Cancelamento de matrícula

taunus

New member
Bom dia
Gostaria de saber como posso cancelar a matrícula de uma viatura que vendi e que continua registada nas Finanças em meu nome. Já me explicaram o processo normal, a questão é que não tenho nenhuma cópia do documento de venda. Que posso fazer?

Ola, é simples vais ao site da extinta DGV (http://www.dgv.pt/formularios/formularios.asp) e retiras o ficheiro PDF que se chama requerimento geral, preenches a solicitar o cancelamento da matricula expondo a razão pela qual o fazes e já está..dp é so entregar.
Se fores associado do ACP eles entregam por ti o requerimento.

Obrigado pela explicação. Só mais um esclarecimento, não tenho de entregar nenhum documento, nenhuma certidão juntamente com o requerimento?

Tens sim, uma certidão tb passada pela ex DGV que custa a módica quantia de 17€, convêm tirar primeiro essa certidão antes de ir para as bichas para o cancelamento de matricula, porque se não chegas lá e tens de ir buscar a dita certidão e depois voltar de novo á fila “bicha” para efectuar o cancelamento da matricula, se fores á loja do cidadão o melhor q fazes é ires bem cedo e tirar logo a Senha para ires á DGV “onde se renovam as cartas” e depois ires pedir a referida certidão no local onde se pede o DU.
Aquilo é coisa para perderes meio dia se fores bem cedo, antes das 9.00h

Tens sim, uma certidão tb passada pela ex DGV que custa a módica quantia de 17€, convêm tirar primeiro essa certidão antes de ir para as bichas para o cancelamento de matricula, porque se não chegas lá e tens de ir buscar a dita certidão e depois voltar de novo á fila “bicha” para efectuar o cancelamento da matricula, se fores á loja do cidadão o melhor q fazes é ires bem cedo e tirar logo a Senha para ires á DGV “onde se renovam as cartas” e depois ires pedir a referida certidão no local onde se pede o DU.
Aquilo é coisa para perderes meio dia se fores bem cedo, antes das 9.00h

Podes pedir a certidão pela net (www.automovelonline.mj.pt - Pedido de certidão permanente) e fica-te por 6€.

Podes pedir a certidão pela net (www.automovelonline.mj.pt - Pedido de certidão permanente) e fica-te por 6€.

Dito e feito. Já está pedido e paguei os 6 euros... até agora foi rápido, falta a parte pior.

Então agora basta munir-me desta certidão e do modelo 1406 e apresentar-me na dgv que eles retiram o meu nome do registo da viatura, é isso?

Chamo a atenção para a diferença entre cancelar a matrícula e o pedido de apreensão da viatura. O cancelamento da matrícula serve para veículos que já foram para a sucata à muitos anos ou então que vão agora para a sucata. A apreensão da viatura serve para os casos em que se verificou a venda do veículo e o "novo" proprietário não fez a alteração no registo de propriedade.

Ainda sobre o cancelamento de matrículas, se o veículo fez inspecção periódica obrigatória depois de 2004, é obrigatória a apresentação do certificado de destruição do veículo emitido por um centro de desmantelamento autorizado. Nos outros caso, a simples assinatura do proprietário em que assume civil e criminalmente as declarações prestadas bastam para o efeito.

Chamo a atenção para a diferença entre cancelar a matrícula e o pedido de apreensão da viatura. O cancelamento da matrícula serve para veículos que já foram para a sucata à muitos anos ou então que vão agora para a sucata. A apreensão da viatura serve para os casos em que se verificou a venda do veículo e o "novo" proprietário não fez a alteração no registo de propriedade.

Ainda sobre o cancelamento de matrículas, se o veículo fez inspecção periódica obrigatória depois de 2004, é obrigatória a apresentação do certificado de destruição do veículo emitido por um centro de desmantelamento autorizado. Nos outros caso, a simples assinatura do proprietário em que assume civil e criminalmente as declarações prestadas bastam para o efeito.

Li e compreendi. Então no meu caso é um pedido de apreensão da viatura. O que preciso fazer e que documentos preciso para esta acção? Relembro que não tenho cópia do documento de venda.

Li e compreendi. Então no meu caso é um pedido de apreensão da viatura. O que preciso fazer e que documentos preciso para esta acção? Relembro que não tenho cópia do documento de venda.

Antes de mais tens que pedir uma segunda via dos documentos.

Depois tens que entregar os seguintes documentos:
- Mod.9 do IMTT http://www.imtt.pt/formularios/modelo9.pdf
- Documento comprovativo da propriedade do veículo (como não tens nada que o comprove terás que pedir segunda via dos documentos)
- BI (ou fotocópia)

e pagar 3€.

Isto sim é o espirito de um forum, ajudar e esclarecer consante os conhecimentos de cada um...

Acho que a informação já está toda transmitida!

Muito obrigado a todos pelas informações prestadas. Vale mais um forum deste género para obtermos os esclarecimentos necessários do que 10 balcões diferentes de outras tantas entidades que além de não nos responderem ainda nos suscintam mais dúvidas.

