[Antevisão] Citroën DS5

MINI_Cooper_S_Clubman.jpg

Vá, mete aí informações em como isto não daria no DS5

Esteticamente não funcionava, simplesmente.

Esteticamente não funcionava, simplesmente.

No caso do Mini, não. Mas falando em design, funciona impecavelmente bem.

No DS5 a opção mais engraçada seria a de um braço extensível, para limpar todo o vidro.

2 escovas bem dissimuladas poderiam não ficar mal, seria uma questão de experimentar.

Olimpo, Fizck, Rafaluzo, Zer07, tabua... Tenta arranjar melhores argumentos, andas ultrapassado...

On-topic: Gostaria de ver as ideias que passaram pelo projecto do DS5, não só para aquela secção, mas para o todo.

Detalhes... ou algo mais do que isso – Motor Hybrid4:
- 200cv (diesel de 163cv + 37cv motor elétrico). Motor térmico 2.0 HDi FAP 160 com um sistema Stop & Start, uma caixa de 6 velocidades pilotada, um motor elétrico localizado na parte traseira, tudo sob a orientação de um supervisor-mail: The Power Train Management Unit.
- 99g/km emissões de CO2.
- 3,8litros/100km de consumo misto.
- Auto: ativado a cada arranque, otimizando o consumo.
- ZEV (Zero Emission Vehicle): a menos de 60 km/h, usa apenas o motor elétrico (ideal para condução urbana).
- Movimentação das 4 rodas: para tração máxima, as rodas dianteiras são acionados pelo motor a combustão e as rodas traseiras pelo motor elétrico. Ideal em terrenos difíceis e baixa adesão (neve, lama, areia ...).
- Sport: reatividade e de forma brilhante, pelo uso do motor elétrico no motor de arranque (efeito "boost"). Acelerações, reprises e passagens de mudanças tornam-se mais dinâmicas.

- Mala de 465l (bastante jeitosa para um veículo com apenas 4,52m)
- Linhas esculpidas para aumentar a aerodinâmica reduzindo a resitência ao ar.
- Isolamento acústico e absorção sonora realizada o mais próximo possível das fontes de emissão de ruído.

O sistema de áudio do Citroën DS5 inclui um processador de texto para espacialização do som. Está plenamente dividido dentro da cabine. Para mais sensações musicais, é possível optar pelo Sistema HiFi Denon desenvolvido e composto por 10 altifalantes.
Head Up Display.
...

Isto sim é um post constructivo. Duas escovas na traseira [:)]

Isto sim é um post constructivo. Duas escovas na traseira [:)]

Ter uma "pilinha" a limpar 8% do vidro traseiro é que é de rir, ainda por cima num carro tão "pensado ao pormenor".

Será que o banco do condutor só inclina "um bocadinho", porque "é melhor do que nada"?

Ou era duas escovas, ou uma à Mercedes-Benz dos anos 80/90 que se estendia automaticamente para limpar uma superfície maior ou... porque não... SEM ESCOVA, daaah, como os carros de 4 portas ou até como o Civic de 5p.

Engraçado como há quem diga "é irrelevante, não deve ser discutido". A resposta certa seria "Realmente, a mini-escova é uma estupidez! Mas apesar disso gosto bastante do Citroën DS5."

Vanquish, se não percebeste o contexto em que coloquei o Mini, estamos conversados.

BTW, acabaram-se os argumentos?

Ok, essa é nova. De uma discussão simples, passou-se para um medidor de pilinhas, pilas e pilonas.

A discussão centrou-se unicamente no facto de aquela escova ser ridícula, o que não se pode negar.

O LOL que eu coloquei foi exactamente por isso, por terem dito que por a escova ser ridículo fazia do carro um excelente produto... Epah, mas cabe na cabeça de alguém dizer uma barbaridade destas?

E depois fecham a mente a possíveis ideias que saíram de uma discussão normal.

Eu gosto do carro, não o nego. Mas não sou cego ao ponto de não discutir certos pormenores.

Última edição:
Vanquish, se não percebeste o contexto em que coloquei o Mini, estamos conversados.

