Como cortar a barba sem sofrimento

Podes comprar um pinchel e um sabão e fazeres a espuma numa taça, é mais moroso mas dá graça ao processo.

Eu já não tenho paciência e faço a espuma diretamente na cara com um creme.

Não acho que o bálsamo vs after-shave te fará diferença nas rugas... infelizmente [:D]

Eu nunca me consegui habituar as lâminas da BIC, acho-as pouco afiadas. Costumo usar ASTRA.
Nunca as experimentei, mas repara no seguinte link:

https://www.refinedshave.com/razor-blade-sharpness-summary/

São supostamente das mais afiadas. Será que vêm de diferentes fábricas?:confused:

Quais são as lâminas que aconselhas? Mesmo que seja encomenda on-line ou até eBay ou similar.
Estás a "bater à porta errada". [:D] Eu tenho muito pouca experiência nas lâminas de barbear clássico. O resumo das minhas experiências com barbear classico está todo nos posts anteriores. Deixa que outros te respondam a essa questão.

No seguinte link do ebay, tens um pack com várias lâminas para experimentares e veres com qual te dás melhor:

https://www.ebay.es/itm/Double-Edge...ach/282310529330?_trksid=p2485497.m4902.l9144

Há aí algum kit desses de barbear que fique em conta On-line ou em loja?!

Em loja física, podes adquirir uma Wilkinson baratinha (4,50€ por ex nas lojas Beauty Store, ou um pouco mais cara no Continente) que já trás lâminas. Para creme de barbear baratinho, tens o Bonté no Minipreço a 1,19€ (ou o Lavanda que é nacional). O pincel da Wilkinson fica por 6€ e pico no Mercadona. Os pincéis da Semogue (marca portuguesa) começam +- nos 10€. Para experimentares várias lâminas, vê o link do ebay que eu postei anteriormente, ou dá uma vista de olhos nas drogarias à tua beira.

Last edited:
São supostamente das mais afiadas. Será que vêm de diferentes fábricas?:confused:

Se reparares são menos afiadas que as Derby e as Astra que são as que normalmente uso. Aliás na comparação são as menos afiadas em média.

Eu já experimentei e não consigo um barbear suave com as BIC mas isto pode depender da técnica, do tipo de barba, etc.

Naquela tabela, quanto menor for o valor, mais afiada é a lâmina.

Isto de ler as coisas na diagonal... :sh)

Olha é uma surpresa. A mim parecem-me menos afiadas que as que mencionei. Mas de facto as Feather são mais afiadas que as outras.

Às tantas é mesmo implicação minha...

Isto de ler as coisas na diagonal... :sh)

Olha é uma surpresa. A mim parecem-me menos afiadas que as que mencionei. Mas de facto as Feather são mais afiadas que as outras.

Às tantas é mesmo implicação minha...
Pode simplesmente existirem várias fábricas e a afiação das lâminas pode ser diferente.

@joseamrib
Deixo aqui foto das Gillette platinum que tenho
Em relação ao resíduo que fica na lâmina por transferência do papel aqui também acontece e noutras marcas também, não me parece que haja problema
149d49e0c19b5ee10d1273d14eca9036.jpg

Obrigado.

A da esquerda é igual às minhas. Ainda pensei que as minhas fossem falsificadas.

@Paton no vídeo a seguir tens a tal máquina Wilkinson baratinha e o pincel Wilkinson. Assim ficas com uma ideia.

O pincel é muito mau, a máquina é um horror. Por mais uns euros consegue-se arranjar material mais decente. Começar esta nobre arte com produtos de má qualidade é meio caminho para a desistência[;)]

Last edited:
Obrigado.

A da esquerda é igual às minhas. Ainda pensei que as minhas fossem falsificadas.

@Paton no vídeo a seguir tens a tal máquina Wilkinson baratinha e o pincel Wilkinson. Assim ficas com uma ideia.

