Como cortar a barba sem sofrimento

Costumas comprar as lâminas numa ourivesaria ? é que o preço médio anda entre 7 e 10 cêntimos
Estava a referir-me a preço em lojas físicas, as bic andam a 1€ e pouco mas são 10, as Gillette platinum que comprei em loja física andaram nos 2 e pouco salvo erro
Se formos ao eBay aí é outra história e também já mandei vir algumas, mas quando respondi a questão fui pelo tradicional

Tenho curiosidade em experimentar mas também tenho quase a certeza que vou acabar cheio de cortes.
Não tenhas medo. Eu também pensava assim, mas se tiveres alguns cuidados (não podes usar força, nas primeiras vezes tens que ter paciência / calma para apanhares o angulo +- correto e tens que deixar a máquina fazer o trabalho dela), vais ver que não acontece nada disso.

Vou procurar outra Slant mais em conta então. Talvez sem engenharia alemã
Começa por algo mais em conta e depois evoluis a partir daí.

Exemplo a máquina da King C Gillette que ainda está em promoção em alguns locais. Repara no seguinte vídeo, nos ângulos que ele utiliza, para teres mais ou menos uma ideia ao começares.

Máquina King Duplo Gume + 5 Recargas - Gillette - Continente Online

Comprar Máquina de Barbear Lâmina Dupla + 5 Recargas embalagem 6 unidades · King C. Gillette · Supermercado El Corte Inglés (elcorteingles.pt)

As lâminas (10) King C Gillette ainda estão em promoção no El Corte Inglês:

Comprar Máquinas de Barbear Lâmina Dupla Recargas embalagem 10 unidades · King C. Gillette · Supermercado El Corte Inglés (elcorteingles.pt)

Dá também uma vista de olhos no coffret da Wilkinson com a máquina premium (tem a máquina premium, o pincel e o sabão), no Pingo Doce.

Para outras máquinas é dar uma vista de olhos ao seguinte link do Paulo83:

Como cortar a barba sem sofrimento - Página 12 (motorguia.net)

https://www.ebay.com/itm/Rasoio-bac...818187?hash=item21608dac4b:g:cIgAAOSw1Fhe5PBz

Esta gente está doida.[8b][8b] Como foram construídas nos anos 60 e são uma raridade, estão a ser comercializadas pelo preço de coleccionador, ou peça de museu.

@joseamrib - podes mandar o perú.[:D]
Já sei o que deixar às minhas 2 filhas de herança. [:D]

Vi este coffret da Wilkinson Sword no Pingo Doce, composto pela máquina premium, um pincel, um sabão e lâminas a 14,99€ (até ao dia 4 de Dezembro).

152544d1606554337-como-cortar-barba-sem-sofrimento-img_20201127_203432.jpg

View attachment 152544
Ontem fui ao Pingo Doce da minha zona e estes coffrets já tinham esgotado (o local deles estava vazio, mas ainda estava lá o preço com a promoção, por isso não sei se iam repor o stock).

across nem é a favor do crescimento do pêlo e nem contra, é de lado

mas como se consegue bem controlar isso ? só apalpando a cara ao barbear para ver em que direcção estão os pêlos

este homem no vídeo usa óleos e tipo uma espécie de pomada para barbear, isto se calhar nem existe cá em Portugal

essas máquinas são realmente do mais tradicional que há, mesmo à moda antiga...pura lâmina

sinceramente nunca experimentei, quanto custam um pack de lâminas ?

tenho que experimentar
Todos nós fizemos isso um dia.[;)] Com a ajuda de um espelho e das tuas mãos vais ver que é muito fácil de fazeres um "mapa" mental.

Em relação aos produtos do homem, aproveita a dica do Veloce. Não compliques. Usa um bom sabão /creme, um conjunto máquina / lâmina ajustado à tua técnica / pele, para finalizar um After shave em condições e vais ver que dás logo um salto em termos de conforto. Depois vais evoluindo no material / produtos à medida que a tua técnica também melhora.

Em Portugal também tens lojas físicas com muito material (se precisares de dicas na zona do Porto, pergunta por aqui).

@Veloce - Sabes que nome é que se dá em Portugal (e onde se encontra) a um produto chamado Witch Hazel? O PaulH utiliza muitas vezes disso e tu já referiste por aqui que é um ótimo produto.

Aproveito e pergunto, vocês utilizam alum block?

