Casas de madeira

citação:Originalmente colocada por Omega

Ok, não li essa parte.
Mas mesmo assim, uma vivenda deste tamanho faz-se por 120/125 mil euros em betão ?

por esses preço fazes melhor em betão ou igual a isso mais barato.

e com mais mão de obra

essa casa nem sotão tem é o telhado a fazer de laje de cobertura.

é preciso não squecer que a forma de se constroir em betão permite fazer bom com uma escolha enorme de opções.

citação:Originalmente colocada por MS

citação:Originalmente colocada por Omega

Já agora vejam e oiçam este video:

http://www.monjolo.pt/?EEAVQCEM=1P0gLj14&id_ep=61

Sabiam que esta madeira não arde ?

Uma conclusão que se tira deste vídeo é que a decisão de construir uma casa em madeira é uma questão de gosto pessoal. Não me parece que as vantagens sejam tão evidentes como isso. Agora se eu quiser uma casa com um ambiente rústico e que insira num determinado espaço, opto por uma de madeira, sem perder na qualidade.:)

isso funciona bem consoante as zonas e aí sim a escolha é sensata.

uma casa na minha opinião faz sentido de acordo com o que se faz na região. Como tal gosto mto das casas de pedra do norte e gosto de algumas em madeira e pedra.
Já agora para quem gosta de madeira existe madeira para forrar interiores e exteriores apartir de 5euros o m2. é uma boa opção para quem quer a solidez do betão e o aspecto da madeira...
tambem as forras em pedra se usam mto no norte e dao um acabamento de alto nivel.

Este tipo de construção rapida pode ser interessante para construções provisórias mas o problema é que custa o mesmo de uma habitação para a vida toda.

Gastar dinheiro numa casa é um grande investimento demasiado grande e para ser o mais duradoiro possivel.

Sobre materiais convem ser os mais resistentes...e a madeira não o é...senão os predios seriam feitos em madeira;)

Se caem? Algumas! (sim, só algumas, porque dizer que essas imagens de casas arrasadas por furacões nos US é regra geral, é puro mito) Mas com a mesma rapidez que caem, também se constrói outra!;)

pois se constroi... mas dar 150mil euros por uma casa não é para daqui a uns anos estar a construir outra devido ao um vento forte.

Qdo a serem resistentes ao fogo...isso é relativo..se ardem florestas inteiras, esta madeira não arder é no minimo estranho[:I][8D] diria mesmo que é um fenomeno da publicidade enganosa

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Se caem? Algumas! (sim, só algumas, porque dizer que essas imagens de casas arrasadas por furacões nos US é regra geral, é puro mito) Mas com a mesma rapidez que caem, também se constrói outra!;)

pois se constroi... mas dar 150mil euros por uma casa não é para daqui a uns anos estar a construir outra devido ao um vento forte.

Qdo a serem resistentes ao fogo...isso é relativo..se ardem florestas inteiras, esta madeira não arder é no minimo estranho[:I][8D] diria mesmo que é um fenomeno da publicidade enganosa

Quando digo que caem é nos EU e não cá! E para cairem têm de estar sujeitas a condições climatéricas excepcionais, como é o caso dos furacões. Não é um simples vendaval que as vai levar pelos ares!;)

A não ser que ande por aí o Lobo Mau![:p]

Não acreditas que não ardem? Eu não faço a minima se é publicidade enganosa, mas por via das dúvidas, se fosse construir uma fazia o teste com um bocado da madeira e logo via! Simples;)

Aqui no Brasil se constroem algumas casas de madeira há muitos anos, mas na maioria constroem apenas pelo custo, ai são casas simples, sem isolamento nenhum somente uma camada simples de madeira e mais nada... Geralmente ficam casas insuportáveis quanto a ruído e o clima.
E geralmente se parecem com isso:
imgsmlbf51092973529ao9.jpg

citação:Originalmente colocada por HenryMüller

Aqui no Brasil se constroem algumas casas de madeira há muitos anos, mas na maioria constroem apenas pelo custo, ai são casas simples, sem isolamento nenhum somente uma camada simples de madeira e mais nada... Geralmente ficam casas insuportáveis quanto a ruído e o clima.
E geralmente se parecem com isso:
imgsmlbf51092973529ao9.jpg

Cá em portugal o tradicional é casa de pedra ou tijolos e o telhado com estrura em madeira, tambem há predios(antigos) com lajes em madeira como onde estou agora[:I] que tem uma forte inclinação devido ás madeiras estarem empenadas[8D]

bichos..caruncho e termitas é vulgar...alem de um risco acrescido de incendios.

Sim, aqui no Brasil também é o tradicional, casa de tijolo com telhado com estrutura em madeira, mas existem algumas casas somente em madeira, principalmente mais no interior...