Por acaso prefiro a da direita, a de caixa branca

Também sou um adepto do barbear clássico, e nesta altura para iniciantes e não só, uma boa máquina é a King C Gillette que podem comprar em qualquer supermercado, esperem pela promoção dos 25% que fica a 15€, foi quanto dei pela minha, é uma máquina suave ideal para iniciantes e para aqueles dias que queremos um escanhoado rápido.
A Wilkinson Sword de plástico, nas lojas clarel costuma estar a 2.99€, mas sinceramente a não ser que tenham pouca barba, ou pouco cerrada, não aconselho, acho preferível a King C Gillette.
Se quiserem mandar vir da china, Aliexpress, existem também boas opções a menos de 15€, demoram é algum tempo a chegar a casa, Qshave clone da Merkur Futur, a Yaqi tem uma parecida à Edwin Jagger DE89, a Weishi, etc..., qualquer uma destas fica a menos de 10€.

Tenho algumas máquinas, as minhas preferidas são a Rockwell 6C e a Razorock Gamechanger 0.84. A minha primeira máquina foi uma Edwin Jagger DE89, e o corte da mesma é muito parecido com a King C Gillette.

Alguém perguntou feedback sobre as Gillette Nacet, para a minha barba são das melhores juntamente com as Gillette 7 O'clock Super Platinum, também gosto das Gillette Platinum, das Gillette Silver Blue, Astra SP/SS, Rapira Platinum Lux, Voskhod, etc... Também depende da máquina que vou usar.
Ainda não experimentei as lâminas King C Gillette que vieram com a máquina.

Last edited:
Ontem tive um momento, "não negues à partida uma ciência que desconheces". Aproveito e deixo já aqui o meu agradecimento ao Veloce por tudo.

Graças ao Veloce (ver uns posts atrás ele a referir uma máquina slant plástica), experimentei este fim de semana, uma máquina slant plástica made in Germany.

P1000361-300x2251.jpg

(imagem retirada da internet)

Quem olha para aquela máquina e para a Wilkinson (a baratinha), a Wilkinson parece premium (comecem a pensar), por isso as expectativas eram baixas. Como sou algo determinado para atingir certos resultados (neste caso um barbear confortável e sem irritação), preparei tudo e lá a resolvi experimentar.
Coloquei as duas máquinas lado a lado, a Wilkinson com uma lâmina King C Gillette (a lâmina que eu me tinha dado melhor com aquela máquina) e a máquina slant plástica com uma lâmina Rapira. Olhei para as duas máquinas e fui em frente para a dupla Alemã - Russa. Comecei na face com todo o cuidado, quase sem força e tenho a dizer que simplesmente não senti a lâmina. [br:)] Mais umas passagens na face com a slant e toca a comparar com a dupla Wilkinson - King C. Gillette. A diferença está no sentir da lâmina (quando comparado com a slant, eu com a Wilkinson sinto as passagens) e na capacidade da slant quase retirar todo o pelo (sem esforço nenhum) de uma só passagem. Para tirar teimas, ainda cheguei a colocar a Rapira na Wilkinson (pensei que a magia estivesse na lâmina) e mesmo assim continuava a sentir a passagem da lâmina (quando comparado com a slant). Troquei novamente a Rapira para a slant e acabei o barbear com esta dupla.

Resultado, nenhum corte e na parte do pescoço foi bem mais agradável, visto que numa passagem a slant retira quase todo o pelo.
Onde achei que a Wilkinson tem alguma vantagem, é na zona debaixo do nariz, mas ao virarmos a cabeça da slant (conforme o local debaixo do nariz) temos exactamente os mesmos resultados. Nada de muito relevante.