Last edited:
@Veloce - Sabes que nome é que se dá em Portugal (e onde se encontra) a um produto chamado Witch Hazel? O PaulH utiliza muitas vezes disso e tu já referiste por aqui que é um ótimo produto.

Alum block nada de especial, não faz bem nem faz mal. Witch Hazel (Água de hamamelis ou hidrolato de hamamelis) é soberbo, mando vir dos States, mas cá também se encontra, exemplo:https://www.naturitas.pt/p/suplemen...term=La+Saponaria+Hidrolado+de+Hamamelis+Bio+ ou https://www.dieteticacentral.pt/ofe...HuFaBmMNsAdSEsBFy5_hcn_f9zwfLogxoCLz8QAvD_BwE [;)]

Last edited:
Alguém sabe me dar uma dica , tenho a barba media a minha maior dificuldade e conseguir aparar a parte de baixo linear ou seja direita . Como mantenho sempre a mesma altura de frente ate atras existe alguma técnica ?

dff.JPG

Sou muito sincero, não percebi lá grande coisa do teu post.[8b] Mas a culpa pode ser minha. [:D]

Será que pretendes um molde para a barba?:confused:

5b7d675edfe8ef379708bfb6-1-large.jpg

92506274da2130535543a57f3674c51a.jpg

Last edited:
Já chegaram as duas caixas de lâminas Russas que eu tinha encomendado. apr:)

Foi do seguinte vendedor:

razorbladesclub | Tiendas eBay

152599d1607442048-como-cortar-barba-sem-sofrimento-img_20201208_134625.jpg

152600d1607442121-como-cortar-barba-sem-sofrimento-img_20201208_134706.jpg

152601d1607442925-como-cortar-barba-sem-sofrimento-img_20201208_134724.jpg

152602d1607442952-como-cortar-barba-sem-sofrimento-img_20201208_134808.jpg

View attachment 152599

View attachment 152600

View attachment 152601

View attachment 152602
Duas das minhas preferidas.
Já testei as King C. Gillette, e são umas boas lâminas, mas prefiro as Nacet, e pelo preço que custam no supermercado não me parece que as compre quando acabar a caixa que vinha com a máquina, a não ser que as veja online a preços mais convidativos.

Hoje tive mais um momento... "não negues à partida uma ciência que desconheces". [:D]

Resolvi experimentar uma das lâminas Gillette Nacet made in Russia.

Tirei a lâmina Rapira da máquina slant plástica made in Germany e lá comecei o barbear na face. Após algumas passagens, pensei cá para os meus botões... a Rapira era ligeiramente melhor nesta máquina (com esta máquina é um pouco difícil de analisar, porque ela é muito eficiente). Olhei para o armário e reparei que ainda tinha lá a máquina Wilkinson (a baratinha) com uma lâmina King C Gillette. Resolvi trocar as lâminas. A Slant plástica made in Germany com a lâmina King C Gillette (ainda não tinha experimentado) e a máquina Wilkinson com a lâmina Gillette Nacet (tinha-a que a colocar em algum lado [;)]).
Após as primeiras passagens da slant reparei logo que esta combinação é melhor que com a Nacet (não deve ser melhor que a combinação da slant com a Rapira, mas é uma coisa a averiguar nos próximos episódios [;)]). Muito confortável (não se sente a lâmina) e extremamente eficiente. Como tinha a Wilkinson com uma lâmina nova, pensei (desde que passei para o barbear tradicional passei a pensar mais [:D]), que era uma ótima altura para fazer mais uma experiência com aquela máquina. Não tinha grandes expectativas, porque a Nacet tinha desiludido com a slant plástica, mas lá dei uma hipótese ... e qual não foi o meu espanto, quando a dupla Wilkinson - Nacet (fica uns pontos abaixo da slant de qualquer forma) é melhor que a dupla Wilkinson - King C Gillette. :confused: Não sei explicar isto, mas a verdade é que a Nacet faz-se notar menos que a King C Gillete (fica a dica para quem tem também uma Wilkinson baratinha e ainda não encontrou um "casamento" porreiro).
Pousei a Wilkinson e troquei novamente para a slant plástica e acabei o barbear com esta máquina. Simplesmente é incrível a eficiência desta máquina.

Com esta experiência, fiquei a pensar como serão as combinações das lâminas Wilkinson e Gillette Platinum com esta slant plástica.[br:)] Cada caso, é um caso e o importante é não deitar as lâminas fora, porque basta trocar de máquina que tudo é diferente. apr:)

Last edited:
Back