Comercial ou Normal?

Status
Not open for further replies.
Do site da Renault França:

É possível transformar um veículo normal num de Societé ao adquirir o "kit" comercial.

"Cette option permet de revenir à la version d'origine du véhicule et, ainsi, d'optimiser sa reventeil offre la possibilité de transformer un véhicule particulier en véhicule societé par la démonte de la banquette arrière et l'ajout d'un bac plastique. Le chargement devient plus facile. Cette option permet de revenir à la version d'origine du véhicule et, ainsi, d'optimiser se revente."

Ou seja, "Com esta opção pode-se voltar a usufruir da versão original do veículo e ainda optimizar não sei quê, croissants e crepes e visitem o Louvre."

Sim, é possível adquirir comerciais noutros países mas nesses países eles NUNCA são projectados como são cá como "desportivos de 2 lugares" porque nesses países ninguém acredetaria nisso.

Há no entanto UM PAÍS onde esta regra não se aplica...

O fenómeno do carro Comercial Ligeiro existe apenas em Portugal, e em grande parte devido ao pensamento "tuga" que obriga a que um carro seja sempre comprado novo para depois se dizer "Ah, e tal... mas comprei NOVO."

SÓ EM PORTUGAL é que existem Comerciais ligeiros que podem ser equipados com "pack Sport": jantes de liga leve, faróis de nevoeiro, pintura metalizada e demais itens que "quase" que o transformam na versão Normal (falta o quase).
Isto porque a Oferta satisfaz a Procura e havendo Procura de carros destes, haverá quem os disponibilize (as marcas).
Só para ficarem a saber, eis alguns modelos Comerciais que SÓ EXISTEM EM PORTUGAL:
- Opel Corsa Sport Van (Jantes de liga leve, faróis de nevoeiro, etc.)
- Renault Clio Societé (jantes de liga leve, faróis de nevoeiro, etc.)
- Chrysler PT Cruiser van (este tem 5 portas!)
- Citroën C2 (Jantes, faróis nevoeiro, etc.)
- Citroën C3 (também com 5 portas)
- Citroën C4
- Renault Mégane (anterior geração, 5 portas)
- Citroën Xsara (anterior geração, 5 portas)
- Land Rover Freelander (Um jipe com grelha interior e 2 lugares em vez de cinco...)
- Nissan Terrano II
... e a lista continua...

Vejamos as pseudo-vantagens destes carros e vamos confrontá-las com a VERDADE:
ARGUMENTO N.º 1: "É um carro anti-sogra."
VERDADE N.º 1: É um carro anti-sogra, anti-social, anti-amigos, e pior ainda anti-AMIGAS.
ARGUMENTO N.º 2: "Poupei um dinheirão."
VERDADE N.º 2: Um carro igual mas mais bem equipado, com o mesmo motor e lotação normal com apenas um ano de idade e com as garantias todas de marca tem o MESMO VALOR MONETÁRIO. Leva um pouco de trabalho encontrá-lo mas isso é como tudo na vida.
ARGUMENTO N.º 3: "Preciso do espaço de carga."
VERDADE N.º 3: No modelo normal com os bancos de trás dobrados a capacidade de carga é praticamente igual. Quando muito, a versão Comercial consegue levar um garrafão de água a mais do que o modelo Normal. Portanto, este argumento só é válido para quem vai ao Luso regularmente encher garrafões.
ARGUMENTO N.º 4: "É a gasóleo, gasta menos."
VERDADE N.º 4: Nem sempre compensa comprar um carro a gasóleo. Há que fazer muito bem as contas, pois há casos onde o carro a gasóleo só começa a compensar muitos anos depois da compra. De facto os motores a gasóleo estão cada vez melhores e mais eficientes mas não se deve aceitar este argumento como Verdade Absoluta.
De facto, comprar um carro comercial e usá-lo para uso particular pode ser descabido.

