Citroën C6

Dá vontade de rir o teu post... [:D]
Discordo em tudo o Que disseste. Hás de me dizer Qual é o carro Que tem tudo isso Que disseste...

Pensa bem se tem algum fundamento o teu post...

Pagam-te para ter esse discurso parcial é??
Depois de meses sem cápor os pés no forum, vejo Que nada mudou.

DaQui a uns tempos volto cá a ver se muda mais alguma coisa além das moscas [:p]

Bastou olhar para o teu avatar para perceber o teu post...

Compreendo que queiras convencer os outros da tua compra, mas não é necessário. O dinheiro é teu, fazes dele o que quiseres.

Além disso, eu nunca disse que o carro é mau. Disse que eu não o comprava, pois não satisfaz os meus gostos.

Não, não é interessante de conduzir. Tem aquela afinação demasiado mole, a direcção é lenta e tem não tem feeling.
É um carro enjoativo e entediante, quando conduzido depressa.

Não foi feito para isso, talvez não. O que é certo é que um Serie 5 bate aos pontos no capítulo dinâmico.

É muito confortável? É, sim senhor! Mas, tal como disse atrás, estamos em patamares tão elevados que nem vale a pena empolar muito isso.

Vale, essencialmente, por ter uns pormenores diferentes, principalmente na estética.

Foi revisto, mas continua fraco, fraco.

Isso dos bancos é indiscutível. No entanto, só faz realmente sentido se fores conduzido. [;)]

Em relação ao conforto, já estamos num patamar tão elevado que as diferenças não assim tão notórias. Um Serie 5 é suficientemente confortável para toda a gente.
Isso é o mesmo que dizer que, neste patamar, o "feeling" de condução do C6 é suficiente para toda a gente.... e todos gozavam de mais conforto. Até porque o máximo da condução desportiva que se vê dos Série5, é a "speedar" nas AEs.

Mas se estavas a espera de encontrar uma condução igual á de um S5 e, visto claramente nao teres encontrado, referires que o C6 tem um comportamento mediano e "enjoável", porque nao entao separar as coisas e abrir 2 divisões: feeling de condução e segurança activa? Éque nesta ultima, o C6 está claramente no topo do segmento!
Já agora, e referindo-me ao classe E, porque é que tb ele tendo uma condução insipida, não se referem a ele como ao C6, mas antes realçam o equilibrio "perfeito" de conforto e comportamento? O que é que não está a bater bem aqui? [;)]
Este será, porventura, o único ponto onde o C6 bate a concorrência. E isso, para mim, não chega.
Tu próprio acabaste de dizer que perde em tudo o resto.

Claro que acho uma boa escolha, mas só para quem queira uma coisa diferente. E não estou a falar de cor, pois já conduzi ambos. [;)]

Se um C6 não trouxe nada, e ainda por cima com a suspensão hidraulica(que não é novidade no segmento, mas exclusiva do C6), que trouxeram um S80 ou XF? Pelo que dizes, são carros que nao deviam ter sido lançados e só estão a estorvar. Afinal de contas, misturando os A6/E/S5, estes terão sempre qualquer coisita diferente/melhor .

Last edited:
Em relação ao conforto, já estamos num patamar tão elevado que as diferenças não assim tão notórias. Um Serie 5 é suficientemente confortável para toda a gente.

Podes substituir os bolds por isto: à dinâmica, C6, dinâmico [:p]

Bastou olhar para o teu avatar para perceber o teu post...

Compreendo que queiras convencer os outros da tua compra, mas não é necessário. O dinheiro é teu, fazes dele o que quiseres.

Além disso, eu nunca disse que o carro é mau. Disse que eu não o comprava, pois não satisfaz os meus gostos.

Não, não é interessante de conduzir. Tem aquela afinação demasiado mole, a direcção é lenta e tem não tem feeling.
É um carro enjoativo e entediante, quando conduzido depressa.

Não foi feito para isso, talvez não. O que é certo é que um Serie 5 bate aos pontos no capítulo dinâmico.

