Citroen e a arte de levar o dinheiro

Quanto a esta questão das revisões, há procedimentos muito simples que nos podem evitar dissabores.

1º "Estudar" o livro da manutenção programada e saber o que é previsto fazer.

2º Antes de deixar o carro perguntar qual o valor estimado para a manutenção em causa, sem contar com eventuais extras.

3º Pedir que não seja mudado nada para alem do programado sem antes telefonar a pedir autorização (não falo claro na mudança de uma lâmpada de 1€).

4º Pedir para não ser colocado detergente no esguicho, para não serem feitas lavagens de motor, etc.

5º Antes de levar o carro, levantá-lo com o macaco e ver o estado das pastilhas e a necessidade ou não de substituição. Este procedimento já me poupou uns euros na revisão dos 40000 do C3. Se eu não tivesse visto antes as pastilhas não tinha argumentos para reclamar, assim tiraram as novas e voltaram a por as que lá estavam, as quais chegaram aos 68000 e assim continuaram pois entretanto troquei o carro.

Isto tudo é muito simples e quanto a mim, ajuda bastante a que não sejamos ludibriados.

Cumprimentos

Não seja por isso. Para o meu 206 1.4 hdi, na revisão dos 60000 arrotei com quase 500 euros.[8b] E não tive desconto quase nenhum na compra...

E ainda eu falo da Mitsubishi... a MO não anda (ou andava) nem de perto nem de longe de 60€+IVA

A revisão mais cara foi dos 90 Mkm que paguei 750 (já com iva) que inclui as correias..

Geralmente não passa dos 150€... mas não posso deixar de considerar que o carro vai lá de 15000/15000 Km...

Mas 479€ por uma revisão dos 40000 km ou 500€ por uma dos 60000 km é uma "roubo" tendo em conta os carros que estamos a falar...

Quanto a esta questão das revisões, há procedimentos muito simples que nos podem evitar dissabores.

Costumo fazer isto.

2º Antes de deixar o carro perguntar qual o valor estimado para a manutenção em causa, sem contar com eventuais extras.

Na Mitsubishi, nunca tive supresas, questionava sempre sobre o valor esperado e geralmente coincidida, com pequenas variações.

3º Pedir que não seja mudado nada para alem do programado sem antes telefonar a pedir autorização (não falo claro na mudança de uma lâmpada de 1€).

Practica corrente do concessionário que utilizo.

4º Pedir para não ser colocado detergente no esguicho, para não serem feitas lavagens de motor, etc.

Também tenho este cuidado.

5º Antes de levar o carro, levantá-lo com o macaco e ver o estado das pastilhas e a necessidade ou não de substituição. Este procedimento já me poupou uns euros na revisão dos 40000 do C3. Se eu não tivesse visto antes as pastilhas não tinha argumentos para reclamar, assim tiraram as novas e voltaram a por as que lá estavam, as quais chegaram aos 68000 e assim continuaram pois entretanto troquei o carro.
...

Na revisão dos 105000 km também me queriam trocar os calços e discos, só em material tinha um orçamento de 650€ + IVA (sensivelmente), hoje o carro tem 129000 os discos são os mesmos e os calções foram trocados a semana passada, com material de origem, por 150€ (os calços da marca são excessivamente caros... [8b] [8b] [8b] )

Cmpt

Pela revisão dos 60000 do meu C3 1.4 Hdi paguei +- 275€ na Citroen. Provavelmente o teu levou pastilhas de travões e mais alguma coisa, ou não?[;)]

Só não meto o carro cá fora, porque da ultima vez que o fiz com o meu carro anterior o sapateiro rebentou-me aquilo tudo.

Última edição:

Isto tudo é muito simples e quanto a mim, ajuda bastante a que não sejamos ludibriados.

Cumprimentos

Subscrevo na íntegra.

Só acrescento: pedir orçamentos juntos de outros representantes só mesmo para o que está preconizado para a revisão.

Por exemplo, aquando da revisão dos 30000 Km do Astra 1.3 CDTI, sabia que onde o comprei andava por volta dos 120 euros. Acabou por fazer lá a revisão porque foi grátis (acordado aquando da aquisição, a dos 60000 Km, será igual). Mais tarde fiquei a saber que num outro representante levavam 86,99 € pelo mesmo serviço...

Só não meto o carro cá fora, porque da ultima vez que o fiz com o meu carro anterior o sapateiro rebentou-me aquilo tudo.

Pois, levou pastilhas e foi substituido o liquido de travões, mas não deixa de ser um roubo o valor de MO para certas operações, nomeadamente as de mudança de lâmpadas!:sh)

[;)]

Agora já sabem onde é que a Citroen vai buscar os valores dos descontos que voces tanto gostam...

Peugeot_Sales, já tens neste tópico um exemplo de que a manutenção Citroen não é genericamente mais cara do que a manutenção Peugeot. Depois poderão haver os casos pontuais num ou noutro lado.

Acrescento que soube hoje que a bomba de água do 206 1.4 Hdi de um colega entregou a alma ao criador perto dos 200000kms. Até aqui tudo bem, foi-lhe sugerida, e bem a meu ver, a substituição do kit de distribuição e do apoio de motor do mesmo lado que estava a ceder.

O problema foi quando lhe deram um orçamento de 250€ para peças (normalíssimo na minha opinião) e de 350€ para MO, isso mesmo, 350€, um absurdo!

Tambem no caso dele a MO é a 37€ + IVA, ou seja, 5,45€ por hora mais cara do que o concessionário Citroen onde fui e em que paguei 32,5€ + IVA.

Se bem me conheces, não estou numa de embirrar contigo nem com a Peugeot, mas não posso deixar de te apresentar estes casos concretos como exemplo para contrapor a tua opinião de que a citroen é careira na manutenção, com a qual discordo em absoluto.

Para mim, Peugeot e Citroen são excelentes marcas e cada vez mais "iguais" entre si, tanto em qualidade como em fiabilidade e manutenção.[;)]

Voltar
Superior