central nuclear em PT?

citação:Originalmente colocada por Nthor

citação:Originalmente colocada por worldtiki

(...)
E quando não há vento?

E quando não há sol?

Faz-se como agora, compra-se aos nossos vizinhos (nucleares) espanhóis.

Isso actualmente são questões que nem se põem, pelo menos cá (com as condições climatericas que temos) e nem com os avanços da tecnologia da construção das turbinas eólicas, que já permitem trabalhar com ventos muito fracos (que até nem temos cá) e se isso tudo acabar (o sol é o vento) sempre podemos usar a força do mar que tb é usado com sucesso por outros paises.

Se não chegar podemos comprar energia produzida por turbinas eólicas em off-shore á França ou á Espanha que se estiveram a borrifar para os tipos que diziam que prejudicava o turismo como fizeram por cá.
mas nao é mt mais bonito pensar que os dias sem vento e de noite constante 24/24h estao perto, e ignorar isso tudo?:D

pormenores como o facto de portugal ter grandes "inventores" na area de utilizaçao de recursos naturais, tb sao pra ser ignorados.

alias, se bem me lembro, a sua importancia a nivel nacional limitou-se a 2m de telejornal. sem qualquer interesse, a ideia acabou por ser usada noutros paises que preferem soluçoes logicas para os seus problemas, e nao apenas que dá mais votos.

venha a central nuclear, ou 2, ou 10....mas nao venham é com a treta de que é por necessidade[8)]

Como tb ainda não tenho opinião formada coloquei esta poll (desculpem se é repetido mas fiz um search e nada apareceu...)para ter mais ideias e aprender mais sobe este tema tão controverso.
Realmente o perigo mora ao lado e se tiver que acontecer algo mesmo sendo em espanha tamos tramados....
Outro facto é o de gastarmos muito dinheiro a comprar energia a Espanha, pois poderiamos fabricar aqui toda a que necessitamos por uma parte daquilo que se gasta a comprar em Espanha.
Quanto a ser um pais com muitos recursos naturais e mal aproveitados tb é verdade!só agora (falo pelo que vejo no norte)é que se começam a ver Aerogeradores espalhados pelas montanhas enquanto se essa medida fosse tomada já a alguns anos e com força (anos em que havia mais dinheiro que agora) talvez fabricassemos mais energia necessaria sem ter de recorrer a outros.
Tb é verdade que a modernização ou actualização e aproveitar melhor o que já tá feito poderia ser bastante válido.
Um grande problema é encontrar uma situação imediata e que resolve o problema todo e com o menor custo possilvel!!pois tamos a passar uma crise sem igual....ai a solução seria realmente a energia nuclear.

Eu acho que terá de vir mais cedo ou mais tarde, pq é imperativo que faz falta e é actualmente a opcção mais barata de produzir energia.

Só acho que não devemos ser Portgueses mais uma vez e usar a mentalidade tuga nesta questão, a central não vai resolver tudo nem sequer o nosso problema de autosuficiencia energetica.

Deveriamos inplementar as condições para a utilização de energias renovaveis para ontem, para alem de outras medidas como a proteção das falesias e arribas, a erosão da nossa costa é talves o maior impeditivo a exploração de eólicas bem como a energia do mar.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

mas nao é mt mais bonito pensar que os dias sem vento e de noite constante 24/24h estao perto, e ignorar isso tudo?:D
Não sei se não percebeste ou se não queres perceber...

Basta uma nuvem tapar o sol durante uns minutos que sentes os efeitos, caso não saibas a electricidade produzida durante os meses e meses de Verão vai para... o lixo.

