Comida pseudo-saudável

Intolerancias e alergias sao coisas diferentes. Nunca ouvi nenhum caso de alguem que morreu por ingerir gluten ou lactose, nao e assim que funciona. Ja pessoas com alergia a amendoins por exemplo pode sim morrer por comer algo com apenas pequenas quantidades de amendoim.

Produtos com possibilidade de causar reaccoes alergicas devem ser explicitamente listados nos rotulos (excepto em casos obvious estilo o pacote de leite que diz no rotulo "contem leite" [:D]), o resto e marketing. Dizer que se e intolerante ao gluten esta na moda, na verdade muito poucas pessoas o sao e a maioria nem sabe o que e gluten.

Espantoso, espantoso, é como a Humanidade sobreviveu a sobreviveu ao longo de quase 200.000 anos, sem alimentos "light", "bio", "natural", "magro", "sem glúten", "sen lactose", "naturalmente açucarado", "reforçado com vitaminas", etc?

Não gozes com os pseudo-intolerantes

Desculpem lá mas nada disso me choca. É incrível que a culpa é sempre dos fabricantes da comida, ou mentem, ou omitem, ou afins.

Se ninguém acredita nos consumos anunciados pelas construtoras automóveis, porque raio alguem há-de ligar aos rótulos bonitos do pão baixo em hidrato de carbonos ( mas que ao ler a embalagem percebemos que tem o dobro do sal do pão normal ) ?

Entre outros exemplos claro.

Quem quer ser saudável , fale com o médico, esse é o 1º passo para a caminhada. E pratique exercício.

Estar sentado a ganhar KG e apontar sempre o dedo aos outros é que não dá com nada.

Não obstante da lógica do tópico, com a qual até concordo, afinal, anda meio mundo a enganar outro meio mundo, mas muita malta hoje só tem internet pa falar mal dos outros e ir ao facebook, devia usar mais para pesquisar coisas mais interessantes e não ir na carneirada...

Eu percebo a tua ideia, e concordo com o mesmo.
Um bom exemplo é o rotulo da Nutela !
Quem olha para aquilo, parece super saudável.

1f76ddf15187cef8ada048eaff6cd9f6.jpg

E que tal as pessoas irem ler o rótulo dos ingredientes ?

Dá muito trabalho né.....

o maior problema que vejo não é o caso da comida promovida como saudavel por não ter gluten ou não ter lactose quando aquele alimento não tem aqueles nutrientes
embora para alguns casos de celiacos a presença de gluten, mesmo em quantidades infimas pode ser grave

embora seja divertido comprar um embalagem de 1 quilo de tremoços e ver com grande destaque na embalagem o aviso de que contêm tremoços... surpreendente, um quilo de tremoços contem tremoços!
e quem diria? um quilo de amendoins contem amendoins!!!!!!

mas vamos ao tema
os casos mais graves de comida promovida como sendo saudavel, quando não o é, são o dos cereais de pequeno almoço e as bebidas de fruta (compal e afins), principalmente os cereais de pequeno almoço normalmente muito açucarados

há muitas pessoas que julgam que aqueles alimentos são saudaveis, a publicidade muitas vezes diz que tem não sei quantas vitiminas e não sei quantos minerais e basta ver o espaço que ocupam nos hipers para perceber que vendem muito

o seu consumo sistematico é bastante nocivo, mas muitas pessoas estão convencidas do contrário, que são alimentos muito saudaveis

exemplos de tentativas de enganar pessoas menos informadas
- o chocolates kinder cuja publicidade procura vendê-lo como algo bom por ter muito leite e o leite ser um alimento saudavel
- o danoninho, cheio de açucar, mas cuja publicidade tenta vendê-lo como algo que ajuda as crianças a crescer, tem leite
o mesmo vale para outros yogurts cheios de açucar ou adoçantes
- algumas margarinas que pelo simples facto de serem de origem vegetal já passam a ser algo saudável o que nem sempre ocorre
- refrigerantes sem açucar, mas com adoçantes e cujo consumo sistematico pode ser também bastante prejudicial para a saude, cuja publicidade

o simples pão é assumido como uma comida saudável, o que tem os seus limites, mas muitas vezes, principalmente em cadeias de supermercados e hipers, tem tantos aditivos, açucar e por vezes contem gordura, chegando a ter gordura hidrogenada que devia ser simplesmente proibida
aliás a comida pronta nos hipers e supers muitas vezes tem esse tipo de gordura, é frequente encontrarem-se legumes salteados... legumes comida saudável... não quando são salteados em gordura hidrogenada, como tantas vezes ocorre em restaurantes e nessas secções dos supermercados

o maior problema que vejo não é o caso da comida promovida como saudavel por não ter gluten ou não ter lactose quando aquele alimento não tem aqueles nutrientes
embora para alguns casos de celiacos a presença de gluten, mesmo em quantidades infimas pode ser grave

embora seja divertido comprar um embalagem de 1 quilo de tremoços e ver com grande destaque na embalagem o aviso de que contêm tremoços... surpreendente, um quilo de tremoços contem tremoços!
e quem diria? um quilo de amendoins contem amendoins!!!!!!

