Comida pseudo-saudável

Mas o queijo nunca tem glúten. 99% das coisas que dizem "sem glúten" não têm glúten porque nunca tiveram.

Queijo processado (que infelizmente cada vez é mais) poderá conter gluten.

Alguém que tenha intolerância sabe perfeitamente que 99% do queijo não tem gluten.

Essa informação que eles metem na embalagem é apenas engodo para algumas pessoas mais influenciáveis comprarem aquele produto.

Por exemplo, há quem veja duas marcas de queijo, com o mesmo preço, e não saiba qual é a melhor, e escolha uma delas porque diz sem gluten.

Não está em causa a aplicação destes rótulos em coisas realmente importantes, como por exemplo em massas, bolachas e uma série de outras coisas. Aí sim tem interesse. Agora dizer que o queijo ou a água são sem gluten é pura estratégia de marketing, não há outra explicação possível.

Seria um engodo se tivesse lá que era gluten free e depois afinal de contas continha gluten.

Se é marketing ou nao já é diferente.

O problema não é a comida, mas as pessoas associarem erradamente o ser "gluten free" , "vegan" etc ao saudável.
O que pode não ser verdade.

Exactamente.

As intolerância é um assunto sério. Eu nunca vi tantos produtos sem glúten como vejo agora. Á 5 anos atrás só em lojas específicas. O gluten free está na moda é verdade, e é até um ponto benéfico para quem é intolerante, há muitos restaurantes por exemplo que assumem uma refeição gluten free, mas para eles isto significa apenas que não leva trigo. No entanto não asseguram a não contaminação durante o processo de fabrico, já me deparei num destes restaurantes e atenção isto é gravíssimo porque para algumas pessoas em casos extremos pode ser fatal.

Só consumo produtos e vou a restaurantes que estejam devidamente certificados pela APC. E não se deixem enganar, se pesquisarem bem, podem verificar que uma dieta sem glúten para quem não é intolerante pode trazer consequências graves.

Apesar de eu não ser exemplo porque gosto muito de chocolate, também temos de reconhecer que a publicidade associada à iliteracia alimentar, também causam muitos estragos. Veja-se o exemplos de iogurtes anunciados como uma ajuda para baixar o colesterol. Ora, se a pessoa vai beber aquilo e não altera nada no regime alimentar, das duas uma, ou não muda nada ou fica pior.

Então o couro cabeludo humano absorve glúten?

E o meu cão, deverei mandar fazer uma análise para saber se é intolerante? E ao aloé Vera também, outro composto do champoô?

Oh meus amigozzzzz

Comida pseudo-saudável

Então o couro cabeludo humano absorve glúten?

E o meu cão, deverei mandar fazer uma análise para saber se é intolerante? E ao aloé Vera também, outro composto do champoô?

Oh meus amigozzzzz

Apesar de gozares, os animais também podem ser intolerantes. Há comida para cão sem glúten, e sim há pessoas com alergias graves que não podem entrar em contacto nem na pele, o que as obriga a comprar produtos para a pele sem glúten, conheço algumas nestas situação. Apesar de achares que um shampoo é isento de glúten, muitos deles não são, ou até mesmo um creme para as mãos ou maquilhagem.

Por isso antes de tentar gozar, informa-te.

Acho que a maior parte das pessoas não percebeu a ideia.

Não digo que seja proibido dizer que algo é sem gluten ou sem lactose. Isso até é benéfico, quanto mais informação, melhor.

O problema é a forma como algumas marcas querem transformar comida que é um autêntico lixo em algo que parece relativamente saudável.

O exemplo que eu dei das pipocas é perfeito: têm montes de açucar, montes de gordura, fazem mal a tudo e mais alguma coisa, mas qual é o principal destaque da embalagem? É dizer que são "sem gluten, sem lactose, aptas para vegetarianos e vegans".

Acho que no mínimo deveria ser obrigatório haver informação bem visível (tal como há nos cigarros e no álcool) dos malefícios de algumas substâncias, nomeadamente açúcar a gorduras em excesso. Poderia ser por exemplo com um código de cores, como já aqui sugeriram. Mas essa informação deveria ser perfeitamente visível e identificável em poucos segundos, para que os consumidores soubessem imediatamente se o que estão a comprar tem excesso de alguma substância.

Leis. Não sei de onde veio a directiva mas a nivel europeu queriam obrigar os produtores a indicar se tinham, ou não, cada um dos alergenos (ou coisas como halal, etc).