É muito confortável? É, sim senhor! Mas, tal como disse atrás, estamos em patamares tão elevados que nem vale a pena empolar muito isso.

Vale, essencialmente, por ter uns pormenores diferentes, principalmente na estética.

É...o teu avatar também diz tudo...
Eu não tento convencer ninguém, apenas sei ter descernimento para avaliar as coisas e saber diferencia-las!

É para conduzir de forma descontraida, é um carro com filosofia própria, não podes afirmar que é mau ou que é pior, apenas é diferente e é bem agradavel. A mim dá-me um prazer enorme e olha que também tenho o Mercedes em casa...

Enjoativo quando conduzido depressa? Não compreendo para ser sincero...:sh)

Não é inovador? Não tem nada de diferente? Bem tinah de ser em forma triangular para ser diferente talvez...

Os bancos de um Serie 5 sao mais confortaveis? [:D] [:D] [:D] [:D] [:D]

A unica coisa que ainda posso aceitar é quanto à sua desvalorização, devido a pessoas com um pensamento como o teu...

Outra coisa, já se falou que era um carro caro, mas para mim considero apenas que é MUITO DINHEIRO. É que com o mesmo valor, para ter as mesmas coisas tenho de ir ao mercado de usados...

Podes substituir os bolds por isto: à dinâmica, C6, dinâmico [:p]

Nem por acaso [;)] Parece um trocadilho tão primário que é no minimo esquisito que o JGTB o esteja a levar tão a sério.
Entao o conforto do S5 chega para toda a gente, camuflando perfeitamente a principal virtude do C6. Já o S5 bate aos ponto o C6 na condução passando o C6 por ridiculo. :sh)

Isso é o mesmo que dizer que, neste patamar, o "feeling" de condução do C6 é suficiente para toda a gente.... e todos gozavam de mais conforto. Até porque o máximo da condução desportiva que se vê dos Série5, é a "speedar" nas AEs.

Mas se estavas a espera de encontrar uma condução igual á de um S5 e, visto claramente nao teres encontrado, referires que o C6 tem um comportamento mediano e "enjoável", porque nao entao separar as coisas e abrir 2 divisões: feeling de condução e segurança activa? Éque nesta ultima, o C6 está claramente no topo do segmento!
Já agora, e referindo-me ao classe E, porque é que tb ele tendo uma condução insipida, não se referem a ele como ao C6, mas antes realçam o equilibrio "perfeito" de conforto e comportamento? O que é que não está a bater bem aqui? [;)]

Se um C6 não trouxe nada, e ainda por cima com a suspensão hidraulica(que não é novidade no segmento, mas exclusiva do C6), que trouxeram um S80 ou XF? Pelo que dizes, são carros que nao deviam ter sido lançados e só estão a estorvar. Afinal de contas, misturando os A6/E/S5, estes terão sempre qualquer coisita diferente/melhor .

Eu não disse que não era suficiente para toda a gente, disse só que eu não gosto muito.
É óbvio que os compradores do C6 não vão explorar o comportamento dinâmico.
E sim, quase ninguém tira partido do chassis do Serie 5.
Voltando, só falei por mim. [;)]

Não estava à espera de grande feeling do C6, claro. O "enjoável" é no sentido de ser tão mole e tão sem feeling.
Eu sei que o C6 até curva rápido, mas o problema é a forma de o fazer.

Quanto à segurança activa, concordo contigo.

O Classe E, por acaso, até consegue um equilíbrio melhor que o C6.
Além disso, bate-o aos pontos na qualidade geral, principalmente interior.

O Jaguar XF tem logo uma coisa que o C6 nunca terá: imagem de marca. Depois, tem uma estética arrebatadora e um interior brilhante a todos os níveis.
O Jag seria sempre a minha sempre a minha escolha. E sim, também o conheço bem.

Os três alemães são, de facto, os mais equilibrados. Fazem tudo bem e não são maus em nada.

E, para não virem dizer que tenho alguma coisa contra a Citroen, acho o C5 a melhor escolha do segmento. Este, sim, uma grande produto da marca francesa!

