Chumbo na inspeção

bem... para os iluminados dos "desalinhamentos para passar" aqui algo para vos por a pensar na burrice que escrevem sem saber.

1º o ripometro apenas mede o paralelismo entre as rodas.
2º o paralelismo é facilmente aldrabado nas casas de alinhamento.
3º o paralelismo verifica-se quando:
3.1 - os angulos de divergencia/convergencia; sopé e avanço estão correctamente afinados.
3.2 - é facil aldrabar a divergencia/convergencia mas se o avanço tiver graus de recuo e o sopé estiver negativo também se albrada bem porque basta apenas "fechar".
4º quando o sopé não está correcto o desgaste nos pneus é tragicamente rapido.
4.1 - o que mais se vê é mercedes com o sopé negativo à brava.....depois a culpa é do centro de ipo....
5 º era buéda fixe que os alinhamentos de 22eur fossem pau para toda a obra mas são raras as casas que têm os inclinometros e as barras de convergencia correctas para cada variante de modelo especifica de cada marca de carros.
6º por acaso sabiam que a esmagadora maioria nos novos chanatos têm de ser alinhados atrás?!?!?
6.1 bolas....assim o alinhamento é mais caro... tipo para o dobro....mas bora lá implicar com os ménes da inspecção porque eles é que são maus profissionais!
7º perguntem lá ao vosso alinhador de serviço o que é o angulo de impulso e o kpi?!?!?
7.1 - ir ao google não vale.....

cumps

Como sempre, quem se lixa é o utilizador final.

Então o meu carro tem um certificado de homologação, a declaração de conformidade e marcação CE do fabricante e altero essas condições que ele prescreve para passar na IPO portuguesa?!?! tendo que depois voltar ironicamente a alterar essas regras de segurança para as que verdadeiramente são as regras de segurança asseguradas pelo fabricante. Está certo.

Então o meu carro tem um certificado de homologação, a declaração de conformidade e marcação CE do fabricante e altero essas condições que ele prescreve para passar na IPO portuguesa?!?! tendo que depois voltar ironicamente a alterar essas regras de segurança para as que verdadeiramente são as regras de segurança asseguradas pelo fabricante. Está certo.

Podes sempre pedir, o livro de reclamações. [;)]

bem... para os iluminados dos "desalinhamentos para passar" aqui algo para vos por a pensar na burrice que escrevem sem saber.

1º o ripometro apenas mede o paralelismo entre as rodas.
2º o paralelismo é facilmente aldrabado nas casas de alinhamento.
3º o paralelismo verifica-se quando:
3.1 - os angulos de divergencia/convergencia; sopé e avanço estão correctamente afinados.
3.2 - é facil aldrabar a divergencia/convergencia mas se o avanço tiver graus de recuo e o sopé estiver negativo também se albrada bem porque basta apenas "fechar".
4º quando o sopé não está correcto o desgaste nos pneus é tragicamente rapido.
4.1 - o que mais se vê é mercedes com o sopé negativo à brava.....depois a culpa é do centro de ipo....
5 º era buéda fixe que os alinhamentos de 22eur fossem pau para toda a obra mas são raras as casas que têm os inclinometros e as barras de convergencia correctas para cada variante de modelo especifica de cada marca de carros.
6º por acaso sabiam que a esmagadora maioria nos novos chanatos têm de ser alinhados atrás?!?!?
6.1 bolas....assim o alinhamento é mais caro... tipo para o dobro....mas bora lá implicar com os ménes da inspecção porque eles é que são maus profissionais!
7º perguntem lá ao vosso alinhador de serviço o que é o angulo de impulso e o kpi?!?!?
7.1 - ir ao google não vale.....

cumps

3 coisas:
- Esse alinhamento está caro;
- Pago o mesmo pelo alinhamento à frente e atrás;
- A casa que frequento tem todo o equipamento disponível. Aliás, os MB são alinhados em apenas uma das 5 máquinas disponíveis e de seguida passados no ripómetro (como qq carro para ir à IPO) para não haver problema com os "iluminados" dos inspectores.

Uma última observação:
"os ménes" da inspecção são os mesmos que já me passaram carros a travar no ferro, com folgas graves nos sinoblocos dianteiros, que não engrenavam a marcha-atrás pois o selector estava danificado, com pneus montados ao contrário. São também os mesmos que colocam a anotação do alinhamento num carro que não foge em estrada, mas me passam um carro que vai a fugir para a direita.

Realço que nunca subornei ninguém e que isto se passou em vários centros diferentes

Já cheguei a levar um carro à IPO, a fazer barulhos nos sinoblocos, para tentar descobrir qual o problema e regressei de lá com uma folha verde sem anotações [:D].

Enquanto não for feita de forma exacta e competente, para mim, é dinheiro deitado à rua.

Comigo nunca aconteceu.
Mas digo o que faria se acontecesse isso.
Iria reclamar e por escrito não verbal.( pagar dois alinhamentos??)
fazendo prova com documentos das oficinas quando se faz o alinhamento.
Os IPO´s ou IMTT têm que mudar esses parâmetros.
Ou terá que ser as oficinas que têm que regular as máquinas e nesse caso será ASAE.

Acho incrivel este facto, para não dizer absurdo.

