[Sociedade] Chamada entre INEM e Bombeiros

São corporações de voluntarios e tem um horario de serviço definido por eles, conforme os voluntarios disponiveis e a area de intervenção!

Eles são obrigados a ter pessoal de serviço 24h, SE, tiverem algum protocolo com o INEM,; para tal, este, tem que lhes fornecer meios e formação (viaturas INEM, cursos TAS, etc).
Coisa que, pelos vistos, não acontece com os BV de Favaios e Alijó!
Logo, eles não são responsaveis por nada, apenas auxiliam o INEM, conforme as suas disponiblidades, não a tempo inteiro!

Fora isso, e sendo o INEM, o responsavel pela emergencia medica a nivel nacional, eles (BV's) não são obrigados a nada, muito nenos a estar a espera que o INEM lhes ligue quando não tem mais ninguém disponivel!
Se querem os os BV's de Alijó e Favaios façam trabalho deles (INEM), tem que lhes dar meios para tal, como acontece na grande maioria das corporações de BV's!
Normalmente fornecem viaturas (aquelas que tem escrito: INEM - Ministerio da Saude), formação, e condiçoes para que a corporação tenha pessoal de serviço durante 24h!

Sendo assim não se deve por as culpas nos bombeiros como algumas pessoas fizeram.
Esta informação só bem reforçar ainda mais o que eu penso desta reforma da saúde, a reforma é boa e bem intencionada está é a ser mal excutada estão a começar a fazer a casa pelo telhado.

Ai era assistido no SAP? E quem o levava para lá? Tu? Quando a vontade de criticar é muita qualquer coisa ajuda...

Uma vítima de trauma não deve ser mexida nem movida sem se saber o que se faz, sob risco de se causarem lesões permanentes e eventualmente a morte! Naquele caso era absolutamente necessário uma VMER mas mais necessário ainda era ela ter primeiros socorros até que a VMER chegasse para que se conseguisse manter a vítima num estado em que ainda fosse possível salvá-la!

Tens razão, foi melhor assim...
Morreu por falta de cuidados...[8b][8b]

MORREU PORQUE BEBEU DEMAIS E CAIU PELAS ESCADAS ABAIXO.
QUANDO A FAMÍLIA O ENCONTROU...ESTAVA MORTO !!!!

Será difícil perceberes isto??????

Percebo perfeitamente, mas se estivesse vivo, morreria na mesma, graças à falta de eficácia dos serviços de atendimento, à falta de formação e de profissionalização dos bombeiros, e principalmente, à falta de descoordenação e de oportunidade do Sr ministro que se esquece das pessoas do interior em todos os aspectos.
Deixo aqui um aviso a todos os que queiram vir visitar a região.

Venham, é uma região linda.
Mas NÂO TENHAM ACIDENTES GRAVES senão MORREM.

Percebo perfeitamente, mas se estivesse vivo, morreria na mesma, graças à falta de eficácia dos serviços de atendimento, à falta de formação e de profissionalização dos bombeiros, e principalmente, à falta de descoordenação e de oportunidade do Sr ministro que se esquece das pessoas do interior em todos os aspectos.
Deixo aqui um aviso a todos os que queiram vir visitar a região.

Venham, é uma região linda.
Mas NÂO TENHAM ACIDENTES GRAVES senão MORREM.

Agora a culpa dos serviços de atendimento terem sido fracos neste caso é do ministro?..e do Socrates? e de do SAP não estar aberto??

Por favor..

Sendo assim não se deve por as culpas nos bombeiros como algumas pessoas fizeram.
Esta informação só bem reforçar ainda mais o que eu penso desta reforma da saúde, a reforma é boa e bem intencionada está é a ser mal excutada estão a começar a fazer a casa pelo telhado.

Claro que não!
Até fico indignado que ponham as culpas nos bombeiros, quando a responsabilidade desta situação é apenas e só do INEM!!!

Os bombeiros, que estão lá por "amor à camisola" e fazem o que podem com os meios que tem, é que são os maus da fita; o pessoal do INEM que é +ou- bem pago e que tem a responsabilidade de cobrir todo o territorio nacional em termos de emergencia medica (recorrendo ou não aos BV's), tentaram passar essa responsabilidade para os bombeiros (elo mais fraco), para eles ficarem bem na fotografia!
Claro que, depois disto, as pessoas menos informadas, começaram logo a insultar os bombeiros, mesmo sem saber se estes eram culpados ou não!