BTW, acabaram-se os argumentos?

Ok, essa é nova. De uma discussão simples, passou-se para um medidor de pilinhas, pilas e pilonas.

Eu percebi o contexto e até concordo que a escova é demasiado pequena, não percebendo apenas a fixação na escova, mas vocês é que sabem!

Quanto ao Mini, tem duas portas logo, ou tinha duas escovas ou não tinha nenhuma...optaram pelas duas.

O DS5 tem uma porta, ou não punham nenhuma ou punham uma...optaram por uma.

Isto é tão simples de entender...

PS: Quanto aos argumentos, cada um interpreta como quer mas, para mim, esse boneco quer dizer algo do género "g'andas burrso/tótós (etc) LLLOLLLL" e não fica nada bem colocá-lo numa discussão, muito menos quando depois se melindram seriamente por questões, quanto muito, iguais (tu sabes do que eu estou a falar)!!

Última edição:
No caso do Mini, não. Mas falando em design, funciona impecavelmente bem.

No DS5 a opção mais engraçada seria a de um braço extensível, para limpar todo o vidro.

2 escovas bem dissimuladas poderiam não ficar mal, seria uma questão de experimentar.

Desconfio que fosse algo demasiado arriscado, é um Hatch com aspirações a Coupé e duas escovas talvez fosse demais...

Essa do braço extensível é nova para mim, desconheço o conceito.

Eu percebi o contexto e até concordo que a escova é demasiado pequena, não percebendo apenas a fixação na escova, mas vocês é que sabem!

Quanto ao Mini, tem duas portas logo, ou tinha duas escovas ou não tinha nenhuma...optaram pelas duas.

O DS5 tem uma porta, ou não punham nenhuma ou punham uma...optaram por uma.

Isto é tão simples de entender...

PS: Quanto aos argumentos, cada um interpreta como quer mas, para mim, esse boneco quer dizer algo do género "g'andas burrso/tótós (etc) LLLOLLLL" e não fica nada bem colocá-lo numa discussão, muito menos quando depois se melindram seriamente por questões, quanto muito, iguais (tu sabes do que eu estou a falar)!!

Vanquish, não passa de uma mera discussão, o problema é que parece que haja quem não consiga meter isso na cabeça. A Citroën lá teve as suas ideias/limitações, mas poderia ter feito algo ao seu alcance.

Quanto à questão de uma ou duas escovas, o carro em si já é fora do normal, será que ficaria estranho nesse aspecto? Eu não acho.

Claro que prefiro só ver uma ou nenhuma, mas a ter, que fosse como está demonstrado a seguir ao próximo quote.

Eu coloquei o Mini por causa da resposta que me deram, vê lá bem. E passou para outro tópico.

Quanto ao PS, sei bem o que é, mas também não te esqueças de uma coisa, o comentário do qual fiz quote e respondi com o LOL... Corresponde exactamente à personalidade do user. Se é que me percebes (e penso que percebas).

Cumps.

Desconfio que fosse algo demasiado arriscado, é um Hatch com aspirações a Coupé e duas escovas talvez fosse demais...

Essa do braço extensível é nova para mim, desconheço o conceito.

Tirado do post do Jarod:

wiper-coverage.gif

Single-Arm Controlled. Epah, para mim, seria o ideal. Não ficaria somente aquele diminuta área a ser limpa mas toda uma extensão do vidro.

O carro em si já é muito arriscado, podiam ter arriscado e inovar ali um bocado. Já que fizeram algo fora do normal, que tenham atenção aos detalhes.

O carro em si já é muito arriscado, podiam ter arriscado e inovar ali um bocado. Já que fizeram algo fora do normal, que tenham atenção aos detalhes.
Atenção aos detalhes? Num carro que tem isto?

big_66.jpg

Não há atenção a detalhe nenhum neste DS5. Apenas bling-bling, show-off, um misto de chapa e lantejoulas para impressionar o vizinho.

Lotus, lê melhor, se fazes esse favor...

Ora criticam-me por dar demasiada importância aos pormenores, ora criticam-me por não lhes dar importância...

