Carro automatico em subidas

Sabes que as caixas auto em maior parte das situações tem mais relações que uma manual, o que contribui para um menor consumo, também sabes que existem caixas auto com o efeito "velejar" que também contribui para um menor consumo.

Uma caixa manual 6 relações, uma 9g Tronic tem 9. Ora bem a 120 em AE em 500 kms nao duvido qual a que gasta menos.

Além disso os 0 aos 100 com caixa de 9 é provável menos. Além disso as trocas de caixa na auto mantém-se no binario maximo. Ui caixa manual é so para arcaicos. Velhinhos do restelo.

É só pérolas por aqui, não tem ponta que se lhe pegue.

Gosto desta parte: apresenta aí cx auto mais econômicas que as correspondentes manuais.

Várias...

Ah isso não conta porque são dados dos fabricantes lolololol
Priceless

Há aqui muito pessoal que ainda vive na idade da pedra [:D]

Uma cx auto é insegura a subir onde ???[:D]

Uma cx auto é melhor em tudo, é segura confortável e mais rápida que o ser humano, ja para nao falar qie nao.comete erros ao passar as marchas.

Numa ultrapassagem rapida basta pisares a fundo que a caixa reduz logo duas ou tres abaixo , enquanto tu ainda tas a ver qual mudança pores ja o gajo com cx auto está a acabar a manobra de ultrapassagem [:D]

E depois temos aqueles que dizem que cx auto nao presta porque gostam de sentir o carro e assim nao conseguem , ou entao que a cx auto é para quem nao sabe conduzir [:)]

Tipico de pessoal que o unico carro de cx auto que experimentaram foi um smart [:D]

Última edição:
Existem vários tipos de caixa automática. Sendo caixas antigas, suponho que o user estaria a falar de caixas automaticas com conversor de binário com acoplamento viscoso. Nesse tipo de caixas, e daquilo que me lembro, quando o carro estava engatado (Em D, ou em 1 ou 2), ao tirarmos o pé do travão, o carro tinha tendência a andar para a frente, aceleravamos e lá iamos. Em subidas, o próprio ralenti não aguentava tanto o carro, mas ao acelerarmos, ele começava a andar normalmente. Aguentam mais força que uma embraiagem normal, sendo por isso muito utilizada em veiculos e máquinas pesadas com elevado binário. Uma embraiagem de disco, apesar de ter menos perdas de potência, (e por isso um carro na altura gastar menos), tem mais desgaste, e não aguentam binários tão altos.

As caixas mais recentes de dupla embraiagem e afins, não sei muito bem o modo de funcionamento, se são tipo as caixas automaticas ou então são caixas manuais robotizadas.

Caixa automática todos os dias.... desde que tenho carros de caixa automática ..... é outro conforto... e não me lembro de uma única situação em que tenha sentido a segurança comprometida....

Agora estar aqui com teorias e não ter experimentado.... esqueçam....

A caixa automática que mais me deu gosto a conduzir foi a pdk no 991 e no 718.

Ja conduzi mais de 250.000km com com 5 carros diferentes com cx automática, em nenhum deles aconteceu o carro descair na subida, alias arrancar com cx automática numa subida é praticamente impossível deixar o carro descair.

Das caixas que conduzi a única que não gostei foi de um Colt a gasóleo de 2004, pelo que percebi é uma caixa manual pilotada, e a gaja é um pouco lenta nas passagens, mas nunca tive, nem a dona, problemas de segurança devido a cx.

Já conduzi carros com as mais diversas caixas automáticas.
Boas, más, modernas, antiquadas, dupla embraiagem, manuais robotizadas, conversor de binário, de variação contínua, 5,6,7,8 e 9 velocidades

Quem acha que são inseguras ou têm desvantagens prácticas face a uma manual, especialmente as mais modernas, simplesmente não tem experiência com caixas auto.
Se há coisa que fazem é tornar a condução mais simples.

Quando se fala em preferir manual, hoje em dia falamos apenas e só de purismo de feeling de condução, não de performance

Apesar de conduzir há bem mais de 30 anos (e por isso em principio ser mais propenso ao conservadorismos das manuais, nem que seja pelo hábito) não consigo hoje reconhecer nenhuma vantagem às manuais, que vá além do maior carácter lúdico destas últimas. E mesmo isso... É que o engate com as patilha também pode ser muito divertido...

Última edição:
Caixas autos é para cotas, basta ver que tipo de caixa é utilizada na Ferrari, Lamborghini ou Maclaren, deve ser devido aos condutores na sua maioria já terem uns aninhos.