No meu caso dei um carro á sucata em 1998 e não fiz abate de nada e foi com documentos e tudo.

A questão á a seguinte o veiculo nas finanças está em meu nome e a matricula não foi cancelada automáticamente porque o carro é anterior a 1980 é de Janeiro de 1979.

O que fazer para cancelar a matricula nas finanças?

A saber:não pago iuc por isenção de carro muito antigo.
Provavelmente então foi por isso que não cancelaram matriculas anteriores a 1980.

Last edited:
No meu caso dei um carro á sucata em 1998 e não fiz abate de nada e foi com documentos e tudo.

A questão á a seguinte o veiculo nas finanças está em meu nome e a matricula não foi cancelada automáticamente porque o carro é anterior a 1980 é de Janeiro de 1979.

O que fazer para cancelar a matricula nas finanças?

A saber:não pago iuc poe isenção de carro muito antigo.
Provavelmente então foi por isso que não cancelaram matriculas anteriores a 1980.

Por precaução tvz cancelasse a matrícula, mas se não pagas IUC a alternativa de deixar andar não me parece descabida de todo tb.

Olá a todos

Este tópico já tem um tempinho não sei se deveria postar aqui (sou nova no forum lol)

É o seguinte... eu vendi um carro e o novo dono não o passou para seu nome... logo tenho o selo IUC em atraso pois o carro continua em meu nome...

Não consigo contactar o indivíduo e portanto fiz um pedido de apreensão no link que indicaram

A minha questão é se agora tenho de mostrar o comprovativo de pedido de apreensão no IMTT ou nas finanças ou se eles automaticamente têm conhecimento por cruzamento de dados (uma vez que para entrar no site usamos a password das finanças (irs) é porque deve existir alguma ligação)

Se me puderem ajudar... :confused:

Olá a todos

Este tópico já tem um tempinho não sei se deveria postar aqui (sou nova no forum lol)

É o seguinte... eu vendi um carro e o novo dono não o passou para seu nome... logo tenho o selo IUC em atraso pois o carro continua em meu nome...

Não consigo contactar o indivíduo e portanto fiz um pedido de apreensão no link que indicaram

A minha questão é se agora tenho de mostrar o comprovativo de pedido de apreensão no IMTT ou nas finanças ou se eles automaticamente têm conhecimento por cruzamento de dados (uma vez que para entrar no site usamos a password das finanças (irs) é porque deve existir alguma ligação)

Se me puderem ajudar... :confused:

Eles cruzam os dados, Finanças e o IMTT.

Agora tens de ter presente o seguinte, só a partir da data em que mandaste efectuar a apreensão estás ilibado do pagamento do IUC e de outras dividas, como multas e assim.

Se já tinha IUC em divida é sobre ti que recai a divida, o pedido de apreensão não limpa o que está para trás . . . . Isto foi o que entendi do que andei a ler

Agata,

posso dizer-te da minha experiência do final do ano passado.

Em Dezembro de 2008 mandei apreender o que era o meu carro, que vendi um ano antes.

O comprador a muito custo pagou o de 2008 e continuou a marimbar-se no assunto, pelo que desta vez já nem lhe liguei.

Aproveitei um periodo transitório previsto na nova lei, e registei o pedido via net. Realço que o carro apareceu em meu nome e com os dados identificadores correctos, conferindo portanto tudo. Saíu um comprovativo da operação, que não fez falta.

Este esquema previa cruzamentos semestrais de ficheiros com as finanças, o que veio a acontecer.

Assim, em Junho deste ano (por acaso o mês de pagamento), vi finalmente o carro sair do meu nome no fisco. Em cheio. Não precisei portanto sequer de ir às finanças.

Agora, que já acabou esse regime transitório, não sei se os procedimentos são os mesmos e se a demora de actualização nas finanças tb a mesma.

O ACP é uma entidade idónea para esclarecer sobre isto.

Boa sorte.

Boas.

Gostava de saber se é possível pela internet saber se uma determinada matrícula está ou não cancelada, e se a quiser repor o que tenho que fazer.

Thx

boas a todos... a razão do desenterranço deste topico é o seguinte:
hoje fiz o pedido de apreensão administrativa de duas ex-viaturas minhas, no site acima indicado. até aqui tudo bem, sei que daqui a seis meses fica tudo resolvido...
Á QUESTÃO É A SEGUINTE:
além destas duas viaturas, tenho um carro em meu nome, efectivamente meu, em que tive um acidente só, e que eu decidi desmantelar em casa, tendo comprado um similar e criado um banco de órgãos...

tenho que cancelar a matriculado do batido, mas parece-me que com a historia dos abates, do certificado de fim de vida e outras que tais, vai dar umas chatisses concluir o cancelamento da matricula.

lembrei-me do seguinte: nao sendo necessário no site automoveilonline proceder ao nome do comprador, no processo de apreensão...
penso que se fizer o pedido de apreensão do meu carro batido, terei tambem esta situação resolvida nos próximos meses, não?

obrigado desde ja ...

Last edited:
Back