central nuclear em PT?

citação:Originalmente colocada por Blue2004eyes

opsss,essas sobremesas não gosto :),pronto faço um esforço e vou ali á dispensa buscar uma mousse para ti.
Está bom, e depois eu levo uma garrafa para o acompanhar o café no fim, preferencias?

Sou totalmente contra!!! Acho que o risco que se corre não compensa...há muitas outras fontes de energia, e renováveis, que não são bem exploradas! Porque não um parque solar no alentejo? Mais turbinas eólicas?...os últimosn anos teem sido de grande desenvolvimento nesta área, e o rendimento que se obtém das energias renovaveis é cada vez maior!

citação:Originalmente colocada por andmiguel

Nuclear: ambientalistas da Quercus rejeitam referendo

A associação ambientalista Quercus rejeitou esta segunda-feira a hipótese de um referendo sobre energia nuclear em Portugal, argumentando que não se trata de uma prioridade e que a construção de uma central nuclear é uma má opção.

«Para já, não obrigado!» afirma a Quercus em comunicado, acrescentando que os benefícios da instalação de uma central nuclear «não estão comprovados» e não existe ainda nenhuma hipótese para a sua localização.

Só quando a energia nuclear for «uma opção estratégica» e existir uma «possível localização» para uma central é que a Quercus acha que faz sentido a realização de um referendo, hoje proposta pelo antigo ministro da Indústria e Energia Mira Amaral e pelo promotor de um projecto para uma central nuclear em Portugal Sampaio Nunes.

A Quercus afirma no entanto que a energia nuclear é «impossível» como opção estratégica em Portugal, uma vez que «não é mais barata, não permite diminuir dependência do petróleo, não é limpa e não é segura».

Os ambientalistas consideram que a opção pelo nuclear seria apostar numa «solução centralizada», ao contrário da «corrente actual» que aponta para produção descentralizada, que evita perdas e sensibiliza a população para poupar.

Além disso, salientam os ambientalistas, para instalar uma central nuclear é preciso «dispor de grandes quantidades de água», e uma vez que os rios portugueses não têm capacidade de «garantir os caudais de segurança», esta teria que se localizar «junto ao litoral».

A Quercus duvida que algum município do litoral esteja aberto à instalação de uma central nuclear no seu território, apesar das «propostas milionárias» associadas a projectos dessa natureza, que até os municípios do interior, com mais dificuldades de criação de emprego, rejeitam.

Estes palermas!...
Não querem nuclear.. não querem barragens..nem eolicas.... afinal querem o que? levar no rabo? [8)]
Parece!

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

Temos uma tão perto da fronteira e ninguem se chateia com ela.

Ora, essa é que é essa. Por acaso até são duas. Mas milagrosamente a fronteira configura uma barreira especial e intransponível... se fossem 100km mais para oeste (do lado de cá) já era o aqui del rei.

Mas isto por aqui é mais bandeiras humanas, e tal... Isso do nuclear é uma chatisse...

citação:Originalmente colocada por Avant

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

Temos uma tão perto da fronteira e ninguem se chateia com ela.

Ora, essa é que é essa. Por acaso até são duas. Mas milagrosamente a fronteira configura uma barreira especial e intransponível... se fossem 100km mais para oeste (do lado de cá) já era o aqui del rei.

Mas isto por aqui é mais bandeiras humanas, e tal... Isso do nuclear é uma chatisse...
Exacto são duas!
centrales.gif

Ninguem se lembra de "rezar" (ou pregar) contra os maleficios dessas estas centrais, estranho até porque os ventos vindos de espanha têm má fama por terras lusas!:D

Acho que se deve pensar muito bem nisso, mas enquanto se pensa deve-se investir nas energias alternativas.

citação:Originalmente colocada por MrAnderson

Sem por em causa a segurança das centrais, está mais que comprovado que o numero de cancros em zonas proximas de aeroportos e centrais nucleais é superior à média do restante território.
Oi?