Entusiasmado com o resultado da cara, decidi rapar a cabeça com a dupla Alemã - Russa.[;)] Rapar a cabeça com esta máquina é mesmo muito confortável. Muito, muito eficiente. Uma passagem (quase sem força) e lá se vai quase todo o pelo.
Aconselho a todos o investimento numa slant assim. Não vai virar cabeças com o aspecto dela, mas é muito eficiente.apr:)

Mais uma vez, obrigado Veloce por tudo.[;)]

Last edited:
Bem vindo ao mundo do barbear com prazer, o problema dessas slant é que já não se encontram no mercado, existem muitas outras mas o resultado é bem diferente, permissiva e suave como essa nunca encontrei nenhuma. Para debaixo do nariz tenho sempre por perto uma destas
0000261-maquina-descartavel-gillette-blue-ii-51.jpg
[;)]

Ontem tive um momento, "não negues à partida uma ciência que desconheces". Aproveito e deixo já aqui o meu agradecimento ao Veloce por tudo.

Graças ao Veloce (ver uns posts atrás ele a referir uma máquina slant plástica made in Germany), experimentei este fim de semana, uma máquina slant plástica made in Germany. Quem olha para aquela máquina e para a Wilkinson (a baratinha), a Wilkinson parece premium (comecem a pensar), por isso as expectativas eram baixas. Como sou algo determinado para atingir certos resultados (neste caso um barbear confortável e sem irritação), preparei tudo e lá a resolvi experimentar.
Coloquei as duas máquinas lado a lado, a Wilkinson com uma lâmina King C Gillette (a lâmina que eu me tinha dado melhor com aquela máquina) e a máquina slant plástica com uma lâmina Rapira. Olhei para as duas máquinas e fui em frente para a dupla Alemã - Russa. Comecei na face com todo o cuidado, quase sem força e tenho a dizer que simplesmente não senti a lâmina. [br:)] Mais umas passagens na face com a slant e toca a comparar com a dupla Wilkinson - King C. Gillette. A diferença está no sentir da lâmina (quando comparado com a slant, eu com a Wilkinson sinto as passagens) e na capacidade da slant quase retirar todo o pelo (sem esforço nenhum) de uma só passagem. Para tirar teimas, ainda cheguei a colocar a Rapira na Wilkinson (pensei que a magia estava na lâmina) e mesmo assim continuava a sentir a passagem da lâmina (quando comparado com a slant). Troquei novamente a Rapira para a slant e acabei o barbear com esta dupla.

Resultado, nenhum corte e na parte do pescoço foi bem mais agradável, visto que numa passagem a slant retira quase todo o pelo.
Onde achei que a Wilkinson tem alguma vantagem, é na zona debaixo do nariz, mas ao virarmos a cabeça da slant (conforme o local debaixo do nariz) temos exactamente os mesmos resultados. Nada de muito relevante.

Entusiasmado com o resultado da cara, decidi rapar a cabeça com a dupla Alemã - Russa.[;)] Rapar a cabeça com esta máquina é mesmo muito confortável. Muito, muito eficiente. Uma passagem (quase sem força) e lá se vai quase todo o pelo.
Aconselho a todos o investimento numa slant assim. Não vai virar cabeças com o aspecto dela, mas é muito eficiente.apr:)

Mais uma vez, obrigado Veloce por tudo.[;)]

O que é uma slant?
Peço desculpa pela minha ingenuidade.
Ontem desfiz a barba levei logo com 2 brindes que não paravam de deitar molho. Lol

Last edited:
O que é uma slant?
Peço desculpa pela minha ingenuidade.
Ontem desfiz a barba levei logo com 2 brindes que não paravam de deitar molho. Lol
What-Are-The-Different-Safety-Razor-Head-Types.png

images

Qual foi a lâmina responsável por esses brindes? Tenta experimentar com outras lâminas para analisares com qual te dás melhor.

A seguir links com packs de várias lâminas para experimentares.

BORDE Doble Hoja De Afeitar Muestra Pack (2x cada uno) | eBay

29 mixto doble borde Seguridad De Hojas De Afeitar Muestra Pack (1) Tipo Cuchilla X | eBay

As King C Gillette consegues encontrar facilmente no Continente e Auchan. Eu não te quero estar a enganar, mas acho que tens mais algumas lâminas pelo o Auchan.