Penso que esta reforma da saude (sem a conhecer a fundo), tem algumas vantagens e algumas desvantagens, mas, a cobertura do INEM a nivel nacional não faz parte dela (acho eu), pois o INEM já há muitos anos que fez protocolos com grande parte das corporações de bombeiros para estes cobriem as suas respectivas "zonas" em termos de emergencia medica!
Isto, em termos de suporte basico de viva (SBV), porque em termos de suporte avançado de vida (SAV), aí sim, existem muitas mudanças nesta reforma (para melhor)!

Sem saber muito sobre este caso, uma coisa é certa: os Bombeiros não são os culpados!
Eles não tem qualquer responsabilidade neste caso e eles é que estão a "pagar as favas"!
Quem é responsavél pela emergencia medica é o INEM e se eles precisam que os BV's façam o trabalho por deles tem que lhe dar meios e formação, não é, quando já não há mais ninguém, telefonar para os BV's à ultima da hora e esperar que eles estejam preparados para os serviços do INEM!

Eu sou socorrista da CVP e nós só fazemos serviço de socorro até às 24.00h e, não fazemos parte da rede do INEM (somos posto de reserva), senão, o INEM teria que nós equipar com meios e formação, tal coisa não aconteceu com estas corporações de Bombeiros!
Mesmo assim, o INEM só nos pede ajuda quando já não há mais recursos disponiveis e nós ajudamos na medida do possivel, mas, não fazemos milagres; afinal de contas é ao INEM que cabe a responsabilidade na cobertura nacional de meios de emergencia!
O proprio INEM não sabe que corporações de BV's existem na zona?!:sh)

Exacto...ter um carro minimamente operacional numa corporação de bombeiros, é de facto, pedir um milagre...:sh)

Engraçado q, quando se fala em verbas ou carros ou se os bombeiros não são chamados para este ou aquele exercicio em nº suficiente, lá veem "choramingar" p televisão, dizer q são esquecidos, relegados, demitidos de funções e q estão plenamente operacionais....
Quando são efectivamente necessarios...não estão lá...E não me puxes a lingua!!

Engraçado tb q a ultima formação q fiz p bombeiros sobre DAE, apesar de mtos estarem bem interessados mtos outros nem apareceram...não interessa... Mas qd é p transportar um doente p outro hospital é ver as corporações a desunharem-se pelos transportes, mesmo q o hospital seja mau pagador...aí já não faltam carros...

Aqui não é uma luta de quintais...se o INEM não tinha condiçõesa logisticas p se colocar no "c* de Judas" em tempo util só tinha mesmo q contactar corporação da área... E vir dizer, em jeito de queixinhas, q "só nos chamam qd não interessa, p o mau, pq p o bom não nos chamam", é, no minimo....ridiculo.

Última edição:
Uma vergonha...

Tenho visto defender de uma forma inqualificável o fecho de urgências, quando esse tipo de serviço, como mais uma vez se viu, é absolutamente imprescindível. Neste caso, parece-me, há várias e graves falhas, mas, estou confiante, a PGR saberá o que fazer no competente processo crime instaurado à situação, afinal morreu um ser humano enquanto se falava ao telefone a ver quem ajudava!...

Se sabes algo q o restante grupo desconheça, talvez seja melhor partilhares...sob o risco de parecerem afirmações convictas e insofismáveis...[;)] .

"Originalmente Colocado por Pé Leve
Uma vergonha...

Tenho visto defender de uma forma inqualificável o fecho de urgências, quando esse tipo de serviço, como mais uma vez se viu, é absolutamente imprescindível. Neste caso, parece-me, há várias e graves falhas, mas, estou confiante, a PGR saberá o que fazer no competente processo crime instaurado à situação, afinal morreu um ser humano enquanto se falava ao telefone a ver quem ajudava!..."

Neste caso morreu porque caíu nas escadas e quando foi encontrado pela familia já não respirava, se as urgencias fossem ao fundo da escada e tivessem a porta aberta assim com o balanço da queda ficava logo lá dentro teria alguma hipotese caso contrario teria morrido na mesma.

Última edição:
Vergonha é a falta de organização dos BV de Favaios! 'Ahh coitados são voluntários... já fazem muito!' não chega! Estão integrados no plano de socorrismo e tem a obrigação de dispor de uma equipa de ambulância em estado permanente de modo a evitar estas situações.

Se de facto não há possibilidade de o fazer terão de se demitir dessa responsabilidade.