mas vamos ao tema
os casos mais graves de comida promovida como sendo saudavel, quando não o é, são o dos cereais de pequeno almoço e as bebidas de fruta (compal e afins), principalmente os cereais de pequeno almoço normalmente muito açucarados

há muitas pessoas que julgam que aqueles alimentos são saudaveis, a publicidade muitas vezes diz que tem não sei quantas vitiminas e não sei quantos minerais e basta ver o espaço que ocupam nos hipers para perceber que vendem muito

o seu consumo sistematico é bastante nocivo, mas muitas pessoas estão convencidas do contrário, que são alimentos muito saudaveis

exemplos de tentativas de enganar pessoas menos informadas
- o chocolates kinder cuja publicidade procura vendê-lo como algo bom por ter muito leite e o leite ser um alimento saudavel
- o danoninho, cheio de açucar, mas cuja publicidade tenta vendê-lo como algo que ajuda as crianças a crescer, tem leite
o mesmo vale para outros yogurts cheios de açucar ou adoçantes
- algumas margarinas que pelo simples facto de serem de origem vegetal já passam a ser algo saudável o que nem sempre ocorre
- refrigerantes sem açucar, mas com adoçantes e cujo consumo sistematico pode ser também bastante prejudicial para a saude, cuja publicidade

o simples pão é assumido como uma comida saudável, o que tem os seus limites, mas muitas vezes, principalmente em cadeias de supermercados e hipers, tem tantos aditivos, açucar e por vezes contem gordura, chegando a ter gordura hidrogenada que devia ser simplesmente proibida
aliás a comida pronta nos hipers e supers muitas vezes tem esse tipo de gordura, é frequente encontrarem-se legumes salteados... legumes comida saudável... não quando são salteados em gordura hidrogenada, como tantas vezes ocorre em restaurantes e nessas secções dos supermercados

Isto. Aliás a pirâmide dos alimentos está errada e é causa do problema da obesidade alarmante principalmente nos EUA. Pesquisem por Low Carb High Fat dieta ou cetogenica.

Desculpem lá mas nada disso me choca. É incrível que a culpa é sempre dos fabricantes da comida, ou mentem, ou omitem, ou afins.

Se ninguém acredita nos consumos anunciados pelas construtoras automóveis, porque raio alguem há-de ligar aos rótulos bonitos do pão baixo em hidrato de carbonos ( mas que ao ler a embalagem percebemos que tem o dobro do sal do pão normal ) ?

Entre outros exemplos claro.

Quem quer ser saudável , fale com o médico, esse é o 1º passo para a caminhada. E pratique exercício.

Estar sentado a ganhar KG e apontar sempre o dedo aos outros é que não dá com nada.

Não obstante da lógica do tópico, com a qual até concordo, afinal, anda meio mundo a enganar outro meio mundo, mas muita malta hoje só tem internet pa falar mal dos outros e ir ao facebook, devia usar mais para pesquisar coisas mais interessantes e não ir na carneirada...

convém não esquecer que aqui no forum o nível de instrução das pessoas é razoável / bom, mas há muita gente com poucos ou nenhuns conhecimentos, e nem por isso deixam de ter os seus direitos.

Se para nós é relativamente fácil ler e compreender um rótulo, o mesmo não é assim tão simples para pessoas pouco instruídas, que por uma série de fatores acabam por "não ligar nada" a essas coisas insignificantes.

A informação dos produtos (não só alimentares, mas principalmente alimentares) deveria ser feita de forma a abrangir a maior quantidade possível de pessoas, com linguagem e grafismo o mais simples possível e principalmente sem informação inútil que induza o comprador em erro.

convém não esquecer que aqui no forum o nível de instrução das pessoas é razoável / bom, mas há muita gente com poucos ou nenhuns conhecimentos, e nem por isso deixam de ter os seus direitos.

Se para nós é relativamente fácil ler e compreender um rótulo, o mesmo não é assim tão simples para pessoas pouco instruídas, que por uma série de fatores acabam por "não ligar nada" a essas coisas insignificantes.

A informação dos produtos (não só alimentares, mas principalmente alimentares) deveria ser feita de forma a abrangir a maior quantidade possível de pessoas, com linguagem e grafismo o mais simples possível e principalmente sem informação inútil que induza o comprador em erro.

Sim, é verdade. Da mesma forma que para nós não é dificil perceber que as videntes são uma bela aldrabice, para muitos velhotes não, e gastam bons euros nisso.

E portanto aí concordo contigo.

Mas , embora eu não o tenha dito, eu referia-me à malta nova e mesmo às pessoas que têm tipo até 50 e tal anos de idade. E aí, na maioria dos casos, a desculpa dos rótulos pseudo saudáveis não pega.

Mas novamente digo que não estou de acordo com isto.

