Citroen C3 IV 2023

​​​​​​https://www.autocar.co.uk/car-news/n...h-october-year

"Citroën will pitch itself headlong into the affordable EV market this October with a battery version of its revised C3 range, costing “below €25,000” in France and hitting the UK market at around £25,000.

The ë-C3 will be part of a bigger Citroën C3 range also including ICE models. But Citroën has insisted that the EV version will become the lead offering in its B-hatchback range and represents a bold attempt by the Stellantis group to begin addressing the issue of affordable EVs."

"With the new C3 range, Koskas also plans to offer what he called fair price transparency, an attempt to reduce discounting, although he still said the prices would “not be frozen” and there would still be room for some negotiation."

Última edição:
MBR22 : Eheh desves estar a esperar que a marca assuma que é low cost. Caro que não vão fazer isso. Tens é que ver os factos. E os factos e posicionamento de mercado são claros. O novo C3 nem sequer terá a base do atual 208/Corsa mas sim do C3 indiano/brasileiro ou baterias com a mesma capacidade. A ideia é ser baratinho.

Neste momento nos segmentos mais baixos os Citroen estão entre os mais baratos (C3, C4, C3 aircross) e vai continuar a ser assim. Não lhe vão chamar low cost, vão chamar-lhe "basic", ou "fun" "care" ou coisa parecida. Nem a Dacia se assume como low cost, por estes dias. Mas se leres este artigo verás que a ideia é mesmo tornar a Citroen numa marca para mercados emergente de baixo custo https://www.motor.es/noticias/citroe...202290590.html .

Já agora a difusão da marca tal como previ há uns anos está em mínimos (550 mil carros vendidos no ano passado de acordo com a L'automobile) e começa, no caso europeu, a posicionar-se entre o lugar 13-18 entre as marcas mais vendidas. Achas isto normal? Achas normal que a MG já morda os calcanhares à Citroen nalguns mercados? Ou que pela primeira vez a Dacia venda mais em França que a Citroen?

Não é apenas problema da Citroen, a Opel está numa situação parecida e a Seat também. São marcas cujos futuros são sombrios caso não sejam reposicionadas eficazmente.

Eu sei que até posso parecer hater mas é ao contrário. Aliás em relação o novo C3 estou muito expectante. Como vai ser um carro mais básico que os 208/Corsa pode ser que a versão elétrica consiga ter um preço atrativo para o consumidor. Eu pelo menos estou comprador de um carro assim para segundo carro cá de casa. Até 25K, 300 km de autonomia, 3 ou 4 estrelas euroncap e siga.

Tenho pena que a marca passe a ser a entrada do grupo stelantis mas é o que é. Se fizerem um bom trabalho podem ter muito sucesso. Continua a ter da minha parte um capital simpatia que mais nenhuma tem.

Icedevice podes continuar a não acreditar, mas atendendo à minha paixão pela Citroen tenho tido o privilégio de falar com alguns dos seus executivos internacionais e podes acreditar em mim que o caminho é longe de Low-Cost. É ser uma marca popular, generalista e que resolve os problemas das pessoas. Tal como noutro sector o IKEA, para dar um exemplo. Uma marca com forte ligação emocional, privilegiando o Conforto, Sustentabilidade, Simplicidade de uso e Ousadia.

O novo C3 e eC3 europeus vão ser baseados numa plataforma que é um misto da antiga CMP (208/Corsa) e da SmartCars (C3 India e Brasil) resultando na nova plataforma STLA SMALL, a nova plataforma da Stellantis para segmentos B e C.

O Covid, a invasão de modelos chineses e o actual C3 em fim de carreira não têm ajudado as vendas da Citroen. Mas existem modelos que estao a ter particular sucesso tal como o C5 Aircross (SUV PHEV mais vendido em França), C5X (Segmento D número 2 nas vendas em França e Segmento D número 1 em Espanha) para não falar do primeiro lugar num ranking ingles de fiabilidade e qualidade que o C4 recebeu esta semana no UK.

Vais ver quando sair o novo C3 as vendas que vai roubar ao 208 e Corsa. Esperemos que a Peugeot não faça um 208 com base no C3 novo tal como fez um 408 com base no C5X...

