[Saúde] Cancro da mama

Lidei de perto com uma situação parecida recentemente apenas o tipo de cancro era um triplo negativo
Fez quimio cerca de 3 meses todas as semanas e depois mais 2 meses a cada 2 semanas, seguida de operação e depois radioterapia 5semanas todos os dias
Foi difícil, os primeiros dias pos quimio eram difíceis mas depois melhorava, mas já estava novamente em cima do dia da quimio e isto sucessivamente
Mas passou, agora é vigiar
Por aí também há-de passar mas ides precisar de força, tudo de bom

Lidei de perto com uma situação parecida recentemente apenas o tipo de cancro era um triplo negativo
Fez quimio cerca de 3 meses todas as semanas e depois mais 2 meses a cada 2 semanas, seguida de operação e depois radioterapia 5semanas todos os dias
Foi difícil, os primeiros dias pos quimio eram difíceis mas depois melhorava, mas já estava novamente em cima do dia da quimio e isto sucessivamente

Vigilância máxima! Em caso de metástase à distância da fonte, se bem me recordo, a taxa de fatalidade anda nos 70-80% em menos de 5 anos.

Nunca baixar a guarda.

Vigilância máxima! Em caso de metástase à distância da fonte, se bem me recordo, a taxa de fatalidade anda nos 70-80% em menos de 5 anos.

Nunca baixar a guarda.
Foi retirado, as margens foram boas e aparentemente limpas
Os sentinelas também limpos
Mas sim vigilância apertada, pois neste não é possível a hormonoterapia como nos outros

Boa sorte para a "doença do milénio"!

Tenho tantos casos próximos, incluindo familiares diretos, que até tremo que também possa estar na calha!

Hoje tenho mais um funeral de uma pessoa nessa situação e a pessoa mal tinha chegado aos 60... :(

Os tratamentos (radio, quimio...) melhoraram imenso, tal como a prevenção ou os paliativos, mas o facto é que o número de casos cresce a um ritmo assustador!
Há estudos que apontam que uma em cada 3 pessoas venha a desenvolver cancro ao longo da vida, sendo o da mama (junto com útero e ovários) o mais comum na mulher e o da próstata nos homens...

Ainda bem que tudo correu bem.
Uma questão: nas sessões de quimio, os efeitos foram sempre semelhantes ou à medida que as sessões iam avançando os efeitos adversos eram maiores ou menores?

Abraço,

Um artigo interessante sobre a variação do risco de morte de acordo com a geografia na peninsula Ibérica.
https://expresso.pt/sociedade/2022-...-o-pior-e-onde-e-que-o-risco-de-morte-e-maior

Tem dados para outros tipos de cancros, mas fica aqui o mapa do cancro da mama.
mw-680

Por aqui se vê a importância do rastreio.

Ainda bem que tudo correu bem.
Uma questão: nas sessões de quimio, os efeitos foram sempre semelhantes ou à medida que as sessões iam avançando os efeitos adversos eram maiores ou menores?

Abraço,
No caso dela (e isto é importante pois não somos todos iguais e os tratamentos também não), com o avançar do tempo foi ficando pior pois o corpo foi enfraquecendo e q capacidade de recuperação já não era igual
Chegou mesmo a ter de levar transfusão sanguínea
No entanto o caso da tua Maria é diferente e mesmo as sessões são mais espaçadas e isso pode ajudar
Vou dar um conselho mesmo sem o teres pedido e não quer dizer que seja bom porque se realmente o fosse eu vendia e não dava, ela que se alimente bem, sopa vegetais peixe etc e sobretudo que beba muita água
Alguma coisa estás sempre a vontade, sei o que estais a passar

Uma coisa que me tinha esquecido, na alimentação tenta incluir muitos alimentos ricos em ferro devido á possibilidade de anemia
Nos dias pós quimioterapia a tua mulher pode ter dificuldades em ingerir até água devido aos enjoos e ao estômago embrulhado, mas é importante que o faça, compra água alcalina por aqui foi mais fácil de beber que a água mais ácida

...
Que fóruns mais focados no tema existem?

Abraço e saúde para todos.

Se andas pelo Face...procura por Susana Luzir. Acredito que o seu testemunho vos poderá ajudar.

Já agora, onde está a tua esposa a ser tratada?
Vai fazer que tratamentos complementares?