Nunca me aconteceu no carro antigo, reprovar por desalinhamento da direcção, em 16 anos de inspecções, aliás reprovou uma única vez após ter levado com novos colectores e linha de escape por valores de gases anormais.
Mas quando o 308 fizer 4, vai alinhar a direcção no centro IPO. Assim não tenho problemas [:D]

Os amortecedores do "meu" w202 continuam a passar anualmente, apesar de terem 410k km [:D]

A única coisa que medem na IPO é a diferença de eficácia entre os 2 amortecedores. Mais de 30% é dá chumbo. Portanto, se tiveres ambos os amortecedores nas lonas, passa sempre, desde que a diferença entre os 2 esteja dentro dos parâmetros. A vantagem de andar com amortecedores que já devem anos à sucata é que não se percebe.

A tolerância é zero de desvio. Isto não é determinado pelo centro mas sim pelo legislador (IMTT). O centro apenas cumpre o que lhe é pedido.

A única coisa que medem na IPO é a diferença de eficácia entre os 2 amortecedores. Mais de 30% é dá chumbo. Portanto, se tiveres ambos os amortecedores nas lonas, passa sempre, desde que a diferença entre os 2 esteja dentro dos parâmetros. A vantagem de andar com amortecedores que já devem anos à sucata é que não se percebe.

A tolerância é zero de desvio. Isto não é determinado pelo centro mas sim pelo legislador (IMTT). O centro apenas cumpre o que lhe é pedido.

Não é uma questão de vantagem, é uma questão de prioridades na vida. O desgate começou a sentir-se a partir dos 350k km e apenas com o carro carregado. Agora já começa a notar-se com o carro descarregado, pelo que a substituição está para "breve".

Eu não disse o contrário. Defendi o utilizador final, se leste bem...

Não é uma questão de vantagem, é uma questão de prioridades na vida. O desgate começou a sentir-se a partir dos 350k km e apenas com o carro carregado. Agora já começa a notar-se com o carro descarregado, pelo que a substituição está para "breve".

Só começaram a sentir desgaste a partir dos 350 mil kms? Então esse carro deve andar em alcatrão de flanela.

Só começaram a sentir desgaste a partir dos 350 mil kms? Então esse carro deve andar em alcatrão de flanela.

Por acaso costuma andar em estrada boa e raramente com mais de duas pessoas ou carregado. [;)]

Nos últimos 180k km raramente fez cidade...

Boas, depois de alinhar a direção e os máximos e de ter sido levada à inspeção pela própria Bosch a carrinha passou...

A bosch disse-me que não cobraria o alinhamento das rodas, só o dos faróis e o preço da reinspeção, pergunto eu quanto custa um alinhamento de faróis?

A reinspeção custa +/-8€...

Boas, depois de alinhar a direção e os máximos e de ter sido levada à inspeção pela própria Bosch a carrinha passou...

A bosch disse-me que não cobraria o alinhamento das rodas, só o dos faróis e o preço da reinspeção, pergunto eu quanto custa um alinhamento de faróis?

Depende, há quem faça a 3 €.

Mas, qual é a oficina?!:confused:
É que a Bosch não é nenhuma oficina...

Eu já ouvi falar nessa situação, mas nunca conheci pessoalmente ninguém que tivesse esse problema... aliás, acho muito estranho...
Será que as oficinas que fazem o alinhamento, o fazem correctamente e segundo os paramentos do fabricante?!:confused:
Em breve vou ao IPO e vou perguntar sobre o assunto!

Mas, qual é a oficina?!:confused:
É que a Bosch não é nenhuma oficina...

Eu já ouvi falar nessa situação, mas nunca conheci pessoalmente ninguém que tivesse esse problema... aliás, acho muito estranho...
Será que as oficinas que fazem o alinhamento, o fazem correctamente e segundo os paramentos do fabricante?!:confused:
Em breve vou ao IPO e vou perguntar sobre o assunto!

O problema é que em certos carros os parâmetros do fabricante não são compatíveis com os da IPO. E depois lá anda a malta a alinhar e desalinhar. Cá em casa tenho 2 carros nessa "guerra", e já foram 3.... TD 70 ELX, W202 e o meu ex-TD70 Van.
Houve ainda uma S202 com a mesma questão.

Por acaso para a semana, vou levar um carro à IPO, que montou 4 pneus novos, e alinhou à cerca de um mês. Se vier alguma anotação na folha, peço logo o livro de reclamações.

E por estas e por outras que os meus carros quando vao as inspecçoes vao precisamente como andam no dia a dia. [:D]

Se existir falhas, vao a oficina para corrigir. Nunca vao a oficina antes.

Porque depois com os comprovativos da oficina na mao em como as coisas foram arranjadas/revistas, eles que me tentem chumbar o carro por pintelhices [;)] Armo la a p*ta que ate o barraco abana [;)]

Um inspector de um centro do Barreiro a uns anos tentou fazer isso...... armei la uma barracada que veio mesmo o director do centro pedir me desculpa e dar me a folha verde sem nenhuma anotaçao [;)]

É por isso que digo, o carro com o comprovativo de alinhamento da oficina, e o respectivo manual a comprovar os valores, é o ripómetro do IPO, que tem de ser posto em causa.

Back