Ola, é simples vais ao site da extinta DGV (http://www.dgv.pt/formularios/formularios.asp) e retiras o ficheiro PDF que se chama requerimento geral, preenches a solicitar o cancelamento da matricula expondo a razão pela qual o fazes e já está..dp é so entregar.
Se fores associado do ACP eles entregam por ti o requerimento.
Tens sim, uma certidão tb passada pela ex DGV que custa a módica quantia de 17€, convêm tirar primeiro essa certidão antes de ir para as bichas para o cancelamento de matricula, porque se não chegas lá e tens de ir buscar a dita certidão e depois voltar de novo á fila “bicha” para efectuar o cancelamento da matricula, se fores á loja do cidadão o melhor q fazes é ires bem cedo e tirar logo a Senha para ires á DGV “onde se renovam as cartas” e depois ires pedir a referida certidão no local onde se pede o DU.
Aquilo é coisa para perderes meio dia se fores bem cedo, antes das 9.00h
Podes pedir a certidão pela net (www.automovelonline.mj.pt - Pedido de certidão permanente) e fica-te por 6€.
Chamo a atenção para a diferença entre cancelar a matrícula e o pedido de apreensão da viatura. O cancelamento da matrícula serve para veículos que já foram para a sucata à muitos anos ou então que vão agora para a sucata. A apreensão da viatura serve para os casos em que se verificou a venda do veículo e o "novo" proprietário não fez a alteração no registo de propriedade.
Ainda sobre o cancelamento de matrículas, se o veículo fez inspecção periódica obrigatória depois de 2004, é obrigatória a apresentação do certificado de destruição do veículo emitido por um centro de desmantelamento autorizado. Nos outros caso, a simples assinatura do proprietário em que assume civil e criminalmente as declarações prestadas bastam para o efeito.
Li e compreendi. Então no meu caso é um pedido de apreensão da viatura. O que preciso fazer e que documentos preciso para esta acção? Relembro que não tenho cópia do documento de venda.
No meu caso dei um carro á sucata em 1998 e não fiz abate de nada e foi com documentos e tudo.
A questão á a seguinte o veiculo nas finanças está em meu nome e a matricula não foi cancelada automáticamente porque o carro é anterior a 1980 é de Janeiro de 1979.
O que fazer para cancelar a matricula nas finanças?
A saber:não pago iuc poe isenção de carro muito antigo.
Provavelmente então foi por isso que não cancelaram matriculas anteriores a 1980.
Olá a todos
Este tópico já tem um tempinho não sei se deveria postar aqui (sou nova no forum lol)
É o seguinte... eu vendi um carro e o novo dono não o passou para seu nome... logo tenho o selo IUC em atraso pois o carro continua em meu nome...
Não consigo contactar o indivíduo e portanto fiz um pedido de apreensão no link que indicaram
A minha questão é se agora tenho de mostrar o comprovativo de pedido de apreensão no IMTT ou nas finanças ou se eles automaticamente têm conhecimento por cruzamento de dados (uma vez que para entrar no site usamos a password das finanças (irs) é porque deve existir alguma ligação)
Se me puderem ajudar...![]()