A energia produzida não é armazenada, estás dependente das condições climatéricas naquele momento, e basta haver um pico no consumo para ir tudo para as couves (ou não porque os espanhóis estão ali ao lado).

citação:venha a central nuclear, ou 2, ou 10....mas nao venham é com a treta de que é por necessidade[8)]
O consumo é maior que a oferta, se conheces outras soluções estás à vontade para as expôr.

ps: lol in advance às termo-eléctricas a carvão/diesel

erhm, não me entendam mal na questão das energias renováveis, num dia de sol tiram a carga às que queimam carvão, isso é óptimo, não me sinto bem é a estar tão dependente do humor do S. Pedro como alguns querem...

citação:Basta uma nuvem tapar o sol durante uns minutos que sentes os efeitos, caso não saibas a electricidade produzida durante os meses e meses de Verão vai para... o lixo.
viagens lisboa-londres a 50-100€, e tens a tua duvida desfeita.

um pais com pouco sol e com edificios praticamente autonomos em dias de nuvens, apenas com energia solar.
e totalmente autonomos em dias de sol...com armazenamento bastante grande para cobrir as noites.

resumindo e concluindo. comprova-se a falta de VONTADE. porque a tecnologia existe, provas da sua eficacia tb...

citação:A energia produzida não é armazenada
so se nao te apetecer, porque soluçoes dessas ja existem à mt tempo. apenas um exemplo rotineiro: UPS.

as outras soluçoes? ja as expus, e nao fui o unico. falta querer ler..

citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

Sou totalmente contra!!! Acho que o risco que se corre não compensa...há muitas outras fontes de energia, e renováveis, que não são bem exploradas! Porque não um parque solar no alentejo? Mais turbinas eólicas?...os últimosn anos teem sido de grande desenvolvimento nesta área, e o rendimento que se obtém das energias renovaveis é cada vez maior!
E quando não há vento?

E quando não há sol?

Faz-se como agora, compra-se aos nossos vizinhos (nucleares) espanhóis.

Energia nuclear é a que melhor se adapta a qualquer situação e capaz de responder à cada vez maior procura.

Engraçado que temos termo-eléctricas a carvão com praticamente todos os meses notícias de mineiros que ficam soterrados (ou as que não chegam a aparecer de ex-mineiros com problemas graves de saude) e ninguém se queixa...

Isto sim é um perigo real que mete Chernobyl a um canto... não são é tão mediáticas as histórias... Podem morrer milhares mais, mas como vão aos poucos...

É muito raro não haver nem vento nem sol(não é pelo facto de haver algumas nuvens que deixa de haver radiação para produzir energia!!), mas quando não há, temos energia geotérmica, energia das ondas do mar, energia dos rios, energia da biomassa, energia a gás natural (pronto, esta é discutível, uma vez que temos que comprar do estrangeiro), e não se esqueçam que ainda temos as centrais termoeléctricas, como a do Pego, que é muito avançada (a nível Europeu!).

O problema das minas, sim, é muito grave, mas entre gastar dinheiro a aumentar a segurança das minas (a nível humano e de impacte ambiental), ou usar esse dinheiro pra construir uma central nuclear que tem o risco que todos sabem (e de certeza que saíria muito mais caro do que o investido nas minas)...eu prefiria aumentar a segurança das minas!

A energia nuclear está na moda no mundo agora, e Portugal tem q ir atrás, quando tem hipóteses mais viáveis?? Em vez de deixar os nosso "cerebros" ir para o estrangeiro, ponham-nos a desenvolver a exploração das energias renováveis! Isso sim é o futuro...!

cumps;)

citação:Basta uma nuvem tapar o sol durante uns minutos que sentes os efeitos, caso não saibas a electricidade produzida durante os meses e meses de Verão vai para... o lixo.

um pais com pouco sol e com edificios praticamente autonomos em dias de nuvens, apenas com energia solar.
e totalmente autonomos em dias de sol...com armazenamento bastante grande para cobrir as noites.

resumindo e concluindo. comprova-se a falta de VONTADE. porque a tecnologia existe, provas da sua eficacia tb...

so se nao te apetecer, porque soluçoes dessas ja existem à mt tempo. apenas um exemplo rotineiro: UPS.

