cartão universo

Alguém me consegue dizer se dá mesmo para usar como cartão de débito? Tem lá uma parte no site que fala disso.
Não me interessa o sistema do dinheiro só sair da conta no final do mês. Gosto que esteja logo tudo direitinho.

estou a aguardar que me enviem o cartão definitivo para ver como realmente funciona...

Logo que receba darei feedback...

Alguém me consegue dizer se dá mesmo para usar como cartão de débito? Tem lá uma parte no site que fala disso.
Não me interessa o sistema do dinheiro só sair da conta no final do mês. Gosto que esteja logo tudo direitinho.

penso que não, deve funcionar assim, o debito deve poder ficar associado a tua conta, mas só descontar no final de cada mês ou inicio a um dia estipulado, e não directamente como se fosse um cartão de multibanco... isto é basicamente um cartão de crédito, e não um de MB, logo o debito deve ser opcional, vs a folha para pagares no MB a liquidação da compra...

penso que não, deve funcionar assim, o debito deve poder ficar associado a tua conta, mas só descontar no final de cada mês ou inicio a um dia estipulado, e não directamente como se fosse um cartão de multibanco... isto é basicamente um cartão de crédito, e não um de MB, logo o debito deve ser opcional, vs a folha para pagares no MB a liquidação da compra...

Junto com o cartão vem a informação de um IBAN para ser usado como débito. Transferimos dinheiro para esse IBAN e o cartão pode ser usado como cartão de débito até atingir o saldo (basicamente um pré-pago). O problema é que isto tem um custo de 0,90€ (para além de enventuais custos de transferêncio do banco de origem).

Junto com o cartão vem a informação de um IBAN para ser usado como débito. Transferimos dinheiro para esse IBAN e o cartão pode ser usado como cartão de débito até atingir o saldo (basicamente um pré-pago). O problema é que isto tem um custo de 0,90€ (para além de enventuais custos de transferêncio do banco de origem).

Pois bem me parecia que tinha de haver uma contrapartida por detrás disso. .. ninguém dá nada a ninguém...

Obrigado pela partilha.

Então para mim morreu.

Eu já tinha um cartão parecido tanto da Worten como do Continente. Ou seja, permite pagar as compras até três vezes sem juros. Por vezes há campanhas principalmente na Worten que permitem prazos mais alargados também sem juros. E acredito que seja possível outras modalidades com juros mas nunca usei. Sei que esses cartões têm uma linha de crédito paralela que permite transferir dinheiro para a conta bancária mas também nunca usei.

Como me parecia que este cartão era praticamente o mesmo mas era só um, fui aderir. Não estive lá nem dois minutos. Como já tinha os outros disseram-me apenas para aguardar que chegasse a casa o cartão. Ainda estou para ver se será assim tão simples.

Hoje recebi o meu cartao universo.
O unico cartao que tenho é o worten, que vou usando para comprar algumas coisas em prestaçoes.

Este cartao universo veio sunstituir o da Worten, ficando automaticamente com possibilidade de compras a prestacoes /descontos, alem da worten, na sportzone e modelo/continente?

Também já recebi o meu e já ativei. Se só tinhas o da Worten esse pelo menos já está associado. Os outros não sei se tens de aderir e depois associá-los ao universo.

Quem não ativar este universo poderá na mesma usar os antigos? E o sistema do cartão continente que acumula dinheiro que depois se pode gastar?

Péssimo!

Resumindo:

Pagamento a 100% - não há cashback
Pagamento imediato - paga-se extra!!!

Haveria forma mais descarada de mamar juros à custa dos mais incautos?

Ainda para mais isto vem "substituir" o cartão continente, um cartão totalmente inofensivo a nível de endividamento.

Que atitude nojenta por parte da SONAE!

Ora bem estive a ler tudo sobre o cartão porque achava estranho essa história do cashback ser só para compras com juros.

Diz o seguinte:

"Quais os descontos do Cartão Universo?
São: 1% em todas as compras (exceto modalidades especiais sem juros) em estabelecimentos comerciais aderentes à rede Mastercard, com possibilidade de usufruir de descontos adicionais em períodos específicos do ano, de acordo com a atividade promocional do Cartão Universo; descontos em combustíveis Galp."

