Carta de Mota...

Uma coisa é tirar a carta, outra é ir mais além e saber andar de mota....

Para isso nada como uma 125 para aprender o básico.....algo do género de uma DTR, facílima de guiar e com um motor com energia suficiente para quem quer aprender....

O chato é o ter de vender quando estiveres farto, mas acho que era mais seguro aprenderes em algo que perdoa mais facilmente certos abusos ou erros de condução, do que num bicho de 180/220 kg e muitos cavalos disponíveis no acelerador.

Quanto ao valer a pena ou não, só te digo que a tenho (carta..) e todos os dias digo mal da minha vida por não ter dinheiro para comprar uma mota...quem me dera não ter de aturar este trânsito estúpido, mais obras, mais problemas em estacionar, etc....

Last edited:
Não gosto de motas, nunca irei tirar carta por isso.

Um visita ao Hospital de Alcoitão ver umas vitimas que sobreviveram a desastres de mota devia mudar a opnião de muita gente.

Os motard são o para choques, estão sujeitos a levarem um toque de um outro e vão logo parar ao chão, a ficarem paraplegicos de um momento para o outro sem ter culpa.

Tem lá muitos acidentados de carro e nem por isso deixas de ter cojones para andar neles. E o pessoal que morre debaixo dos tractores, vai deixar de andar neles?

Que mania de dizer sempre essa frase. Para dizer isso mais vale estar calado, é mesmo inútil. Ou então pediu mota quando era puto e levou com isso 1000 vezes dos pais e aquilo "entranhou". Devem ser os mesmos que quando caiam na bicicleta iam a correr pedir para voltar a pôr as rodinhas.

Qualquer dia faço um autocolante para pôr na mota "The body is the bumper" (já dizia o da Motociclismo).

Chiça, quem diz isto não toma riscos na vida? Nunca fez um carro chiar numa curva? Nunca excedeu a velocidade? Nunca atravessou uma rua com uma rasa do trânsito ou vermelho para peões? Nunca andou de bicicleta sem capacete?

Não digo que andar de mota seja equiparável a estes riscos assumidos, mas porra, a vida é feita de riscos, de gostos, de emoções, a vida é para ser vivida! Se há um risco em andar de mota ou de carro, em puxar uma farpa bem dada e ter uma hemorróida, em dar um salto e partir um pé, em fazer aulas de aeróbica e ter um ataque cardíaco, que seja, mas ao menos EU FIZ, EU EXPERIMENTEI!

Agora, ficar a vida toda atinadinho a carimbar formulários na reparticão de finanças ou lá o que seja, ir para casa e repetir a rotina da costume até morrer, reformar-se e ir para o jardim e morrer na cama cheio de escaras, mas não ter experimentado mil e uma coisas?! Tudo bem, mas ao menos experimento isso tudo!

Nota: vão 3 anos e 25mil kms só com uma quedazita em areia. Deixei cair os 200 quilos das motas 4 ou 5 vezes. Azar. Continuarei a praticar uma condução hiper defensiva e a evitar os acidentes. Qualquer dia, mesmo assim, terei um. Mas entretanto, experimento sensações e coisas que outros nunca conhecerão.

Last edited:
Nada como uma 125 para aprender o básico...algo do género de uma DTR, facílima de guiar e com um motor com energia suficiente para quem aprender....

O.

para começar? alguém que já nao tem 18 anos? facilima de guiar?

não acho nada......

fácil de guiar é uma CG125 , Sr125, cb250 Sei lá..........isso sim , são motos que não scooters, faceis de guiar e excelentes para iniciar, mas eu acho que quem pode devia logo comprar algo mais pujante , pois senão farta-se logo!

umas excelentes primeiras motos para durar é uma hornet ou bandit 600 [;)]

um carro tem a mesma segurança que uma mota, claro claro :sh)

ainda o mes passado um colega de trabalho, descuidou-se a bateu de mota no carro da frente a uns 40 km/h a mota bateu-lhe no joelho e teve 4 semanas a perna engessada, e agora fisioterapia etc. Se fosse de carro no maximo estragava o para choques.

E é mentira o que eu disse? Sabes que % de um condutor de uma mota, envolvido num acidente não ter danos fisicos?

Last edited:
Oh otario, se olhares com atenção ja morreram pessoas a fazer quase tudo o que fazes...O gajo que escorregou no duche, o gajo que se engasgou a comer o bife, o gajo que atravessou mal a rua, o gajo que teve um acidente de trabalho...
E lesoes? o gajo que parte o joelho na neve, no futebol ou no surf, o gajo que entala a **** nas calças, etc, etç....

