[Antevisão] Citroën DS5

Só esta nota final, para todos aqueles que acham que "por dizer mal das falhas de design é porque tu és anti-Citroën, anti-DS, etc.":

Retirado do site Honest John, conceituado site de notícias e análise sobre automóveis novos e usados. Sobre o interior do DS4 e o facto dos vidros das portas traseiras não descerem (falha de design):

"It doesn't really impress at all. And unfortunately the ‘coupe-like’ rear doors (a straight lift of Walter d’Silva’s design of the Alfa 156, carried through the 147 and the current Giulietta) mean that the rear windows do not wind down. To enable this to happen would have spoiled the 'look'. Style has triumphed over substance. And the pointed backs of the doors are sharp enough to cause injury, as I discovered when I clouted myself in the cheek with one. None of this happens with the 156, 147 or Giulietta and the rear windows of all of the Alfas do wind down."

(tradução):

Realmente não impressiona a todos. E, infelizmente, as portas traseiras "estilo coupé" (inspiradas directamente no design de Walter da Silva no Alfa 156, utilizada a seguir no 147 e do Giulietta actual) significa que as janelas traseiras não descem. Para permitir que isso acontecesse teria estragado o 'look'. O estilo triunfou sobre a substância. E a esquina pontiaguda da parte traseira da portas é o suficiente para causar lesões, como descobri quando levei com essa esquina na face. Nada disso acontece com a 156, 147 ou Giulietta e as janelas traseiras de todos estes Alfas descem perfeitamente.

CITROEN_DS4_OUVERTURE_PORTE.jpg

Será o Honest John "anti-Citroën"? Não. O que está mal merece ser criticado para que não volte a acontecer.

macewyoda.jpg

"No more... no less."

Última edição:
Grande evolução da citroën! É realmente uma marca que tem vindo a melhorar substancialmente distanciando-se cada vez mais das básicas marcas generalistas!
Estes modelos DS são sem duvida uma mais valia para a marca!

Ora nem mais. Como já disse, é de louvar o que a Citroën está a fazer.

Está atenta ao mercado, e sabe que as pessoas são cada vez mais individualistas e querem soluções personalizadas. Vejam-se os casos de sucesso como o Mini, o FIAT 500, e o Citroën DS3, com as suas múltiplas configurações possíveis.

Ao "personalizar" a gama DS, isto permite à Citroën "banalizar" de certo modo os seus modelos C, (C3, C4, C5...), para agradar à maioria do mercado (os que gostam de Volkswagens, por exemplo).

Tive pena do volante de centro fixo do C4 ter desaparecido no modelo mais recente, mas aí está: era algo que NÃO AGRADAVA à maioria do mercado.
Assim o novo C4 é mais "mercado de massas", enquanto que o DS4 é mais "individualista / menos consensual".

Desta forma a Citroën destaca-se da sua concorrência, sobretudo a francesa. A Peugeot não tem nada para competir com a linha DS, e a Renault também não. De qualquer maneira, a Peugeot tem motociclos (e bicicletas?) e a Renault está presente no mercado de camiões pesados...

Tenho as minhas sérias dúvidas que o volante de centro fixo fosse algo que não agradasse ao público, mas não vou especular sobre o que levou a Citroën a acabar com ele. Se alguém souber onde arranjar informação "oficial" sobre o porquê disso ter acontecido, agradecia.

Tenho as minhas sérias dúvidas que o volante de centro fixo fosse algo que não agradasse ao público, mas não vou especular sobre o que levou a Citroën a acabar com ele. Se alguém souber onde arranjar informação "oficial" sobre o porquê disso ter acontecido, agradecia.
Vi isto...

Este resultado foi alcançado com um rearranjo do interior com bancos mais finos e um tablier escavado à semelhança do C3. E por falar em tablier, referir que a inspiração no C5 é evidente, o que resulta num ambiente a bordo muito agradável. O volante de centro fixo desapareceu (oficialmente porque se ganhou peso, mas assumidamente porque não foi a mais brilhante das ideias) e os instrumentos passaram para a frente do condutor. A consola central é enorme e nesta versão e-HDI com a caixa manual pilotada, possui um gigantesco porta-luvas refrigerado com tomadas de corrente e ligações USB e AUX, no local onde nos carros de caixa manual está a alavanca.
Ensaio Citroen C4 1.6 e-HDI 110 - Ensaio - Auto SAPO Novos

Por falar em ergonomia, ontem ia com um colega na carrinha GOLF VI dele, e eu ia no lugar do pendura.
Sempre que queria abrir o vidro, ou seja, actuar com o comando eléctrico do mesmo,lá tinha de contorcer o pulso, e afastar o braço para trás, indo com o cotovelo para junto do pilar B, para conseguir mexer o comando do vidro de uma forma confortável... será erro de ergonomia?
Será que a forma superou a função, também neste caso?

Já se falou neste problema que diversos carros apresentam, em que quase é preferível ir mexer no botão com o braço contrário ao apoiado na porta...
Eu convivo muito com um péssimo exemplo destes: Renault Kangoo!! Cada vez que tenho de mexer nos vidros eléctricos, contorço-me todo!