15min é inadmissível para a vítima. Não sei no entanto qual o estado das restantes viaturas que prestam socorro naquela área... não sei se a reportagem refere isso pois só vi um pedaço.

É fácil vir para aqui criticar e falar do mal do que não se conhece, pelo teu post só demonstraste uma coisa: a tua completa ignorância da realidade das Associações VOLUNTÁRIAS dos Bombeiros.

Estas associações são constituidas por pessoas voluntárias e que não têm qualquer obrigação de estar num quartel 24 horas por hora, já que ninguém lhes paga para isso.

Existe o serviço de piquês mas é nos meses de verão, onde aí sim, estão alguns bombeiros de prevenção 24 horas, durante o ano não há, porque não há dinheiro, o Estado apenas paga a saída, mas não paga a ninguém para lá estar 24 horas por dia.

Agora se tu fosses voluntário, com um trabalho "normal" das 8 às 6, depois pela tua boa vontade e amor ao próprio ainda fazias mais umas horas à noite, num quartel frio e sem condições, de borla?

Não critiquem o que não conhecem, as associações do interior norte do país, não são nada quando comparada às mesmas nas grandes cidades.

"Originalmente Colocado por Pé Leve
Uma vergonha...

Tenho visto defender de uma forma inqualificável o fecho de urgências, quando esse tipo de serviço, como mais uma vez se viu, é absolutamente imprescindível. Neste caso, parece-me, há várias e graves falhas, mas, estou confiante, a PGR saberá o que fazer no competente processo crime instaurado à situação, afinal morreu um ser humano enquanto se falava ao telefone a ver quem ajudava!..."

Neste caso morreu porque caíu nas escadas e quando foi encontrado pela familia já não respirava, se as urgencias fossem ao fundo da escada e tivessem a porta aberta assim com o balanço da queda ficava logo lá dentro teria alguma hipotese caso contrario teria morrido na mesma.

Mas quem te diz a ti que ele morreu quando disseram? Tu estas a falar co quem alguem, ele cai fulminado no chao, nao respira (ou tu pensas que nao respira) sabes la tu se ele esta em paragem cardio respiratoria, ou se esta inconsciente ou outra coisa qualquer?

Nos como cidadaos comuns nao somos medicos, dai que nao se pode confiar num "prognostico" dado por um cidadao qualquer, ainda mais num que tem problemas psiquicos como este da chamada.

Exacto...ter um carro minimamente operacional numa corporação de bombeiros, é de facto, pedir um milagre...:sh)

Engraçado q, quando se fala em verbas ou carros ou se os bombeiros não são chamados para este ou aquele exercicio em nº suficiente, lá veem "choramingar" p televisão, dizer q são esquecidos, relegados, demitidos de funções e q estão plenamente operacionais....

Engraçado tb q a ultima formação q fiz p bombeiros sobre DAE, apesar de mtos estarem bem interessados mtos outros nem apareceram...não interessa... Mas qd é p transportar um doente p outro hospital é ver as corporações a desunharem-se pelos transportes, mesmo q o hospital seja mau pagador...aí já não faltam carros...

Aqui não é uma luta de quintais...se o INEM não tinha condiçõesa logisticas p se colocar no "c* de Judas" em tempo util só tinha mesmo q contactar corporação da área... E vir dizer, em jeito de queixinhas, q "só nos chamam qd não interessa, p o mau, pq p o bom não nos chamam", é, no minimo....ridiculo.

Ridiculo sao as tuas declaracoes, ate parece que os bombeiros sao profissionais de algum genero para se exigir seja o que for.

Eu falo da realidade que conheço, e o que acontece é que é o INEM que é responsável pelas emergências médicas em todo o país, facto reafirmado, há dias no jornal da Sic pelo Ministro da Saúde, quando disse que o INEM é responsável e cobre 100% do país... viu-se?

Querem falar de incompetentes? Falem da ignorante do CODU, essa sim, profissional, paga, com formação e não sabia coisas tão simples como:

1- Alijó não tem SAP
2- Não sabia onde era Castedo ou Alijó
3- Não sabia onde era a EMVR mais próxima
4- A atitude de gozo ou o facto de se rir (justificado ou nao) nao e de um profissional
5- Ter-se referido à pessoa que morreu como: O "gaijo" parece que morreu
6- Também não saber que os bombeiros são voluntários e não há piquês durante o ano
7- O mais grave de tudo, não conhecer a lei, especialmente a que diz respeito às saídas de ambulâncias dos Bombeiros, que diz que só pode haver saídas com 2 bombeiros, um condutor e um tripulante. Daí que o bombeiro de Favaios tenha dito: Eu estou sozinho. O que é que faço?

