Citroën C3 II

Isto não passa de um mega-restyling, certo? É que as formas ovais ( :sh) ) continuam lá... :\ Tirando o DS3, estes último Citroens têm deixado algo desejoso por mais.

A Citroen apostou um pouco na continuidade mas deu ao C3 II o novo aspecto da gama, como a grelha.
Acho que fizeram bem em apostar na continuidade pois se o C3 é odiado por alguns é adorado e apreciado por muita gente logo a fórmula deve ser mantida. Agora este C3 tirando a forma oval mudou bastante.
Mas não concordo contigo (JRodirgues quando dizes «têm deixado algo desejoso por mais.» até acho que ultimamente a Citroen tem vindo a surpreender muito, mas eu respeito a tua opinião.

Last edited:
Tenho uma amiga com um C3 de 2004, já com o tablier não bicolor (que julgo que era o único disponível nas primeiras séries e que passou a estar disponível uns meses depois da chegada do C2 se não estou em erro) e a montagem parece-me melhor que nos primeiros (cheguei a andar num Exclusive de 2002 e era uma pena realmente aquele nível de montagem, pois o carro era bastante até, digamos, "luxuoso" para utilitário).

Aliás, lembro-me de ler muitas reviews do C2 que relatavam que era mais bem montado que o C3, que a Citroën tinha ouvido as críticas.

Não foi preciso chegar ao restyling para existirem melhoramentos que se notassem [;)]

P.S. E lembram-se da telenovela do tecto de abrir panorâmico que surgia no vídeo promocional no lançamento e que teve uns 2 anos (ou mais...) até a Citroën o disponibilizar porque as unidades pré-série revelaram-se um poço de problemas de infiltrações e afins e eles nunca mais "fiabilizavam" aquilo?

Cena parecida só no Classe E também de 2002 [:D]

É claro que a coisa foi melhorando com o passar do tempo e sim o C2 já estava bem melhor. Com o restyling o C3 passou à idade adulta.

Los Citroën C3 que se venden actualmente tienen un aspecto ligeramente distinto y algunas mejoras mecánicas y de carrocería. El resultado de estas mejoras es muy positivo, y se nota principalmente en el tacto de algunas versiones y en la calidad de toda la gama. También tiene modificaciones para aumentar la seguridad pasiva.

Los cambios interiores hacen que el C3 dé más impresión de calidad que las versiones anteriores, especialmente las primeras que llegaron al mercado (con salpicadero claro). Hay muchos elementos de mayor o menor importancia que ahora le dan al C3 un aspecto interior por encima de la media (más información). Hay también cambios decorativos, como marcos de color gris claro en algunos elementos del salpicadero.

Mesmo a nível de segurança passiva houve melhorias. Ao contrário do que é habito nos restylings, a estrutura foi melhorada.

Citroën ha modificado la estructura del bastidor (imagen), algo que no es frecuente en la actualización de una gama. El objetivo de estas modificaciones (relación de ellas) es aumentar la protección de los pasajeros en caso de choque lateral. El aumento de peso varía según las versiones, está entre unos 10 y unos 40 kg.

62.jpg

Los cambios interiores en los modelos que están a la venta desde septiembre de 2005 hacen que dé más impresión de calidad que las versiones anteriores, especialmente las primeras que llegaron al mercado (las de salpicadero gris claro). Hay muchos elementos de mayor o menor importancia que ahora le dan al C3 un aspecto interior por encima de la media. Por calidad de acabado ya no se encuentra entre los peores.

in km77.com

Realmente nota-se bem a diferença entre um C3 de 2002 e um de fins de 2005.

O meu era de 10/2004 e, se bem que os plásticos eram rijos, não tive grandes razões de queixa a nível de barulhos parasitas em 68000kms.[;)]

Ainda hoje, o C3 é dos melhores em espaço em comprimento nos lugares traseiros.

Podem ver aqui...

O meu espanhol não é grande coisa, mas quais são os dados relativos ao espaço para as pernas nos lugares traseiros? :confused:

Asientos traseros Largo (cm) ?

Se for esse o caso, está ao nivel de um Toyota Aygo

O meu espanhol não é grande coisa, mas quais são os dados relativos ao espaço para as pernas nos lugares traseiros? :confused:

Está ao nível dos piores.

Comprimento não é ancho?

Edit: Ai não, é largura, sorry [:D]

Last edited:
Ainda hoje, o C3 é dos melhores em espaço em comprimento nos lugares traseiros.

Podem ver aqui...
Olha que não, André. Pelo que percebo, Largo é comprimento, Ancho é largura ao nível dos ombros. O comprimento traseiro é medido com o banco dianteiro com 100 cm de espaço, e nestas condições o comprimento disponível atrás é de apenas 59 cm, o que é mesmo dos piores, está ao nível de um Aygo/C1 (embora os Clios II e III e o 207 também não sejam exemplares).

EDIT: Já tinham dito o mesmo. É o que dá estar a dormir e não ler os tópicos até ao fim...

E mesmo com umas unidades mais limpinhas e brilhantes nestas fotografias, a minha digestão da traseira (mais concretamente das ópticas) continua por fazer.

Last edited:
Comprimento não é ancho?

Edit: Ai não, é largura, sorry [:D]

Eh pá, percebes tanto de Espanhol quanto eu [:D][:D] [;)]

RAD concordo contigo, na minha opinião na traseira houve um retrocesso em relação ao actual

Tenho algumas reservas quanto às proporções dos elementos. Há aí algo que não está a funcionar bem, só ainda não percebi exactamente o quê. Não sou fã do ar de MPV que aparenta.

Os farolins traseiros não parecem ser nada bonitos. De resto gosto, e gosto bastante. Tem um ar muito mais adulto, robusto, encorpado.

Quanto ao interior, deriva directamente do DS3 e é um enormíssimo upgrade ao modelo que substitui. O desenho é óptimo e a qualidade também parece estar num bom plano.

A Citroen está, cada vez mais, no bom caminho.

PArece uma "Morfagem" entre um C3 e um FIesta! O parabrisas panoramico, pelo menos nas fotos, não resulta do ponto de visa estético. Já a traseira acho engraçada!

Como é que deram a volta á rigidez torcional e a segurança passiva do carro com essas soluções estéticas?

O para brisas panorâmico, e o pilar A recortado com a moldura da porta são pontos inovadores, onde tradicionalmente não se altera muito a formula de construção, sobretudo num segmento B onde os custos de produção são tidos muito mais em conta.

Evidentemente que foram desenvolvidas soluções de reforços estrategicos na plataforma, e esse arrojo é de louvar, e se foi conseguido mantendo proximos os custos de produção e complexidade de motagem, então andam a roçar o "milagre" industrial.apr:)

Como é que deram a volta á rigidez torcional e a segurança passiva do carro com essas soluções estéticas?

O para brisas panorâmico, e o pilar A recortado com a moldura da porta são pontos inovadores, onde tradicionalmente não se altera muito a formula de construção, sobretudo num segmento B onde os custos de produção são tidos muito mais em conta.

Evidentemente que foram desenvolvidas soluções de reforços estrategicos na plataforma, e esse arrojo é de louvar, e se foi conseguido mantendo proximos os custos de produção e complexidade de motagem, então andam a roçar o "milagre" industrial.apr:)

Nesta imagem consegue-se ver que o pilar ainda é bem grosso. apenas tem vidro a cobri-lo.

c3910.jpg

Back