Isso não é um bocado utópico? [|)]

Não é um UPS para 1 com****dor, é para dezenas de cidades com centenas de milhares de moradores... Há tecnologia para armazenar esta quantidade de energia? A não ser na forma de urânio ou plutónio a resposta é um redondo não.

Quanto a esses prédios, (ainda para mais no país que é) não me acredito que toda a energia gasta seja solar.

A ser verdade é no mínimo irresponsável essa solução.

erhm, não me entendam mal na questão das energias renováveis, num dia de sol tiram a carga às que queimam carvão, isso é óptimo, não me sinto bem é a estar tão dependente do humor do S. Pedro como alguns querem...
:D

eu dizia que era falta de informaçao, mas posto isto so posso mesmo concluir que nao é falta de informaçao, é nao querer procurar sequer a informaçao...é saber que a info anda por ai e ignora-la, fugir dela!

bem, é que tecnologia para aproveitar o sol até ao mais pequeno recurso, ja existe. assim como capacidade de armazenamento quando a energia produzida excede a necessidade. ou seja, ja la vai o tempo em que uma nuvem implicava falhas de energia.

idem para o vento.

idem para o mar...como ja foi dito, temos grandes peritos nesta area. devido ao forte interesse nacional, foram recambiados para outros sitios onde dão credito a gente com ideias realmente boas.

ja disse anteriormente, canso-me de repetir...dava-te mais atençao e credito se me dissesses qual o VERDADEIRO interesse.
nao é por falta de alternativas, nao é por falta de tecnologia 100% nacional para por essas alternativas em pratica, nao é por questoes de segurança....

como nao querem admitir o mais obvio (é apenas mais "areia para os olhos", lobbys, mostrar que tb temos, etc), nao ha qualquer razao para a construirem.

as razoes que apontam sao falsas.
ficavam melhor sendo transparentes...

citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

O problema das minas, sim, é muito grave, mas entre gastar dinheiro a aumentar a segurança das minas (a nível humano e de impacte ambiental), ou usar esse dinheiro pra construir uma central nuclear que tem o risco que todos sabem (e de certeza que saíria muito mais caro do que o investido nas minas)...eu prefiria aumentar a segurança das minas!
Não estarás a ver as coisas ao contrário?

Ok, vamos supor que é caro, vamos supor que é 100 vezes mais caro... e depois?

É investimento privado, não sai do teu, nem do meu bolso, e mesmo assim tem viabilidade económica...

E o risco de uma central nuclear é quase que desprezável... em todos estes anos de energia nuclear houve apenas um incidente grave (em que tudo correu mal, equipamento defeituoso, má preparação dos técnicos, incompetência e negligência grosseira, etc), e em que número de vítimas (directas e indirectas) não chega sequer perto ao das que trabalham/trabalhavam em minas...

E o nível de segurança das centrais, novos sistemas de segurança preparação dos tecnicos é também incomparável com os desse tempo...

Isso não é um bocado utópico? [|)]

Não é um UPS para 1 com****dor, é para dezenas de cidades com centenas de milhares de moradores... Há tecnologia para armazenar esta quantidade de energia? A não ser na forma de urânio ou plutónio a resposta é um redondo não.

Quanto a esses prédios, (ainda para mais no país que é) não me acredito que toda a energia gasta seja solar.

A ser verdade é no mínimo irresponsável essa solução.
(em respeito a parte em bold) é mesmo por nao quereres nao é?

lê lá o "QUASE", a serio, lê e toma atençao a essa pequena palavra! faz a diferença.

quanto ao resto, tens razao MAS APENAS SE a central nuclear planeada for para substituir TODOS os outros meios de produçao de energia. ou seja, acabar com barragens e tudo o resto.
como não é...UPS! mais um argumento falhado:D

Existe um projecto Portugues, também de tornar os edificios auto suficientes em energia. Isto surgiu quando, também em Portugal, inventaram-se as células fotovoltaicas maleáveis, ou seja, podiam revestir completamente o telhado dos prédios, e a energia por elas produzida era utilizada pelo prédio, e os excedentes seguiam para uma rede do género da EDP, para serem utilizadas por prédios em que a produção fosse inferior ao consumo...assim, os prédios que fornecessem energia para a rede, recebiam dinheiro por isso (haveria contadores, como há agora, só que ao contrário, uma vez que mediria a quantidade de energia que "saía" do prédio), e os que necessitassem de recorrer à rede de energia, teriam de pagar por isso...