As casas mais antigas de minha cidade, mal tem 100 anos, mas parecem durar bem, essa é a mais antiga da cidade:

1.jpg

outra antiga
3.jpg

Nephilim, sabes o que é tratamento de madeira por autoclave? É o mesmo tratamento, mas com produtos diferentes, que se dão nos postes verdes utilizados para os fios de telefone. Quantos anos é que aguenta esses postes? Uma vida. Outra coisa, os derivados de madeira não são atacados por bicharada, pois as colas utilizadas impossibilitam a sua existência, tal como colas de ureia-formoldeido e outras similares. É claro que há casas de madeira boas e as más, mas é como tudo na vida...

Nephilim, posso estar enganado, mas penso que o teu conhecimento de construção em madeira é o de senso comum e não mais que isso. E caso eu tenha razão, deverias investigar mais sobre esta técnica, porque tendo em conta que estás no ramo até seria bom para ti.
Não me leves a mal por te dizer isto, é só a minha opinião. :)

citação:Originalmente colocada por BSIMOES

Nephilim, posso estar enganado, mas penso que o teu conhecimento de construção em madeira é o de senso comum e não mais que isso. E caso eu tenha razão, deverias investigar mais sobre esta técnica, porque tendo em conta que estás no ramo até seria bom para ti.
Não me leves a mal por te dizer isto, é só a minha opinião. :)

Madeiras para telhados (ripados , asnas , madres etc) isso sei como funciona e sei como se monta e os tratamentos que leva para aquilo não apodrecer. E gosto bastante desses telhados mas requerem manutenção.

Depois construção toda em madeira só conheço a fazer coisas mais pequenas.
Não vejo vantagens em estas construção toda em madeiras brasileiras que mtas sao de proveniencia duvidosa.
Conheço o centro Hipico da Beloura , penso que seja o maior do País e o picadeiro é todo em madeira prensada...veio de frança e custou uma fortuna[:I]

Mas pronto ver construir uma casa ao estilo americano toda em madeira e gesso cartonado nunca a vi.

Mas sei o que é a madeira e como ela reagem e os tratamentos e manutenções que ela necessita para se manter em boas condições.

Uma cabana que uns tios meus tiveram em madeira por estar meia abandonada foi roubada aos pedaços pelos vizinhos para fazer lenha. é extremamente facil cortar madeira o mesmo já não se diz de cortar betão;)

Mas pronto qdo for á fil da construção civil vou ver melhor as casas de madeira actuais para ver que madeira inventaram melhor k betão e k não arde[8D]

Tens razão em coisas que dizes, mas repara que cada projecto é diferente de todos os outros e para cada um deles tens de ver que materiais melhor se adequam. Até o simples facto dos materias existentes em cada uma das zonas, se o orçamento for grande não há problema, se for pequeno já é mais complicado.
Por exemplo, nos EUA e norte da Europa entre outros, edifícios em vidro com estrutura em aço são normais, já em Portugal tens de ter cuidados a projectá-los porque grandes envidraçados provocam aquecimentos nos interiores e podes "cozinhar" pessoas lá dentro!!! Não quer dizer que não possas fazer, tens é de ter isso em atenção.
Quanto ao levar a madeira para lenha, não te preocupes, pois a madeira usada numa casa é mais resistente e não se corta com esse grau de facilidade. Por vezes nem se usa madeira maciça, mas derivados de madeira que têm muito maior robustez que a madeira própriamente dita devia às colas e resinas utilizadas. Para não arder existem aplicações, mas atenção, não impede o incendio, simplesmente retarda-o! De qualquer maneira, se alguma vez comprares uma casa nestas condições, certifica-te primeiro da qualidade de contrução / materiais. Aliás, como em qualquer uma.
Na FIL/Tektónica encontras muita informação, basta teres paciência para tal!!!
Cumprimentos.

citação:Originalmente colocada por BSIMOES

Tens razão em coisas que dizes, mas repara que cada projecto é diferente de todos os outros e para cada um deles tens de ver que materiais melhor se adequam. Até o simples facto dos materias existentes em cada uma das zonas, se o orçamento for grande não há problema, se for pequeno já é mais complicado.
Por exemplo, nos EUA e norte da Europa entre outros, edifícios em vidro com estrutura em aço são normais, já em Portugal tens de ter cuidados a projectá-los porque grandes envidraçados provocam aquecimentos nos interiores e podes "cozinhar" pessoas lá dentro!!! Não quer dizer que não possas fazer, tens é de ter isso em atenção.
Quanto ao levar a madeira para lenha, não te preocupes, pois a madeira usada numa casa é mais resistente e não se corta com esse grau de facilidade. Por vezes nem se usa madeira maciça, mas derivados de madeira que têm muito maior robustez que a madeira própriamente dita devia às colas e resinas utilizadas. Para não arder existem aplicações, mas atenção, não impede o incendio, simplesmente retarda-o! De qualquer maneira, se alguma vez comprares uma casa nestas condições, certifica-te primeiro da qualidade de contrução / materiais. Aliás, como em qualquer uma.
Na FIL/Tektónica encontras muita informação, basta teres paciência para tal!!!
Cumprimentos.

