Citroën C3 II

Agora que já se vê isto na rua, o sentimento geral é de alguma desilusão no que toca ao styling.
Nas fotos parecia mais elegante que o DS3, que dê por onde der, parece ser sempre um carro anafado.
O c3 na rua sofre de outro mal. Parecem-lhe faltar uns centimetros de largura, já que a maior altura relativamente ao DS3, veio tornar evidente alguma desproporção na relação entre alguns elementos e o todo.

E depois o pormenor dos párachoques, com aquelas reentrâncias verticais, onde no DS3 se encontra uma fileira de LED's.
Um claro exemplo da estética do plástico.

Consegue-se quase "saborear" o plástico, revelando toda a pobreza estética do material. Visto ao vivo, é um pormenor mal conseguido. Dá a percepção de solução baratucha, e tendo em conta que não passa de um pormenor decorativo, seria perfeitamente dispensável

Concordo. Quando vi pela primeira vez o C3 nas fotos pensei: mas que grande evolução!
Quando vi o primeiro na rua, fiquei desiludido. Acaba por ser evidente a descendência do C3 I, que sofria da mesma desproporção.
Só aquelas versões mais apetrechadas, com o pára-brisas gigante e jantes bonitinhas, consegue ficar apetecível, mas mesmo assim, nota negativa!

Quanto aos interiores, já sentei o rabo num com o pára-brisas até ao tecto, e é muito porreiro. A qualidade e a montagem dos materiais pareceram ser bons, pelo menos deram um grande salto comparativamente ao C3 I.

Concordo. Quando vi pela primeira vez o C3 nas fotos pensei: mas que grande evolução!
Quando vi o primeiro na rua, fiquei desiludido. Acaba por ser evidente a descendência do C3 I, que sofria da mesma desproporção.
Só aquelas versões mais apetrechadas, com o pára-brisas gigante e jantes bonitinhas, consegue ficar apetecível, mas mesmo assim, nota negativa!

Quanto aos interiores, já sentei o rabo num com o pára-brisas até ao tecto, e é muito porreiro. A qualidade e a montagem dos materiais pareceram ser bons, pelo menos deram um grande salto comparativamente ao C3 I.

Aqui vou ter de discordar.
apesar do c3 I ser criatura alta e estreita, o facto do desenho das partes, como grupos ópticos, estarem em melhor proporção com o todo, atenuava a percepção de veiculo estreito.
Considero o C3 I como um dos poucos desenhos razoavelmente bons da década passada.

Bom, porque conseguia ter um perfil original, que apesar de evocar o 2cv, o resto do carro era perfeitamente contemporâneo, proporções no geral boas, e um conjunto que acabava por valer mais que a soma das partes

Razoavelmente, porque falha na definição de algumas coisas.
Sobretudo na frente, onde imperou a convenção. Aquela grelha não está lá a fazer a nada e faltava claramente uma solução mais à "clássica" Citroen.
Mas se o carro já tinha contornos polarizadores no que toca à opinião, devem se ter "assustado" em ousar na definição das partes.

O C3 II, atenuou as principais caracteristicas do I. É facilmente identificável, mas o arco do tejadilho já não é tão pronunciado, os grupos ópticos assumem soluções mais convencionais. No geral, subiu uns pontos na escala do convencional.

Ao vivo o desenho não convence como o C3 I.
Está mais desproporcionado e incoerente.
Mas perfeitamente integrado no mundo de "desgraças" visuais dos nossos dias[:D]

Aqui vou ter de discordar.
apesar do c3 I ser criatura alta e estreita, o facto do desenho das partes, como grupos ópticos, estarem em melhor proporção com o todo, atenuava a percepção de veiculo estreito.
Considero o C3 I como um dos poucos desenhos razoavelmente bons da década passada.

Bom, porque conseguia ter um perfil original, que apesar de evocar o 2cv, o resto do carro era perfeitamente contemporâneo, proporções no geral boas, e um conjunto que acabava por valer mais que a soma das partes

Razoavelmente, porque falha na definição de algumas coisas.
Sobretudo na frente, onde imperou a convenção. Aquela grelha não está lá a fazer a nada e faltava claramente uma solução mais à "clássica" Citroen.
Mas se o carro já tinha contornos polarizadores no que toca à opinião, devem se ter "assustado" em ousar na definição das partes.

O C3 II, atenuou as principais caracteristicas do I. É facilmente identificável, mas o arco do tejadilho já não é tão pronunciado, os grupos ópticos assumem soluções mais convencionais. No geral, subiu uns pontos na escala do convencional.