Mas não poderíamos ter um rótulo em letras grandes a dizer " tem muito açúcar "....é como as marcas de automoveis dizer " após 6 anos terá de tastar 2000 euros num FAP " [:p]

E para quando deixar de desculpar pessoas com preguica de usar a massa cinzenta?

Os velhotes que ja tem idade para ter juizo mas ainda assim se deixam levar nas tretas do professor Chibanga so tem o que merecem, um idiota e o seu dinheiro sao facilmente separados. A unica habilitacao necessaria para ler um rotulo...e saber ler! A composicao nutricional dos alimentos e descrita de uma forma bastante clara, esta sempre bem explicita a quantidade de acucar e nao e preciso perceber nada de nutricao para pegar em dois alimentos lado a lado, um que diz ter 300kcal em 100g e outro que diz ter 600 e perceber qual deles engorda mais.

O problema e a quantidade assustadora de pessoas que "nao sabe nem quer saber", nao so neste assunto como em muitos outros. E quando alguem tem essa mentalidade de ja saber tudo o que interessa e nao precisa de aprender mais nada, quanto a essa pessoa ja ha pouco a fazer.

Última edição:
a mim é que não me enganam porque eu percebo umas coisinhas disto
por exemplo, a publicidade da corpos danone da jessica athayde, do ''porque me amo''...
acho isso ridiculo lol uma vez até cheguei a responder num post dela sobre isso porque meteu-me confusão ela fazer publicidade a uma coisa que faz mal:
''eu como me amo nao bebo iogurtes cheios de edolcurantes e porcarias"[:D]
ah e todos os iogurtes que dizem que têm uma certa fruta(daquelas menos usuais tipo mirtilo, romã, etc), vai-se a ver o rótulo dos ingredientes e entre aromas só tem 1 % dessa fruta[:)]
se alguem se quer informar mais sobre assuntos da alimentação e outras coisas em geral, sigam o Dr.Lair..ele é um médico muito à frente e ''revolucionário'' para os dias de hoje...como ele há muito muito poucos

Última edição:
E o que sugeres de alternativa aos edulcorantes?

Quanto à fruta não percebo a admiração, são iogurtes e não um pote de fruta.

Também não percebo bem o que as pessoas estão á espera. Há uma solução para isso, façam iogurtes caseiros.

Numa perspectiva mais negativa, é impossível comer saudável, hoje em dia está tudo ou contaminado ou com químicos, ou o facto de comer carne não ser saudável, beber leite vai pelo mesmo caminho. Depois há segmentos diferentes de pessoas que se acham saudáveis e/ou que comem saudável, o pessoal que frequenta o ginásio, o pessoal que é vegan, o pessoal que come bio. Querem ser saudáveis? Deixem de comer

Ha lobbies que andam ha *anos* a encomendar estudos para tentar provar que edulcorantes fazem mal a saude. Ate ha data os unicos que dizem que eles fazem mal ao que quer que seja sao do genero dos que dizem que as vacinas causam autismo...

Também não percebo bem o que as pessoas estão á espera. Há uma solução para isso, façam iogurtes caseiros.

Numa perspectiva mais negativa, é impossível comer saudável, hoje em dia está tudo ou contaminado ou com químicos, ou o facto de comer carne não ser saudável, beber leite vai pelo mesmo caminho. Depois há segmentos diferentes de pessoas que se acham saudáveis e/ou que comem saudável, o pessoal que frequenta o ginásio, o pessoal que é vegan, o pessoal que come bio. Querem ser saudáveis? Deixem de comer

Até mesmo no iogurte caseiro tens de comprar ingredientes que já firam processados.

E ainda tens a questão de adocicar. Vais usar o quê?

Também penso ser melhor deixar de comer.

não comer coisas edulcorantes:confused:acho que é obvio
até podia ser um pote de fruta mas ninguém na industria alimentar faz iogurtes com bastante fruta, a não ser sermos nós a fazer um iogurte e acrescentar fruta cortada aos bocados, mas o que eu não concordo é que façam embalagens todas bonitinhas a dizer que o iogurte é muito saudavel e que tem mirtilos quando vou a ver e só tem 1%...isso é publicidade enganosa

Até mesmo no iogurte caseiro tens de comprar ingredientes que já firam processados.

E ainda tens a questão de adocicar. Vais usar o quê?

Também penso ser melhor deixar de comer.
wtf? queres comparar um iogurte desses que tá aí à venda com um iogurte caseiro? o máximo que ias comprar para o fazeres era leite e iogurte..tudo bem que não acaba por resultar num produto 100% natural mas não tamos a discutir alternativas 100% saudáveis mas sim alternativas melhores...se queres meter açucar isso é problema teu..eu como sem açucar primeiro porque gosto dele assim e segundo porque faz melhor alem de que para mim é ridiculo meter açucar num iogurte que ja tem pedaços de fruta...eu não gosto de coisas muito doces e nao ha nada melhor como o sabor da fruta

Voltar
Superior