Citroën cria sub-marca DS - DS3 inside

Andre

Well-known member
DS de distinctive series.

Apresentação dia 5!

Será uma espécie de gama à parte, identificada com um 2º logótipo e com modelos baseados nas plataformas do C3, C4 e C5:

• DS3 ("C3 Coupé"), para concorrer com o MINI.
x3e_ko10.jpg

future_citroen_c3_pdf_large.jpg

• DS4, baseado no futuro C4 e será uma espécie de "coupé-space"
c4_b85_3_4_av_image_photo_leader.jpg

c4_b85_illus_3_4_ar_image_photo_leader.jpg

• DS5, crossover baseado no C5, com inspiração no protótipo SportLounge.
c_sportlounge_image_photo_leader.jpg

Fala-se também na apresentação de um protótipo retro do DS, eventualmente para futura substituição do C6. Acho pouco plausível, dada a crise...mas é o que se diz [:D]

DS3 Show-car.

Last edited:
Também li ontem noticias referente a esse ressurgir do DS como sub-marca-xpto-premium.

Ainda não está confirmado, mas parece-me interessante por um lado, já que a Citroen, a meu ver, é a que tem mais hipóteses, de entre os franceses, de dar o salto para algo considerado premium.

usarem o DS como referência, só ajudará.

Por outro lado, estamos a falar do ressuscitar de algo como o nome DS. E esse nome está associado a futurismo, inovação, bizarro, alternativo, "pedrada no charco"
Tou para ver até que ponto essa nova gama conseguirá preencher alguns desses requisitos, sobretudo de soluções alternativas para os mesmos problemas.

Tenho receio que eles apenas passem a ser citroens com apresentação mais cuidada e plásticos de maior qualidade

P.S Se esse Sportlounge saisse fiel ao concept, é que era de homem...hehe

Humm... a ver vamos..

Gosto muito desse C3 Coupe vermelho, o laranja já nem tanto..

Os prototipos Sportlounge e Airlounge foram dos mais bonitos que já vi! antecederam as Picasso...

Não tenho é a certeza se estive ao pé do Sportlounge.. o Airlounge já esteve na FIL, tenho por lá umas fotos disso :)

EDIT: confundi o nome: é Airlounge, não Airdream

Last edited:
Vejo esta ideia com bons olhos.

Embora a conjuntura actual não seja a mais favorável, há quem diga serem estes os melhores momentos para a mudança.

A exclusividade das marcas "premium" pouco a pouco vão tendo cada vez mais concorrência, e julgo que estas marcas estão cada vez a ver um futuro mais difícil. Daí, a vermos marcas como a BMW com intensões de criar uma nova divisão de carro citadinos. Contrariamente ao que alguns pensam, na BMW não dormem.

Com tantos concepts de grande beleza apresentados recentemente pela Citroën seria de adivinhar a possibilidade do aparecimento da Distinctive Series.

Venha ela, mas com qualidade.

Gosto da ideia... Principalmente se recriarem o original DS e, quem sabe, o 2CV (ou mesmo o GS ou o SM)...

Os premium andam a começar a interessar-se por segmentos mais baixos...os "generalistas" andam a olhar para os segmentos mais luxuosos ou de nicho.

Quem é que terá mais razão? Todos? Nenhuns? Alguns?

Bem, por um lado esta notícia só vem provar que a Citroen anda com imensa energia e está em ascenção. Lá se diz que os grandes negócios se fazem em momentos de crise mas mesmo assim não sei se este é o momento para este tipo de ideias. É ver para crer...

Os premium andam a começar a interessar-se por segmentos mais baixos...os "generalistas" andam a olhar para os segmentos mais luxuosos ou de nicho.

Quem é que terá mais razão? Todos? Nenhuns? Alguns?

Bem, por um lado esta notícia só vem provar que a Citroen anda com imensa energia e está em ascenção. Lá se diz que os grandes negócios se fazem em momentos de crise mas mesmo assim não sei se este é o momento para este tipo de ideias. É ver para crer...

Os motivos são diferentes.
Os premium t~em de fazer algo para contrabalançar o peso das emissões dos seus porta-estandartes. Ou abandonavam-nos, ou então amplia-se a gama para baixo, de modo a poderem oferecer veiculos com taxas de CO2 bem abaixo dos 130g/km que é o valor referência.

Os generalistas tentam subir, de modo a garantir maior rentabilidade dos seus produtos. Mas como se verifica, não é com carros maiores, mas jogam com a percepção do mercado em relação ao produto.

O melhor exemplo é o 500. Vindo da marca que vem, com uma imagem associada a carros compactos e boa relação custo-valor, conseguiram com o 500 ter um produto premium na sua gama. O 500 rivaliza em números de vendas com os melhores do segmento, mas no entanto, tomara os outros terem as taxas de rentabilidade por unidade vendida que o 500 consegue.

Se a Citroen conseguir puxar esse coelho da cartola, será sem dúvida exclente não só para a imagem, mas como também para a saude financeira da mesma.
Das marcas que por aí populam, a meu ver, a Citroen é a que tem mais possibilidades de conseguir tal coisa, tendo em conta o historial da mesma.
E para mais, tem mais elasticidade que a FIat para brincar aos modelos premium, ja que, quando se fala em grandes Citroen, normalmente são Citroen...hum... grandes. DS, CX, SM. Ou seja, a possibilidade de rentabilidade por unidade é claramente maior do que a Fiat tem com o 500, já que os modelos actuais do segmento D ou E em termos de custos de produção não são muito diferentes dos do segmento C. (como exemplo, e para mostrar que a dimensão de um automóvel é variável negligenciável nos custos de produção, uma das razoes para o Lupo ter sido substituido pelo baratucho Fox, tem a ver com os seus custos de produção, que na altura ficavam demasiado perto dos custos de produção de um Golf IV).

Vamos ver o se se confirma esta sub-marca dia 5, como estava anunciado

Se a Citroen decidir mesmo entrar nesse segmento, vai demorar anos, e muitos milhões de euros, até ser visto como premium....as mentalidades não se mudam facilmente...e os premium actuais já têm "raizes"...

Se a Citroen decidir mesmo entrar nesse segmento, vai demorar anos, e muitos milhões de euros, até ser visto como premium....as mentalidades não se mudam facilmente...e os premium actuais já têm "raizes"...
No passado, a Citroën já foi tida como uma marca de prestígio. Porque é que não há de poder voltar a sê-lo?

Citroen Sportlounge

sport110.jpg

sport210.jpg

sport310.jpg
Por um lado gosto, mas por outro... hum, não sei...
Acho que podiam puxar um bocadinho uma certa inspiração no conceito do antigo Xanae (protótipo que considero soberbo) e no Airlounge, em vez de aproximá-lo demasiado dos Classe R/5 PAS, etc...

Para mim (e muitos outros) basta um modelo. Se for melhor que a concorrência, porque não? Se for mais bonito, masi confortável ou mais dinâmico, mais económico, etc etc...está lá num instante. Gosto de carros de grandes qualidades, o autocolante na frente...é um bocadinho menos importante. [;)]

Last edited:
Sinceramente não estou a ver que isto vá alguma vez resultar.

Sempre ouvi dizer nisto dos construtores auto que a melhor estratégia é focarem-se no que sabem fazer melhor.

Back