Nem por acaso [;)] Parece um trocadilho tão primário que é no minimo esquisito que o JGTB o esteja a levar tão a sério.
Entao o conforto do S5 chega para toda a gente, camuflando perfeitamente a principal virtude do C6. Já o S5 bate aos ponto o C6 na condução passando o C6 por ridiculo. :sh)

É verdade, o André disse o mais acertado [;)]

Bem já conduzi e fui á pendura num C6 2.7 HDi por um dia (que pena não ser mais) e só me ocorre uma coisa: é um carro muito especial.

É um autentico tapete sobre rodas, e não me venham falar de serie5 por favor... está uns bons furos abaixo no que a conforto diz respeito.

Não é como é obvio um best-seller pela estética e tablier pouco sofisticado, mas é sem duvida um carro que respeito muitissimo.

Eu não disse que não era suficiente para toda a gente, disse só que eu não gosto muito.
É óbvio que os compradores do C6 não vão explorar o comportamento dinâmico.
E sim, quase ninguém tira partido do chassis do Serie 5.
Voltando, só falei por mim. [;)]

Não estava à espera de grande feeling do C6, claro. O "enjoável" é no sentido de ser tão mole e tão sem feeling.
Eu sei que o C6 até curva rápido, mas o problema é a forma de o fazer.

Quanto à segurança activa, concordo contigo.

O Classe E, por acaso, até consegue um equilíbrio melhor que o C6.
Além disso, bate-o aos pontos na qualidade geral, principalmente interior.
O "ser mole" é claramente tipico num hidraulico e adoro a sensação de flutuar e ter um conforto imperturbável, além de sentir a suspensão a trabalhar para manter o carro colado ao asfalto, já que o amortecimento não é feito de forma linear como na concorrência. É no minimo diferente e nao me parece que seja para pior[;)] Pelo menos em AE!
Agora vou aproveitar a deixa[;)] Porque dizes que o interior não tem qualidade desejável? Onde é que tem plásticos/construcção mais fraca e aches a concorrência melhor? Nao tou a ser irónico...gostava mesmo que aprofundasses isso, porque quando se lêm os textos nunca o aprofundam.

O Jaguar XF tem logo uma coisa que o C6 nunca terá: imagem de marca. Depois, tem uma estética arrebatadora e um interior brilhante a todos os níveis.
O Jag seria sempre a minha sempre a minha escolha. E sim, também o conheço bem.

Os três alemães são, de facto, os mais equilibrados. Fazem tudo bem e não são maus em nada.

E, para não virem dizer que tenho alguma coisa contra a Citroen, acho o C5 a melhor escolha do segmento. Este, sim, uma grande produto da marca francesa!

Um C5 com a H3 tem mais feeling que o C6? Ou referes-te ás versões metálicas?

É...o teu avatar também diz tudo...
Eu não tento convencer ninguém, apenas sei ter descernimento para avaliar as coisas e saber diferencia-las!

É para conduzir de forma descontraida, é um carro com filosofia própria, não podes afirmar que é mau ou que é pior, apenas é diferente e é bem agradavel. A mim dá-me um prazer enorme e olha que também tenho o Mercedes em casa...

Enjoativo quando conduzido depressa? Não compreendo para ser sincero...:sh)

Não é inovador? Não tem nada de diferente? Bem tinah de ser em forma triangular para ser diferente talvez...

Os bancos de um Serie 5 sao mais confortaveis? [:D] [:D] [:D] [:D] [:D]

A unica coisa que ainda posso aceitar é quanto à sua desvalorização, devido a pessoas com um pensamento como o teu...

Outra coisa, já se falou que era um carro caro, mas para mim considero apenas que é MUITO DINHEIRO. É que com o mesmo valor, para ter as mesmas coisas tenho de ir ao mercado de usados...