Concordo com o que dizes.

Essas madeiras prensadas de aglomerado já vi uma variedade e aquilo é mto interessante pois é feita em parte de madeiras recicladas e tem um poder forte para resistir ao fogo e humidade.

Mas estas madeiras pressadas no fundo são feitas "quase" em moldes para paineis pre-fabricados é interessante mas é a "versão do betão" desta vez para ficar igual á madeira e não á pedra.

Sobre madeiras maciça é complicado se fazer pois as madeiras legais á venda é barrotes e pranchas e laminados e ripas de madeira.
mais que isso foge do orçamento e é de madeiras tropicais do brasil a maioria exploradas de forma ilícita.

62_photo_itm_cat.jpg

62_photo_itm_cat3.jpg

62_photo_itm_cat2.jpg

Para quem gosta desde aspecto pode ter isto sem ter que ter uma casa de madeira , pode ter este aspecto numa de pedra ou betão e não necessita de derrubar uma floresta tropical inteira:)

Depois de dar uma vista de olhos noto que é a forma como pensava e projectei a garagem que ficaria em pouco mais de 1000euros 5mx3m.

Isto nada tem de saber é ripas de madeiro sobrepostas em sistema de macho/femea, fazem lembrar os abrigos de jardim do AKI.

as paredes duplas tem pranchas de 4.5cm com 2.5cm de interior...não é mau mas tambem nada do outro mundo...eu pessoalmente prefiro uma boa parede teria uns 30cm de alvenaria dupla caixa de ar e isolamento.

mt_1.jpg

mt_2.jpg

mt_3.jpg

mt_4.jpg

mt_5.jpg

é como montar uma casa de lego...não custa nada

Desculpem lá upar este topico mas ando a pesquisar sobre as casas de madeira e só vejo vantagens em relação ás de alvenaria apr:)

De vez em quando oiço falar em derrapagens e burlas nas construções de casas de alvenaria que preferia arriscar numa de madeira.

Ainda nao tenho terreno mas fazendo as contas com terreno, casa, licenças e projecto de urbanização fica mais competitivo.

Ou é possivel construirem-se boas casas de alvenaria ?

Quando falo em preços falo entre os 100 000€ e os 130 000€ para ambos os tipos de casos e para o que eu podia pagar

Desculpem lá upar este topico mas ando a pesquisar sobre as casas de madeira e só vejo vantagens em relação ás de alvenaria apr:)

De vez em quando oiço falar em derrapagens e burlas nas construções de casas de alvenaria que preferia arriscar numa de madeira.

Ainda nao tenho terreno mas fazendo as contas com terreno, casa, licenças e projecto de urbanização fica mais competitivo.

Ou é possivel construirem-se boas casas de alvenaria ?

Quando falo em preços falo entre os 100 000€ e os 130 000€ para ambos os tipos de casos e para o que eu podia pagar

tanto é possível fazerem-se boas casas em alvenaria como tb é possível enganarem-no numa casa de madeira

Aqui há uns 4 ou 5 anos (se calhar mais) lembro-me de ver a primeira casa de madeira em Cascais. Um tipo holandês comprou um terreno ao lado da empresa dum amigo meu e vimos a casa a ser construída. Mas por fora não fica com o aspecto dessa da foto, em madeira. Estava pintada e as paredes pareciam lisas, como uma casa "normal".

Actualmente há bastantes, têm aparecido aos poucos mas já se fazem notar. Há ali uma enorme à saída da A5, quando se sai em direcção ao centro de Cascais, do lado esquerdo depois da 1ª rotunda.
Não me importava nada de ter uma dessas.

Construção de casas

Construção de casas

Viva a toda a comunidade,

Eu em tempos estive a ponderar a construção de uma casa, mas como o s terrenos ficavam ao preço da casa e as 2coisas juntas enviavam-me para a forca, coloquei essa opção de lado mas não a esqueci.

Já na altura tinha na ideia a construção de uma casa sgundo normas totalmente diferentes das utilizadas pela maioria, estava a pensar na construção de uma casa em Madeira como as que poderão ver em
http://casas.monjolo.pt/ ou http://www.casema.pt/

Gostava de ter a vossa opinião e para quem conhece do assunto, que cuidados a ter neste tipo de construção...

R2MS

Voltar
Superior