Carta de Mota...

FRICK

New member
Boas pessoal...

Estou a pensar em tirar a carta de mota, como estou a relativamnte pouco tempo em Portugal, gostava de saber primeiro umas coisas.;)

1º Pode-se tirar logo a carta de moto "pesada"? ( na Suiça ten de tirar primeiro a de 125 e andar 2 anos sem acidentes)[8][8][8]

2º Em quanto tempo se tira a carta?

3º Tenho de tirar novamente o codigo? É que eu ainda tenho a carta ( de carro) Suiça... isso é um problema?

4º Em quanto fica +/-?

Se alguem me puder ajudar, agradecia...

Cumps.

citação:Originalmente colocada por FRICK

Boas pessoal...

Estou a pensar em tirar a carta de mota, como estou a relativamnte pouco tempo em Portugal, gostava de saber primeiro umas coisas.;)

1º Pode-se tirar logo a carta de moto "pesada"? ( na Suiça ten de tirar primeiro a de 125 e andar 2 anos sem acidentes)[8][8][8]

3º Tenho de tirar novamente o codigo? É que eu ainda tenho a carta ( de carro) Suiça... isso é um problema?

4º Em quanto fica +/-?

Cumps.

Eu já a tirei há uns anos...

1º se tiveres 21 anos ou mais, podes tirar logo a "pesada"[:p]

2º se já souberes conduzir, é rápido...

3º não te sei dizer com clareza. Se a carta fosse portuguesa a resposta seria "não, não é necessário tirar o código outra vez"...

4º na altura ficou-me em cerca de 200/250 euros...

o problema é que agora é necessário tirar o código também, o que inflacionou o preço desta...

Agora tem que se repetir o codigo, mas nao é mt exaustivo é so pa ver se nao está eskecido.

citação:Originalmente colocada por Suarez

Agora tem que se repetir o codigo, mas nao é mt exaustivo é so pa ver se nao está eskecido.

e os vicios que um gajo ja leva?...

tambem andava numa de tirar a "A", mas assim com o codigo e tal nao sei...ate nem e muito caro...

Pelo que percebi agora para fazer tirar a carta de mota tens que fazer um exame de 10perguntas (penso que nao podes falhar nenhuma) especificamente sobre motas.

Perguntas do genero:
qual a roupa mais indicada para andar de mota?
- gorotex
- algodao
-colete cor de rosinha

Os preços:
www.benficartas.pt
230 eur para A1 (ate 250cc) - 18 anos
280 eur para A2 (>250) - 21 anos

up

Reparei que na minha carta de condução (no verso) para além da linha para "A1" tem ainda 2 linhas para "A".

Estes "A" são o quê? Duas categorias "A2"?

Sim, podes tirar a A2 mas ficas restringido a 25 kw's de potencia (n sei se o nº está correcto) caso tenhas menos de 21 anos e menos de 2 anos de carta.

Estilo se tirares aos 18, só aos 20 podes conduzir com mais de 25 kw's de potencia.

Dps fica automaticamente A1, só precisas de pedir a renovação da carta.

Caso tires dps dos 21 anos ficas automaticamente com a A1.

Mas agora já n é A1 e A2. É Ap e Ab salvo erro.

RR

citação:Originalmente colocada por FRICK

Boas pessoal...

4º Em quanto fica +/-?

Cumps.
1º Quem tem 18 anos a carta mais abrangente que pode tirar é a AL que permite conduzir motos até 25kw e com uma relação peso cilindrada que tem de ser menor que 0,16kw/kg, isto na pratica permite conduzir motos do tipo Cb250, xt350 ou então uma moto "grande" com "limitador". Quem compra uma moto nova pode manda-la vir limitada. Passados 3 anos de ter carta AL esta passa automaticamente a AP (que permite conduzir todas). Quem tem mais de 21 anos, pode escolher a carta que quer tirar, pode portanto conduzir qualquer uma.

2º O tempo depende, não é muito rapido nesta altura é a mais demorada e percebe-se porquê, afinal é verão.

3º Sim tens de tirar novamente um codigo especifico para motos e digo-te já que não são poucos a chumbar. Este código já é uma segunda versão, o da primeira era muitissimo mais facil. Como no 1º "todos" passavam eles complicaram aquilo.

4º Diria entre os 280 e os 450euros. Mas acho que a media anda pelos 300 e pouco.

citação:Originalmente colocada por bizarro

Pelo que percebi agora para fazer tirar a carta de mota tens que fazer um exame de 10perguntas (penso que nao podes falhar nenhuma) especificamente sobre motas.

Perguntas do genero:
qual a roupa mais indicada para andar de mota?
- gorotex
- algodao
-colete cor de rosinha
[}:)]
Pensas tu, vai la fazer o exame sem estudar nada e vais ver como chumbas.
É perguntas mais deste genero.
Para que serve o interruptor geral de uma moto:
- Para desligar todo o sistema da moto
- Para desligar o motor e o farol
- Para desligar o motor.

Pois bem, é apenas para desligar o motor, mas como o pessoal vê lá "interruptor geral" e como normalmente quem tá a tirar a carta nunca teve moto cai em perguntas deste genero.

Ah e podes falhar uma, como no codigo de 30 perguntas podes falhar 3.

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac
- Para desligar o motor.

Pois bem, é apenas para desligar o motor, mas como o pessoal vê lá "interruptor geral" e como normalmente quem tá a tirar a carta nunca teve moto cai em perguntas deste genero.

Esse termo "interruptor geral" também não é o mais correcto. Isso para mim é mais uma ratoeira para ver quem cai.

citação:Originalmente colocada por Vortice

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac
- Para desligar o motor.

Esse termo "interruptor geral" também não é o mais correcto. Isso para mim é mais uma ratoeira para ver quem cai.
Pois não, aquilo é o interruptor de paragem de emergêcia, mas pelos visto é assim que aparece muita vez no exame.

Aproveitando o tópico, alguém me sabe dizer em quanto fica a carta AP? Será que fica mas barata tendo já a carta A1? Estava a pensar tirar a carta AP, e já tenho A1 para aí desde 98.

Back