Das 4 marcas generalistas da Stellantis vejo o seguinte:
  • a Citroen está a apostar no mercado Core/Generalista, com uma gama do segmento B, C, e D e SUVs para os mesmos segmentos. Uma abordagem que vai sempre priveligiar o conforto, o design arrojado e uma tónica na sustentabilidade e simplicadade, quer do produto quer da compra. O que a Citroen já apresentou no OLI foi apresentado pela Volvo no EX30, e a Volvo não é é lowcost. Numa óptica de compra a Citroen quer seguir a Tesla, com preços definidos e uma escolha de opções mais fácil para o cliente e que ajuda na produção.
  • a Peugeot está num lugar perigoso (ainda não reflectido em vendas) porque com os preços que faz as pessoas preferem um BMW/Audi/Mercedes e no extremo oposto vai ter a concorrencia Chinesa, para não dizer que o design dos actuais modelos esta cada vez mais "azeiteiro" e de carros que querem ser desportivos mas de desportivo não têm nada, mas isso são gostos. Um outro dado é o preço do e308 e do Astra-e ser superior a 45k, acima to Tesla M3 e com apenas 400kms de autonomia, prevejo um futuro sombrio.
  • a Opel, que é o lowcost das marcas alemãs, esta cada vez mais indefinida e com modelos que apenas são cópias dos Peugeot/Citroen, prevejo um futuro difícil, ainda para mais quando está apenas exposta à Europa, ao contrario de Peugeot/Citroen/Fiat que têm operações em outros mercados internacionais;
  • a Fiat, continuará a ter proposta boas no segmento B e a ser uma marca muito relevante na América Latina
Posto isto, acho que podemos estar satisfeitos com o que se espera da Citroen, pelo menos tem uma estratégia que se adapta a uma marca que sempre teve um posicionamento diferente e muitos vezes frente do seu tempo.

PS: espero que o novo C3 te agrade. Eu comprei um C5X Plug-in e estou super satisfeito, um grande Citroen como C6, XM, CX.

Última edição:
Tu és otimista... Ninguém te vai reduzir o posicionamento da marca a low cost. Quem o fará são os clientes. Mas ainda que se tente esse posicionamento de simplicidade/sustentabilidade (que eu pessoalmente gosto) a Citroen é efetivamente a marca mais barata do grupo Stelantis e destinada à entrada de mercado, está mais do que documentado. No fundo pode mesmo ser comparada com a Ikea que também é a marca barata de móveis mas com uma imagem cool. Mais que a Opel a que chamas de low cost alemã mas cujas bases são mais elaboradas que as dos Citroen nos segmentos B e C e cujos carros são calcados da Peugeot e não da Citroen.

A Peugeot não fará um 208 baseado no C3 porque efetivamente esse carro (tal como o corsa) está posicionado acima com uma base mais elaborada a estrear mais à frente. Para a Citroen e Fiat está destinada esta base mais simples para os segmentos B e C.

O C5 aircross e o teu C5X são os últimos da marca em que se procurou concorrer verdadeiramente de igual para igual com os concorrentes e por isso são excelentes carros com boas vendas. O C5X no entanto não tem tido grandes vendas em França (menos de 4000 carros no ano passado) e está a ser passado a ferro pelo 408. Duvido que consiga ter lugar num futuro de marca simples e básica como será a Citroen daqui para a frente. Cá estarei para dar o braço a torcer se tiveres razão no sucesso de vendas como fiz aquando do nosso despique sobre os testes euronacap dos novos 308/Astra vs C4. Para já o que conta são os números e a Citroen nunca vendeu tão pouco comparada com as concorrentes.

Estou muito expectante em relação ao C3. Estará para o 208/Corsa como o Sandero para o Clio. E vai roubar muitos clientes. Desde que cumpra os requisitos mínimos de preço baixo, (menos 2-3 mil que o 208/Corsa) segurança e características da bateria elétrica será seguramente a minha primeira opção para comprar um segundo carro cá para casa. Se supostamente é para ser apresentado em outubro, estranho o facto de ainda não haver fotos espia e renders mais próximos da realidade.

Última edição:
Icedevice acho que não vale a pena continuar a discussão. Acreditas em mim se quiseres. O que te posso dizer é que, depois de eu ter inclusivamente já falado com o Head da Citroen Europa te garanto que a Citroen não vai ser low cost nem perto disso. A aposta é generalista com novos C3/C3 Aircross muito fortes, aposta no C4/C4X no segmento C e continuação de inovação no segmento C/D com propostas como o C5 Aircross e o C5X. Se vires as noticias, a Stellantis acabou de anunciar um investimento de 160 milhões de euros na fábrica francesa de Rennes, que vai estar dedicada ao segmento mais alto da Citroen (C/D), a começar com o novo C5 Aircross a lançar em 2025. Resumindo, tu e todos os membros deste fórum podem ficar descansados que a Citroen vai continuar a ser o que sempre foi, oferecer fortes propostas de segmento B e grandes Citroen no segmento D. Tal como teve no passado 2CV e DS, Visa e CX, AX e XM, C3 e C6 e agora eC3 e C5X. Agora que o novo eC3 vai gerar muitas dores de cabeça ao futuro VW ID2 e Renault R5, ai isso vai. Ah, e no grupo Stellantis a entrada de gama será com a Fiat, maioritariamente focada no segmento B como a Dacia e com produção em países mais baratos fora da UE como Servia e Turquia. Podes acreditar em mim.

Última edição:
Vamos ver como sai esteticamente porque a versão em que se baseia da Índia/Brasil é feia e desproporcional.

Com o nível de vendas que o C3 actual tem na europa, ainda por cima sendo um modelo já em fim de vida, acho que a marca não se arrisca a fazer algo muito "agarrado" ao da Índia/Brasil.

Digo eu.

Espero eu...

Voltar
Superior