Por falar em ergonomia, ontem ia com um colega na carrinha GOLF VI dele, e eu ia no lugar do pendura.
Sempre que queria abrir o vidro, ou seja, actuar com o comando eléctrico do mesmo,lá tinha de contorcer o pulso, e afastar o braço para trás, indo com o cotovelo para junto do pilar B, para conseguir mexer o comando do vidro de uma forma confortável... será erro de ergonomia?
Será que a forma superou a função, também neste caso?

Esse local para os botões é o "tradicional", mas de facto não tem jeito nenhum. Tinha a ideia que os Golf VI (versão normal) tinha os botões muito mais acima na porta, na direcção do retrovisor, para eliminar esse problema do contorcionismo.

Já se falou neste problema que diversos carros apresentam, em que quase é preferível ir mexer no botão com o braço contrário ao apoiado na porta...
Eu convivo muito com um péssimo exemplo destes: Renault Kangoo!! Cada vez que tenho de mexer nos vidros eléctricos, contorço-me todo!

Só se for o modelo mais recente, porque no modelo anterior os botões estavam "dentro" da gaveta porta-objectos na porta... ou seja, esteticamente feio sim, mas muito mais funcional do que o "botão junto ao cotovelo"!

Viva, não aprecio muito o conceito da mistura de monovolume/coupé/station wagon/SUV/etc. mas tenho que tirar o chapéu à ousadia de lançarem um carro com promenores de estilo verdadeiramente únicos e com muito bom gosto. Acho incrivel como os gestores da Citroen ou PSA deram luz verde para esta carro, pois não deve ficar barato produzir aquele interior que não aproveita quase nada dos outros productos da marca e com volumes de vendas que serão neccessariamente reduzidos. Por fim parece-me um pouco "miudinho" andar a discutir a colocação dos botões dos vidros num contexto de design tão arriscado/avançado.

Viva, não aprecio muito o conceito da mistura de monovolume/coupé/station wagon/SUV/etc. mas tenho que tirar o chapéu à ousadia de lançarem um carro com promenores de estilo verdadeiramente únicos e com muito bom gosto. Acho incrivel como os gestores da Citroen ou PSA deram luz verde para esta carro, pois não deve ficar barato produzir aquele interior que não aproveita quase nada dos outros productos da marca e com volumes de vendas que serão neccessariamente reduzidos. Por fim parece-me um pouco "miudinho" andar a discutir a colocação dos botões dos vidros num contexto de design tão arriscado/avançado.

"miudinho" é a mini-escova que resolveram usar na traseira!

Desculpem... não resisti. :sh)

Este é o problema... não é design arriscado ou avançado.
Na realidade até deixa muito a desejar nesse capítulo.
Tal como outros carros no mercado, esta sub-marca DS aposta mais no carro como acessório de moda/estilo, vestindo-o com roupagens mais vistosas.
Não significa que o produto seja oco, sem substância ou que não possa ser apelativo, dado a generalidade das opiniões.
Mas isto afasta-se da lógica do design entrando claramente num universo predominado pelo Styling e aparência apenas. Não é o único e não será o último.

gosto muito deste carro embora ache que se conduzisse um carro destes todos os dias iria acabar por ficar aborrecido... Como meio de transporte, principalmente para transportar outros, é grande pinta :)

A localização dos botões dos vidros na porta nem sempre é feliz porque muitas vezes fica demasiado atrás.

Até agora numa perspectiva de condutor e com caixa manual prefiro os botões junto à caixa de velocidades como neste DS5, no 206 também não me criam problema mas numa pessoa mais pequena era melhor que estivessem um pouco mais avançados.
No mini também trabalho bem com eles.

Basicamente a mão móvel funciona com a caixa e com os vidros não havendo necessidade de andar a movimentar 2 mãos em dadas situações em que se quer mexer na caixa e abrir o vidro e não são assim tão poucas vezes.

Uma situação pertinente é estar a mexer no limpa-vidros e a mandar água e rapidamente fazer um jogo de mãos para fechar a janela com a mão contraria ou ás vezes com a mesma mão porque o volante não pode ser largado e a água começa a cair nos botões da porta.

Eu acho que em termos de uso os botões ao centro são melhores apesar de poder juntar muitos com o habito isso é um problema que desaparece.Evitar estarem espalhados por todo o lado e que só serve para embelezar zonas que de outra forma eram "paredes" de plástico.

É como comandos dos bancos nas portas...quando no próprio banco se mexem com a mão na posição natural, com a palma virada para o banco.

Andam-nos a vender ideias que só servem para dar aspecto de qualidade e sofisticação barata, depois o que numas marcas se questiona noutras aceita-se toda a porcaria como melhoria.

Última edição:
Vídeo promocional

Parabéns citroen! É uma marca que me tem vindo a surpreender pela positiva. Se a qualidade em geral tiver ao nível da aparência, vai ser uma machadada na concorrência =)

Ainda bem que há marcas que apostam diferente e não alinham simplesmente na cópia mal feita de outros modelos, como muitas marcas erradamente tendem em seguir.

Voltar
Superior