Colocar disco SSD?...

Os discos do portátil costumam ser de 5400rpm e aí as diferencas sao ainda mais notórias. Um SSD num portátil faz todo o sentido e mais algum.

Concordo e não só pela velocidade.
Os portáteis, como o nome indica, são portáteis e isso faz com que algumas pessoas estejam constantemente a utiliza-los em "movimento".
O que não faltam para ai são portáteis com sectores do HD avariados e com um SSD acabam-se esses problemas.

O software clonou-te o SO sem nenhum problema? Foi só ligar e tudo normal sem problemas?

Já comprei a caixa externa para o disco, hoje vou instalar o novo. No meu caso vou tirar o hdd e pôr lá o outro, quero manter o leitor de dvds e manter-me bem longe dos discos hdd. [:D]

Sim, foi limpinho.

Clonou, apareceram logo 2 discos iguais listados após o processo (antes de clonar o SSD nem aparecia mas não me preocupei pois aparece no software de clonagem e no de diagnóstico da Samsung)
E ao reiniciar já estava a fazer o boot por SSD.

Verdade seja dita isto foi ontem já depois das 2 ainda não tive tempo de testar como deve de ser, mas até agora tudo ok, mesmo após formatar a antiga partição do OS do disco antigo.

Concordo e não só pela velocidade.
Os portáteis, como o nome indica, são portáteis e isso faz com que algumas pessoas estejam constantemente a utiliza-los em "movimento".
O que não faltam para ai são portáteis com sectores do HD avariados e com um SSD acabam-se esses problemas.

Ora nem mais, era também nisso que estava a pensar. Sem partes móveis nao há stresses desses.

Tendo em conta as vantagens, não se percebe porque é que os portáteis continuam a vir de origem com HDD.

Tendo em conta as vantagens, não se percebe porque é que os portáteis continuam a vir de origem com HDD.
A questão económica e não só.

É mais fácil vender um portátil com 750gb ou 1000Gb
Do que um com 240...

Os números vendem. Principalmente a quem não percebe nada do assunto pensa que mais é melhor

A questão económica e não só.

É mais fácil vender um portátil com 750gb ou 1000Gb
Do que um com 240...

Os números vendem. Principalmente a quem não percebe nada do assunto pensa que mais é melhor

Seja em HDD, seja em memória, seja em CPU, seja no que for...

Acho que um dos maiores mitos que ainda perdura sobre isso é a quantidade da memória gráfica.

Entre uma placa gráfica com um chipset rapido / menos memória e uma com chipset lento mas com uma porrada de memória, por norma o pessoal prefere sempre a segunda opção.

Quando me vinham pedir opinião sobre isso, o que eu me via aflito para explicar que o principal desempenho de uma gráfica era o chipset e não a quantidade de RAM. De que valia ter não sei quantos GB de memória gráfica se depois o chipset nem capacidade para jogar em baixa resolução tinha? [8b]

É verdade... Nem que seja lá um CPU chinês qualquer com 10 cores a meia dúzia de MHZ é sempre melhor que um Snapdragon ou algo por aí com 4 [:D]

Seja em HDD, seja em memória, seja em CPU, seja no que for...

Acho que um dos maiores mitos que ainda perdura sobre isso é a quantidade da memória gráfica.

Entre uma placa gráfica com um chipset rapido / menos memória e uma com chipset lento mas com uma porrada de memória, por norma o pessoal prefere sempre a segunda opção.

Quando me vinham pedir opinião sobre isso, o que eu me via aflito para explicar que o principal desempenho de uma gráfica era o chipset e não a quantidade de RAM. De que valia ter não sei quantos GB de memória gráfica se depois o chipset nem capacidade para jogar em baixa resolução tinha? [8b]

Das placas é bem verdade. Até uma de 25€ tem 1gb como a hd5450 lol, a pior placa do mundo ahah.

E nas máquinas fotográficas/câmaras dos telemóveis são os megapixels.

Também também... O que não faltam são máquinas fotográficas a meia dúzia de euros com 20Mpx ou mais... e depois com um sensor minúsculo. Depois é uma porrada de ruído, falta de sensibilidade à luz e por aí fora.

Giro giro é algum pessoal com uma compacta baratuxa com não sei quantas dezenas de Mp chegar-se ao pé de uma DSLR com metade ou 1/4 dos Mp e achar que aquela é melhor porque tem mais Mp ou ficarem admirados por só ter aquilo [:D]

Sim aplica-se um bocado em tudo o que é tecnologia ... a ideia do "mais é melhor" os numeros vendem. Porque genericamente o comprador não está informado , come aquilo que o vendedor lhe vende.

Sim, foi limpinho.

Clonou, apareceram logo 2 discos iguais listados após o processo (antes de clonar o SSD nem aparecia mas não me preocupei pois aparece no software de clonagem e no de diagnóstico da Samsung)
E ao reiniciar já estava a fazer o boot por SSD.

Verdade seja dita isto foi ontem já depois das 2 ainda não tive tempo de testar como deve de ser, mas até agora tudo ok, mesmo após formatar a antiga partição do OS do disco antigo.

Já está, tudo a bombar! [:cool:] Na realidade, o mais difícil foi mesmo tirar os parafusos do disco hdd que estava lá (aquilo estava lá de pedra e cal!), de resto, tudo extremamente simples. Então a clonagem foi do mais simples que há. [;)]

Boas,

Tenho um portatil Acer Extensa 5630EZ já com uns 6 ou 7 anos. Tem um processador T4200, 4Gb de RAM DDR2 667MHz e Windows Vista Basic. Noto que já demora algum tempo a iniciar e por vezes bloqueia quando faz uso intensivo do disco, p.ex. a sacar uns torrents e ver um video ao mesmo tempo ou com alguns programas abertos.
Compensa investir num ssd ou mais vale comprar um novo? Gostaria de o manter mais um ou dois anos se conseguisse ultrapassar estes problemas.

Boas,

Tenho um portatil Acer Extensa 5630EZ já com uns 6 ou 7 anos. Tem um processador T4200, 4Gb de RAM DDR2 667MHz e Windows Vista Basic. Noto que já demora algum tempo a iniciar e por vezes bloqueia quando faz uso intensivo do disco, p.ex. a sacar uns torrents e ver um video ao mesmo tempo ou com alguns programas abertos.
Compensa investir num ssd ou mais vale comprar um novo? Gostaria de o manter mais um ou dois anos se conseguisse ultrapassar estes problemas.
Um SSD vai-te transfigurar o computador; não é muito barato (tendo em conta o espaço, comparando com um HDD) mas se pensarmos que te vai prolongar a vida do pc, é um upgrade relativamente em conta. E quando trocares esse pc podes dar outro uso ao SSD num outro computador. Também depende um pouco do que pretendes fazer desse pc mas que o SSD dá um grande "empurrão", isso dá.

Eu troquei num desktop há menos de um ano e a diferença é brutal, não é que o computador agora seja super rápido mas tudo é fluído, enquanto antes era habitual engonhar um bocado a abrir programas e demorar um bom bocado a ficar disponível após reiniciar. No portátil ainda tenho um ano de garantia (tirar o disco faz perder a garantia) mas também levará um SSD. [;)]

Precisas de muito espaço?

O espaço não me preocupa muito, ficaria com o actual HDD como externo (mas também só tem 320 GB), mas a comprar um ssd seria com 250 GB, é quase a mesma coisa...

Back