[Saúde] Cancro da mama

Olá,

Tive cancro da mama há 3 nos atrás, ainda estou no tempo de vigilância.

No meu caso foi carcinoma lobular invasivo, grau 2, negativo para HER2 e 100% receptor de estrogénio e progesterona.
Fiz 2 cirurgias. A primeira com conservação da mama mas como o ganglio sentinela estava positivo e as margens de segurança também, tiveram de fazer mastectomia radical.
Fiz 8 sessões de quimioterapia 4 + 4. As primeiras 4 provocavam um enjoo descomunal, mas o meu médico deu-me comprimidos par os enjoos que ajudavam bastante. As ultimas 4 não dava enjoos mas provocavam algumas dores nas articulações e a pele ficou tao seca que parecia queimada. Eu punha nivea, de lata azul, todos os dias e atenuou bastante esse efeito. E claro, a partir da segunda sessão o cabelo começou a cair. Eu rapei antes de ele começar a cair e fi-lo de forma bastante leve e calma. Era apenas cabelo que nasceria novamente quando a quimio terminasse. E aprendi que a nossa autoestima vem de dentro para fora e não ao contrário.
Fiz as 8 sessões sem grandes precalços. Alimentei-me muito bem. Bebia 3l de água por dia e recusei ficar na cama ou em casa a deprimir. Cheguei a ir caminhar com os dedos dos pés envolvidos em gaze porque me doiam.
Depois da quimio fiz 25 sessões diárias de radioterapia e agora estou a fazer a hormoterapia durante 5 anos. Espero fazer a reconstrução brevemente.

A estratégia que eu adotei para levar isto sem grandes dramas foi, reconhecer que tinha cancro, aceitar e ajudar os médicos a tratar-me. Viver com o cancro mas não em função dele e acima de tudo, afastar-se de tudo o que for negativo e procurar o amor das pessoas que gostam de nós e que nos faz tão bem. E por último, confiar e seguir à risca todos os concelhos dos médicos e enfermeiros...

Desejo que tudo corra pelo melhor e acreditem que isto é só uma má fase que vai passar.

Um abraço

apr:)

Como te percebo...

Há dois anos que passo por isso.

zedobone, como estão «as coisas» relativamente á doença/tratamento da tua esposa?

Estamos à espera da 2ª dose de quimio (são de 3 em 3 semanas).
A recuperação da 1ª foi lenta, mas ela já se sente muito melhor.
O cabelo ainda não começou a cair, mas deve estar por dias. Já sabemos que irá acontecer mas, mesmo assim, creio que terá um impacto grade na moral.
Ainda não recebemos o relatório nem o certificado multiusos. Costuma demorar muito?

Um obrigado a todos!

O cabelo ainda não começou a cair, mas deve estar por dias. Já sabemos que irá acontecer mas, mesmo assim, creio que terá um impacto grade na moral.
Ainda não recebemos o relatório nem o certificado multiusos. Costuma demorar muito?

Um obrigado a todos!

Provavelmente á medida que os tratamentos vão decorrendo o organismo reagirá «melhor» em termos de efeitos secundários, se bem que em termos de recuperação dos «valores sanguíneos», não se admirem se a recuperação for mais difícil....pode ser mesmo assim e não significa que a doença esteja a avançar.
Relativamente ao cabelo, provavelmente seria melhor fazer já um corte radical para o «choque» não ser tão grande. Se o cabelo cair todo haverá com certeza soluções para minorar o impacto negativo na auto imagem.
Quanto ao certificado multiusos, não te sei informar; será melhor perguntarem onde o solicitaram.
Que tudo corra em direção á cura...mesmo que com um percurso duro...e dispõe.

O certificado multiusos habitualmente era pedido nos centros de saúde e na juntas médicas existentes nesses centros de saúde.
Devido ao COVID e aos muitos atrasos nessas juntas médicas o governo aprovou uma portaria que permite aos hospitais onde o paciente foi diagnosticado emitirem o atestado de incapacidade multiusos, mas têm de ser vocês a pedir a emissão do mesmo no hospital, não é um processo automático.
Atenção que o médico oncologista pode isentar temporariamente o pagamento das taxas moderadoras mas logo que tenham o atestado têm de o apresentar para fazer prova dessa isenção
Não se percebe como não é automático mas a realidade é que assim é, o hospital emite um atestado mas vocês depois têm de apresentar o atestado ao hospital que o emitiu
Qualquer dúvida dispõe

Um obrigado a todos!

Em relação ao certificado posso relatar que conheço quem tenha entregue o requerimento em 2020 devido a uma situação de 2019 e só agora em fev 2022 é que foi a junta medica e passado o atestado com retroativos a 2019.

