Olá,
Tive cancro da mama há 3 nos atrás, ainda estou no tempo de vigilância.
No meu caso foi carcinoma lobolar invasivo, grau 2, negativo para HER2 e 100% receptor de estrogénio e progesterona.
Fiz 2 cirurgias. A primeira com conservação da mama mas como o ganglio sentinela estava positivo e as margens de segurança também, tiveram de fazer mastectomia radical.
Fiz 8 sessões de quimioterapia 4 + 4. As primeiras 4 provocavam um enjoo descomunal, mas o meu médico deu-me comprimidos par os enjoos que ajudavam bastante. As ultimas 4 não dava enjoos mas provocavam algumas dores nas articulações e pele ficou tao seca que parecia queimada. Eu punha nivea, de lata azul, todos os dias e atenuou bastante esse efeito. E claro, a partir da segunda sessão o cabelo começou a cair. Eu rapei antes de ele começar a cair e fi-lo de forma bastante leve e calma. Era apenas cabelo que nasceria novamente quando a quimio terminasse. E aprendi que a nossa autoestima vem de dentro para fora e não ao contrário.
Fiz as 8 sessões sem grandes precalços. Alimentei-me muito bem. Bebia 3l de água por dia e recusei ficar na cama ou em casa a deprimir. Cheguei a ir caminhar com os dedos dos pés envolvidos em gase porque me doiam.
Depois da quimio fiz 25 sessões diárias de radioterapia e agora estou a fazer a hormoterapia durante 5 anos. Espero fazer a reconstrução brevemente.
A estratégia que eu adotei para levar isto sem grandes dramas foi, reconhecer que tinha cancro, aceitar e ajudar os médicos a tratar-me. Viver com o cancro mas não em função dele e acima de tudo, afastar-se de tudo o que for negativo e procurar o amor das pessoas que gostam de nós e que nos faz tão bem. E por último, confiar e seguir à risca todos os concelhos dos médicos e enfermeiros...
Desejo que tudo corra pelo melhor e acreditem que isto é só uma má fase que vai passar.
Um abraço