[Sociedade] Chamada entre INEM e Bombeiros

Sim de facto seria isso que aconteceria. Mas não estava a vitima 45 min à espera do VMER, que, e segundo o presidente do INEM, fez o caminho todo com nevoeiro cerrado, pelo que demorou mais de um hora....
Se fosse visto no SAP de Alijó seri visto por um Médico, eram-lhe prestados cuidados primários...
Como disse o Sr presidente do INEM, se tivesse um enfarte do miocárdio, e se estivesse à espera do VMER, morria...

Olha que estes cuidados devem ser prestados no local do acidente e não no hospital.

Deixa-me dizer-te uma coisa pois também tenho sangue transmontano ( de Vilarinho de Cotas, conheces) e gosto muito dessas Gentes:
É uma falsa sensação de segurança ter SAPs abertos e Bombeiros que funcionam como se viu.
No dia/noite em que, de facto, são precisos...não estão lá.
Deixem os «entendidos» reformular o sistema.
Como é que vocês dizem...«cada macaco no seu galho», então...

Um abraço.[;)]

Off topic: também gosto dos Stones e quando era novo, desenhei muitas vezes essa língua...era o que estava a dar no momento.

Last edited:
Eu estive a ver o video, e... se não fosse uma coisa séria, seria uma comédia [:)]

Irmão da vitima:
"Ah e tal, o meu irmão tá morto... ou parece... não sei, talvez esteja..."

Numa corporação:
"Ah e tal, tou sozinho... ou estamos dois, eu e a ambulância"

Noutra corporação:
"Ah e tal, à noite só tou cá eu.."

O ministro da saúde diz que ainda há muita coisa por fazer. Pois se ainda há, não devia andar por aí a fechar as urgências todas á pressa sem que tudo esteja primeiro bem organizado.

Isto é o governo PS no seu melhor.

“Porreiro Pá” ainda bem que temos o Sócrates á frente do país.

O ministro da saúde diz que ainda há muita coisa por fazer. Pois se ainda há, não devia andar por aí a fechar as urgências todas á pressa sem que tudo esteja primeiro bem organizado.

Isto é o governo PS no seu melhor.

“Porreiro Pá” ainda bem que temos o Sócrates á frente do país.

Realmente o Sócrates e o Ministro da Saúde só deviam era estar de plantão 24h por dia para prestar 1ºs socorros a 10 milhões de portugueses.

Isto porque claramente estão à frente de um povo IRRESPONSÁVEL e que não tem a mínima noção do seu dever perante a sociedade.

Haja paciência para aturar comentários como os teus.

Será muito difícil perceber que NEM QUE HOUVESSE 500 SAPs ABERTOS EM CASTEDO A VÍTIMA PRECISAVA SEMPRE DO APOIO DE UMA VIATURA DE SUPORTE BASICO DE VIDA?

chi, e o presidente do INEM a falar?[:vm)]

O Presidente do INEM a meu ver falou muito bem, pena foi os jornalistas quererem meter o enfase todo no fecho das urgências, porque se tivessem deixado o homem falar acho que tinha sido uma entrevista bem mais proveitosa! Em vez disso foram para o popularucho e para a crítica facil, não levaram dali nada.

Isto agora vai ficar tudo resolvido com o recrutamento de uruguaios para a urgencia medica. [8b]

Afinal não há medicos desempregados em Portugal [:D]

Isto agora vai ficar tudo resolvido com o recrutamento de uruguaios para a urgencia medica. [8b]

Afinal não há medicos desempregados em Portugal [:D]

Quem presta 1ºs socorros não são médicos. Nem enfermeiros. Esses s´so chegam na VMER. Os 1ºs socorros são para ser dados por socorristas (neste caso os bombeiros)

Acabei de ver os videos..e se não os visse , não acreditava..

Não consegui suster o riso até ao fim das gravações..

Qual GAto fedorento qual quê ?? Isto é Portugal no seu melhor..

Bem,e eu pensava que a minha corporação de Bombeiros ainda estava com défices...ao ver isto acho que eles são sabios e mestres em emergência..

A paciência da responsavel do CODU é de louvar..

Como já disseram, a assistência neste caso tinha que ser feita no local..nunca num SAP..

Pode ser que seja desta que profissionalizem os Bombeiros..eles até se queixaram que não tinham meios..[8b]

O que mais preocupa é que nas últimas 3 décadas houve um conjunto de políticas erráticas que têm levado à destruição daquilo que António Arnault criou, ou ajudou a criar...

Estamos enfiados numa máquina do tempo que nos leva ao passado!