A dúvida está nas modalidades especiais sem juros certo? Continuando a ler.

"Que modalidades de pagamento tenho disponíveis?

Tem sempre disponível, em qualquer estabelecimento comercial aderente à rede Mastercard e em caixas multibanco, a modalidade fim do mês e as modalidades 3, 6 ou 12 vezes com juros. Nas lojas aderentes tem, ainda, modalidades especiais com e sem juros."

Ora até posso estar errado mas essas modalidades especiais não estão englobadas nem na modalidade fim do mês nem nas outras três com juros. Daí serem designadas por especiais.

" De que forma sei quais são as modalidades especiais que tenho disponíveis?
A operadora de caixa poderá informá-lo no momento do pagamento ou poderá consultar a informação disponibilizada pelas marcas nas lojas ou sites respetivos"

Ou seja parece-me que as modalidades especiais serão promoções momentâneas e afins como as da Worten que por vezes fazem dez vezes sem juros. Mas logo que chegue o primeiro extrato confirmo isto porque não tenciono fazer qualquer compra com juros associados.

Quanto ao desconto nos combustíveis convém também ter em atenção que este cartão paga os 0,50 € de taxa em cada abastecimento. O que faz com que os 14 cêntimos por litro com talão e num abastecimento de 60 litros por exemplo passem para 13 cêntimos.

Last edited:
Quem não ativar este universo poderá na mesma usar os antigos? E o sistema do cartão continente que acumula dinheiro que depois se pode gastar?
Não precisas de usar o cartão Universo. Só adere quem quer. Quem quiser pode continuar a usar os outros cartões como até agora.

Péssimo!

Resumindo:

Pagamento a 100% - não há cashback
Pagamento imediato - paga-se extra!!!

Haveria forma mais descarada de mamar juros à custa dos mais incautos?

Ainda para mais isto vem "substituir" o cartão continente, um cartão totalmente inofensivo a nível de endividamento.

Que atitude nojenta por parte da SONAE!

Não há cashback para as compras na rede Mastercard se for pagamento sem juros.

Se escolheres fim do mês a 100% não pagas qualquer juro.

Isso do endividamento nem comento, as pessoas têm que perceber o que estão a fazer e serem conscientes.

Conclusão.... qual é melhor, este novo Universo pela Mastercard ou o antigo Universo do BPI/Sonae da rede Visa, agora chamado de Premio?

Com o antigo Universo tenho cashback de 1% em compras na Sonae, 2.5% na Galp (com taxa de 0,50), e outras vantagens e descontos noutras lojas.

Eu acho que é este mais recente mas com pouca vantagem. Embora estejam a dizer que não, eu acho que dá o cashback em todas as compras (exceto modalidades especiais sem juros) e no mínimo tens seis cêntimos na Galp que penso ser sempre superior aos 2,5% do prémio. O 1% do Prémio é para todas as compras e não só para as da Sonae.

Last edited:
Conclusão.... qual é melhor, este novo Universo pela Mastercard ou o antigo Universo do BPI/Sonae da rede Visa, agora chamado de Premio?

Com o antigo Universo tenho cashback de 1% em compras na Sonae, 2.5% na Galp (com taxa de 0,50), e outras vantagens e descontos noutras lojas.

a meu ver continua a ser mais vantajoso o cartão antigo, sempre temos algum retorno, este novo, é taxas e mais taxinhas de utilização, ou seja contrapartidas, logo mais vale esquecer o cartão novo e ficarmos como estamos com os cartões em separada, cada macaco no seu galho...

não esquecer o 1º cartão universo é do BPI, este segundo é do BPN logo tinham de beneficiar com alguma coisa desta associação com a Sonae, lembrem-se os bancos não dão nada a ninguém, é caso mesmo para dizer só adere quem quer...

eu vou-me manter como estava, cartão antigo, o cartão worten quando vale apena alguma coisa sem juros, e o outro dos descontos continente, modalfa\sportzone raramente lá vou...

Eu tenho o cartão prémio do BPI e volta e meia recebo uns cheques do cashback para descontar no continente worten...

E pago sempre tudo a 100%

PS: com isto fui ver ao bpinet como estava o extracto do cartão e tive uma boa noticia tenho um cheque de 10.30€ a caminho [:p]

Back