A ideia central do tópico é analisar e eficiência, ou performance, das caixas automáticas em subidas, para o qual podemos tomar como padrão de comparação, as caixas manuais.

Todos os aspetos são bem-vindos, sempre que relacionados com o tópico, creio que falar de consumos não vem ao caso. Para isso há outros tópicos.

A questão das caixas automáticas serem inseguras ou não, só pretende estar relacionada com as caixas antigas e não está relacionada com as caixas automáticas serem inseguras por si próprias, mas sim com algum aspeto pratico que possa servir como base para uma utilização menos segura por parte do condutor.

Conduzir em subidas implica todas as situações possíveis, e não só as mais rotineiras, e não só inclinações/traçados banais.

Se temos que parar o carro numa subida com uma inclinação pronunciada, se a caixa é manual, vamos ter que levantar o carro com cuidado para ele não ir abaixo e começar a deslizar para trás. Aqui podemos ver um aspeto que não é por si próprio, uma insegurança da caixa manual, mas pode servir como base para uma situação menos segura.

Se aparecem sistemas como o Hill Holder e similares, creio que por alguma coisa será. Por esta linha de raciocínio, podemos contrapor a opção automática e comparar.

Se as caixas automáticas são inteligentes ou pouco inteligentes, se pensam certos aspetos ou não…não sei, para isso está a discussão do tópico…Devem ser mais sofisticadas que as antigas…

Podemos ver o caso de um modelo da Rolls Royce que possui uma assistência do GPS para ler as curvas do circuito onde está, e assim influenciar as mudanças da caixa automática. Se neste caso, o objetivo será apurar o desempenho em pista, podemos perfeitamente ter um indício de que em algumas situações, por exemplo, subidas, uma caixa automática pode necessitar de uma intervenção adicional para melhor desempenho.

Por isso entendo um pouco a posição do jogador89, mesmo assim, creio que se temos o cuidado de fazer o correto com a caixa manual…
podemos então fazer o correto com a caixa automática? Ficamos até com uma opção com “Hill Holder natural”?

Olá a todos,

Hoje em dia, as caixas automáticas ganharam mais protagonismo.

Do tempo em que estas caixas eram residuais no meio do nosso parque automóvel, maioritariamente de 3 e 4 velocidades, em algumas conversas ouvi dizer que a caixa manual é mais segura em subidas. Não sei se é verdade ou não, eu já tive experiencia com a antiga caixa automática de 4, mas sempre em plano.

Será que eram mais inseguras? Hoje em dia, para subidas é preferível uma caixa manual ou automática?

é curioso, muitos dos primeiros carros que conheci com caixa automática foram comprados exactamente devido ao ponto de embraiagem nas subidas....

Última edição:
A ideia central do tópico é analisar e eficiência, ou performance, das caixas automáticas em subidas, para o qual podemos tomar como padrão de comparação, as caixas manuais.

Todos os aspetos são bem-vindos, sempre que relacionados com o tópico, creio que falar de consumos não vem ao caso. Para isso há outros tópicos.

A questão das caixas automáticas serem inseguras ou não, só pretende estar relacionada com as caixas antigas e não está relacionada com as caixas automáticas serem inseguras por si próprias, mas sim com algum aspeto pratico que possa servir como base para uma utilização menos segura por parte do condutor.

Conduzir em subidas implica todas as situações possíveis, e não só as mais rotineiras, e não só inclinações/traçados banais.

Se temos que parar o carro numa subida com uma inclinação pronunciada, se a caixa é manual, vamos ter que levantar o carro com cuidado para ele não ir abaixo e começar a deslizar para trás. Aqui podemos ver um aspeto que não é por si próprio, uma insegurança da caixa manual, mas pode servir como base para uma situação menos segura.

Se aparecem sistemas como o Hill Holder e similares, creio que por alguma coisa será. Por esta linha de raciocínio, podemos contrapor a opção automática e comparar.

Se as caixas automáticas são inteligentes ou pouco inteligentes, se pensam certos aspetos ou não…não sei, para isso está a discussão do tópico…Devem ser mais sofisticadas que as antigas…

Podemos ver o caso de um modelo da Rolls Royce que possui uma assistência do GPS para ler as curvas do circuito onde está, e assim influenciar as mudanças da caixa automática. Se neste caso, o objetivo será apurar o desempenho em pista, podemos perfeitamente ter um indício de que em algumas situações, por exemplo, subidas, uma caixa automática pode necessitar de uma intervenção adicional para melhor desempenho.