Espantoso, espantoso, é como a Humanidade sobreviveu a sobreviveu ao longo de quase 200.000 anos, sem alimentos "light", "bio", "natural", "magro", "sem glúten", "sen lactose", "naturalmente açucarado", "reforçado com vitaminas", etc?

eu tenho a ideia que há diferentes graus de intolerância, mas posso estar enganado.
Acho que há pessoas com mais ou menos capacidade de digerir a lactose
Há.

Conheço pessoal intolerante à lactose que consegue comer iogurtes.
Mas conheço uma que se comer um iogurte fica logo mal.

Diferentes graus de intolerância à mesma substância na mesma quantidade ;)

Comida pseudo-saudável

Espantoso, espantoso, é como a Humanidade sobreviveu a sobreviveu ao longo de quase 200.000 anos, sem alimentos "light", "bio", "natural", "magro", "sem glúten", "sen lactose", "naturalmente açucarado", "reforçado com vitaminas", etc?

As intolerâncias alimentares por exemplo ao glúten surgiram por causa das alterações genéticas ao trigo nos últimos 100 anos e isto é só a ponta do icebergue.

O resto acho que não é preciso elaborar muito, químicos na carne, químicos nos alimentos vegetais, exageros de açúcar e sal nos alimentos pre fabricados. No fundo industrialização esta tudo relacionado com o grande crescimento de algumas doenças cardio vasculares por exemplo.

As intolerâncias alimentares por exemplo ao glúten surgiram por causa das alterações genéticas ao trigo nos últimos 100 anos e isto é só a ponta do icebergue.

O resto acho que não é preciso elaborar muito, químicos na carne, químicos nos alimentos vegetais, exageros de açúcar e sal nos alimentos pre fabricados. No fundo industrialização esta tudo relacionado com o grande crescimento de algumas doenças cardio vasculares por exemplo.

Uau.

Cuidado que ficas a par do winteriscoming. Esse com tanta desinformação torna as discussões ineficientes. Banido não digo mas abatido até que era.

Voltanto ao tópico. As alergias ao gluten existem há milhares de anos.

https://www.nature.com/news/ancient-bones-show-signs-of-struggle-with-coeliac-disease-1.15128
https://io9.gizmodo.com/people-have-suffered-from-gluten-intolerance-for-at-lea-1570255009
Analysis of the skeletal remains of an affluent young woman who lived in Tuscany some 2,000 years ago shows that celiac disease has existed since ancient times — as has the practice of avoiding certain foods.

Ou seja, as pessoas sabiam do problema e evitavam isso.

Há que compreender que tanto o boom da intolerancia ao glúten como à lactose se deu apenas e só pela massificação do cultivo dos cereais e do crescimento da indústria do leite.
No médio oriente sempre beberam leite de outros animais, como cabras que possui ligeiramente menos lactose.

As populações estavam espalhadas pelo mundo, e devido à pouca transmissão de material genético, começaram-se a distinguir: por exemplo, na escandinavia mais de 70% da população é tolerante à lactose, enquanto na China é menos de 10 % (ou mesmo 20).

Agora pega na revolução industrial e manda quantidades gigantes de leite para esses países e vais ver a quantidade de intolerantes a lactose "disparar". No entanto eles sempre estiveram lá.

Uau.

Cuidado que ficas a par do winteriscoming. Esse com tanta desinformação torna as discussões ineficientes. Banido não digo mas abatido até que era.

Voltanto ao tópico. As alergias ao gluten existem há milhares de anos.

https://www.nature.com/news/ancient-bones-show-signs-of-struggle-with-coeliac-disease-1.15128
https://io9.gizmodo.com/people-have-suffered-from-gluten-intolerance-for-at-lea-1570255009

Ou seja, as pessoas sabiam do problema e evitavam isso.

Há que compreender que tanto o boom da intolerancia ao glúten como à lactose se deu apenas e só pela massificação do cultivo dos cereais e do crescimento da indústria do leite.
No médio oriente sempre beberam leite de outros animais, como cabras que possui ligeiramente menos lactose.

As populações estavam espalhadas pelo mundo, e devido à pouca transmissão de material genético, começaram-se a distinguir: por exemplo, na escandinavia mais de 70% da população é tolerante à lactose, enquanto na China é menos de 10 % (ou mesmo 20).

Agora pega na revolução industrial e manda quantidades gigantes de leite para esses países e vais ver a quantidade de intolerantes a lactose "disparar". No entanto eles sempre estiveram lá.

O teu problema é que vais ao Google, procuras um tópico e já achas que tens a informação toda do teu lado. As pessoas hoje em dia tem muito a mania que são autênticas enciclopédias, mas claro com o telemóvel na mão.

Vou-te dar mais um tempinho para pesquisares mais um bocado. Força.

Exacto, sobreviveu. Os alérgicos foram ficando pelo caminho...