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Para terminar:

Jarod tu dizes:

citação:Eu quero acreditar que nós não somos assim. Eu quero acreditar que nos revoltamos quando vemos embalagens de bolachas apenas com rótulo em Castelhano. Eu quero acreditar que damos valor à QUALIDADE de vida e não a poupança desenfreada A QUALQUER CUSTO.

Por eu dar valor à qualidade de vida, é que possuo orgulhosamente um Opel Astra Sport Van

2006114125510_SP7.JPG

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Que carro espectacular! Vai mostrar aos teus amigos o conforto a bordo e como não cansa fazer uma viagem.

Ah... pois é... não podes fazer isso.

Mas poupaste dinheiro!!! [}:)][}:)][}:)][}:)]

[8][8][8]

Para terminar:

Jarod tu dizes:

citação:Eu quero acreditar que nós não somos assim. Eu quero acreditar que nos revoltamos quando vemos embalagens de bolachas apenas com rótulo em Castelhano. Eu quero acreditar que damos valor à QUALIDADE de vida e não a poupança desenfreada A QUALQUER CUSTO.

Por eu dar valor à qualidade de vida, é que possuo orgulhosamente um Opel Astra Sport Van

2006111316938_01.JPG

2006114125510_SP7.JPG

2006114125724_SP8.JPG

Como eu não sou casado, nem "tenho família", se calhar era mais acertado comprar um Corsa ou uma Agila com tampões, vidros de manivela, e leitor de cassetes, mas 5 lugares (para ganharem pó), em vez de ter este pobre comercial com ar condicionado, leitor de CD’s, comandos no volante, computador de bordo, cruise control, jantes de liga leve, volante em pele, farois de nevoeiro, etc.

:D:D

Enfim... [8][8]
UAU k maquinao !! Imagino k os de 5 nao trazem nem metade desse ....[8][8][8] Corsa ??? Agila ??? Porque nao fazes a comparaçao com o modelo igual de 5 lugares ;) ???? Em vez dos bancos tens a caixa de carga a apanhar pó, ou seja tambem nao a usas portanto se tivesses bancos ainda valia a pena perderes tempo a limpá-lo ! Assim tens meio-carro ostracizado ;)Pois é, cala-te boca [8)]

E se o banco traseiro serve só para saír há noite, existe este que leva os bêbedos todos a casa, sem que haja um sacrificado. Porque ue não tenho sogra, nem sogro, nem filho nem ninguém para ocupar um hipotético banco traseiro.

taxi-4x.jpg

Basta que cada um beba menos um Vodka, e está a vaquinha feita para irem todos para casa em segurança e conforto. E para quem não quiser, eu quando não tinha carro e no grupo de amigos também ninguém tinha, apanhávamos todos o comboio e saíamos á mesma.

Pois... bonito por fora lá ele é, mas no interior (onde conta) será assim? Só se tivermos umas talas nos olhos para não olharmos para trás...

TCHARAN!!! Uma divisória!!!

citação:Originalmente colocada por Suspeito do costume

citação:Originalmente colocada por Zapiao

citação:Originalmente colocada por psi20

enfim isto é uma discussao para durar eternamente!
cada um tem a sua opiniao e esta correcta...
Agora quero só perguntar uma coisa:
Imaginem que têm 20000€ para comprar um carro (só têm esse dinheiro nao há mais) sao solteiros com ou sem namorada (isso nao interessa) e precisam mesmo de um carro, pois o vosso emprego vos obriga a isso.Têm duas alternativas:

- um carro usado com alguns anos de 5 portas a gasoleo (sobre o qual nao sabem a origem, se bateu ou nao, se os klm sao reais ou nao)

- um carro comercial novo.