Vou tentar deixar aqui um testemunho, mas não sei que ajuda é que pode dar. Lidei com o mesmo cancro por 3 vezes de forma próxima: uma com a minha avó há quase 30 anos do qual pouco me recordo. Como se deve entender os tratamentos na altura não eram tão avançados e teve que retirar um dos peitos por completo e não fez quimioterapia. Não teve mais sequelas e ainda durou muitos e bons anos sem qualquer outra complicação relacionada com o cancro.
Há 12 anos tocou à minha mãe. Nessa altura eu não estava cá em Portugal, pelo que só acompanhei a fase final dos tratamentos. Foi retirado o tumor e o tratamento foi feito com quimioterapia e os relatos de enjoos e cansaço eram os habituais. Sendo uma pessoa forte psicologicamente e tendo ela acompanhado a minha avó na altura (e o meu avô também com outro cancro), a minha mãe nunca se deixou abater e manteve uma atitude positiva, mesmo com a queda de cabelo, que costuma ser um estigma ainda muito grande. Os anos passaram sem que tivesse qualquer problema e o cancro parecia que estava em remissão até que na consulta em que ia ter alta, 10 anos depois, foi encontrado um novo pequeno nódulo próximo do local inicial. Isto foi no início da pandemia com os hospitais a cancelar consultas e tratamentos, mas os médicos não deixaram adiar e foi novamente operada e foi retirado o tumor e desta vez também os gânglios. Desta vez não foi necessária quimioterapia e foi realizado apenas radioterapia, tendo havido apenas pequenas complicações , porque durante a cirurgia foi retirado mais tecido e tocaram num músculo o que levou a uma redução da amplitude de movimentos num braço, e depois porque ganhou uma infecção na ferida. Desde então não houve mais nenhum problema e brevemente irá avançar para reconstrução mamária.

Espero que este relato vos ajude a ter mais algum alento ou esperança porque nestes 2 casos, num houve remissão completa (cura) e no outro mesmo não estando em remissão a qualidade de vida a longo prazo pode-se dizer que não baixou muito e continua a fazer a sua vida "normal".
Penso que a parte psicológica é muito importante, pelo que baixar os níveis de stress e ansiedade (penso que) pode ajudar muito. Nisso posso dizer que considero a minha mãe um exemplo que, mesmo contando com a imensa ajuda de toda a família, por iniciativa própria sempre enfrentou cada cirurgia ou tratamento como um passo para a cura.

Infelizmente não sei o que possa dizer mais, mas desejo as melhoras e que enfrentem esta situação com toda a coragem e esperança que possam ter.

Se andas pelo Face...procura por Susana Luzir. Acredito que o seu testemunho vos poderá ajudar.

Já agora, onde está a tua esposa a ser tratada?
Vai fazer que tratamentos complementares?

Está a ser tratada nos CHUC (Hospital Universitário de Coimbra).
Quanto aos tratamentos, irá fazer tudo:
1) Quimio -começou já com Epirrubucina + Ciclosfosfamida (3x), auqe se seguiram outras 3x com outro composto, que ainda não sei qual será.
2) Imuno - Tratamento com anti-HER2
3) Radioterapia
4) Hormonoterapia

Um longo caminho nos espera, mas que será certamente superado com sucesso!

uma tia que faleceu recentemente há muitos anos chegou a remover os dois peitos e andava arasada, até pelo aspeto físico, o ter de colocar uma espécie de próteses para ter peito, etc.

quando era ainda mais novo que nesse caso, uma quase vizinha faleceu com uns 34 anos, por aí, deixando uma filha muito jovem. isto nos anos 90. faleceu em pouquíssimos meses, desde que se soube até efetivamente morrer.

mas isso eram outros tempos, cerca de 30 anos depois as coisas deverão já ter evoluído bastante. basicamente é lutar e ter alguém ao lado que apoie, que não se vá abaixo nos momentos piores e mais dolorosos e que tu e ela, juntos, consigam superar essa barreira, que é alta mas não é intransponível. mas a mente comanda muito e é ela que nos deita abaixo ou fortalece. o aspeto psicológico é mesmo a maior força que se poderá ter se se for alguém com espirito proativo, lutador e resoluto. muita força nesta hora e que tudo corra pelo melhor, é o que vos desejo do fundo do coração. que este tópico vos vá servindo de alento. [;)]

É acreditar que vai correr bem. Cancro da mama tem taxas de recuperação muito altas.

Seguir à risca os tratamentos e dar todo o apoio à doente. Isto é fundamental!

A minha experiência direta, a minha esposa, não foi com mama mas sim pulmão e infelizmente não tivemos sucesso.

Olá,

Tive cancro da mama há 3 nos atrás, ainda estou no tempo de vigilância.

