Clássico para o dia a dia

EDIT : como posso meter as fotos a aparecer ?

Attachments

• 1270456505_cris_shophouse.jpg
    1270456505_cris_shophouse.jpg
    189.2 KB · Views: 0
  • 5430327461_4e72302625_o.jpg
    5430327461_4e72302625_o.jpg
    79.4 KB · Views: 0
  • 3783120977_2a655bfd43_o.jpg
    3783120977_2a655bfd43_o.jpg
    43.1 KB · Views: 0
Last edited:
Julgo que já percebi o propósito deste tópico:

O JustDrive está a ler a ementa para escolher o seu próximo clássico! [:D]

Não era mal pensado. [:D]

Mas é apenas por curiosidade, acaba-se sempre por falar/recordar carros fantásticos que já não nos lembrávamos!

Também acredito.

Seja como for é um carro do tempo em que se conduzia a sério, com eles no sitio...

Para pequenas deslocações diárias deve ser muito interessante.

Existiu uma versão muito limitada: o Bi-campeão. Do tempo em que Portugal tinha direito a edições especiais exclusivas!!

VISA+GT+1.jpg

VISA+GT+2.jpg

Não era o mais bonito...

De facto, não era não...[:D]

Tirando raríssimos casos, isto de chamar clássicos a carros de 1990 faz-me uma confusão...
Para mim, clássicos são os de 1980 para baixo.

Aceito que utilizei, de forma um tanto ou quanto libertina, o conceito de clássico, no entanto, pode apresentar um carro anterior a 1980 se assim entender. [;)]

Também acredito.

Seja como for é um carro do tempo em que se conduzia a sério, com eles no sitio...

Para pequenas deslocações diárias deve ser muito interessante.

Existiu uma versão muito limitada: o Bi-campeão. Do tempo em que Portugal tinha direito a edições especiais exclusivas!!

VISA+GT+1.jpg

VISA+GT+2.jpg

Não era o mais bonito...

Mas era uma bombinha na estrada na altura.

A classificação de clássico é muito subjectiva por isso a denominação usada pela FIVA é a de veículo histórico, que depende apenas da idade e da condição de originalidade da viatura.

Relativamente à questão do tópico, o dia a dia depende muito de cada um. Para quem é jovem e faz 2 Km por dia numa cidade um Mini pode ser fantástico. Para quem faz 100 Km de AE e tem por exemplo problemas de costas seria um martírio. Depois há a questão das carteiras.

Para mim que ando bastante teria de ser algo confortável, prático, económico (na compra e no uso), fiável e com bom suporte de peças, para além de ter pinta, caso contrário para quê andar de "clássico".

Fiabilidade: Japonês
Economia: motor de injecção
Prático: hatchback 5 lugares
Com pinta: 3p e "pimenta"

Ora então um hot-hatch. Com 25 anos podia vir um Civic 1.6i-16 (o i-VT ainda não tem bem os 25 anos). Tem uma linha muito baixa e desportiva, consegue bons consumos e andamento (não em simultâneo [:D]) e há muitas peças pois foi vendido e bem amado em pelo menos 4 continentes. A nível de conforto tem bons bancos e ergonomia, teria só de acrescentar algum isolamento acústico pois não é o seu forte!

EDIT : como posso meter as fotos a aparecer ?

Quanto à maneira como se coloca as fotos: abres o site postimage.org, clicas em "procurar", seleccionas a fotografia que queres, redimensionas a imagem para 800x600 (15-inch monitor), carregas em "enviar", copias o link onde diz "link direto", vens ao fórum, carregas no ícon "insert image" (3º a contar do fim), colas o link na barra onde diz "URL", tiras o "certo" onde diz "retrieve remote file and reference locally" e, por fim, carregas "OK" - See more at: http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/129541-minha-garagem.html#sthash.sK6yHI7E.dpuf

Indicação dada pelo xLeGaLiiZe
[;)]

Quanto à maneira como se coloca as fotos: abres o site postimage.org, clicas em "procurar", seleccionas a fotografia que queres, redimensionas a imagem para 800x600 (15-inch monitor), carregas em "enviar", copias o link onde diz "link direto", vens ao fórum, carregas no ícon "insert image" (3º a contar do fim), colas o link na barra onde diz "URL", tiras o "certo" onde diz "retrieve remote file and reference locally" e, por fim, carregas "OK" - See more at: http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/129541-minha-garagem.html#sthash.sK6yHI7E.dpuf

Indicação dada pelo xLeGaLiiZe
[;)]

Muito obrigado Just !
2 possiveis classicos que neste momento conseguia manter para o dia a dia e , principalmente, são duas das grandes minhas paixões. A configuração dos mesmos não ia fugir muito dos modelos que estão presentes nestas fotos.

5430327461_4e72302625_o.jpg

ta 22

3783120977_2a655bfd43_o.jpg

beetle 1300 anterior ou igual a 68

Continuo a dizer: Como é possível misturar na mesma classe um datsun 240z e um toyota corolla de 1982 na mesma categoria? Segundo a FIVA, ambos estão na mesma categoria de clássico...
Felizmente o mercado e quem se movimenta nos clássicos nem considera alguns carros como clássicos.
Mas no fórum, muitas vezes basta a idade para alguns users considerarem carros como sendo clássicos.

O mercado trata de distinguir um Clássico Popular de um Clássico Desportivo. O Preço de um vulgar Carocha não é o mesmo de um Toyota Celica 2000 GT(raríssimo em Portugal, havia era 1600 ST e GT).

Segundo o site do ACP, este tópico ou muda de nome ou está morto à nascença! [:D]

1 - Qual a definição de Veículo Histórico? (Definição apresentada pela FIA/FIVA e aceite pela Comissão Europeia e que progressivamente irá sendo adoptada pelos diversos países) Os Veículos Históricos são veículos de estrada accionados mecanicamente que têm, pelo menos, 30 anos de idade, sendo conservados e mantidos em condições correctas de um ponto de vista histórico, não sendo utilizados como meio de transporte do dia-a-dia e que fazem, por essa razão, parte da herança técnica e cultural.

Agora mais a sério, por acaso esta definição (que eu desconhecia) vai de encontro ao que eu considero um clássico!

Eu olho para um clássico como algo que tem idade mas não está velho, fruto de estar num excelente estado de conservação.
Esse excelente estado de conservação raramente se consegue conciliar com uma utilização diária, pelas diversas agressões mecânicas e de chapa a que um carro no dia-a-dia acaba por sofrer.

Por outro lado, se a ideia é a preservação de um carro no estatuto de clássico, andar a gastar esse mesmo carro (com peças progressivamente mais difíceis de encontrar novas ou usadas) não é minimamente intuitivo.

Por isso, a minha resposta sincera a este tópico é deixar os clássicos na função e lugar deles, e usar no dia-a-dia uma coisa que seja mais eficaz e eficiente nessa tarefa.

Mas podemos sempre insistir, o que ajuda imenso na aquisição de conhecimentos de mecânica! [:D]

Se a gasolina não fosse óbice claramente um SEC, biturbo ou s1.

Eu sou um grande fan do movimento de modernizar "internamente" clássicos para os usar no dia a dia.

Mas vamos pensar sem alterações, para o dia a dia teria que ter AC, DA e ser a injeção ou diesel. Também não dá jeito que seja gigante além de que preciso de 5 portas. Era giro se o motor não fosse uma lesma mas não pode gastar muito. Humm.
Um qualquer Mercedes da época de 80 satisfaz isto assim como um BMW. E porque não um 21, um accord, um 75 ou BX. As hipóteses são varias, mas poucos sobreviveram.

Back