Caso Esmeralda - A propósito da libertação do Sargento Luís Gomes

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_ADF
  • Data de início Data de início
A única coisa que o pseudo-pai de uma noite bem passada quer de facto são os 30 mil €. A criança deve ser entregue para aqueles que a aceitaram como sua e que lhe proporcionaram um lar e não a um oportunista miserável como esse sujeito [8][8][8][8][8]

citação:Originalmente colocada por jacomiranda

A única coisa que o pseudo-pai de uma noite bem passada quer de facto são os 30 mil €. A criança deve ser entregue para aqueles que a aceitaram como sua e que lhe proporcionaram um lar e não a um oportunista miserável como esse sujeito [8][8][8][8][8]

Se descobrisses que tinhas uma filha com 1 ano , não fazias tudo para a ir buscar?

Se fosse comigo eu ia buscar a todo o custo e não era por dinheiro nenhum, e a atitude desse Sargento eu pessoalmente não a fazia, para mim não merece consideração nenhuma.

Caso complicado? Acho é que tem havido falta de habilidade ou competência para o resolver.
Vejam na obra literária "Casa Grande de Romarigães" de Aquilino Ribeiro, com que "elegância" os padres de Braga resolveram um caso semelhante há umas centenas de anos...

Eu votei em ficar com os pais adoptivos pela simples razão que a criança, que já vai fazer cinco anos, já tem laços afectivos com essa família. Mas não concordo com o que o Sargento Gomes fez, afinal de contas ele praticou o crime de sequestro e por isso acho que deve cumprir a pena que lhe foi atribuida. Não lhe custava nada apresentar a filha ao pai biológico, este sendo carpinteiro ou não, que nem sequer é isso que está em causa, tem o direito de conhecer a filha biológica. Se ele não a procurou mais cedo, foi porque talvez não sabia da sua existência. A mãe biológica não perguntou ao pai biológico se estava de acordo em entregar a filha ao casal Gomes, ela simplesmente entregou a criança sem o consultar.
Acho sinceramente que há muita coisa para explicar neste caso, coisas que não foram ditas na reportagem.
Quanto à condenação acho que foi justa, ser pai não lhe dá o direito de sequestrar.

citação:Originalmente colocada por CarpeDiem

Eu votei em ficar com os pais adoptivos pela simples razão que a criança, que já vai fazer cinco anos, já tem laços afectivos com essa família. Mas não concordo com o que o Sargento Gomes fez, afinal de contas ele praticou o crime de sequestro e por isso acho que deve cumprir a pena que lhe foi atribuida. Não lhe custava nada apresentar a filha ao pai biológico, este sendo carpinteiro ou não, que nem sequer é isso que está em causa, tem o direito de conhecer a filha biológica. Se ele não a procurou mais cedo, foi porque talvez não sabia da sua existência. A mãe biológica não perguntou ao pai biológico se estava de acordo em entregar a filha ao casal Gomes, ela simplesmente entregou a criança sem o consultar.
Acho sinceramente que há muita coisa para explicar neste caso, coisas que não foram ditas na reportagem.
Quanto à condenação acho que foi justa, ser pai não lhe dá o direito de sequestrar.

a ver se eu percebi bem...

o casal ficaram com a menima e sabendo que o pai verdadeiro a cria, complicaram o caso e sequestraram a miuda e como passou entretanto 3 anos , podem ficar com a miuda:(:(

se a leis fossem assim...era bonito era[:I][:I][:I]

e já agora que culpa tem o pai biológico disto tudo?

Eu votei em ficar com os pais adoptivos pela simples razão que a criança, que já vai fazer cinco anos, já tem laços afectivos com essa família.

Eu compreendo a tua posição, mas ela é muito perigosa!

Imagina que os tribunais com a pressão pública cedem e fazem deste casal criminoso (é isso que são!) heróis e dão a custódia da menina a eles!

A partir daí quaisquer pessoas podem ficar ilegalmente com uma criança, fugindo com a mesma durante uns anos e passam a ser pais do menor, enquanto os pais verdadeiros são colocados de parte!

citação:Originalmente colocada por Nephilim

a ver se eu percebi bem...

o casal ficaram com a menima e sabendo que o pai verdadeiro a cria, complicaram o caso e sequestraram a miuda e como passou entretanto 3 anos , podem ficar com a miuda:(:(

se a leis fossem assim...era bonito era[:I][:I][:I]

e já agora que culpa tem o pai biológico disto tudo?
Eu não disse que era correcto, mas a verdade é que a criança só conhece esta familia e não outra. Eu defendo apenas o bem estar da criança. Ela não tem culpa de nada do que se está a passar.
Por acaso leste que eu atribui culpas ao pai biológico?
Atibui sim uma culpa, mas foi ao Sargento por sequestro e acho que deva cumprir a pena que lhe foi atribuída.

citação:Originalmente colocada por Tó

Eu votei em ficar com os pais adoptivos pela simples razão que a criança, que já vai fazer cinco anos, já tem laços afectivos com essa família.

Eu compreendo a tua posição, mas ela é muito perigosa!

Imagina que os tribunais com a pressão pública cedem e fazem deste casal criminoso (é isso que são!) heróis e dão a custódia da menina a eles!

A partir daí quaisquer pessoas podem ficar ilegalmente com uma criança, fugindo com a mesma durante uns anos e passam a ser pais do menor, enquanto os pais verdadeiros são colocados de parte!
Também não é bem assim:)

citação:Originalmente colocada por luision

citação:Originalmente colocada por Liberal

É um caso muito complexo, houve muitas falhas de todos os envolvidos, e nem o Pai biológico é o demónio que alguns estão a querer fazer dele, nem o Pai adoptivo agiu bem, pois se tudo tivesse sido resolvido com a criança com apenas um ou dois anos de idade seria menos doloroso para todos.