qual escolhiam e porque? lembrem-se que o dinheiro só dá para um dos dois! e necessitam mesmo dele (hip Ceteribus Paribus)

eu escolhia o novo! porque é novo! sei que se tiver algum problema, a oficina é responsabilizada! o usado podia ser perfeitamente um usado OK (como agora se vêm) mas eu por experiencia propria sei que mesmo tendo garantia.... eu tive durante 4 meses uma opel astra 1.7cdti cosmo. teve um acidente com uma reparaçao de 10.000€ (seguro contra todos) eu troquei por uma nova, o stand arranjou a carrinha e colocou-a a venda! está bem que é um carro com 5 meses mas!!! parece novo, o vendedor até pode dizer. épa isto foi o gajo que se cansou do carro e comprou um comercial, mas a verdade é que o carro teve um acidente grave no qual o proprio chassis empenou! está bem que tem garantia, mas é que? 6 meses! Raios para a garantia pois essa garantia nao me garante que quando eu circule com o carro eu tenha um acidente causado por alguma falha originada pelo acidente anterior do qual eu nao tinha conhecimento!!!
Vou ser o 1º a responder fdx :
supondo k posso dar exemplos com opçoes):
1º matava-me se com esse dinheiro comprasse um comercial [8)](antes k me mandem pó c..arvalho,lembrem-se k sou ANTI-COMERCIAL assumido)

2º com esse dinheiro compras por ex. 1 C3 5 lugares hdi e ainda sobra (nao muito), ou entao um panda 1.3 multijet
3º se é só para o emprego ponderava 1 mota ou transportes pub

4ª se vamos a pensar no historico do carro usado entao tambem terás de pensar no futuro do novo porque "shit happens any time"

5º e ultimo tens sempre garantia em qualquer dos casos e ai do stand se nao assumisse as avarias ;)

Esta é a minha opiniao, falta a vossa .
E se eu te disser que pelo preço de um Panda multijet consegues comprar por exemplo um focus van 1.6tdci 110 cv? Queres discutir a qualidade de um e outro?

Mais uma vez... se os lugares de trás não me fizerem falta, porque é que devo comprar um charuto pequeno em vez de um bom médio comercial? tem mais status?[8]
Voltamos ao mesmo [8]
Mas queres um comercial por necessidade ou pela potencia mas numa versao light ????

citação:Originalmente colocada por Daemonarch

E se o banco traseiro serve só para saír há noite, existe este que leva os bêbedos todos a casa, sem que haja um sacrificado. Porque ue não tenho sogra, nem sogro, nem filho nem ninguém para ocupar um hipotético banco traseiro.

taxi-4x.jpg

Basta que cada um beba menos um Vodka, e está a vaquinha feita para irem todos para casa em segurança e conforto. E para quem não quiser, eu quando não tinha carro e no grupo de amigos também ninguém tinha, apanhávamos todos o comboio e saíamos á mesma.

Mas tu só tens amigos bêbados?

Se assim for compensa teres carro com grelha interior. Ou então... mudavas de amigos daaaaaaaaaaaaaa

citação:Originalmente colocada por Nightwisher

Eu acho que este topico já a muito que não acrescenta nada de novo (alguma vez acrescentou?).
Proponho que leve cadeado. Discute-se aqui opiniões e preferencias e tentativas de impor o seu ponto de vista ao outro.

[^][^][^]

isto já num é discussão nenhuma....os argumentos estão esgotados!! o pessoal de uma forma geral (todos) concorda que o Zapião e o Jarod pensem que a melhor solução (para eles) é um de passageiros, mas eles não suportam que os outros tenham comerciais!!! tão simples como isto!! não admitem que os outros pensem de forma diferente!!! Zapião, nos últimos posts teus aparece várias (demasiadas) vezes o "fdx", "c..arvalho" e por tudo isto, concordo com o post que citei acima.[8)]

citação:Originalmente colocada por Daemonarch

citação:Originalmente colocada por dysplay21

E o argumento q so ha comerciais em portugal tb é giro...