Por isso entendo um pouco a posição do jogador89, mesmo assim, creio que se temos o cuidado de fazer o correto com a caixa manual…
podemos então fazer o correto com a caixa automática? Ficamos até com uma opção com “Hill Holder natural”?

actualmente tenho 2 carros auto em casa: Smax com cx dupla embraiagem 6v e um X1 com cx auto 8v com conversor de binário.

a Smax nota-se a descair ligeiramente, mas aplicando um pouco mais de pressão no travão, é activado o hill holder, desactivado mal se comece a andar. Passa-se o mesmo com o X1, mas de forma mais suave. Curiosamente a cx do X1 é mais rápida (e menos indecisa) que a Ford, que apesar de ter a mesma tecnologia da DSG é bem pior que esta

Eu tenho mercedes GLA caixa auto de 7 e corsa 2016 manual com hill holder e corsa 2002 e passat 2001.

Posso dizer-te que o melhor a fazer subidas ingremes é o GLA.

O hill holder com travao de mao nao funciona tao bem como com travao de mao electrico.

Depois existe gasolina sem turbo a subir ravinas. Boa sorte comparando com algum automatico actual.

...

Se temos que parar o carro numa subida com uma inclinação pronunciada, se a caixa é manual, vamos ter que levantar o carro com cuidado para ele não ir abaixo e começar a deslizar para trás. Aqui podemos ver um aspeto que não é por si próprio, uma insegurança da caixa manual, mas pode servir como base para uma situação menos segura.Se aparecem sistemas como o Hill Holder e similares, creio que por alguma coisa será...

A descer também é tão perigoso como a subir.

Qualquer caixa auto, minimamente moderna, e quando digo moderna, falo de caixas com 20-25 anos, detecta perfeitamente uma subida e coloca a mudança adequada, basta perceber atraves de acelerametros a inclinaçao do carro, esforço do motor, e esta feito. Nao percebo a duvida. Se mesmo assim nao for suficiente, pazada no acelerador e kick-down...

Hoje em dia entao, conduzir um carro tipo Golf DSG é de longe melhor que qualquer manual, em tudo, economia, performance... Basta ver que um Golf DSG 1.6 TDI 115cv, tem um combinado inferior 0.2 a um manual, para quem diz que um auto nao consome menos, estudar melhor a liçao. Caixa menos eficientes entao é de rir..

Subidas, qualquer carro auto ate em subidas mais ingremes, anda so com o levantar do travao, quanto mais se segurar.

Desligas, o mesmo que subidas, com o efeito travao motor presente.

Eu também era um "velho do restelo" nestas questões , mas agora com o V 40 com Geartronic, (apesar de se de conversor e binário) estou bastante convencido com eficácia desta estas caixas modernas! Muito bom!

O meu E39 com Cx auto de conversor de binário com 17 anos em sesimbra numa subida MUITO INCLINADA se tirar o pé do travão o carro NUNCA descai ,pelo contrario anda para a frente sozinho, ou entao se a subida for mesmo muito inclinada mantem se exatamente no mesmo sitio sem nunca descair.

Quanto á cx perceber se existe alguma subida ou nao, é obvio que ela nao sabe , ela ficará a saber que mudança adequada meter conforme a relaçao de esforço de motor e aceleraçao, por exemplo, o meu numa subida bastante inclinada nao passa a 2a tão sedo (1500 RPM) como se fosse em estrada plana , em vez disso mantem a primeira durante mais tempo e quando a acabo de subir , a cx automaticamente passa para a mudança mais adequada á minha velocidade naquele momento de menor esforço

Sobre a não ser segura nas subidas, também não compreendo o que pretendem dizer.
Agora tentarem dizer que é mais eficiente do que uma manual e que o aumento de consumo não significa nada, isso já não concordo.
O aumento do consumo deve-se porque não é tão eficiente como uma manual, tão simples como isso.
Agora se meteres um "calhau" a conduzir com uma caixa manual, é normal ele também fazer consumos mais elevados, não é qualquer pessoa que sabe usar convenientemente a caixa manual para economizar.
Tiveste uma segunda oportunidade, podias ter-te ido informar um bocado, mas preferiste repetir a mesma asneira.

Eu ilucido-te para ver se aprendes qualquer coisa: as caixas automáticas convencionais são menos eficientes porque têm conversor de binário em vez de embraiagem. Não tem nada a ver com a selecção das velocidades.

Agora vai ao google aprender o que é um conversor de binário para não dizeres mais asneiras.

Voltar
Superior