Se calhar um carro com um anormal como tu é menos seguro do que uma mota com outra pessoa la em cima...

pdcouto, não interpretes mal o meu post o que eu queria dizer era para as pessoas pensarem e terem em consideração os riscos que correm. Se reparares já viste a quantidade de reivindicações que os motards pedem? é a questão da tinta do asfalto que escorrega, é a questão dos rails. O facto de eu não ter intenção de ter mota não deixa que eu seja cordial com eles na estrada e receba muitos acenos de motociclistas a agradecer [;)]

edit: e já agora o assunto esta a ser debatido aqui, era desnecessário até como moderador do forum motociclismo estares a copiar o meu post para lá.

eser, não andei consigo na escola por isso respeito é bonito e eu gosto.

Last edited:
eser, vai com calma..estamos só a expressar opiniões...

Paulo FVF, não percebi....achas que anda muito? Só se quiseres e sempre anda menos que uma hornet por exemplo, já para não falar no peso...

Oh otario, se olhares com atenção ja morreram pessoas a fazer quase tudo o que fazes...O gajo que escorregou no duche, o gajo que se engasgou a comer o bife, o gajo que atravessou mal a rua, o gajo que teve um acidente de trabalho...
E lesoes? o gajo que parte o joelho na neve, no futebol ou no surf, o gajo que entala a **** nas calças, etc, etç....

Se calhar um carro com um anormal como tu é menos seguro do que uma mota com outra pessoa la em cima...

Sou "motard"(quad), mas esse post, foi muito desnecessário...Para o bem ou para o mal, ele tem razão em alguns aspectos..

LOL..."otario" citando o eser LOL

normalmente nas 50cc a primeira é para cima e o resto para baixo...nas motas pesadas, a primeira é para baixo e o resto para cima ;)

conduzir mota nao é complicado, primeiro tem q se ter noçao das capacidades da mota...a acelaraçao...a travagem...distancias....velocidades.
tem q se ser bastante prudente, respeitar tudo, e levar a risca o codigo da estrada, nao ha margem para erros! acima de tudo penso q se trata de numca substimar o perigo q é conduzir mota...respeitar sempre a mota e saber as capacidades da mota...e por ultimo e para min mais importante....saber sempre onde os outros estao, de onde vem...para onde vao! :D ou seja...ter bastante mais cuidado com os outros do q com nos proprios!

para min o problema esta nos outros!

Conduzir uma moto é realmente muito facil no sentido de ter equilibrio para dar as primeira voltas. No meu caso comecei a andar de moto aos 17, já sabia conduzir um carro dois anos antes e achei mais facil na moto, pelo menos inicialmente. 2 anos desde a primeira vez que peguei no veiculo de duas rodas e apesar de nunca ter ido ao chão continuo a sentir-me um pouco maçarico. Uma coisa é saber andar com ela outra é "dominá-la" e isso demora MUITO tempo, já no carro sinto que acontece tudo mais rapido.

Deixo a dica
Dificilmente irás fazer figuras tristes se andas muito bem de bicicleta e antes de te meteres logo a andar sentares-te nela e mecanizares os gestos de mudar de relação, embraigem, travões, piscas... lembra-te que ao inicio até o gesto de ajustar um espelho em andamento incomoda bastante. Eu pelo menos fiz assim, estive uns 30 min a ambientar-me a ela depois toca a ligar a corrente do motor de arranque e START...tudo correu maravilhosamente.apr:)

O mais dificil para os aprendizes é geralmente fazer os 8´s mas é apenas uma questão de prática.[;)]

pdcouto, não interpretes mal o meu post o que eu queria dizer era para as pessoas pensarem e terem em consideração os riscos que correm. Se reparares já viste a quantidade de reivindicações que os motards pedem? é a questão da tinta do asfalto que escorrega, é a questão dos rails. O facto de eu não ter intenção de ter mota não deixa que eu seja cordial com eles na estrada e receba muitos acenos de motociclistas a agradecer [;)]

edit: e já agora o assunto esta a ser debatido aqui, era desnecessário até como moderador do forum motociclismo estares a copiar o meu post para lá.

eser, não andei consigo na escola por isso respeito é bonito e eu gosto.

Coloquei lá tirando o teu nick, e coloquei-o porque é um lugar-comum o que tu disseste, é exemplar. É sempre a mesma história, conheço alguns que quando dizem que andam de mota dizem-lhes mesmo na cara coisas do género "Então tem cartão de dador de orgãos" ou "Na necrologia do jornal há muitos que deixaram de andar". Isso tem algum assunto?! Conheço pessoas com familiares mortos por acidentes de automóvel e nem por isso dizem essas observações quando sabem que alguém anda de carro.

Quanto à questão dos rails já foi sobejamente discutida neste fórum para voltar a tratar desse assunto, só digo que se de carro mereces ter a protecção dos rails, eu também mereço tê-la e exigir que não cortem membros e cabeças acima dos 40 km/h.

O engraçado é que até nem ando grande coisa de bicicleta e de "mota" é o oposto lol

Em relação às protecções acho muito bem....não somos menos do que os outros ou somos....?

eser, vai com calma..estamos só a expressar opiniões...

