Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
espero sinceramente que estes "técnicos" sejam exemplarmente punidos
Em relação à falta de confiança generalizada no INEM, discordo.
liga-se para lá com sinais de um ataque cardiaco, e na central pensam que é uma brincadeira, tipo, deixa-o morrer
sabe-se lá se nas outras centrais, os operadores pensam da mesma maneira
Pessoalmente tenho uma boa imagem do INEM. Já tive que recorrer a eles por 2 vezes e responderam sempre de forma adequada. Creio que não vai ser este episódio que me vai fazer mudar de ideias sobre a capacidade deste serviço. Mas é imperativo que, numa área tão delicada como a saúde e a vida das pessoas, estes episódios sejam erradicados e as pessoas envolvidas devidamente responsabilizadas.
A situação, como descrita, não é típica de doença cardíaca.
"dores no corpo todo" "há 2 ou 3 dias" "Já fui ao médico e disse que era a cervical" "aumenta a dor quando respira fundo"
O ministério público devia era andar a caçar criminosos, em vez de andar a pronunciar arguidos que têm de tomar uma decisão no momento, e têm de alocar recursos. Se o INEM mandasse uma VMER a casa de cada pessoa que telefona para o 112 a sentir-se mal, provavelmente estas estariam sempre inoperacionais para as verdadeiras emergências. Lembrem-se disso.
Vejo uma coisa mal nisso tudo, que é o médico da VMER a dizer que não valia a pena avisar a urgência depois de uma paragem cardio-respiratória? Mas também tem de ser posto no contexto, pois, no meu hospital os doentes graves transportados pela VMER entram diretamente para a sala de reanimação, onde há todo o equipamento disponível para suporte avançado de vida, soa o alarme, e em menos de 20 segundos está a equipa na sala de emergência. Se estava a ser transportado para um hospital com essas condições, ou se estaria mesmo a chegar, também não vejo vantagem para o doente em avisar previamente, embora fosse de facto o mais correcto.
De resto de médico e de louco todos temos um pouco.
Isto não tem ponta por onde se lhe pegue no tribunal, uma vez que os técnicos seguem algoritmos pré-definidos e dão prioridade consoante o relato das queixas: das primeiras chamadas, nem que se pintem de amarelo, dá uma prioridade elevada.
Se querem uma ambulância e VMER à porta de casa quando doer o peito, digam que têm uma dor intensa, que aperta, que vai para o braço esquerdo e para a mandímbula, e que estão com falta de ar. Aparecem em menos de 10 minutos.
Acho lamentável é a gravação destas chamadas estarem a serem passadas na praça pública. Mas é o costume, como costumo dizer, de momento só há 2 causas de morte em Portugal, são os acidentes de viação e é a negligência médica. E mesmo nos acidentes convém que morram logo, senão...
A sério? É engraçado que muitos dos teus colegas (médicos) partilham essa opinião, além do mais, essa opinião nem sequer é minha, é deles, pois foram eles que disseram (e estão sempre a dizer), isso, e atenção que não é um ou dois, são vários. []