Carro com motor a ar comprimido!!!

n me xeira que vá para a frente este projecto, o ar comprimido sempre foi muito utilizado por exemplo em ferramentas pneumaticas para os mais diversos fins , mas com a evolução dos motores electricos o ar comprimido esta a perder terreno, pois fica mais caro por exemplo : comprimir ar para utilizar uma ferramenta por exemplo para apertar porcas do que apertar a porca com uma maquina com motor electrico recente.

a unica vantagem que vejo neste sistema é que se podem carregar as botijas em casa, e se for para andar poucos km´s torna-se mais barato que um carro totalmente electrico pois n precisa de tantas baterias que fazem o carro custar mt mais.

Last edited:
Bem, tu precisas de 10 MJ para 20 km, mais coisa menos coisa. 10 MJ é a energia necessária para compensar o arrasto do ar e atritos durante a viagem, e quanto a isso não podes fazer muito.

Esses 10 MJ podes obtê-los de baterias, gasolina ou mesmo ar comprimido (se bem que este último me pareça um método um bocado lírico, mas ok, vamos supor que funciona).

Agora, a diferença entre um carro a motor eléctrico e motor a gasolina é que o motor eléctrico gasta 11 MJ para transmitir 10 MJ às rodas. Só 1 MJ é que é dissipado por calor. Já o motor a gasolina gasta 35 MJ de energia química, dos quais transmite 10 MJ às rodas e dissipa como calor os outros 25.

Está mais claro?

Não precisas de me explicar, mas aqui estamos a falar de ar comprimido, e não de gasolina nem de rendimentos de motores. Claro que o motor eléctrico tem um rendimento bastante alto, e quando os motores sem escovas estiverem ainda melhor, a economia vai ser mais alta. Para mim o problema do eléctrico continua a ser o tempo de carregamento em longas viagens.

Onde é que viste um carro a GPL a rebentar? [:D] Ou estás a confudir o marmelo do Brasil que decidiu encher uma botija de casa com gás natural (não é GPL, o GNC é armazenado sobre pressão superior) directamente da bomba? [:D]

O que vale é que toda a gente já viu um carro a GPL a explodir e conhece no mínimo 1 pessoa com um carro a gás que já morreu, mas ocorrências dessas não existem cá... [:D]

Onde viste um a rebentar?

Não à muitos anos um acidente em cadeia na AE1

Não à muitos anos um acidente em cadeia na AE1

Gostava de ver as noticias e os relatórios disso, pois n há noticia de nenhum rebentamento alguma vez ter acontecido.
Aliás nos reservatórios de industria, apenas se conhece um em todo o mundo q rebentou, efoi num incêndio.
Como aliás, todas as garrafasq já alguem ouviu falar q rebentaram, desconta 50%, q são mentira o q explodiu foi o gás libertado por alguma fuga, e as q realmente rebentaram foi devido a incêndios.

E só para perceberes pq acho essa historia dificil de acreditar, uma garrafa q têm um código de construção menos eigente q um reservatório, está entre 14 a 22x sobredimensionada, por isso imagina o q seria preciso para uma rebentar! Posso dizer-te q já caíu uma de uma altura superior a 10 andares e n rebentou.

partindo do principio que se gasta tanta energia a comprimir o ar como aquela que ele pode gerar

isto num mundo perfeito em que nao existissem perdas de energia...

nao vejo grande vantagem na coisa
mais vale as baterias que devem ter menos perdas pelo meio

Se as petrolíferas arranjarem maneira de vender ar na estrada e os sheiks do petróleo tiverem acesso à produção, poderemos vir a andar a ar.

Da mesma forma que poderemos vir a conduzir carros movidos a banana ou areia.

Quem decide o sucesso de uma tecnologia futura de alimentação são os lobbys com poder junto das autoridades governamentais (pelo lado da fiscalidade), dos fabricantes de automóveis e que tenham uma rede de abastecimento suficientemente abrangente para garantir o mercado à partida.

Assim sendo, só há meia dúzia (se tanto) de empresas a nível mundial capazes de fazer frente às petrolíferas.

Já há muito que se fala disso.
Mas o lobby do petróleo é demasiado forte.
Já agora: 1800 contos??? Quando é que isso foi escrito? [:D]

Motor de ar comprimido - Será verdade?

Motor de ar comprimido - Será verdade?

Vejam esta mini-reportagem da BBC.

Já tinha visto isto à uns anos numa revista.
Aparentemente os modelos são os mesmos desde então.

Será isto verdade? Poderá isto ser o futuro?

Acredita que é..Ja tive Formação em Pneumatica, o meu formador ate chegou a mostrar-nos um video de uma mota com um motor a ar-comprimido com o promenor de até se ver os cilindros a trabalhar!Se encontrar o video posto!

Cumps

Back