Partindo do princípio (e é verdade) que o C6 é bem mais confortável, tenho uma S5 Touring com JLL 17" RFT e está no limite do confortável, para um carro deste segmento; quanto aos bancos do C6 desconheço... mas conheço os bancos confort - opção - do S5 e são soberbos (infelizmente não os tenho). Conheces? [;)]

Um questão, por desconhecer o C6: tirando a suspensão hidráulica (ou pneumática), que tipo de gadgets inovadores o C6 trás? (não estou a picar, é que não sei mesmo)

O "ser mole" é claramente tipico num hidraulico e adoro a sensação de flutuar e ter um conforto imperturbável, além de sentir a suspensão a trabalhar para manter o carro colado ao asfalto, já que o amortecimento não é feito de forma linear como na concorrência. É no minimo diferente e nao me parece que seja para pior[;)] Pelo menos em AE!
Agora vou aproveitar a deixa[;)] Porque dizes que o interior não tem qualidade desejável? Onde é que tem plásticos/construcção mais fraca e aches a concorrência melhor? Nao tou a ser irónico...gostava mesmo que aprofundasses isso, porque quando se lêm os textos nunca o aprofundam.

Um C5 com a H3 tem mais feeling que o C6? Ou referes-te ás versões metálicas?

Não disse que a construção é má, mas sim que não é tão boa como a concorrência, principalmente a alemã.
Acho que o C5 está mais perto da concorrência que o C6.

O C5 também não é o carro com mais feeling do mundo, mas acho-o mais intuitivo do que o C6. A direcção do C6 é extremamente vaga e é aí que reside a principal diferença para o C5.

Em relação à concorrência do C6, estes também já apresentam suspensões evoluídas e uma série de afinações, que o C6 ainda não tem.

PS: Quanto aos bancos do Serie 5, falei nos Confort, não nos normais!

(...)

Em relação à concorrência do C6, estes também já apresentam suspensões evoluídas e uma série de afinações, que o C6 ainda não tem.

PS: Quanto aos bancos do Serie 5, falei nos Confort, não nos normais!

Não tem porque não precisa.. simples.. possuo um Activa e sinceramente não percebo que carro poderá ter melhor suspensão que aquela.. suave por natureza, desportiva quando se carrega no botão da hidractiva (e quem não acredite que pesquise na net.. acho que a discussão não tem sentido.. porque é indiscutível..).. ao que sei a do C6 é uma evolução, apenas para suportar melhor o peso do carro.. mas pronto.. como sou um leigo no assunto.. não me estico mais..

Não tem porque não precisa.. simples.. possuo um Activa e sinceramente não percebo que carro poderá ter melhor suspensão que aquela.. suave por natureza, desportiva quando se carrega no botão da hidractiva (e quem não acredite que pesquise na net.. acho que a discussão não tem sentido.. porque é indiscutível..).. ao que sei a do C6 é uma evolução, apenas para suportar melhor o peso do carro.. mas pronto.. como sou um leigo no assunto.. não me estico mais..

Aqui atrasado andei num C5 com suspensão metálica, garanto-te que em relação aos hidráulicos a diferença em conforto não é brutal, pareceu-me ser apenas ligeiramente mais saltitante em piso irregular.

Parece-me também que os Citroenistas podiam aceitar outras opiniões sem se abespinharem tanto.

Já li em 2 ou 3 análises do C5 II na imprensa internacional a dizerem que MUITO curiosamente...

...a versão metálica é mais "Citroën", veja-se mais virada para o conforto/menos dinâmica, do que a versão Hydractive mesmo em modo não-Sport!

O que só vem constatar o facto da afinação -por vezes mais que a arquitectura "teórica" da suspensão x ou y- poder alterar consideravelmente o comportamento do veículo.

Não esquecer que o C5 metálico tem o chassis do...407!

Outro exemplo conhecido é o Lybra vs 156.

Quanto à direcção, no C5 II que conduzi pareceu-me a típica direcção Citroën: vaga em qualquer situação.

Mas é diferente das direcções típicas da Renault (o LIII e o MIII já parecem ter resolvido finalmente isso!) que são totalmente vagas em torno do meio mas que têm um tacto razoável (nada de especial, mas honesto) a partir daí.

A do C5 é mais vaga sempre, mas menos vaga nesse ponto onde nas da Renault não se sente NADA [:D] Passe o exagero [;)]

Penso que tecnicamente é perfeitamente exequível uma direcção com bom tacto coabitar com o conforto reconhecido [:p]

É uma questão da PSA investir nisso.