A mim parece-me bastante lógico, mas pelo que sei a EDP (como é obvio) sempre foi contra[xx(]

Sou a favor...mas sei que não é com uma central nuclear que se resolve o problema energetico do País, defacto e transcrevo aqui o que foi dito pelo Mestre, ex-secretario de estado nos governos de Cavaco Silva... e por aí fora! Nuno Manuel Franco Ribeiro da Silva, afirmação com que concordo plenamente:
Inicio da Citação:
"Quando se discute o Nuclear, é facilmente transportado para um plano de lugares comuns, de Benfica-Sporting, eu sou pró, tu és contra. O nuclear não é panaceia para os problemas energeticos. Só se resolve o problema da electricidade, que é um quarto da energia que consumimos. Construir um reactor em Portugal pode contribuir com 15% para a produção de electricidade do País - 15% de 25%, o que resolve apenas 4% do problema energético."

Eu concordo, e mais... gostava que ficasse pertinho da fronteira com a Espanha!
Fora brincadeiras é uma boa solução para não se partir para a livre fixação de preços da electricidade em 2007, pois esta podia levar a aumentos consideraveis!!!
Mas estou completamente de desacordo se a generalização se faz passar a ideia de que, com uma central nuclear, se resolve todas as questões energétricas do País.
Cumprimentos!

bem, é que tecnologia para aproveitar o sol até ao mais pequeno recurso, ja existe. assim como capacidade de armazenamento quando a energia produzida excede a necessidade. ou seja, ja la vai o tempo em que uma nuvem implicava falhas de energia.

idem para o vento.
Idem para qualquer uma... por curtos espaços de tempo (o que vai equivaler a pequenas quantidades de energia) [|)]

Não há maneira de armazenar toda a energia produzida, não há ponto final. Se há falta de informação neste ponto é tua.

Nthor, aproveitanto que estás com o google aberto procura a crise de energia na Califórnia e as suas razões... Elise, podes fazer o mesmo...

Sou complectamente contra as centrais nucleares, e muitas das que existem vão em breve ser encerradas e desmanteladas com custos muito volumosos alem de representarem sempre um perigo enorme e mtas vezes desnecessario somando ao investimento da construção e do seu deesmantelamento no futuro é uma aposta complectamente estupida e desenquadra para o país.

A solução parte de um melhor aproveitamento de energia alternaivas como a solar e a eólica etc.:)

(em respeito a parte em bold) é mesmo por nao quereres nao é?

lê lá o "QUASE", a serio, lê e toma atençao a essa pequena palavra! faz a diferença.
Erro (e sono) meu.

Mas ok, ajuda... mas fica por ai.

Num dia menos bom se todos os funcionários ligarem os pcs -> kaput.

citação:quanto ao resto, tens razao MAS APENAS SE a central nuclear planeada for para substituir TODOS os outros meios de produçao de energia. ou seja, acabar com barragens e tudo o resto.
como não é...UPS! mais um argumento falhado:D
Podes sempre construir mais uma central nuclear (salvo seja), já barragens não é bem assim...

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Sou complectamente contra as centrais nucleares, e muitas das que existem vão em breve ser encerradas e desmanteladas com custos muito volumosos alem de representarem sempre um perigo enorme e mtas vezes desnecessario somando ao investimento da construção e do seu deesmantelamento no futuro é uma aposta complectamente estupida e desenquadra para o país.

A solução parte de um melhor aproveitamento de energia alternaivas como a solar e a eólica etc.:)
Engraçado que uma grande discussão (que já leva algum tempo) nos EUA é precisamente o contrário...

Permitir a construção de novas centrais...

Back