Se querem falar de incompetentes falem dela, e para terem ter uma ideia, uma das ambulancias que os bombeiros daqui têm, foi comprada graças à venda de rifas e donativos das pessoas, não do INEM ou do Estado, querem o que?

São corporações de voluntarios e tem um horario de serviço definido por eles, conforme os voluntarios disponiveis e a area de intervenção!

Eles são obrigados a ter pessoal de serviço 24h, SE, tiverem algum protocolo com o INEM,; para tal, este, tem que lhes fornecer meios e formação (viaturas INEM, cursos TAS, etc).
Coisa que, pelos vistos, não acontece com os BV de Favaios e Alijó!
Logo, eles não são responsaveis por nada, apenas auxiliam o INEM, conforme as suas disponiblidades, não a tempo inteiro!

Fora isso, e sendo o INEM, o responsavel pela emergencia medica a nivel nacional, eles (BV's) não são obrigados a nada, muito nenos a estar a espera que o INEM lhes ligue quando não tem mais ninguém disponivel!
Se querem os os BV's de Alijó e Favaios façam trabalho deles (INEM), tem que lhes dar meios para tal, como acontece na grande maioria das corporações de BV's!
Normalmente fornecem viaturas (aquelas que tem escrito: INEM - Ministerio da Saude), formação, e condiçoes para que a corporação tenha pessoal de serviço durante 24h!

Nem mais!

Até que enfim que encontro um post, de alguém que fala com conhecimento de causa apr:)

Ainda não tinha visto a chamada completa...

Os familiares... Não vale a pena comentar
O Inem... Idem
O VDEM... Idem
O Bombeiro de Favaios... Idem

No meio disto tudo o Bombeiro de Alijó foi o que se safou melhor!

Ridiculo sao as tuas declaracoes, ate parece que os bombeiros sao profissionais de algum genero para se exigir seja o que for.

Eu falo da realidade que conheço, e o que acontece é que é o INEM que é responsável pelas emergências médicas em todo o país, facto reafirmado, há dias no jornal da Sic pelo Ministro da Saúde, quando disse que o INEM é responsável e cobre 100% do país... viu-se?

Querem falar de incompetentes? Falem da ignorante do CODU, essa sim, profissional, paga, com formação e não sabia coisas tão simples como:

1- Alijó não tem SAP
2- Não sabia onde era Castedo ou Alijó
3- Não sabia onde era a EMVR mais próxima
4- A atitude de gozo ou o facto de se rir (justificado ou nao) nao e de um profissional
5- Ter-se referido à pessoa que morreu como: O "gaijo" parece que morreu
6- Também não saber que os bombeiros são voluntários e não há piquês durante o ano
7- O mais grave de tudo, não conhecer a lei, especialmente a que diz respeito às saídas de ambulâncias dos Bombeiros, que diz que só pode haver saídas com 2 bombeiros, um condutor e um tripulante. Daí que o bombeiro de Favaios tenha dito: Eu estou sozinho. O que é que faço?

Se querem falar de incompetentes falem dela, e para terem ter uma ideia, uma das ambulancias que os bombeiros daqui têm, foi comprada graças à venda de rifas e donativos das pessoas, não do INEM ou do Estado, querem o que?

Que funcione qd é necessaria??? Seja c rifas ou nas esmolas da missa...

Eu trabalho no Inem e conheço mto bem a realidade da emerg~encia pré-hospitalar, mto obrigado e tb conheço bem os bombeiros, as suas virtudes, defeitos, lutas e limitações, pq tenho diversos amigos em corporações e CVP, mto obrigado pela pergunta...

Ah, e tb não sei a resposta p nenhuma dessas perguntas q puseste...isso faz de mim um mau profissional?

Lá por serem voluntários quer dizer q estão demitidos de toda e qualquer responsabilidade, é isso? Não se pode pedir nada q, coitados, são voluntarios...ou só estão presentes p ver a Sportv, beber café mais barato, jogar bilhar e bater no bombo nas festas de Santo Epididimo?? Ninguem discute q tenham limitações mas, se efectivamente não funcionam, q fechem os quartéis! Curioso q, quando há acidentes na A4, se não se chamam os bombeiros e vem a viatura médica aparecem logo na televisão "aki del'rei q estamos tão perto e ninguem articula conosco!!"