Ao vivo o desenho não convence como o C3 I.
Está mais desproporcionado e incoerente.
Mas perfeitamente integrado no mundo de "desgraças" visuais dos nossos dias[:D]

Nunca gostei do C3 I, apesar de lhe achar uma certa piada por ter aquela forma de "parapluie" herdada do 2cv. Mas era esta forma que resultava naquele carro demasiado alto e estreito, o que me fazia não encarar com o carro. Quando vi o novo C3 nas fotos pensei que este efeito iria ser atenuado, sem perder aquela característica do guarda-chuva, mas a verdade é que acabou por ficar quase na mesma. Era aqui que queria chegar, se calhar não me expressei da melhor maneira [;)]

P.S.: crash, sou um leitor "assíduo" dos teus longos posts. É um prazer lê-los, demonstram muita sabedoria e aprende-se sempre alguma coisa. Nota-se que percebes da poda apr:)

Bem equipado é um carro mesmo muito engraçado!

5.jpg

5.jpg

5.jpg

5.jpg

Este carro tem uma característica na traseira que me irrita, à qual do muita importância: a zona dos farolins.

Isto porque optaram por instalar plásticos vermelhos na porta da bagageira, sem qualquer utilidade. Não servem de luz de presença, nem de nevoeiro, são apenas "plásticos vermelhos".

Tendo em conta outros modelos actuais, já não faz muito sentido a iluminação de presença tão reduzida, ainda para mais colocarem plásticos e não os iluminarem.

Além disso pelas imagens mostradas algumas páginas atrás até ficava melhor sem eles.

Este carro tem uma característica na traseira que me irrita, à qual do muita importância: a zona dos farolins.

Isto porque optaram por instalar plásticos vermelhos na porta da bagageira, sem qualquer utilidade. Não servem de luz de presença, nem de nevoeiro, são apenas "plásticos vermelhos".

Tendo em conta outros modelos actuais, já não faz muito sentido a iluminação de presença tão reduzida, ainda para mais colocarem plásticos e não os iluminarem.

Além disso pelas imagens mostradas algumas páginas atrás até ficava melhor sem eles.

A sério? Nunca pensei... Tinha ideia que eram exactamente luzes de presença. Hoje fui experimentar um e achei que melhorou em muitos aspectos que mereciam ser melhorados, manteve o que era bom e não piorou em nada.

Agora o que não gosto, mas que é uma característica da Citro, é a falta de feeling na direcção. Mas isso é assim mesmo, há quem goste. No entanto, acho que perde em prazer de condução. E já agora o tacto da caixa de velocidades, mas tb é algo subjectivo (gosto mais das da Honda ou da Alfa).

Ah...já me esquecia, o botão da buzina é duro demais, quando buzinamos já o perigo passou.

A sério? Nunca pensei... Tinha ideia que eram exactamente luzes de presença. Hoje fui experimentar um e achei que melhorou em muitos aspectos que mereciam ser melhorados, manteve o que era bom e não piorou em nada.

Agora o que não gosto, mas que é uma característica da Citro, é a falta de feeling na direcção. Mas isso é assim mesmo, há quem goste. No entanto, acho que perde em prazer de condução. E já agora o tacto da caixa de velocidades, mas tb é algo subjectivo (gosto mais das da Honda ou da Alfa).

Ah...já me esquecia, o botão da buzina é duro demais, quando buzinamos já o perigo passou.

Não sei se sabes mas TODAS as marcas que utilizam direcções assistidas eléctricas padecem desse mal que tu não gostas... pelo que NÃO É característica da Citroen, mas antes É CARACTERÍSTICA DE TODAS as marcas que utilizam sistemas de direcção electricamente assistidas [;)]

Agora o que acontece é que as leis de assistência podem variar, e assim a direcção é mais ou menos pesada, dando-te a sensação de ter mais ou menos feeling... [;)]

Não sei se sabes mas TODAS as marcas que utilizam direcções assistidas eléctricas padecem desse mal que tu não gostas... pelo que NÃO É característica da Citroen, mas antes É CARACTERÍSTICA DE TODAS as marcas que utilizam sistemas de direcção electricamente assistidas [;)]

Agora o que acontece é que as leis de assistência podem variar, e assim a direcção é mais ou menos pesada, dando-te a sensação de ter mais ou menos feeling... [;)]

Ok... Então o que quis dizer é que não gosto do excesso de assistência na Citro, que retira muito a informação ao condutor do que se vai a passar. [;)] Mas por acaso sei que caiu em desuso fazer carros com direcções assistidas hidráulicas.

