citação:
Originalmente colocada por Gasoil
citação:
Originalmente colocada por manel666
citação:Originalmente colocada por Diablo1986
A sério manel666? Tinha em muito boa conta o motor 1.5 da Honda!
A minha esperiencia diz me o seguinte: é rápido em arranque mas a caixa é muito longa, por isso recuperações não é com ele. Claro que com isso o carro fica mto económico para o "tamanho" que tem e potencia. Por exemplo: há uma subida grande k faço todos os fins de semana, se tivesse começado a 100 km/h chegava a 80 mesmo no fim e já morrer tinha d meter 4ª. Agora no 1.4, o modelo de 2001, começo a 100 e chego a 80 mas nao preciso de carregar no pedal pa fazer isso, porque se carregar ele aguenta se nos 100 e até uns km´s, pouco mas ganha. O problema do 1.5 além da caixa longa e de uma mistura pobre é que o binário só chega às 5 mil e qq coisa, enqt k no 1.4 o binário é identico mas 1000 rotações antes.
A parte positiva é que o carro já ia com 230 mil km`s, nunca avariou, literalmente nunca e acho que vai continuar assim, desde k devidamente mantido. O motor é mto suave, bem mais que este k tenho, enfim todo o carro era suave.
Não é bem assim. Eu tenho precisamente um Civic 1.5 115 CV e quando quero o carro não morre, literalmente! Basta dizer que numa subida grande (na IC-16 para Belas) começo a subida a 80km/h e termino a 110km/h, em 4ª obviamente, que aquela subida é puxadota.
É verdade que em recuperações podia ser melhor, devido à caixa ser um pouco longa, lá está, para beneficiar os consumos. Não é à toa que faço consumos de 6l/100, o que num carro com quase 10 anos a gasolina é obra!
Agora, é como tudo. Certamente arrancar em subidas grandes em 5ª, ainda que à volta das 3000 rpm não se pode estar à espera, num carro com um binário relativamente baixo, que este aguente. Mas experimenta uma mudança à volta das 4000 rpm (activando o sistema VTEC, ou seja as válvulas e cavalos que por lá andam adormecidos eheh) e vais ver se não anda... anda e anda bem!
Mas sem dúvida que o motor de 1.5, por tudo o que oferece, constitui a melhor relação preço/potência/economia e fiabilidade de todos os carros de semelhante gama da altura (meados anos 90).
Cumps