Que é feito da NIO?
Ainda outro dia li um artigo sobre várias marcas de viaturas electricas, que alguma foram desta para melhor, como o caso da FISKER e também referiram que a NIO estava num "limbo" de poder acabar mal...
Eu simpatizo com a NIO, e vou acompanhando o que se passa com esta marca que se diferencia das restantes marcas chinesas.
Por coincidência agora até está numa fase positiva.
Apresentou os resultados de Q2 há uma semana e foram bem recebidos pelo mercado, as ações até deram um salto de 14%. Continua a gerar prejuízos mas menos que no passado.
Neste quarter vendeu 57.373 unidades, uma subida de 144% em relação ao mesmo quarter do ano passado e apontam para 61.000-63.000 no Q3.
Renovaram a gama toda e o mais importante é que se preparam para lançar uma marca nova - ONVO - apontada mais abaixo no mercado. Por agora vai ter apenas o L60, um concorrente do Model Y que vai custar menos $4k que este, na China.
É este:

Na minha opinião, em relação a esta novidade, a marca ONVO é um bocado estranha e não se percebe muito bem a necessidade de criar outra marca uma vez que enquanto NIO teria mais força, mas é a estratégia habitual dos chineses.
Por outro lado, este modelo vai ter battery swap mas apenas vai ser compatível com as estações NIO de 4ª geração...o que se torna uma desvantagem na rentabilização do principal fator diferenciador da marca.
Adicionalmente têm surgido notícias de outra marca, posicionada ainda mais abaixo e por enquanto conhecida como FIREFLY, com modelos ainda mais pequenos e que não seria de todo compatível com as swap stations da NIO. O CEO indicou que seria criada uma nova rede com estações do tamanho de um contentor. Acho um bocado estranho porque seria necessário um grande investimento e para modelos mais pequenos talvez deixe de ser tão importante fazer o swap.