Sei que não é o tópico, mas não me importo nada de ilustrar o C5 já que falaram nele [:D]

destaque_precos.jpg

Lindo [:cool:]

Last edited:
Sem querer entrar em discussões mais acesas, mas já alguém viu a suspensão Airmatic da Mercedes ou o Dynamic Drive (com barras estabilizadoras activas e tudo) da BMW? Sinceramente são mais evoluídas que a suspensão hidropnuemática da Citroen. E tornam os carros alemães tão ou mais confortáveis que o C6, mas muito mais competentes dinâmicamente.

Eu do C6 não morro de amores, mas adoro o C5 e até fui experimentar uma carrinha automática com a suspensão Hidractiva. Sinceramente, esperava MUITO mais: o carro é confortável mas fica BEM longe do meu série 7 e em termos dinâmicos é muito fraquinho face ao Mercedes E 220 CDI que conduzia no dia do test drive (o C5 adorna bastante, a frente foge para o exterior das curvas, enfim é bom para passear). E isso não implica que não adore o carro, até seria aquele que compraria no segmento se precisasse. Mas são opiniões que a experiência nos dá e que merecem ser conideradas.

PS --> em 1992 já o Renault Safrane trazia bancos traseiros reclináveis electricamente.

O Dynamic Drive (opção) torna o carro mais confortável? [;)]

Esperavas MUITO mais de um carro do segmento D quando o comparas com um carro do segmento F (com suspensão opcional...) que custa pelo menos o dobro? [;)]

No segmento E actual só o C6 disponibiliza tais bancos, foi apenas isso que foi referido.

Não vale a pena andarmos à volta da questão "dinâmica". Ninguém aqui disse que o C6 é melhor ou sequer comparável a S5 e por aí fora.

Sem querer entrar em discussões mais acesas, mas já alguém viu a suspensão Airmatic da Mercedes ou o Dynamic Drive (com barras estabilizadoras activas e tudo) da BMW? Sinceramente são mais evoluídas que a suspensão hidropnuemática da Citroen. E tornam os carros alemães tão ou mais confortáveis que o C6, mas muito mais competentes dinâmicamente.

Eu do C6 não morro de amores, mas adoro o C5 e até fui experimentar uma carrinha automática com a suspensão Hidractiva. Sinceramente, esperava MUITO mais: o carro é confortável mas fica BEM longe do meu série 7 e em termos dinâmicos é muito fraquinho face ao Mercedes E 220 CDI que conduzia no dia do test drive (o C5 adorna bastante, a frente foge para o exterior das curvas, enfim é bom para passear). E isso não implica que não adore o carro, até seria aquele que compraria no segmento se precisasse. Mas são opiniões que a experiência nos dá e que merecem ser conideradas.

PS --> em 1992 já o Renault Safrane trazia bancos traseiros reclináveis electricamente.

Dynamic Drive torna um S5 tao ou mais confortavel que um C6? :o Mesmo um E+Airmatic tenho muitas dúvidas. Já andei num E220CDi Classic(acho q era isso, uma versao de entrada) e numa estrada secundária com lombas e vários desniveis, o E não chega perto sequer de um Xantia que conheço bem....quanto mais um C6[;)]
Serem tão ou mais competentes dinamicamente, acho que estás novamente a misturar a questão do feeling com a compostura do carro(ou seja, a segurança activa, que é disso que se trata). E nisto, tenho certeza absoluta que o C6 está no topo do segmento, onde figuram os S5 com vários equipamento para a condução e classes E igualmente bem apetrechados e potentes.

As fontes sao testes habituais de agilidade slalom e alce. Mas mais do que isso, as publicações que o fazem(normalmente em comparativos) sao bem distintas, que não deixam dúvidas que não se trata de coincidências!
Já cheguei a pôr, por exemplo, da AutoMotorUndSport(mas acho que não foi neste tópico).. e se calhar o JGTB até tem acesso a isso melhor do que eu lol

Back