Clássico "daily driver"

nunomendes

New member
Então é assim: depois de ficar apaixonado a ver vídeos do petrolicious comecei a considerar comprar um "clássico", mas para guiar todos os dias. Portanto queria uma coisa não demasiado caprichosa ou insegura. Estou a pensar em algo que já tenha motor de injecção e ABS. Eventualmente algum outro equipamento de segurança adicional e conforto/insonorização que não sejam mesmo muito básicos. Alguma sugestão?

Diesel ou gasolina?
Até que Kilometragem?
Km/ano?
Orçamento?
Tipo de carro? (pequeno utilitário, grande banheira, desportivo)
Preferências, já agora (modelos/marcas)

Tudo isto são informações que devias fornecer de inicio para que te possam aconselhar melhor [;)]

Gasolina, até 90000km, 5000km/ano; até 15000€; carro tipo desportivo ou coupe... difícil dizer, mas queria um carro icónico, com alguma pinta. Não tenho preferência particular por marca mas é importante que seja uma coisa para guiar sem preocupações de afinação mecânica (daí ser de injecção em vez de carburadores). E tem de ter ABS.

Clássicos com pinta mas Injecção e conforto exclui muitos dos principais desportivos clássicos como Golf GTi mk1, Peugeot 205, etc

O melhor que se enquadra no que procuras será:
Mazda MX-5, o drivers car definitivo. A segunda fase (MX-5 NB) penso já ter ABS (talvez até os primeiros, NA, tenham. Se não quiseres descapotável tens também o MX-3 que existe com motorização 1.8 V6 (o motor V6 mais pequeno de sempre)
Tens ainda o Peugeot 106GTi ou Saxo Cup que serão provavelmente clássicos daqui a meia dúzia de anos mas não têm grande pinta, parecendo apenas carros normais.
Pinta têm as versões Rallye do 106 mas como falas em conforto e isolamentos e ABS... [:D]
E há ainda os Peugeot 406Coupé, não sei se chegarão a clássicos... mas que são lindos são e têm a assinatura do Pinifarina e muito conforto!

Todos estes exemplos que dei têm as coisas que falas.
Há ainda alguns Mercedes e BMWs que certamente te irão sugerir nos próximos comentários.
Há também a última fornada de Minis clássicos, com motor de Injecção, mas esses não têm os confortos que procuras.

E um carro moderno? porque raio toda a gente quer conduzir sucatas?

Talvez por os carros modernos nao passarem de eletrodomesticos [:)] Por muito bons que sejam, nao nos conseguem transmitir o prazer de conduçao de uma sucata [:p]

Para já define sucata porque dizeres que um clássico é uma sucata ..

Sabes que existem gostos ou preferências? Tu queres um carro moderno e ele quer carro clássico.

Em relação ao tópico, um Mercedes antigo tem sempre pinta [:cool:]

Talvez por os carros modernos nao passarem de eletrodomesticos [:)] Por muito bons que sejam, nao nos conseguem transmitir o prazer de conduçao de uma sucata [:p]

Que se queira um clássico para dar uns passeios ao fim de semana eu até entendo (também gostava de um GOLF I GTI).
Agora para andar diariamente? não dispenso as mordomias actuais.

Que tristeza de comentário...

Adiante, que para a frente é que é caminho, acho que cumprindo os teus requisitos nunomendes, apenas encontrarás modelos dos anos 80... Lembra-te que usar um verdadeiro clássico diariamente não é para toda a gente, mas que é uma aventura todos os dias que sais de casa e que o carro raramente é indiferente aos outros lá isso é.

Que se queira um clássico para dar uns passeios ao fim de semana eu até entendo (também gostava de um GOLF I GTI).
Agora para andar diariamente? não dispenso as mordomias actuais.

As mordomias actuais, sao coisas que sem duvida nos trazem muito conforto diario. Mas ja pensaste se efectivamente todas as mariquicies do teu carro te fazem falta ou qual a totalidade dessas mordomias utilizas a 100% diariamente?

O meu carro pessoal tem AC, VE, sensores de chuva, etc etc, essas mordomias para que muitos sao indispensaveis.

O meu carro de trabalho ( empresa ) tem motor, 2 bancos, DA e ABS. De resto nao tras mais mordomias nenhumas. Nem a porcaria de vidros electricos aquilo tras. Se me faz falta essas mordomias todas? Obvio que nao.

Acho que se começa a dar valor demais a coisas "superfulas" e o prazer de conduçao esta a ser deixado bastante para tras [;)]

Tristeza de comentário? Tenho centenas de milhares de quilómetros feitos nesses tais "clássicos". Portanto não trocava um carro actual por nenhum desses "clássicos". Acho que clássico e daily drive não combinam.

As mordomias actuais, sao coisas que sem duvida nos trazem muito conforto diario. Mas ja pensaste se efectivamente todas as mariquicies do teu carro te fazem falta ou qual a totalidade dessas mordomias utilizas a 100% diariamente?

O meu carro pessoal tem AC, VE, sensores de chuva, etc etc, essas mordomias para que muitos sao indispensaveis.

O meu carro de trabalho ( empresa ) tem motor, 2 bancos, DA e ABS. De resto nao tras mais mordomias nenhumas. Nem a porcaria de vidros electricos aquilo tras. Se me faz falta essas mordomias todas? Obvio que nao.

Acho que se começa a dar valor demais a coisas "superfulas" e o prazer de conduçao esta a ser deixado bastante para tras [;)]

Por ter feito centenas de milhares de quilómetros em carros sem nada é que agora não dispenso as mordomias. Todas as mordomias que o meu carro tem são usadas a 100%, até acrescentei mordomias ao equipamento de série. Só tenho pena de 2 coisas. O carro não ter cruise control, e te gasto dinheiro num rádio com leitor de CD. Muito raramente uso CD's.

Depende se quer um "clássico certificado pelo CPAA" (mais de 25 anos e em estado de conservação irrepreensível e original) ou algo mais recente mas com pinta.

No primeiro caso deve ser difícil encontrar coisas com ABS e muito menos pelo valor considerado.

Talvez qualquer coisa como um Toyota Celica dos anos '90?

Então é assim: depois de ficar apaixonado a ver vídeos do petrolicious comecei a considerar comprar um "clássico", mas para guiar todos os dias. Portanto queria uma coisa não demasiado caprichosa ou insegura. Estou a pensar em algo que já tenha motor de injecção e ABS. Eventualmente algum outro equipamento de segurança adicional e conforto/insonorização que não sejam mesmo muito básicos. Alguma sugestão?

Desculpa mas queres tudo menos um clássico.:confused:

Um Golf mk2 é o ideal, se queres um económico tens o 1.6TD, mais rebelde tens o GTI!
São muito raros mas existem com ABS.

Se o consumo de combustível não for demasiado preocupante, um E30 318is.

Tristeza de comentário? Tenho centenas de milhares de quilómetros feitos nesses tais "clássicos". Portanto não trocava um carro actual por nenhum desses "clássicos". Acho que clássico e daily drive não combinam.

Correcção: tens muitos milhares de quilómetros feitos em sucatas e carros velhos.
Sei que para ti é dificil entender a diferença, mas ela existe.

Back