Last edited:
Também sou um adepto do barbear clássico, e nesta altura para iniciantes e não só, uma boa máquina é a King C Gillette que podem comprar em qualquer supermercado, esperem pela promoção dos 25% que fica a 15€, foi quanto dei pela minha, é uma máquina suave ideal para iniciantes e para aqueles dias que queremos um escanhoado rápido.
Alguém pediu uma promoção? [:D]

Comprar Máquina de Barbear Lâmina Dupla + 5 Recargas embalagem 6 unidades · King C. Gillette · Supermercado El Corte Inglés (elcorteingles.pt)

Máquina King Duplo Gume + 5 Recargas - Gillette - Continente Online

Máquina King C Gillette Duplo Gume + 5 Carregadores (auchan.pt)

As lâminas também estão em promoção (embora eu ache que no Continente as 10 lâminas King C Gillette ficaram uns cêntimos mais baratas):

Comprar Máquinas de Barbear Lâmina Dupla Recargas embalagem 10 unidades · King C. Gillette · Supermercado El Corte Inglés (elcorteingles.pt)

Last edited:
Bem vindo ao mundo do barbear com prazer, o problema dessas slant é que já não se encontram no mercado, existem muitas outras mas o resultado é bem diferente, permissiva e suave como essa nunca encontrei nenhuma. Para debaixo do nariz tenho sempre por perto uma destas
0000261-maquina-descartavel-gillette-blue-ii-51.jpg
[;)]
Boa ideia. apr:) Ainda tenho por lá a Fusion e dá sempre para utilizar a parte de trás da lámina.

Em relação à utilização da slant debaixo do nariz, muito sinceramente, com um pouco de jeito e com a ajuda da outra mão faz-se bem.

What-Are-The-Different-Safety-Razor-Head-Types.png

images

Qual foi a lâmina responsável por esses brindes? Tenta experimentar com outras lâminas para analisares com qual te dás melhor.

A seguir links com packs de várias lâminas para experimentares.

BORDE Doble Hoja De Afeitar Muestra Pack (2x cada uno) | eBay

29 mixto doble borde Seguridad De Hojas De Afeitar Muestra Pack (1) Tipo Cuchilla X | eBay

As King C Gillette consegues encontrar facilmente no Continente e Auchan. Eu não te quero estar a enganar, mas acho que tens mais algumas lâminas pelo o Auchan.

Foi da marca branca do Lerlerc que são as Merkur...
Obrigado [;)]

Last edited:
As classificações das lâminas são várias e os resultados dependem sempre de quem as avalia, assim como "a melhor" para mim isso não existe porque a melhor lâmina depende sempre da pessoa que a vai usar porque uma lâmina que é boa para uma pessoa pode ser a pior para outra e isto está dependente do seu tipo de pele, do tipo de barba, da safety Razor que em conjunto com determinada lâmina pode funcionar bem ou não, etc.
Por exemplo no meu caso as lâminas que mais uso na maior parte desses comparativos nem se encontram lá (as que mais uso são as LORD Super Stainless Classic ou as Racer Super Class Platinum)
wpdcf4a1ef_05_06.jpg
racer-super-class-platinum-jpg.1091781

AS LORD não são das mais afiadas mas comigo funcionam bem e são bastante confortáveis (normalmente lavo e limpo sempre a lâmina na toalha após o seu uso e depois do 2/3 barbear viro a lâmina na SR contrário (a parte que estava para baixo volto-a para cima e isso faz sempre diferença no barbeares seguintes), já por seu lado as RACER são bem mais afiadas mas continuam com o mesmo conforto que as LORD me proporcionam no barbear.
NOTA: Eu tenho a barba rija e corto a barba todos os dias, não sei se isso poderá ter alguma influência ou não.

Back