No meu caso foi carcinoma lobular invasivo, grau 2, negativo para HER2 e 100% receptor de estrogénio e progesterona.
Fiz 2 cirurgias. A primeira com conservação da mama mas como o ganglio sentinela estava positivo e as margens de segurança também, tiveram de fazer mastectomia radical.
Fiz 8 sessões de quimioterapia 4 + 4. As primeiras 4 provocavam um enjoo descomunal, mas o meu médico deu-me comprimidos par os enjoos que ajudavam bastante. As ultimas 4 não dava enjoos mas provocavam algumas dores nas articulações e a pele ficou tao seca que parecia queimada. Eu punha nivea, de lata azul, todos os dias e atenuou bastante esse efeito. E claro, a partir da segunda sessão o cabelo começou a cair. Eu rapei antes de ele começar a cair e fi-lo de forma bastante leve e calma. Era apenas cabelo que nasceria novamente quando a quimio terminasse. E aprendi que a nossa autoestima vem de dentro para fora e não ao contrário.
Fiz as 8 sessões sem grandes precalços. Alimentei-me muito bem. Bebia 3l de água por dia e recusei ficar na cama ou em casa a deprimir. Cheguei a ir caminhar com os dedos dos pés envolvidos em gaze porque me doiam.
Depois da quimio fiz 25 sessões diárias de radioterapia e agora estou a fazer a hormoterapia durante 5 anos. Espero fazer a reconstrução brevemente.

A estratégia que eu adotei para levar isto sem grandes dramas foi, reconhecer que tinha cancro, aceitar e ajudar os médicos a tratar-me. Viver com o cancro mas não em função dele e acima de tudo, afastar-se de tudo o que for negativo e procurar o amor das pessoas que gostam de nós e que nos faz tão bem. E por último, confiar e seguir à risca todos os concelhos dos médicos e enfermeiros...

Desejo que tudo corra pelo melhor e acreditem que isto é só uma má fase que vai passar.

Um abraço

Última edição:
Olá,

Tive cancro da mama há 3 nos atrás, ainda estou no tempo de vigilância.

No meu caso foi carcinoma lobolar invasivo, grau 2, negativo para HER2 e 100% receptor de estrogénio e progesterona.
Fiz 2 cirurgias. A primeira com conservação da mama mas como o ganglio sentinela estava positivo e as margens de segurança também, tiveram de fazer mastectomia radical.
Fiz 8 sessões de quimioterapia 4 + 4. As primeiras 4 provocavam um enjoo descomunal, mas o meu médico deu-me comprimidos par os enjoos que ajudavam bastante. As ultimas 4 não dava enjoos mas provocavam algumas dores nas articulações e pele ficou tao seca que parecia queimada. Eu punha nivea, de lata azul, todos os dias e atenuou bastante esse efeito. E claro, a partir da segunda sessão o cabelo começou a cair. Eu rapei antes de ele começar a cair e fi-lo de forma bastante leve e calma. Era apenas cabelo que nasceria novamente quando a quimio terminasse. E aprendi que a nossa autoestima vem de dentro para fora e não ao contrário.
Fiz as 8 sessões sem grandes precalços. Alimentei-me muito bem. Bebia 3l de água por dia e recusei ficar na cama ou em casa a deprimir. Cheguei a ir caminhar com os dedos dos pés envolvidos em gase porque me doiam.
Depois da quimio fiz 25 sessões diárias de radioterapia e agora estou a fazer a hormoterapia durante 5 anos. Espero fazer a reconstrução brevemente.

A estratégia que eu adotei para levar isto sem grandes dramas foi, reconhecer que tinha cancro, aceitar e ajudar os médicos a tratar-me. Viver com o cancro mas não em função dele e acima de tudo, afastar-se de tudo o que for negativo e procurar o amor das pessoas que gostam de nós e que nos faz tão bem. E por último, confiar e seguir à risca todos os concelhos dos médicos e enfermeiros...

Desejo que tudo corra pelo melhor e acreditem que isto é só uma má fase que vai passar.

Um abraço

Vais conseguir!

Está a ser tratada nos CHUC (Hospital Universitário de Coimbra).
Quanto aos tratamentos, irá fazer tudo:
1) Quimio -começou já com Epirrubucina + Ciclosfosfamida (3x), auqe se seguiram outras 3x com outro composto, que ainda não sei qual será.
2) Imuno - Tratamento com anti-HER2
3) Radioterapia
4) Hormonoterapia

Um longo caminho nos espera, mas que será certamente superado com sucesso!

Isso mesmo....com sucesso!
Porque «vai fazer tudo», o objectivo é a cura, por isso...acreditem sempre!
Dispõe do que precisares, aqui ou por mensagem particular; tentarei ajudar!

adorei ler o testemunho da tulipa. como eu disse, o cérebro comanda-nos quase a 100%, seja em que aspeto da vida for e este não é diferente. quem tiver uma mentalidade realista ou positiva conseguirá lidar muito mais facilmente com este tipo de situações. apr:)

adorei ler o testemunho da tulipa. como eu disse, o cérebro comanda-nos quase a 100%, seja em que aspeto da vida for e este não é diferente. quem tiver uma mentalidade realista ou positiva conseguirá lidar muito mais facilmente com este tipo de situações. apr:)

Pela minha experiência, corroboro a 100% desta opinião!

Voltar
Superior