O teu problema é que vais ao Google, procuras um tópico e já achas que tens a informação toda do teu lado. As pessoas hoje em dia tem muito a mania que são autênticas enciclopédias, mas claro com o telemóvel na mão.

Vou-te dar mais um tempinho para pesquisares mais um bocado. Força.

Eu penso que o exemplo que te dei (sim, logo o primeiro do google) seria suficiente para provar ao mundo académico (sejam eles dietistas, geneticistas, bioquimicos ou antropologistas genéticos) que alergias à lactose e ao glúten (entre outras) existem há varios anos. Mas tu deves estar acima disso tudo.

Mas hey, só estudei a area da bioquimica e afins até ao doutoremento. Quem sou eu para te dizer que o facto de veres mais "alergias" precisamente ao gluten e lactose deriva da massificação desses ingredientes e da explosão populacional pós revolução industrial (sim, se por exemplo na revolução industrial só aumentasse a produção de leite e toda a alimentação fosse beber leite, os chineses nunca teriam sido a população gigante que são hoje).

ps: é verdade que organismos genéticamente modificados estão/vão trazer problemas. Ainda não se sabe se a modificação desses organismos leva a modificações por exemplo na sequencia da proteína (ou a modificações que se ligam a esta, após a proteína ser produzida) e isto levará a problemas de saúde. Mas o glúten e a lactose são casos de alergias conhecidas que ocorrem há seculos.

Última edição:
Eu penso que o exemplo que te dei (sim, logo o primeiro do google) seria suficiente para provar ao mundo académico (sejam eles dietistas, geneticistas, bioquimicos ou antropologistas genéticos) que alergias à lactose e ao glúten (entre outras) existem há varios anos. Mas tu deves estar acima disso tudo.

Mas hey, só estudei a area da bioquimica e afins até ao doutoremento. Quem sou eu para te dizer que o facto de veres mais "alergias" precisamente ao gluten e lactose deriva da massificação desses ingredientes e da explosão populacional pós revolução industrial (sim, se por exemplo na revolução industrial só aumentasse a produção de leite e toda a alimentação fosse beber leite, os chineses nunca teriam sido a população gigante que são hoje).

ps: é verdade que organismos genéticamente modificados estão/vão trazer problemas. Ainda não se sabe se a modificação desses organismos leva a modificações por exemplo na sequencia da proteína (ou a modificações que se ligam a esta, após a proteína ser produzida) e isto levará a problemas de saúde. Mas o glúten e a lactose são casos de alergias conhecidas que ocorrem há seculos.

Obrigado. Estás a ver como chegaste lá, porque se tivesses tido essa atitude desde início a conversa tinha fluido melhor. Acrescentavas a informação e dessa forma ficava também eu mais informado. Até dentro da minha área de estudo não sei tudo, vou assumir que contigo o mesmo acontece senão nem estávamos aqui a falar.

Obrigado. Estás a ver como chegaste lá, porque se tivesses tido essa atitude desde início a conversa tinha fluido melhor. Acrescentavas a informação e dessa forma ficava também eu mais informado. Até dentro da minha área de estudo não sei tudo, vou assumir que contigo o mesmo acontece senão nem estávamos aqui a falar.

Sim. Eu presumo sempre que não sei nada e tenho sempre de investigar.

Mas tu é que disseste isto:

E não isto:

Eu acho que as intolerâncias alimentares por exemplo ao glúten surgiram por causa das alterações genéticas ao trigo nos últimos 100 anos e isto é só a ponta do icebergue.

E isto é muito, muito diferente.

Dizer que não tem glúten ou lactose não tem nada a ver com fazer um produto passar por saudável.
É informação relevante para quem é intolerante a isso.
As pessoas que são intolerantes a X, pretendam ou não fazer uma alimentação saudável, agradecem que essa informação esteja visível nas embalagens.

Naturalmente que é um assunto muito sério (por vezes de morte...) as alergias ou intolerâncias alimentares (seja ao glúten, lactose, amendoins, marisco, etc).
Eu não queria desvalorizar isso.

Queria, simplesmente, ridicularizar o abuso e a desinformação que se faz em relação os produtos "sem glúten", "biológico", "vegan", "light", etc., criando a impressão que são mais saudáveis. Na verdade, existem pessoas que entram em pseudo-dietas com esses produtos todos "modernos", patrocinadas por "famosos" do momento, e que não passam de uma imensa treta, por vezes com consequências negativas para a saúde.

Portanto, quero pedir desculpa por não me ter sabido explicar como deve ser, estendendo, em particular, as minhas desculpas para todas as pessoas que precisam de comer produtos sem lactose ou sem glúten, pois de outra forma jamais os poderiam ingerir.

Voltar
Superior