Em Chernobyl talvez, em todas as outras a diferença é zero.

Não vão em propaganda...

Eu sou a favor desde que o investimento seja nacional e a energia para Portugal e se possivel para exportação também! Construir cá uma central para dar energia essencialmente para outro pais n concordo

ha varias questoes a por, nao apenas um "sim, porque me apetece" ou "nao porque nao me apetece".

a 1ª e mais importante de todas:
precisamos de produzir mais energia? será que as centrais de produçao que temos estão a ser bem utilizadas?

nao sei. e como estudos serios é coisa complicada neste pais devido aos interesses que "puxam" esses estudos para onde mais convem, nem me dou ao trabalho de os procurar.

2ª questao, tambem bastante importante:
será que precisamos de energia nuclear?

ai a questao já é mais simples. temos MUITO vento; MUITO sol; MUITA tecnologia de ponta, inovadora, que permite utilizar os recursos DO MAR (que temos com fartura)....
por isso para a 2ª questao é...NAO, nao precisamos de centrais nucleares.

a questao da segurança acaba por ser menor perante estas 2.

uma coisa a nao esquecer nesta questao: a energia nuclear dá muito que falar, dá pano para mangas. enqanto se discutir isso, nao se discute, por exemplo, a situaçao financeira deploravel do pais ou o aumento do crime. dai o interesse em OTA's, TGV's inuteis, etc etc...

citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

Sou totalmente contra!!! Acho que o risco que se corre não compensa...há muitas outras fontes de energia, e renováveis, que não são bem exploradas! Porque não um parque solar no alentejo? Mais turbinas eólicas?...os últimosn anos teem sido de grande desenvolvimento nesta área, e o rendimento que se obtém das energias renovaveis é cada vez maior!
E quando não há vento?

E quando não há sol?

Faz-se como agora, compra-se aos nossos vizinhos (nucleares) espanhóis.

Energia nuclear é a que melhor se adapta a qualquer situação e capaz de responder à cada vez maior procura.

Engraçado que temos termo-eléctricas a carvão com praticamente todos os meses notícias de mineiros que ficam soterrados (ou as que não chegam a aparecer de ex-mineiros com problemas graves de saude) e ninguém se queixa...

Isto sim é um perigo real que mete Chernobyl a um canto... não são é tão mediáticas as histórias... Podem morrer milhares mais, mas como vão aos poucos...

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

ha varias questoes a por, nao apenas um "sim, porque me apetece" ou "nao porque nao me apetece".

a 1ª e mais importante de todas:
precisamos de produzir mais energia? será que as centrais de produçao que temos estão a ser bem utilizadas?

nao sei. e como estudos serios é coisa complicada neste pais devido aos interesses que "puxam" esses estudos para onde mais convem, nem me dou ao trabalho de os procurar.

2ª questao, tambem bastante importante:
será que precisamos de energia nuclear?

ai a questao já é mais simples. temos MUITO vento; MUITO sol; MUITA tecnologia de ponta, inovadora, que permite utilizar os recursos DO MAR (que temos com fartura)....
por isso para a 2ª questao é...NAO, nao precisamos de centrais nucleares.

a questao da segurança acaba por ser menor perante estas 2.

uma coisa a nao esquecer nesta questao: a energia nuclear dá muito que falar, dá pano para mangas. enqanto se discutir isso, nao se discute, por exemplo, a situaçao financeira deploravel do pais ou o aumento do crime. dai o interesse em OTA's, TGV's inuteis, etc etc...
A central que foi falada para Portugal não ia ser construida com o dinheiro dos contribuintes...

E se precisamos de uma? Claro que sim, a maior parte das energias não são constantes, não podemos estar dependentes do amanhã vai estar sol para poder ligar a televisão ou carregar o telemóvel.

