cag@nça do seu carro novo, das suas viagens, da sua esposa e do seu apartamento ... e deixa os pais com fome na casa deles.

Há pessoas que não merecem um olhar, quando mais uma palavra!

A Camaradagem

Fomenta-se, constroi-se e mantem-se.

Há muita camaradagem e cumplicidade na vivência, o video dos forcados que protejem o seu camarada caido e inanimado no chão são um exemplo de camaradagem.
Quantas vezes saltaram para a arena lado a lado e quantas marradas viveram já em conjunto ?
Suaram lado a lado, riram entre tábuas e entreajudaram-se em inumeras ocasiões, isso construiu a sua camaradagem, confiam e sabem que alguém que ali está ao seu lado está disposto a dar o corpo ao manifesto por eles.
A camaradagem forja-se num espirito de grupo, ombro a ombro, onde muitas vezes sem o parceiro do lado as dificuldades nunca seriam ultrapassadas, basta por vezes dizer aguenta que estamos quase.

Militares, bombeiros, pescadores, e em algumas outras actividades o espirito de camaradagem é forte porque em conjunto se vence e em separado se quebra e cai. A expressão Irmãos de Armas é isso mesmo, uma camaradagem que existe pela necessidade de sobreviver e de ultrapassar dificuldades que de outra forma, individulamente, nos levam de vencida.

Mas não confundamos camaradagem com amizade.

Há camaradas que possuem um feitio filho da mãe que não merecem que nos esforcemos em travar amizade, contudo na função e no serviço, são do melhor em termos de camaradagem e não olham a esforços para que vençamos dificuldades.

Nas empresas, não é incomum ver tentarem fomentar camaradagem e espirito de equipa, jogos para fomentar esse espirito entre outras acções, mas o que muitas vezes se observa é esse esforço esbarrar na fomentação da competitividade individual, e essa competitividade individual vem da formação do individuo, cada vez mais individualista e egoista para poder vencer na vida. As escolas fomentam, a faculdade refina e o emprego transforma-os em definitivo.

Camaradagem ....

Sim às vezes estas coisas acontecem.
Mas não podemos colocar todos no mesmo saco.[;)]

Bom tópico !

mas infelizmente mal compreendido, ou pelo menos desrespeitado por alguns.

O video inicial é incrível, um turbilhão de emoções e um grande nó no estômago, não consigo evitar mesmo uma ou outra lágrimas.

Camaradagem ....

Como eu compreendo estas palavras. As atitudes dos outros, por vezes tão próximos de nós, fazem de nós muitas vezes pessoas frias e distantes.
Quando estão em baixo, somos Deus para eles. Quando melhoram, já não precisam de ninguem. Quem ajuda, muitas das vezes, só precisa de uma palavra.

Ontem, ensinei um miudo a jogar ao pião[;)] ele estava chateado, porque na escola, todos jogavam menos ele, apesar das tentativas falhadas. Eu ensinei-o! passado um bocado aparece a mãe e diz o miudo: Oh mãe, já sei jogar, o Carlos ensinou-meapr:) como estas palavras de uma criança, souberam tão bem ouvir [;)]

Back