Não gostam é de mim... [:)]

Atenção aos detalhes? Num carro que tem isto?

big_66.jpg

Não há atenção a detalhe nenhum neste DS5. Apenas bling-bling, show-off, um misto de chapa e lantejoulas para impressionar o vizinho.

Para mim está bem melhor ai, varios carros onde andei sempre que encostava o braço a porta abria o vidro, claro que poderia estar como na minha 807 ou como na C4 Picasso, mas ainda não olhei bem para os detalhes das portas para ver se existiria sítios melhores para por os botões...

Eh pá, ainda andam a medir pilinhas?!
A equipa de design teve tanto trabalho e no fim o que importa é andarem a medir a pilinha do animal?
Vou colocar a coisa assim:
Quem não quer não usa. Ponto. Também é mais um detalhe irrelevante, porque quando se der o facelift provavelmente já se adotará o inovador tipo de vidros hidrófugos antigordura, antiaderentes e antiembaciamento que dispensam o uso de escovas. Lá se vão todos os pirilaus embora.

Outro erro foi o facto de quererem à força que todas as portas não tivessem botões. Se a ideia até poderia eventualmente ser boa nos lugares da frente, revelou ser um erro nos da traseira onde não existe um túnel central onde aplicar os botões à distância de um braço. Um falhanço antropométrico indesculpável... a não ser que estivessem a pensar em evitar que os putos lá atrás andem sempre a abrir e fechar os vidros.[:D]

Parabéns aos utilizadores que descobriram estas duas incongruências de design antifuncional... mas já não adianta bater mais no ceguinho, porque estão a começar a tomar a parte pelo todo.

De resto, fica a análise entregue ao gosto de cada um. Se fossemos todos iguais só se fazia um modelo igual para toda a gente.[;)]
Deixo aqui uma imagem que vale mais do que mil palavras.
attachment.php

0.jpg

Última edição:
Eu já li o que tinha a ler, aprendi o que tinha a aprender, a minha pilinha nunca chegou a crescer [:D]

Obrigado DIG pela explicação :)

Tirado do post do Jarod:

wiper-coverage.gif

Single-Arm Controlled. Epah, para mim, seria o ideal. Não ficaria somente aquele diminuta área a ser limpa mas toda uma extensão do vidro.

Desde quando a localização de elementos como os botões dos vidros são detalhes!

Detalhes são pequenas coisas que ajudam a valorizar a impressão geral, soluções técnicas e de design não são detalhes.
O desenho dos botões já pode ser um detalhe, como os da frente.
A sua localização é um factor de importância ergonómica e é aqui que pode residir o problema de estarem longe ou estarem inacessíveis mesmo que nas portas como já vi em inúmeros carros onde preciso de fazer ginástica com os braços para lá ir.

Essa localização deve ter sido debatida sobre os prós e contras, o facto é que não basta estarem na porta para ser automaticamente uma solução ergonómica, mais vale estarem nesse sitio e ser fácil carregar neles porque essa consola é alta e pode não ficar assim tão afastada porque o carro é "curto".

O único pormenor que vejo é de detalhes estéticos que não foram trabalhados mas também sendo uma zona para levar com os pés estar a introduzir materiais xpto ai só iria ser pior com o uso.

Esta zona tem melhor aspecto por exemplo.

5.jpg

Última edição:
O facto é que, num Citroen com mais de 4 metros e meio, implicarem apenas com a escova traseira e com a localização dos botões dos vidros eléctricos traseiros diz muito da qualidade inequivoca deste automóvel.

No mini ainda é pior, não há escova que apague a junção das portas! É precisamente ao centro que se olha e é lá que está a moldura dos vidros da mala.

Há situações discutíveis em todo o lado, quem se movimenta mais em soluções ou formatos diferentes mais entraves encontra agora se se leva tudo muito a sério estamos sempre a bater na mesma tecla e depois não se consegue encontrar produtos dentro dos valores razoáveis que saiam do padrão.

No Mini Coupe o problema de visibilidade também existe e não é o vidro sujo é não dar mesmo para ver.

Voltar
Superior