Carro com motor a ar comprimido!!!

Acho uma possivel aposta, tlvez não a melhhor mas bem possivel de aplicar já k liga se a uma tomada normal os custos de manutenção são baixos e os custos de consumo versus autonomia parece agradavel...

Infelizmente as velocidade de ponta é algo baixa mas penso que pode ser melhorada...

Enfim mais um esboço eu só digo que venham eles já k sem estas alternativas só temos os fumarentos dependentes de meia duzia de paises arabes e um sr guerra... Mas isso agora é outra historia???

Eu vi um documentário deste carro no canal discovery.
O depósito não se torna perigoso porque é feito em fibra de carbono e em caso de impacto limita-se a abrir (rompe-se) e o ar liberta-se naturalmente para a atmosfera, os depósitos metálicos é que são perigosos porque provocam explosão e consequentemente estilhaçam.
Não sei o consumo do carro mas um depósito dá para 200/300Kms. O motor é em alumínio.
O objectivo é fazer uma espécie de hybrido em que o motor a combustível serve apenas para comprimir o ar e voltar a recarregar o depósito, com esta combinação o carro pode percorrer cerca de 2000kms sem abastecer e com custos muito reduzidos!

MDI, o que se passou???

MDI, o que se passou???

Boas, bem estava eu a navegar na net quando descubro um video acerca do MDI(carro movido a ar), aqui fica para quem quiser ver o bicho a funcionar:

http://www.youtube.com/watch?v=rbRB1NyAMpA&search=air car

Agora fica a questão, em que ponto está este projecto, porque nunca mais se ouviu falar neste carro???
Alguém sabe de alguma coisa, eu já mandei um mail para lá mas ninguém me respondeu.

Eu estou inscrito na mailing list deles, e de vex em quando recebo noticias do brasil.

Eles por lá tambem nao fazem a minima ideia do qe se passa, mas parece que o senhor que teve a ideia tema lguns problemas de €€..

é a porcaria do taxi do Guy Negre ou lá como se chama.
o gajo que já fez um W12 para a F1.
equipava os Life na altura.
nunca funcionou mt bem mas pronto.

já há uns anitos que ele tem essa porcaria pronta.
só que, basicamente, não vale um chouriço.

e não tem quem invista na idéia dele....

ld

citação:Originalmente colocada por bizarro

Eu estou inscrito na mailing list deles, e de vex em quando recebo noticias do brasil.

Eles por lá tambem nao fazem a minima ideia do qe se passa, mas parece que o senhor que teve a ideia tema lguns problemas de €€..
Poxa nã percebo isto, falta de dinheiro para um projecto tão bom, cá para mim só pode ser o lobby do petroleo a funcionar.
Eu cheguei a mandar para lá um mail mas ninguém me respondeu.

O projecto de bom não tem muito... É que é preciso de energia para comprimir o ar, ou seja, tens que ligar o carro à electricidade para que um compressor comprima o ar e depois possa circular.

Conclusão, mais vale um híbrido plug-in ou um carro totalmente electrico do que isso, já que ambos estão dependentes da electricidade e os motores electricos têm mais rendimento.

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

O projecto de bom não tem muito... É que é preciso de energia para comprimir o ar, ou seja, tens que ligar o carro à electricidade para que um compressor comprima o ar e depois possa circular.

Conclusão, mais vale um híbrido plug-in ou um carro totalmente electrico do que isso, já que ambos estão dependentes da electricidade e os motores electricos têm mais rendimento.
Eu achei boa a ideia e até gostei dos numeros que apresentaram em termos de consumo.

Carros a AR

Carros a AR

Já estão já em produção, carros que não utilizam combustíveis líquidos nem o gás que conhecemos.
Movem-se pura e simplesmente a ar, e os gastos são de cerca de 1-2 euros de luz por carregamento das botijas que dão para cerca de 200 kms.
A velocidade máxima é de 110 km/h, mas poupam-nos multas e levam-nos sem
gastos onde mais nenhum conseguiu levar.
Os preços rondam os 5 a 9 mil euros, dependendo do tipo de carro.
Podemos deixar de sustentar os árabes à custa do nosso suor.
O carro deve a sua autonomia graças aos tanques de 90m3 de ar comprimido a 300 bars.
A expansão do ar comprimido que entra no motor move os pistões que dão força ao motor.
O ar que sai do escape é ainda mais limpo do que entrou, pois é filtrado na
hora de comprimir.
O sistema de ar condicionado é baseado na reciclagem do ar.
Devido a ausência de combustão a troca do óleo ocorre somente a cada
50.000Km.

Mais informações em:

O carro a ar comprimido MDI
Modo de carga dos veículos
MDI car

e já temos Distribuidor em Portugal

Last edited:
Tendo em conta a electricidade que se gasta e o tempo que é necessário para comprimir o ar, acrescentado o ruído resultante dessa operação, é preferivel optar por um carro 100% eléctrico. É que mal por mal está parado na mesma, não perde energia a comprimir ar e não faz ruído que é poluição sonora.

Tendo em conta a electricidade que se gasta e o tempo que é necessário para comprimir o ar, acrescentado o ruído resultante dessa operação, é preferivel optar por um carro 100% eléctrico. É que mal por mal está parado na mesma, não perde energia a comprimir ar e não faz ruído que é poluição sonora.

Só que para teres as autonomias divulgadas, terias de ter muito espaço onde armazenar energia, num veiculo totalmente electrico

Acho uma idéia optima, já com alguns anos, pois o problema de produção de pilhas não se coloca mais.
Mas imagina uma botija de ar a 300 bar a rebentar. É uma autêntica bomba...

estes carrinhos são bons para a cidade, onde 200km ainda dá para uns 2 ou tres dias... pena é serem feios, mas esta tecnologia se for bem estudada ainda deve dar bons frutos... seria certamente um bom rival do smart

Back