Entretanto é bom recordar o eles diziam em Setembro 2004 sobre a saúde:

A universalidade do acesso ao Serviço Nacional de Saúde pode estar em causa se for por diante a medida anunciada pelo primeiro-ministro de criar taxas moderadoras diferenciadas consoante o escalão tributário.
...
Para o deputado do PS, esta medida de Santana Lopes é “avulsa” e “desgarrada”, pondo em causa a universalidade do acesso ao SNS e por isso insensível.
“Não passa de um híbrido sem sustentabilidade e que acabará por ser socialmente injusto”, concluiu.

Last edited:
Então e se houvesse SAP como era? Naturalmente só por haver SAP já tinhas uma equipa socorrista em permanência nos bombeiros de alijó e favaios, não?
A função de um SAP não é nem de perto nem de longe a mesma que tem uma equipa de ambulância de emergência!

Os meios de que o INEM dispõe são muito reduzidos. A acção de emergência tem de ser coordenada com a Cruz Vermelha e as corporações de Bombeiros. Tudo isso tem procedimentos que devem ser cumpridos. Os bombeiros têm a OBRIGAÇÃO de prestar esse serviço.

Os bombeiros não podem sair para socorro sem contacto do CODU porque é o CODU que coordena os recursos disponíveis. Naquela zona devia estar disponível uma equipa que prestasse os 1ºs socorros até À chegada da VMER.

Se houvesse SAP:

esse doente nunca iria para o SAP, o SAP nao tem meios/pessoal suficiente para fazer SAV....
se fosse para o SAV provavelmente a VMER iria ser chamada para o SAP...

Quem presta 1ºs socorros não são médicos. Nem enfermeiros. Esses s´so chegam na VMER. Os 1ºs socorros são para ser dados por socorristas (neste caso os bombeiros)

TAS
Técnico de Ambulância de Socorro

VMER
Médico + Enfermeiro

SIV
Enfermero + TAE

Ambulância INEM
TAE + TAE

Ambulância INEM Bombeiros
TAS + TAS

Uma vergonha...

Tenho visto defender de uma forma inqualificável o fecho de urgências, quando esse tipo de serviço, como mais uma vez se viu, é absolutamente imprescindível. Neste caso, parece-me, há várias e graves falhas, mas, estou confiante, a PGR saberá o que fazer no competente processo crime instaurado à situação, afinal morreu um ser humano enquanto se falava ao telefone a ver quem ajudava!...

AGORA NA TVI...

Vamos ver se o nível de jornalismo sobe [8b]
Porquê? Porque perguntou, reiteradamente, se o INEM tem cobertura de 100% do território nacional, o ministro respondeu que sim mas, depois, não conseguiu dar resposta aceitável neste caso?

Uma vergonha...

Tenho visto defender de uma forma inqualificável o fecho de urgências, quando esse tipo de serviço, como mais uma vez se viu, é absolutamente imprescindível. Neste caso, parece-me, há várias e graves falhas, mas, estou confiante, a PGR saberá o que fazer no competente processo crime instaurado à situação, afinal morreu um ser humano enquanto se falava ao telefone a ver quem ajudava!...

Se é para arranjar culpados,porque não começar pela familia da vitima que não ajudou em nada a celeridade da actuação dos restantes intervenientes..?[;)]

Se é para arranjar culpados,porque não começar pela familia da vitima que não ajudou em nada a celeridade da actuação dos restantes intervenientes..?[;)]
A questão não é "arranjar culpados", mas que haverão responsabilidades parece-me que as haverão... [;)]

De todo o modo um processo crime destina-se, precisamente, a isso, apurar a verdade material dos factos!

Uma vergonha...

Não...
Já estava morto quanto telefonaram....

As urgências não fecharam! nenhuma fechou!
Nada do que tem vindo a fechar é uma urgência, e nenhuma delas teria meios humanos e técnicos para lidar com situações de verdadeiras urgências e emergências...

Mesmo que esses locais de atendimento médico estivessem abertos, teriam na mesma que recorrer ao inem e á deslocação da vitima para locais proprios para o antendimento

O

Não...
Já estava morto quanto telefonaram....

As urgências não fecharam! nenhuma fechou!
Nada do que tem vindo a fechar é uma urgência, e nenhuma delas teria meios humanos e técnicos para lidar com situações de verdadeiras urgências e emergências...

Mesmo que esses locais de atendimento médico estivessem abertos, teriam na mesma que recorrer ao inem e á deslocação da vitima para locais proprios para o antendimento

O
Fiquei sem saber, de tão atabalhoada que foi a conversa... Mas percebi (admito ter percebido mal) que a situação reportava um eventual episódio de paragem cárdio-respiratória!...

Back