Mas independentemente de tudo, o que deve prevalecer é a criança, e é completamente impensável uma criança de 5 anos ser arrancada dos braços da única familia que conhece. Só quem não tem filhos pode pensar de forma diferente. Nesta historia não defendo ninguém, apenas a criança.

[^][^]

Exactamente o que penso e digo mais se houve aqui culpados, esses são os pais 'adotivos' pela seu egoismo de não entregar a criança ao ao pai(quando o tribunal decidiu) e o sistema judicial que é extremamente lento para este tipo de casos.

Outra coisa que me dá [:o)], no nome do pai adotivo estará lá Sargento, ou é mais uma forma que encontraram para dar mais credibilidade ao Sr.Sargento, enfim coitadinhos do 'carpinteiro e brasileira'.

a coitadinha da brasileira, demonstra vontade q a criança fique com os pais adoptivos:)
decisão sensata alias;)

citação:a coitadinha da brasileira, demonstra vontade q a criança fique com os pais adoptivos:)
decisão sensata alias;)

A decisão é sensata mas não é legal(para não falar no que leva a mãe biológica a teimar com esta vontade, será €€€€).

Mas afinal o gajo nunca quis saber da filha, rejeitou-a quando a mãe o foi procurar a dizer que era filha dele e só fez um teste de ADN obrigado pelo MP, agora aparece feito santo, de coitadinho a dizer que a filha lhe pertence?
Depois dos outros a criarem, lhe limparem a porcaria e de a criarem é que ele vem com a historia da ser pai biologico?
Pai é aquele que cria uma criança, não o que dá uma queca para aliviar a pressão.

Cá por mim chirou-lhe foi a dinheiro, por isso é que ele anda tão interessado na muida.

citação:Originalmente colocada por luision

citação:a coitadinha da brasileira, demonstra vontade q a criança fique com os pais adoptivos:)
decisão sensata alias;)

A decisão é sensata mas não é legal(para não falar no que leva a mãe biológica a teimar com esta vontade, será €€€€).
Isso é que é especular.

Não sabemos se a mão recebeu "€€€€" mas sabemos que o pai quer receber "€€€€" (30.000€ se não estou em erro) e o advogado já disse que ia tentar aumentar a quantia. Mas há mais! A mesma sentença que atribui a tutela ao pai obriga também a mãe a uma prestação mensal de alimentos paga ao pai.

Em relação ao dinheiro, gostava de saber quem é que paga aos advogados do pai biológico durante 4 anos de trb (não deve ficar nada barata a 'brincadeira')

A brasileira disse ao entregar a filha 'passados uns tempos' a vida até começou a correr melhor, pois teve a sorte de ir parar a um bom patrão que lhe deu uma casa. E isto não é especulação, mas que grande sorte a da mãe biologica(fonte - foi dito nos pros e contras)

Folgo em saber que ainda há (muita!) gente que não se deixa instrumentalizar pela comunicação social.
Li a decisão (está publicada em www.verbojuridico.net) e a única coisa que aponto é que a medida da pena terá sido um pouco dura (provavelmente uma condenação em pena de prisão suspensa na execução faria mais sentido). Mas é para isso que existem tribunais de recurso.
Quanto ao resto, está impecável.

tanta agitação...

Continuo a defender que deve haver um acordo entre ambas as partes, para acabar com esta enorme palhaçada e defender acima de tudo a criança! Se fôr impossível, o que me parece neste momento, a decisão judicial é obviamente soberana!

Sim, é verdade, ela de facto arranjou um tipo com dinheiro e hoje vive com ele. O que é que isso tem de extraordinário? Já antes eu tinha escrito que ao pai foi concedida uma pensão de alimentos paga pela mãe. Porque? Obviamente porque quando foi atribuída a tutela ao pai este estava desempregado e a mãe não.

Quem paga o advogado do pai? Até pode ser o estado se o pai beneficiar de apoio judiciário, estando ele desempregado é provável que tenha direito a esse apoio.

citação:Originalmente colocada por Leonardo Sinisgalli

Folgo em saber que ainda há (muita!) gente que não se deixa instrumentalizar pela comunicação social.
Li a decisão (está publicada em www.verbojuridico.net) e a única coisa que aponto é que a medida da pena terá sido um pouco dura (provavelmente uma condenação em pena de prisão suspensa na execução faria mais sentido). Mas é para isso que existem tribunais de recurso.
Quanto ao resto, está impecável.

E está tudo dito...;)

A pena para o Sr.Sargento foi elaborada por 3 juizes, e se não estou em erro podia ir de 2 a 10 anos (com alguns factos solidos estes juizes tomaram esta pesada decisão). Apesar do Sr.Sargento a metade da pena por bom comportamento sai e a outra metade vai ser passada com muitas saídas precarias, nao fosse ele militar....

A verdade no meio disto tudo é que o pai biológico a nivel judicial foi bem aconselhado, o que nao aconteceu com os pais 'adotivos'.

E é obvio que a melhor solução no meio disto tudo é que haja um acordo entre todos os intervenientes neste 'embróglio' para bem da miuda. O acordo nao significa os pais 'adotivos' ficarem com a criança, mas haver um tempo de transição, que não deixa de ser sempre traumatizante.

Voltar
Superior