Carros com correias e sem correias

meu carro

Gol 1.0 8v mk5

Correias

Tá até na época de trocar. Já tenho as duas correias, do alternador e da distribuição, fora o rolamento tensor
Está com quase 90 mil km.

Para que não restem duvidas, e muito simplificado.

A visão de um básico utilizador do mundo automóvel:

correia.jpg

É preconizado pela Peugeot um período de 10 anos ou 240KKm máx para substituição da correia. Numa utilização intensiva 180KKm. Substitui-se a correia e está feito.

Eu substitui aos 180KKm com uma utilização normal. Fui à Peugeot, beu beu beu téu téu téu pardais ao ninho, dá ca 800 aerios e ficas com uma correia nova. Pois assim foi, mas nada disseram à cerca da corrente que lá anda. A corrente carece, como já aqui disse, de manutenção/substituição, visto que o tensor com o tempo vai perdendo força, e se não for substituído parte e a corrente salta fora.

A visão dos tipos como nós:

corrente.jpg

E pronto. O motor 1.6 PSA diesel 16V tem corrente e correia.

Não podemos andar em todos os tópicos ao mesmo tempo... [;)]

Agora a sério, atendendo que FORD e PSA desenvolveram o motor em conjunto, presumo que na PSA também seja de correia.

Quanto à mudança da mesma, a PSA poderá preconizar outros prazos.

Mas as marcas que são fornecidas pela FORD, acredito que também tenham o mesmo intervalo que a FORD aplique.

Quanto ao 1.6 TDI, ainda não me deu para indagar, mas também já ouvi as das versões...

Sim é, a C5 ca de casa com o 1.6 HDI é correia, 240.000km ou 10 anos em condiçoes normais, 180.000km ou 8 anos em condiçoes severas.

Boa noite
Qual destes usa correia e corrente de distribuição.
-Nissan Micra 93 1.3 75cv
-Peugeot 106 1.1 de 98
-Renault Clio 1.2 60cv 1999

Fiquei confuso quanto ao 1.6d do Mazda3 pelo que li aqui.

Tenho um 1.6 de 110 cv no mazda3 de segunda geração, é corrente ou correia?

A marca diz que só deve mudar lá para os 200 e poucos mil kms.

Boa noite
Qual destes usa correia e corrente de distribuição.
-Nissan Micra 93 1.3 75cv
-Peugeot 106 1.1 de 98
-Renault Clio 1.2 60cv 1999

o peugeot tenho a certeza de que é correia, o renault quase de certeza que é correia, o nissan tenho dúvidas, mas vou tentar saber

edit: o micra é corrente

Last edited:
Fiquei confuso quanto ao 1.6d do Mazda3 pelo que li aqui.

Tenho um 1.6 de 110 cv no mazda3 de segunda geração, é corrente ou correia?

A marca diz que só deve mudar lá para os 200 e poucos mil kms.

O motor é fornecido pela Ford [;)], sendo que mesmo, deriva da cooperação de desenvolvimento conjunto entre FORD e PSA.

Portanto o que foi já referido para o Ford, se aplica para o Mazda.

Uma questão pertinente:
As marcas indicam um quilometragem e uma duração temporal máximas para as correias fornecidas com as viaturas. No entanto muitas viaturas trocam a correia em oficinas de Manéis GT. A pergunta do milhão de euros é: Todas as correias fabricadas para um determinado modelo cumprem os requisitos de qualidade e duração preconizados pelo fabricante, mesmo não sendo da mesma marca?

Uma questão pertinente:
As marcas indicam um quilometragem e uma duração temporal máximas para as correias fornecidas com as viaturas. No entanto muitas viaturas trocam a correia em oficinas de Manéis GT. A pergunta do milhão de euros é: Todas as correias fabricadas para um determinado modelo cumprem os requisitos de qualidade e duração preconizados pelo fabricante, mesmo não sendo da mesma marca?

Teoricamente e cumprindo os requisitos que as marcas indicam, será suposto de ter de aguentar.

Mas nestes casos o melhor é mesmo, apostar nas marcas conhecidas de componentes, atendo que são estas mesmas, a fornecer as marcas de automóveis.

Sendo assim e teoricamente, é suposto ter a garantia e cumprir o padronizado pela marcas automóveis.

Teoricamente e cumprindo os requisitos que as marcas indicam, será suposto de ter de aguentar.

Mas nestes casos o melhor é mesmo, apostar nas marcas conhecidas de componentes, atendo que são estas mesmas, a fornecer as marcas de automóveis.

Sendo assim e teoricamente, é suposto ter a garantia e cumprir o padronizado pela marcas automóveis.

Infelizmente o que constato é que a maioria das pessoas que frequenta oficinas não oficiais nem sabe que marca são as peças que lá montam.

Conheço pelo menos 2 casos em que 2/3 após a muda das correias e com pouca quilometragem estas pura e simplesmente rebentaram. Problema de montagem ou má qualidade do material?

Infelizmente o que constato é que a maioria das pessoas que frequenta oficinas não oficiais nem sabe que marca são as peças que lá montam.

Conheço pelo menos 2 casos em que 2/3 após a muda das correias e com pouca quilometragem estas pura e simplesmente rebentaram. Problema de montagem ou má qualidade do material?

Possivelmente é a história, de colocar material o mais em conta...

Ou ainda, não trocar totalmente tudo, isto é correias e todos os carretos.

E quanto à qualidade do material mais em conta, por vezes esta não será bem igual, à qualidade das marcas fornecedoras dos construtores automóveis.

Ou... oficinas dizerem que trocaram tudo e afinal não o fizeram...

São tudo hipóteses que podem ser levantadas, infelizmente.

Tive um caso aqui em casa que partiu duas correias postas em concessionário da marca (Fiat) [;)].

Trocada aos 80k km, partiu aos 114k km. Foi para o concessionário que pôs nova e apresentou-nos a conta. Recusámos pagar e fizemos queixa na marca. O veredicto final da marca "obrigava-nos" a pagar porque o desgaste permaturo tinha sido devido às estradas acidentadas que o veículo percorria. Obviamente que a conta ficou lá para pagar.

Aos 150k km a correia voltou a partir... Foi para a oficina do Manel GT e nunca mais partiu nenhuma.

De referir que os tempos de mudança da correia foram sempre respeitados, até porque esta carrinha fez 200k km em 8 anos

Boas ao fórum,

O motor V6 3.0 TDI da AUDI de 233cv é de corrente. Alguém tem informação de quando deve ser trocada a mesma... tenho conhecimento de carros destes com 450.000Kms que nunca foi substituída. Será possível, é sorte ou as correntes são mesmos feitas para aguentar com isto tudo?:confused:

Obrigado.

Boas ao fórum,

O motor V6 3.0 TDI da AUDI de 233cv é de corrente. Alguém tem informação de quando deve ser trocada a mesma... tenho conhecimento de carros destes com 450.000Kms que nunca foi substituída. Será possível, é sorte ou as correntes são mesmos feitas para aguentar com isto tudo?:confused:

Obrigado.

Por norma a corrente só se substitui em caso de sintomas. Penso que no teu caso deve ser igual.

??? eu fiquei sem perceber qual é melhor, se correia de distribuição ou corrente de distribuição????
e valores +/- da corrente num mondeo 2.0tdci 2002
podem esclarecer?
cumprimentos

Back