Fazes-me lembrar uma corporação no Verão quente de há 3 anos no Algarve, q se meteram todos em cima do autotanque e ameacaram irem-se embora, revoltados pq eram voluntarios e a Cãmara só lhes tinha enviado sandes, fruta e sumo p almoço!! Q descaramento! É preciso serem profissionais p serem éticos?
Já os enfermeiros e os GNR's andavam a entrar pelas casa dos velhotes dentro p os tirar da cama! Pera lá, isso tb não é minha função, raios! Não me pagavam p isso!

Se gostei do discurso da operadora? Não, não gostei...roçou a rudeza mas foi incompetente em quê? em tentar arranjar os meios mais proximos? em ficar admirada por estar um "gaijo" sozinho num quartel? Em se rir pelo caricato da situação? Ás tantas, até eu me ria de nervoso da situação...
Devia ter organizado/decidido rapidamente e não em 15 minutos, isso sim...e não andar a perguntar se o sujeito queria a guarda, qd havia ferido, aí tem q ser responsabilizada mas não me venham dizer q a responsabilidade morre aí...
Portanto, ameniza lá a tua indignação...

Última edição:
É fácil vir para aqui criticar e falar do mal do que não se conhece, pelo teu post só demonstraste uma coisa: a tua completa ignorância da realidade das Associações VOLUNTÁRIAS dos Bombeiros.

Estas associações são constituidas por pessoas voluntárias e que não têm qualquer obrigação de estar num quartel 24 horas por hora, já que ninguém lhes paga para isso.

Existe o serviço de piquês mas é nos meses de verão, onde aí sim, estão alguns bombeiros de prevenção 24 horas, durante o ano não há, porque não há dinheiro, o Estado apenas paga a saída, mas não paga a ninguém para lá estar 24 horas por dia.

Agora se tu fosses voluntário, com um trabalho "normal" das 8 às 6, depois pela tua boa vontade e amor ao próprio ainda fazias mais umas horas à noite, num quartel frio e sem condições, de borla?

Não critiquem o que não conhecem, as associações do interior norte do país, não são nada quando comparada às mesmas nas grandes cidades.

Bem, nesse caso vamos lá embora todos fazer uma corporação de bombeiros! É tudo voluntário, nem sequer há responsabilidades!! Posso baldar-me e ir para casa quando acabarem as cervejas porque como é evidente trabalho as 9 da manhã e não me podem pedir satisfações nenhumas!

"Agora se tu fosses voluntário, com um trabalho "normal" das 8 às 6, depois pela tua boa vontade e amor ao próprio ainda fazias mais umas horas à noite, num quartel frio e sem condições, de borla?"

SIM, se fosse voluntário fazia! Porque sei que pela razão X ou Y a minha zona não tem mais ninguém que a ajude em caso de necessidade! Porque sei que tenho o mínimo indispensável para poder actuar numa situação destas (meio de transporte + formação de SBV)! Porque tenho respeito pelos meus conterrâneos e teria ORGULHO em servir a população que tenho à minha volta!

Voluntariado não é sinónimo de irresponsabilidade! Muito antes pelo contrário. Se eles SABEM que o INEM, em caso de acidente demora 45min, em vez de UMA pessoa podiam ter DUAS pessoas por noite, não?

Claro que é fácil uma pessoa não fazer nada refugiando-se a deitar culpas a tudo e todos. Agora fazer algo em concreto para melhorar o meio que a rodeia? Isso está quieto!

manucas;2015638[B disse:
]Exacto...ter um carro minimamente operacional numa corporação de bombeiros, é de facto, pedir um milagre...[/B]:sh)

Não é preciso um milagre, é preciso dinheiro, coisa que o INEM TEM e as corporações de bombeiros NÃO TEM!!!
Depois, mais uma vez, o INEM é o unico responsavel pela cobertura da emergencia medica a nivel nacional!
Se o INEM não tinha condições para se pôr no "cu de judas" em tempo util, SÓ tinha que fazer um acordo com os bombeiros da zona, para que estes fizessem o trabalho pelo INEM!!!

Não vale a pena estar com "tretas" que isto é muito simples: o INEM não se "lembrou" de cobrir aquela zona e, quando, houve necessidade, "empurraram" o problema para os bombeiros da zona, que por acaso, nem sequer tinham ninguém de serviço durante a noite, deu a bronca que deu!

Tudo o resto são pormenores sem nenhum interesse neste caso!

Voltar
Superior