Clássico para o dia a dia

Um excelente tópico. Também costumo olhar para este mercado, mas tendo em conta os preços absurdos que pedem esqueço logo. Alguns pedem verdadeiras fortunas que dão para comprar carros actuais muito melhores. Associado à idade, custos de manutenção e problemas possíveis, é preciso mesmo mandar-se de cabeça.

Pronto, ok. Que se lixe o dia-a-dia. Venha o 240Z! [:cool:]

my god... [br:)]

ou um destes caso não haja problemas de ser pobre (como eu) e se seja um pouco maluco (como eu)!!! [kiss]
o último refrigerado a ar. 3.6 6 em linha com cerca de 400cv...

9a7334d28f.jpg

Last edited:
Alguns já me "conhecem" do DB que por aqui existe, e de uma ou outra participação que por vezes faço, e como tal sabem que nutro um carinho especial por carros mais "antigos", mas hoje a questão que coloco a todos os colegas foristas é outra.
A questão é a seguinte: imaginem que podiam escolher qualquer carro para a vossa rotina diária, mas a única observação/limitação é que teria de ter mais de 25 anos.
Posto isto, que carro escolhiam e porquê?

Dependo da rotina diária pois diria que quase nenhum deles se coadunaria com tal coisa.
Agora se a rotina diária fossem 20 kms para cada lado casa-trabalho-escola-ginásio o que cada um fizer e com 25 anos no meu imaginário de clássicos só via duas possibilidades: o "maneirinho" Mercedes G de 3 portas ou um mastodontico Toyota HDJ80
O primeiro é um clássico sem dúvida o outro nem por isso mas continua a ser o modelo mais icónico num mundo do TT [;)]
Entrar de manhã no carro e ouvir a ronronar o 6 cilindros e dizer:
Estes tipos sabiam fazer carros
Mercedes-Benz-Classe-G-40457989.jpg

Last edited:
Julgo que já percebi o propósito deste tópico:

O JustDrive está a ler a ementa para escolher o seu próximo clássico! [:D]

Tirando raríssimos casos, isto de chamar clássicos a carros de 1990 faz-me uma confusão...
Para mim, clássicos são os de 1980 para baixo.

Deixo aqui um link para te informares.
https://www.acp.pt/classicos/acp-classicos/o-que-e-um-classico
Existem regras e classes diferentes. [;)]

Continuo a dizer: Como é possível misturar na mesma classe um datsun 240z e um toyota corolla de 1982 na mesma categoria? Segundo a FIVA, ambos estão na mesma categoria de clássico...
Felizmente o mercado e quem se movimenta nos clássicos nem considera alguns carros como clássicos.
Mas no fórum, muitas vezes basta a idade para alguns users considerarem carros como sendo clássicos.

my god... [br:)]

ou um destes caso não haja problemas de ser pobre (como eu) e se seja um pouco maluco (como eu)!!! [kiss]
o último refrigerado a ar. 3.6 6 em linha com cerca de 400cv...

9a7334d28f.jpg

6 em linha num 911!!mas tu queres ver o mundo a arder ou parecido????eles se te descobrem no minimo partem-te as pernas e deixam-te no meio do mato!!!!ja quando passou para arrefecimento a agua foi uma festa!

Continuo a dizer: Como é possível misturar na mesma classe um datsun 240z e um toyota corolla de 1982 na mesma categoria? Segundo a FIVA, ambos estão na mesma categoria de clássico...
Felizmente o mercado e quem se movimenta nos clássicos nem considera alguns carros como clássicos.
Mas no fórum, muitas vezes basta a idade para alguns users considerarem carros como sendo clássicos.

Acho que só a idade já basta para um carro ser clássico. Todos os modelos têm alguma história. Podem ter sido populares na altura e ajudado a transportar muitas famílias, podem ter sido um marco tecnológico ou até um flop comercial.

Um carro tão banal quanto um Corolla, que existia aos molhos em 1982 e que por isso, foi tão maltratado ao longo das décadas é raro se encontrar em bom estado hoje. Isso já o torna um potencial clássico. Pode não ter o valor comercial de um 240z, mas valor histórico tem sim.

Já agora se é para pedir, não me importava nada de ter um destes. [:cool:] (fotografia retirada da Net).

O trabalhar deste carro é fabuloso! [br:)]

austin-healey-3000-mk-iii.jpg

Last edited:
muito bons carros estou a ver se bem que alguns esqueceram a parte do classico para o dia a dia porque algumas das escolhas sao no minimo discutiveis para este uso. [:D] Exemplo: Testarrosa para o dia a dia?????

São cada vez mais raros.

Acredito que possam valorizar no futuro...

Também acredito.

Seja como for é um carro do tempo em que se conduzia a sério, com eles no sitio...

Para pequenas deslocações diárias deve ser muito interessante.

Existiu uma versão muito limitada: o Bi-campeão. Do tempo em que Portugal tinha direito a edições especiais exclusivas!!

VISA+GT+1.jpg

VISA+GT+2.jpg

Não era o mais bonito...

Um excelente tópico. Também costumo olhar para este mercado, mas tendo em conta os preços absurdos que pedem esqueço logo. Alguns pedem verdadeiras fortunas que dão para comprar carros actuais muito melhores. Associado à idade, custos de manutenção e problemas possíveis, é preciso mesmo mandar-se de cabeça.

Estes carros serão sempre difíceis de justificar racionalmente, sendo "antigos", de uma forma geral serão mais gastadores, menos confortáveis, menos seguros e terão uma maior probabilidade de custos que carros novos não têm, em compensação, para mim possuem uma simplicidade e elegância dificeis de encontrar em carros ditos modernos. [:cool:]

Back