Há bocado fui experimentar o Giulietta, que tb tem a direcção assistida electricamente, e é bastante mais pesada, e pareceu-me ser mais informativa também. Leva a crer que tem menos assistência, e daí transmitir mais o feedback da condução.apr:)

O Honda Civic IMA da minha mãe tb tem direcção assistida e é bastante pesada e dá para sentir o que se vai a passar quando se faz curvas mais no limite.[;)]

Só a título de curiosidade, o meu carro é um Accent de 95 e não tem DA! Se calhar essa é uma das razões porque gosto tanto de o conduzir, apesar de ninguém ligar puto ao carro.

Última edição:
isso do formato dos faróis traseiros não passa de um velho "truque" para disfarçar a elevada altura do carro.
sem esses "plásticos vermelhos" como lhe chamaram, o carro ficaria ainda mais alto e arredondado.

Concept para Genebra.
Citroen C3 Red Bloc Concept
Además del DS4, que se pondrá a la venta tras el Salón del Automóvil de Ginebra, Citroën mostrará en tierras suizas dos conceptos realizado sobre los C3 (que han denominado "Red Block") y C6 (Noir et Blanc). No llegarán al mercado, aunque adelantan algunas soluciones que veremos en productos futuros.

El C3 Red Block Concept se reconoce por su pintura exterior en gris con detalles decorativos en rojo (contorno de ventanillas, llantas de aleación). Además cuenta con ópticas delanteras oscurecidas, parabrisas "Zenith" y cristales tintados. En el interior destacan el tapizado en piel rojo, sistema de navegación MyWay y otros detalles que personalizan el ambiente. Lo que Citroën no ha comentado es el motor que emplea esta especial unidad.

11031002.jpg

11031001.jpg

11031003.jpg

11031004.jpg

11031005.jpg

11031006.jpg

Spanish Autoblog

Novo motor C3 e-HDI 70 com tecnologia micro híbrida:

Sistema Start&Stop e BMP5 STT
1.4 HDI 70cv às 4000 rpm
160Nm às 2000rpm
Veloc. max: 163 km/h
0 aos 100 km/h em 13.5s
3.4 L/100 km (vs 3.5 L/100 km num HDI 70)
87g de CO2/km contra os 104 g/km
1.000€ mais caro em França
1 Nível de acabamento: Confort Airdream
5 opções: Pintura metalizada, Para-brisas Zenith(?), pack urbano, GPS, kit hi-fi, jantes

Citro%C3%ABn-C3-e-HDI-70.jpg
Citro%C3%ABn-C3-e-HDI-70.3.jpg
Citro%C3%ABn-C3-e-HDI-70.2.jpg
Citro%C3%ABn-C3-e-HDI-70.1.jpg

Última edição:
"La Citroën C3 est une voiture récente puisque sa seconde mouture avait été présentée en 2009. Mais dans une catégorie des citadines où ses principales concurrentes sont toutes nouvelles, il faut absolument passer par la case restylage.

La Peugeot 207 vient de se faire remplacer par la 208 et chez Renault, on se prépare à lever le voile sur la toute nouvelle génération de la Clio.

Chez Citroën, on ne reste donc pas les bras croisés face à tous ces changements. La C3 de seconde génération se prépare donc elle aussi à un peu de nouveauté avec un restylage de mi-carrière. Après un premier mulet observé lourdement camouflé, revoilà cette C3 restylée sans camouflage grâce aux Espagnols d'Auto Esporte.

Notez une calandre largement modifée dont le haut est désormais très proche du dernier C4 Air Cross, l'apparition de LED sur les boucliers avant et des boucliers arrière légèrement modifiés eux aussi.

En plus de quelques ajustements à l'intérieur, cette C3 phase 2 devrait également présenter des nouveautés sous le capot, sa présentation interviendra au plus tard au début de l'année prochaine, au plus tôt dès la rentrée avec le salon de Paris. (...) "

Em Scoop : Citron C3 restyle, pour trs bientt - Turbo.fr

[;)]

Agora que já se vê isto na rua, o sentimento geral é de alguma desilusão no que toca ao styling.

Nas fotos parecia mais elegante que o DS3, (...) Parecem-lhe faltar uns centimetros de largura, já que a maior altura relativamente ao DS3, veio tornar evidente alguma desproporção na relação entre alguns elementos e o todo.(...)

Algo modesto na imagem transmitida principalmente nas versões base e mesmo intermédia (esta actualização é capaz de dar um fôlego ao modelo em termos de apresentação exterior e a apresentação de alguns equipamentos ditos mais modernos já presentes na concorrência directa), a última actualização do C3 anterior tinha sido bastante bem conseguida no resultado final, quanto ao DS3 versus C3 é um outro tipo de apresentação final e de resultado a todos os níveis possíveis, [:D]

Última edição:
Voltar
Superior