Como se não hovessem carradas de 307, Meganes e Stilos van importados usados de França...
YA, construidos para a UNICA finalidade dum comercial lá : TRABALHO [8)]

citação:Originalmente colocada por dysplay21

um comercial cansa mais numa viagem q o 5lugares correspondente porque exactamente?
não é isso... ele não pode demonstrar absolutamente nada aos amigos porque não cabem lá dentro ou então é 1 de cada vez (contribuindo novamente para a questão da "poupança" falaciosa)

volto a repetir :SÓ EM PORTUGAL é que existem Comerciais ligeiros que podem ser equipados com "pack Sport": jantes de liga leve, faróis de nevoeiro, pintura metalizada e demais itens que "quase" que o transformam na versão Normal (falta o quase).
Isto porque a Oferta satisfaz a Procura e havendo Procura de carros destes, haverá quem os disponibilize (as marcas).
Nao kero com isto ficar do lado dos anti-comerciais mas no fundo é verdade.As marcas impingem e o tuga compra comerciais a fartazana.

citação:Originalmente colocada por Jarod

Para terminar:

Jarod tu dizes:

2006114125510_SP7.JPG

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Que carro espectacular! Vai mostrar aos teus amigos o conforto a bordo e como não cansa fazer uma viagem.

Ah... pois é... não podes fazer isso.

Mas poupaste dinheiro!!! [}:)][}:)][}:)][}:)]

[8][8][8]

e para concluir o raciocinio acima, o Jarod já não parece ter dúvidas?!?!?!

citação:Originalmente colocada por joaorif

Vamos ver as coisas como elas são. Eu no meu caso comprei um clio comercial pois na maioria das vezes, já pra não dizer sempre, não necessito dos 5 lugares. Poupei cerca de 3000€ que para mim já é dinheiro. Caso necessite de 5 lugares, tenho sempre o meu Punto de estimação. Há que ver as coisas como elas são: há pessoas que a solução ideal é um comercial.
E se nao tivesses punto ????;)

É o que estou a dizer há diversas situações. Cada um tem que analisar a sua. Mas pra segundo carro é o ideal. E se pensarmos que a maioria do pessoal que os compra é pessoal solteiro que, tem a possibilidade de cravar o carro ao pai quando necessita dos 5 lugares. os casados, se a Maria tiver um carro de 5 lugares, também não vejo a necessidade de comprar outro de 5.

citação:Originalmente colocada por bobi

volto a repetir :SÓ EM PORTUGAL é que existem Comerciais ligeiros que podem ser equipados com "pack Sport": jantes de liga leve, faróis de nevoeiro, pintura metalizada e demais itens que "quase" que o transformam na versão Normal (falta o quase).
Nao kero com isto ficar do lado dos anti-comerciais mas no fundo é verdade.As marcas impingem e o tuga compra comerciais a fartazana.
Acabo de te citar, bobi ;)

só uma coisa, as marcas não impingem... aproveitam-se!!! (pudera!)

UAU k maquinao !! Imagino k os de 5 nao trazem nem metade desse ....[8][8][8] Corsa ??? Agila ??? Porque nao fazes a comparaçao com o modelo igual de 5 lugares ;) ????

Porque um carro igual de 5 lugares custa mais 5000€!
E um banco traseiro não vale 5000€ para quem não o utiliza!

"Até o Gervásio já entendeu isto. E você? De quanto tempo MAIS vai precisar?"

Originalmente colocada por rCrew

Tubular o teu MEIO CARRO é horrivél, como foste capaz de comprar só MEIO CARRO????

Fogo isto há com cada um... [8][8][8]
Da proxima compra-o só meio pintado tambem, assim ja fica ela por ela [}:)]

citação:Originalmente colocada por hugolini

Em economia existe conceito denominado de: Escolha Económica.
Este conceito explica que a compra de bens económicos é feita de acordo com as NECESSIDADES das pessoas e com o CAPITAL disponível.

Se existem pessoas que não precisam de 5 lugares para nada, compram um comercial com full-extras.

Penso que é um conceito relativamente simples de compreender, correcto sr. Zapião?

Ou precisas que faça um esquema?

Status
Not open for further replies.
Back