E enquanto isto não anda lá vamos comprando electricidade aos espanhóis...

citação:Portugal importa 16% da energia eléctrica de 2005

Portugal importou 16% da energia eléctrica consumida em 2005 a Espanha, o que representa cerca de 48 mil milhões de gigawatts/hora (GW/h) consumidos pelo país
Segundo João do Nascimento Baptista, Portugal importa energia de Espanha devido a «questões de oportunidade financeira e não por razões de falta de capacidade de produção em Portugal».

O director da ELECPOR acrescenta, ainda, que a energia foi produzida por centrais nucleares em Espanha e importada durante o período nocturno pela REN, Rede Eléctrica Nacional, já que a energia nuclear é mais barata».

Food for thought.

Não temos falta de capacidade de produção, simplesmente a energia que produzimos é cara, ineficiente e poluidora - as centrais termoeléctricas, ui, ui... Até a vamos comprar a espanha, das centrais nucleares *espanholas*, porque é mais barata. Ora isto deve fazer maravilhas pela nossa balança comercial...

Por alguma razão é que o estado espanhol o ano passado deu lucro, e nós andamos para aqui aflitos a apertar o cinto...

citação:Originalmente colocada por worldtiki

citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

Pois e o mais grave é que pagamos a energia e o risco é praticamente o mesmo pois a central está pertissimo do nosso territorio, em caso de desastre podemos ser tão afectados como eles, aí o vento vai ditar as regras.

citação:Originalmente colocada por worldtiki

(...)
E quando não há vento?

E quando não há sol?

Isso actualmente são questões que nem se põem, pelo menos cá (com as condições climatericas que temos) e nem com os avanços da tecnologia da construção das turbinas eólicas, que já permitem trabalhar com ventos muito fracos (que até nem temos cá) e se isso tudo acabar (o sol é o vento) sempre podemos usar a força do mar que tb é usado com sucesso por outros paises.

Se não chegar podemos comprar energia produzida por turbinas eólicas em off-shore á França ou á Espanha que se estiveram a borrifar para os tipos que diziam que prejudicava o turismo como fizeram por cá.

Obviamente, SIM.

Para alem de produzir energia barata, que bem precisamos, se estamos sujeitos a levar com eventuais problemas de centrais que não são nossas, porque não construir nós uma no nosso território e usufruir dos seus beneficios?

Todos se esquecem que Espanha tem uma central nuclear a escassos km's da nossa fronteira e cujos reactores são arrefecidos com água do Tejo e posteriormente devolvida ao mesmo, água essa que chega a Lisboa, quem diria.

Se estamos sujeitos a levar com as maleitas dessa central (sim porque não vivemos numa redoma esterilizada), porque não construir uma do lado de cá e, para alem de levar com as maleitas, ter tambem os beneficios?

Cumprimentos

citação:E se precisamos de uma? Claro que sim, a maior parte das energias não são constantes, não podemos estar dependentes do amanhã vai estar sol para poder ligar a televisão ou carregar o telemóvel.

E enquanto isto não anda lá vamos comprando electricidade aos espanhóis...
curioso...

vivo num pais com bastante menos sol e vento que portugal, e no entanto ha edificios inteiros alimentados exclusivamente a essas 2 energias!

mas sim, aceito que nao haja VONTADE de aproveitar os recursos que portugal tem, a favor de algo mt mais mediatico!
e até seria a favor se me dissessem, directamente e sem rodeios, que o faziam APENAS E SOMENTE porque lhes apetece, sem qualquer razao "logica" nenhuma.

sou e sempre fui contra "areia pros olhos". independentemente do assunto, se as pessoas forem honestas, pelo menos dou-lhes algum credito por isso....bem mais do que andarem a atirar a tal areia.

neste momento compras aos espanhois porque TE APETECE. tens recursos mal aproveitados, e tens muita vontade de satisfazer certos "lobbys" que ficam mt favorecidos com negociatas dessas.

até te digo mais, compras mais energia aos espanhois que aquela que precisas! ah pois é:D
nao é mentira nem é escondido de ninguem. essa foi-nos metida à frente "à borla2...e no entanto disso ninguem se queixa:D

Back