Paulo FVF, não percebi....achas que anda muito? Só se quiseres e sempre anda menos que uma hornet por exemplo, já para não falar no peso...

não é questão de andar muito,

é alta, é nervosa em altas quando dispara......tem suspensoes moles (cross)........

praticamente é uma pré-competição [:p]

não considero uma boa mota para quem quer realmente aprender a guiar motas.......

mas conheço N pessoas que tiveram como primeira mota uma DTR.....

pessoalmente acho as que referi mais indicadas para a aprendizagem, principalmente se já tiverem uma idade menos adolescente [;)]

O engraçado é que até nem ando grande coisa de bicicleta e de "mota" é o oposto lol

Em relação às protecções acho muito bem....não somos menos do que os outros ou somos....?

Apesar de tudo tambem me sinto mais a vontade a conduzir uma moto, sempre é outra estabilidade mesmo a baixa velocidade desde que não seja necessário estar sempre a parar e arrancar (e por o pé no chão) ou demasiado pesada. A minha motita até é "leve" com os seus 200 kg.[;)]

Conduzir uma moto é realmente muito facil no sentido de ter equilibrio para dar as primeira voltas. No meu caso comecei a andar de moto aos 17, já sabia conduzir um carro dois anos antes e achei mais facil na moto, pelo menos inicialmente. 2 anos desde a primeira vez que peguei no veiculo de duas rodas e apesar de nunca ter ido ao chão continuo a sentir-me um pouco maçarico. Uma coisa é saber andar com ela outra é "dominá-la" e isso demora MUITO tempo, já no carro sinto que acontece tudo mais rapido.

Deixo a dica
Dificilmente irás fazer figuras tristes se andas muito bem de bicicleta e antes de te meteres logo a andar sentares-te nela e mecanizares os gestos de mudar de relação, embraigem, travões, piscas... lembra-te que ao inicio até o gesto de ajustar um espelho em andamento incomoda bastante. Eu pelo menos fiz assim, estive uns 30 min a ambientar-me a ela depois toca a ligar a corrente do motor de arranque e START...tudo correu maravilhosamente.apr:)

O mais dificil para os aprendizes é geralmente fazer os 8´s mas é apenas uma questão de prática.[;)]

exacto......[;)]

quanto aos 8´s , vai depender da mota que usares, eu usei uma CB500 e nao gostei [:D] , porque nas aulas andava de cb250..........mas consegui fazê-los bem, é uma questão de embraiagem e acelerador.......mal precisas de travar..........

é uma espécie de ponto de embraiagem .......e consegues fazer o 8 na boa!

Não sejas é demasiado ambicioso na compra da 1ª mota.......mas também não te fiques por uma pandeireta [:)] [;)]

eu os 8's fazia com a 1ª ou a 2ª engrenada no relantin! :D

a mota q usei na escola de conduçao foi uma yamaha diversion

exacto......[;)]

quanto aos 8´s , vai depender da mota que usares, eu usei uma CB500 e nao gostei [:D] , porque nas aulas andava de cb250..........mas consegui fazê-los bem, é uma questão de embraiagem e acelerador.......mal precisas de travar..........

é uma espécie de ponto de embraiagem .......e consegues fazer o 8 na boa!

Não sejas é demasiado ambicioso na compra da 1ª mota.......mas também não te fiques por uma pandeireta [:)] [;)]

Então foste fazer o exame com uma mota diferente da usada nas aulas, isso é muito mau, assim não vale![:D]
A minha mota de instrução era uma Honda do género da CG125 mas tinha um motor 2 cilindros e 2as saídas de escape, aquilo era realmente muito fácil de se conduzir mas não andava nada, era tão lenta como uma LC50 apesar de ter mais força em baixas. O examinador pediu-me para fazer os 8´s numa estrada com um declive do caraças e lá me safei. Se sabia faze-los na CB500 e na CB450 naquela era ligeiramente mais fácil.[;)]

Quanto á compra da primeira mota eu penso assim:

-Pouco Juízo (sem acesso as duas rodas)
-Algum Juízo (DT50LC)
-Ajuizado (cb500)
-Muito ajuizado (Hornet)
[:D]

Então foste fazer o exame com uma mota diferente da usada nas aulas, isso é muito mau, assim não vale![:D]
A minha mota de instrução era uma Honda do género da CG125 mas tinha um motor 2 cilindros e 2as saídas de escape, aquilo era realmente muito fácil de se conduzir mas não andava nada, era tão lenta como uma LC50 apesar de ter mais força em baixas. O examinador pediu-me para fazer os 8´s numa estrada com um declive do caraças e lá me safei. Se sabia faze-los na CB500 e na CB450 naquela era ligeiramente mais fácil.[;)]

Quanto á compra da primeira mota eu penso assim:

-Pouco Juízo (sem acesso as duas rodas)
-Algum Juízo (DT50LC)
-Ajuizado (cb500)
-Muito ajuizado (Hornet)
[:D]

[:)] [:)] [:)]

assim sem ninguém ouvir.........eu só tive 2 aulas de condução antes do exame.....[:D] :sh) [;)]

Back