Em relação ao certificado posso relatar que conheço quem tenha entregue o requerimento em 2020 devido a uma situação de 2019 e só agora em fev 2022 é que foi a junta medica e passado o atestado com retroativos a 2019.
Isso realmente era assim, aqui na zona estava com atraso de 2 anos
Mas é muito mais rápido pedir no hospital que diagnosticou, em 1/2 meses tem o atestado

Segundo a explicação que nos deram, por causa do COVID, nestes casos já não é necessário uma junta médica, sendo o certificado multiusos emitido pelo hospital.
No nosso caso foi pedido na Maternidade Bissaya Barreto, que pertence aos CHUC (Hospitais da Universidade de Coimbra) após a consulta com a cirurgiã (1 mês depois da cirurgia). Passaram mais de três semanas e ainda nada.
Resta esperar.....
Abraço e boa Páscoa a todos vós.

Dia complicado o de hoje: como o cabelo já estava a cair, ela teve de o rapar.
Já sabíamos que iria ser assim, mas custa. Ainda mais para as mulheres.
Para minorar o efeito, fomos comprar uma prótese capilar. Se tiver receita o IVA desce de 23% para 6%, o que acho muito bem. Não sei é como a autoridade tributária queria que fosse a 23%. Perdões fiscais a grade devedores? SIM! IVA a 6% para doentes oncológicos? NÃO, isso não. Ainda bem que já foi alterado.

Em solidariedade, também cortei o cabelo. Máquina 4 e 2. Nuca o tive tão curto, mas foi por uma boa causa.

Abraço a todos.

Se a tua Maria tiver a mente e espírito aberto o suficiente nunca percam a boa disposição e o bom humor, mesmo em relação á carecada acaba por tornar mais fácil esta fase

Sobre esse problema em específico, não posso dizer nada.

Apenas deixar o meu apoio e desejar que corra tudo pelo melhor. Também passo por um processo semelhante (embora outro tipo de doença) há algum tempo com a minha mulher, algo raro e que terá de ser tratado fora do país, e sei as implicações que isto traz a nível psicológico. O apoio da pessoa mais próxima é fundamental. É desgastante, momentos altos e baixos,o foco passa a ser esta realidade. Um truque para manter uma atitude positiva e sanidade mental é, dentro do possível, manter as rotinas e viver com a normalidade possível.

Dia complicado o de hoje: como o cabelo já estava a cair, ela teve de o rapar.
Já sabíamos que iria ser assim, mas custa. Ainda mais para as mulheres.
Para minorar o efeito, fomos comprar uma prótese capilar. Se tiver receita o IVA desce de 23% para 6%, o que acho muito bem. Não sei é como a autoridade tributária queria que fosse a 23%. Perdões fiscais a grade devedores? SIM! IVA a 6% para doentes oncológicos? NÃO, isso não. Ainda bem que já foi alterado.

Em solidariedade, também cortei o cabelo. Máquina 4 e 2. Nuca o tive tão curto, mas foi por uma boa causa.

Abraço a todos.

Se levarem isso na desportiva vão perceber que o cabelo é o que menos importa nestes casos. Fizeram bem em comprar a peruca. Eu também usei, só na rua, em casa andava mesmo de careca descoberta. Na rua usava, não por mim mas pelos outros. Não há nada pior do que ver a pena com que nos olham!
Depois da quimio o cabelo volta a crescer, mais bonito e mais forte, tal como nós ficamos, mais bonitas e mais fortes, muito mais fortes! Acreditem nisso e não s deixem ir abaixo, não agora!
Tudo a correr a bem e um abraço cheio de força!料

Segunda sessão de quimioterapia efetuada e os meus receios não se concretizaram: os efeitos secundários (náuseas, vómitos) foram menos intensos quando comparados com a 1ª sessão.
Temia o contrário, que ocorresse um efeito cumulativo e que, por isso, fossem mais intensos e persistentes. Felizmente que tal não aconteceu.
Agora esperar mais 3 semanas para a próxima sessão.

Abraço,

Após 5 semanas lá chegou o certificado multiusos com a indicação de 60% de deficiencia.
Já o fui comunicar às finanças e à entidade patronal (escola onde a minha esposa é professora). Será que o tenho de enviar para a ADSE?

Chegou também hoje o relatório clinico. Tudo parece bem, dentro do possível. Apenas fomos surpreendidos com a indicação que a quimioteriapia serão 3 EC + 9 Paclitaxel. Suponho que se refere a 3 sessões de Epirrubicina + ciclofosfamida e 9 sessões de paclitaxel. O que o médico nos tinha dito é que seria 3+3. Teremos de confirmar na próxima sessão de quimio que será sexta-feira, dia 13 :(:((o que vale é que não sou supersticioso).

Ela está a reagir bem as tratamentos. Espero que assim continue.

Abraço a todos.

Opa, não haverá muito a dizer, excepto o desejo de muita força para vocês. É nestas alturas que nos vemos aquilo que as nossas caras metade significam para nós.

Voltar
Superior